Salário para o cargo de Capitão de longo curso (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso (imediato) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Capitão de longo curso (imediato)

Um Capitão de longo curso (imediato) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.052,33 e R$ 16.007,69, com a média salarial de R$ 8.915,97 e o salário mediana em R$ 8.475,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Capitão de longo curso (imediato)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.915,97 106.991,64 2.228,99 41,47
1º Quartil 6.052,33 72.627,96 1.513,08 28,15
Salário Mediana 8.475,00 101.700,00 2.118,75 39,42
3º Quartil 13.216,06 158.592,72 3.304,02 61,47
Teto Salarial 16.007,69 192.092,28 4.001,92 74,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar material de bordo;
  • operar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;

Atividades

  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • controlar certificação da tripulação;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • supervisionar seção de câmara;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • conferir certificação da tripulação;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • controlar rancho;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • demonstrar percepção espacial;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • conferir certificação da embarcação;
  • preparar a unidade para reboque;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • operar guincho de reboque;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • proferir palestras;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • definir área segura para trabalho;
  • avaliar as condições para amarração;
  • manobrar a embarcação;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • elaborar apresentações;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • operar tampas de escotilha;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • verificar peação da carga;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • operar rampas de cargas;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • discriminar sons e ruídos;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • demonstrar comportamento proativo;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • demonstrar liderança;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • acionar plano de contingência;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • elaborar o plano para reboque;
  • elaborar conteúdo programático;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • controlar medicamento de bordo;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • coordenar operações de resgate;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • operar o sistema de lastro;
  • realizar o plano de viagem;
  • transportar passageiros;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • controlar material de combate à poluição;
  • avaliar as condições de atracação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • controlar material de custeio;
  • demonstrar criatividade;
  • operar rampas de acesso;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • trabalhar sob pressão;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • efetuar auditorias internas;
  • acionar plano de emergência;
  • avaliar as condições de calado;
  • controlar epi e epc;
  • coordenar operações de reboque;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • elaborar material didático;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • tomar decisões;
  • operar cobertas de cargas;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • discriminar cores;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • controlar material de passadiço;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • manusear cargas a bordo;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • supervisionar equipe de convés;
  • controlar planos de bordo;
  • supervisionar o sms;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • emitir permissão para trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • ministrar treinamento em terra;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • operar equipamentos de navegação;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • orientar a navegação;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • verificar marcação das cargas;
  • testar equipamentos de segurança;
  • aplicar legislação;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • coordenar postos de emergência;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • realizar comunicação de bordo;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • consultar legislação;


Setores que mais contratam Capitão de longo curso (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




Profissões em Destaque: