Salário para o cargo de Modelo publicitário
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo publicitário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo publicitário

Um Modelo publicitário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.077,90 e R$ 5.196,47, com a média salarial de R$ 1.923,85 e o salário mediana em R$ 1.388,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo publicitário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.923,85 23.086,19 480,96 9,05
1º Quartil 1.077,90 12.934,80 269,48 5,07
Salário Mediana 1.388,35 16.660,20 347,09 6,53
3º Quartil 3.963,05 47.556,60 990,76 18,63
Teto Salarial 5.196,47 62.357,64 1.299,12 24,43


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 6.056 3.565,27 1.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.495 - 6.056 3.157,29 1.494,67 2.359,00 5.000,00 6.056,15
Minas Gerais 1.104 - 2.486 1.455,72 1.103,50 1.300,00 2.052,05 2.485,50
Pernambuco 1.112 - 1.575 1.175,43 1.112,00 1.112,00 1.300,00 1.574,60
Santa Catarina 1.375 - 1.682 1.385,65 1.374,86 1.388,35 1.388,35 1.681,61


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo publicitário

Modelos devem:

  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desfilar coleções de moda;
  • comunicar-se;
  • preparar-se para o trabalho;

  • Atividades

    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • atuar como dublê de corpo;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • atualizar material de apresentação;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • participar de ´show de moda´;
    • provocar empatia;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • montar curriculum vitae;
    • avaliar propostas recebidas;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • agir com naturalidade;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • executar a ação proposta;
    • cultivar a paciência;
    • demonstrar disciplina;
    • demonstrar fotogenia;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • manter-se atualizado;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • definir um plano de carreira;
    • cultivar ética profissional;
    • analisar contratos de trabalho;
    • demonstrar desinibição;
    • condicionar forma física;
    • gerenciar o tempo;
    • realizar o teste;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • negociar preços de trabalho;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • transmitir imagem idônea;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • demonstrar carisma;
    • testar maquiagem e penteado;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • desenvolver resistência muscular;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • testar produtos;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • improvisar quando necessário;
    • permanecer disponível para o teste;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • parar em pose estudada;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • testar iluminação;
    • contratar assessoria de marketing;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;


    Setores que mais contratam Modelo publicitário no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de tecidos
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Comércio varejista de calçados
    • Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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