Salário para o cargo de Modelo publicitário
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo publicitário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo publicitário

Um Modelo publicitário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.167,95 e R$ 4.359,80, com a média salarial de R$ 1.923,85 e o salário mediana em R$ 1.388,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo publicitário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.923,85 23.086,19 480,96 9,05
1º Quartil 1.167,95 14.015,35 291,99 5,49
Salário Mediana 1.388,35 16.660,20 347,09 6,53
3º Quartil 3.324,97 39.899,66 831,24 15,63
Teto Salarial 4.359,80 52.317,63 1.089,95 20,50


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 6.056 3.565,27 1.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.495 - 6.056 3.157,29 1.494,67 2.359,00 5.000,00 6.056,15
Minas Gerais 1.104 - 2.486 1.455,72 1.103,50 1.300,00 2.052,05 2.485,50
Pernambuco 1.112 - 1.575 1.175,43 1.112,00 1.112,00 1.300,00 1.574,60
Santa Catarina 1.375 - 1.682 1.385,65 1.374,86 1.388,35 1.388,35 1.681,61


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo publicitário

Modelos devem:

  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • comunicar-se;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • desfilar coleções de moda;
  • preparar-se para o trabalho;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • executar a ação proposta;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • negociar preços de trabalho;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • gerenciar o tempo;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • testar produtos;
    • manter-se atualizado;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • avaliar propostas recebidas;
    • parar em pose estudada;
    • agir com naturalidade;
    • cultivar ética profissional;
    • realizar o teste;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • demonstrar disciplina;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • contratar assessoria de marketing;
    • provocar empatia;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • demonstrar desinibição;
    • demonstrar fotogenia;
    • desenvolver resistência muscular;
    • testar iluminação;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • transmitir imagem idônea;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • participar de ´show de moda´;
    • condicionar forma física;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • analisar contratos de trabalho;
    • testar maquiagem e penteado;
    • montar curriculum vitae;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • atualizar material de apresentação;
    • demonstrar carisma;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • cultivar a paciência;
    • improvisar quando necessário;
    • permanecer disponível para o teste;
    • definir um plano de carreira;
    • atuar como dublê de corpo;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;


    Setores que mais contratam Modelo publicitário no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de tecidos
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Comércio varejista de calçados
    • Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Fabricação de artigos do vestuário, produzidos em malharias e tricotagens, exceto meias




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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