Salário para o cargo de Modelo de editorial de moda
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo de editorial de moda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo de editorial de moda

Um Modelo de editorial de moda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.559,86 e R$ 4.800,78, com a média salarial de R$ 2.403,45 e o salário mediana em R$ 1.900,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Modelo de editorial de moda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.403,45 28.841,40 600,86 11,45
1º Quartil 1.559,86 18.718,32 389,97 7,43
Salário Mediana 1.900,00 22.800,00 475,00 9,05
3º Quartil 3.963,56 47.562,72 990,89 18,87
Teto Salarial 4.800,78 57.609,36 1.200,20 22,86


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo de editorial de moda

Modelos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • comunicar-se;
  • preparar-se para o trabalho;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;

Atividades

  • permanecer disponível para o teste;
  • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
  • atualizar material de apresentação;
  • definir um plano de carreira;
  • ensaiar marcações e coreografias;
  • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
  • demonstrar desinibição;
  • testar maquiagem e penteado;
  • controlar movimentos e uso do espaço;
  • criar posições conforme cenários diferenciados;
  • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
  • demonstrar disciplina;
  • providenciar book, composite e vídeo-book;
  • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
  • testar produtos;
  • divulgar trabalho em página da internet;
  • estabelecer limites de segurança e bem estar;
  • interpretar a expressão facial sugerida;
  • improvisar quando necessário;
  • utilizar telefone celular para contatos;
  • expressar-se verbalmente com clareza;
  • avaliar propostas recebidas;
  • manter contato com agência, agente ou contratante;
  • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
  • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
  • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
  • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
  • condicionar forma física;
  • cultivar ética profissional;
  • apresentar o produto em feiras e eventos;
  • disponibilizar-se para o trabalho;
  • testar iluminação;
  • transmitir imagem idônea;
  • divulgar material autopromocional e curriculum;
  • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
  • demonstrar charme (ter charme);
  • representar o tipo sugerido pelo produto;
  • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
  • contratar assessoria de marketing;
  • manter-se atualizado;
  • executar a ação proposta;
  • representar comportamentos e estilo de vida;
  • demonstrar carisma;
  • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
  • buscar vínculo com uma agência;
  • demonstrar originalidade de estilo;
  • demonstrar fotogenia;
  • agir com naturalidade;
  • negociar preços de trabalho;
  • realizar o teste;
  • atuar como dublê de corpo;
  • selecionar dieta para manter o peso desejado;
  • provocar empatia;
  • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
  • providenciar maquiagem e penteados;
  • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
  • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
  • cultivar a paciência;
  • gerenciar o tempo;
  • analisar contratos de trabalho;
  • contabilizar custos e remunerações;
  • compreender o objetivo do trabalho;
  • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
  • desenvolver resistência muscular;
  • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
  • caracterizar-se conforme perfil do teste;


Setores que mais contratam Modelo de editorial de moda no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




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