Salário para o cargo de Modelo fotográfico
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo fotográfico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo fotográfico

Um Modelo fotográfico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.077,90 e R$ 5.196,47, com a média salarial de R$ 1.923,85 e o salário mediana em R$ 1.388,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo fotográfico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.923,85 23.086,19 480,96 9,05
1º Quartil 1.077,90 12.934,80 269,48 5,07
Salário Mediana 1.388,35 16.660,20 347,09 6,53
3º Quartil 3.963,05 47.556,60 990,76 18,63
Teto Salarial 5.196,47 62.357,64 1.299,12 24,43


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 6.056 3.565,27 1.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.495 - 6.056 3.157,29 1.494,67 2.359,00 5.000,00 6.056,15
Minas Gerais 1.104 - 2.486 1.455,72 1.103,50 1.300,00 2.052,05 2.485,50
Pernambuco 1.112 - 1.575 1.175,43 1.112,00 1.112,00 1.300,00 1.574,60
Santa Catarina 1.375 - 1.682 1.385,65 1.374,86 1.388,35 1.388,35 1.681,61


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo fotográfico

Modelos devem:

  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • comunicar-se;
  • desfilar coleções de moda;
  • preparar-se para o trabalho;

  • Atividades

    • demonstrar carisma;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • testar maquiagem e penteado;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • definir um plano de carreira;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • transmitir imagem idônea;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • permanecer disponível para o teste;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • testar produtos;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • participar de ´show de moda´;
    • testar iluminação;
    • montar curriculum vitae;
    • contratar assessoria de marketing;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • cultivar a paciência;
    • cultivar ética profissional;
    • provocar empatia;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • parar em pose estudada;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • realizar o teste;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • gerenciar o tempo;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • demonstrar disciplina;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • analisar contratos de trabalho;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • condicionar forma física;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • demonstrar desinibição;
    • negociar preços de trabalho;
    • atualizar material de apresentação;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • desenvolver resistência muscular;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • executar a ação proposta;
    • demonstrar fotogenia;
    • atuar como dublê de corpo;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • avaliar propostas recebidas;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • improvisar quando necessário;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • agir com naturalidade;


    Setores que mais contratam Modelo fotográfico no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de tecidos
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Comércio varejista de calçados
    • Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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