Salário para o cargo de Modelo comercial
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo comercial

Um Modelo comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.077,90 e R$ 5.196,47, com a média salarial de R$ 1.923,85 e o salário mediana em R$ 1.388,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.923,85 23.086,19 480,96 9,05
1º Quartil 1.077,90 12.934,80 269,48 5,07
Salário Mediana 1.388,35 16.660,20 347,09 6,53
3º Quartil 3.963,05 47.556,60 990,76 18,63
Teto Salarial 5.196,47 62.357,64 1.299,12 24,43


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 6.056 3.565,27 1.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.495 - 6.056 3.157,29 1.494,67 2.359,00 5.000,00 6.056,15
Minas Gerais 1.104 - 2.486 1.455,72 1.103,50 1.300,00 2.052,05 2.485,50
Pernambuco 1.112 - 1.575 1.175,43 1.112,00 1.112,00 1.300,00 1.574,60
Santa Catarina 1.375 - 1.682 1.385,65 1.374,86 1.388,35 1.388,35 1.681,61


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo comercial

Modelos devem:

  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • comunicar-se;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • desfilar coleções de moda;
  • preparar-se para o trabalho;

  • Atividades

    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • desenvolver resistência muscular;
    • definir um plano de carreira;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • improvisar quando necessário;
    • testar maquiagem e penteado;
    • avaliar propostas recebidas;
    • atualizar material de apresentação;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • executar a ação proposta;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • cultivar a paciência;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • transmitir imagem idônea;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • parar em pose estudada;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • cultivar ética profissional;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • realizar o teste;
    • demonstrar fotogenia;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • contratar assessoria de marketing;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • analisar contratos de trabalho;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • testar iluminação;
    • permanecer disponível para o teste;
    • gerenciar o tempo;
    • provocar empatia;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • agir com naturalidade;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • montar curriculum vitae;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • demonstrar desinibição;
    • demonstrar carisma;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • atuar como dublê de corpo;
    • manter-se atualizado;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • testar produtos;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • negociar preços de trabalho;
    • condicionar forma física;
    • participar de ´show de moda´;
    • demonstrar disciplina;


    Setores que mais contratam Modelo comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de tecidos
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Comércio varejista de calçados
    • Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes
    • Condomínios prediais
    • Fabricação de artigos do vestuário, produzidos em malharias e tricotagens, exceto meias




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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