Salário para o cargo de Modelo publicitário
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo publicitário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo publicitário

Um Modelo publicitário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.077,90 e R$ 5.196,47, com a média salarial de R$ 1.923,85 e o salário mediana em R$ 1.388,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo publicitário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.923,85 23.086,19 480,96 9,05
1º Quartil 1.077,90 12.934,80 269,48 5,07
Salário Mediana 1.388,35 16.660,20 347,09 6,53
3º Quartil 3.963,05 47.556,60 990,76 18,63
Teto Salarial 5.196,47 62.357,64 1.299,12 24,43


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 6.056 3.565,27 1.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.495 - 6.056 3.157,29 1.494,67 2.359,00 5.000,00 6.056,15
Minas Gerais 1.104 - 2.486 1.455,72 1.103,50 1.300,00 2.052,05 2.485,50
Pernambuco 1.112 - 1.575 1.175,43 1.112,00 1.112,00 1.300,00 1.574,60
Santa Catarina 1.375 - 1.682 1.385,65 1.374,86 1.388,35 1.388,35 1.681,61


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo publicitário

Modelos devem:

  • desfilar coleções de moda;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • comunicar-se;
  • preparar-se para o trabalho;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;

  • Atividades

    • negociar preços de trabalho;
    • permanecer disponível para o teste;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • transmitir imagem idônea;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • desenvolver resistência muscular;
    • demonstrar carisma;
    • demonstrar disciplina;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • condicionar forma física;
    • demonstrar fotogenia;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • atualizar material de apresentação;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • avaliar propostas recebidas;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • manter-se atualizado;
    • participar de ´show de moda´;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • testar produtos;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • contratar assessoria de marketing;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • montar curriculum vitae;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • provocar empatia;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • definir um plano de carreira;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • testar iluminação;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • atuar como dublê de corpo;
    • testar maquiagem e penteado;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • cultivar a paciência;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • agir com naturalidade;
    • realizar o teste;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • improvisar quando necessário;
    • parar em pose estudada;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • executar a ação proposta;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • cultivar ética profissional;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • gerenciar o tempo;
    • demonstrar desinibição;
    • analisar contratos de trabalho;


    Setores que mais contratam Modelo publicitário no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de tecidos
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Comércio varejista de calçados
    • Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes
    • Condomínios prediais
    • Fabricação de artigos do vestuário, produzidos em malharias e tricotagens, exceto meias




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: