Salário para o cargo de Modelo comercial
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo comercial

Um Modelo comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.077,90 e R$ 5.196,47, com a média salarial de R$ 1.923,85 e o salário mediana em R$ 1.388,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.923,85 23.086,19 480,96 9,05
1º Quartil 1.077,90 12.934,80 269,48 5,07
Salário Mediana 1.388,35 16.660,20 347,09 6,53
3º Quartil 3.963,05 47.556,60 990,76 18,63
Teto Salarial 5.196,47 62.357,64 1.299,12 24,43


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 6.056 3.565,27 1.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.495 - 6.056 3.157,29 1.494,67 2.359,00 5.000,00 6.056,15
Minas Gerais 1.104 - 2.486 1.455,72 1.103,50 1.300,00 2.052,05 2.485,50
Pernambuco 1.112 - 1.575 1.175,43 1.112,00 1.112,00 1.300,00 1.574,60
Santa Catarina 1.375 - 1.682 1.385,65 1.374,86 1.388,35 1.388,35 1.681,61


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo comercial

Modelos devem:

  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • comunicar-se;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • desfilar coleções de moda;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • preparar-se para o trabalho;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;

  • Atividades

    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • provocar empatia;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • negociar preços de trabalho;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • contratar assessoria de marketing;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • desenvolver resistência muscular;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • participar de ´show de moda´;
    • transmitir imagem idônea;
    • permanecer disponível para o teste;
    • demonstrar carisma;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • testar iluminação;
    • testar maquiagem e penteado;
    • executar a ação proposta;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • montar curriculum vitae;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • improvisar quando necessário;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • parar em pose estudada;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • demonstrar desinibição;
    • realizar o teste;
    • definir um plano de carreira;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • condicionar forma física;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • analisar contratos de trabalho;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • agir com naturalidade;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • avaliar propostas recebidas;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • demonstrar fotogenia;
    • testar produtos;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • gerenciar o tempo;
    • cultivar ética profissional;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • cultivar a paciência;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • atuar como dublê de corpo;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • atualizar material de apresentação;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • demonstrar disciplina;


    Setores que mais contratam Modelo comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de tecidos
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Comércio varejista de calçados
    • Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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