Salário para o cargo de Modelo comercial
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo comercial

Um Modelo comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.167,95 e R$ 4.359,80, com a média salarial de R$ 1.923,85 e o salário mediana em R$ 1.388,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.923,85 23.086,19 480,96 9,05
1º Quartil 1.167,95 14.015,35 291,99 5,49
Salário Mediana 1.388,35 16.660,20 347,09 6,53
3º Quartil 3.324,97 39.899,66 831,24 15,63
Teto Salarial 4.359,80 52.317,63 1.089,95 20,50


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 6.056 3.565,27 1.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.495 - 6.056 3.157,29 1.494,67 2.359,00 5.000,00 6.056,15
Minas Gerais 1.104 - 2.486 1.455,72 1.103,50 1.300,00 2.052,05 2.485,50
Pernambuco 1.112 - 1.575 1.175,43 1.112,00 1.112,00 1.300,00 1.574,60
Santa Catarina 1.375 - 1.682 1.385,65 1.374,86 1.388,35 1.388,35 1.681,61


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo comercial

Modelos devem:

  • preparar-se para o trabalho;
  • comunicar-se;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • desfilar coleções de moda;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;

  • Atividades

    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • participar de ´show de moda´;
    • cultivar ética profissional;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • gerenciar o tempo;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • testar maquiagem e penteado;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • analisar contratos de trabalho;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • demonstrar disciplina;
    • desenvolver resistência muscular;
    • demonstrar fotogenia;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • provocar empatia;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • avaliar propostas recebidas;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • atuar como dublê de corpo;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • manter-se atualizado;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • negociar preços de trabalho;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • transmitir imagem idônea;
    • demonstrar desinibição;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • montar curriculum vitae;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • testar iluminação;
    • executar a ação proposta;
    • definir um plano de carreira;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • parar em pose estudada;
    • condicionar forma física;
    • cultivar a paciência;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • contratar assessoria de marketing;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • demonstrar carisma;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • testar produtos;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • atualizar material de apresentação;
    • realizar o teste;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • agir com naturalidade;
    • improvisar quando necessário;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • permanecer disponível para o teste;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;


    Setores que mais contratam Modelo comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de tecidos
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Comércio varejista de calçados
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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