Salário para o cargo de Modelo publicitário
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo publicitário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo publicitário

Um Modelo publicitário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.077,90 e R$ 5.196,47, com a média salarial de R$ 1.923,85 e o salário mediana em R$ 1.388,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo publicitário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.923,85 23.086,19 480,96 9,05
1º Quartil 1.077,90 12.934,80 269,48 5,07
Salário Mediana 1.388,35 16.660,20 347,09 6,53
3º Quartil 3.963,05 47.556,60 990,76 18,63
Teto Salarial 5.196,47 62.357,64 1.299,12 24,43


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 6.056 3.565,27 1.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.495 - 6.056 3.157,29 1.494,67 2.359,00 5.000,00 6.056,15
Minas Gerais 1.104 - 2.486 1.455,72 1.103,50 1.300,00 2.052,05 2.485,50
Pernambuco 1.112 - 1.575 1.175,43 1.112,00 1.112,00 1.300,00 1.574,60
Santa Catarina 1.375 - 1.682 1.385,65 1.374,86 1.388,35 1.388,35 1.681,61


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo publicitário

Modelos devem:

  • preparar-se para o trabalho;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • desfilar coleções de moda;
  • comunicar-se;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;

  • Atividades

    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • executar a ação proposta;
    • analisar contratos de trabalho;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • cultivar ética profissional;
    • cultivar a paciência;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • provocar empatia;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • realizar o teste;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • demonstrar fotogenia;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • testar produtos;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • montar curriculum vitae;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • testar maquiagem e penteado;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • atualizar material de apresentação;
    • improvisar quando necessário;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • transmitir imagem idônea;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • demonstrar disciplina;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • testar iluminação;
    • gerenciar o tempo;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • parar em pose estudada;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • contratar assessoria de marketing;
    • permanecer disponível para o teste;
    • agir com naturalidade;
    • demonstrar desinibição;
    • negociar preços de trabalho;
    • avaliar propostas recebidas;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • desenvolver resistência muscular;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • atuar como dublê de corpo;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • participar de ´show de moda´;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • condicionar forma física;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • demonstrar carisma;
    • definir um plano de carreira;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • manter-se atualizado;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;


    Setores que mais contratam Modelo publicitário no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de tecidos
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Comércio varejista de calçados
    • Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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