Salário para o cargo de Capitão de longo curso (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso (imediato) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Capitão de longo curso (imediato)

Um Capitão de longo curso (imediato) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.827,97 e R$ 19.756,21, com a média salarial de R$ 7.204,95 e o salário mediana em R$ 5.346,55 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Capitão de longo curso (imediato)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.204,95 86.459,39 1.801,24 34,90
1º Quartil 2.827,97 33.935,66 706,99 13,70
Salário Mediana 5.346,55 64.158,60 1.336,64 25,90
3º Quartil 15.066,93 180.803,15 3.766,73 72,99
Teto Salarial 19.756,21 237.074,52 4.939,05 95,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.755 - 11.328 5.354,37 2.755,14 3.996,94 9.352,57 11.328,11
Macaé - RJ 4.414 - 10.961 6.976,73 4.413,82 7.677,84 9.049,38 10.960,88
Barra dos Coqueiros - SE 5.182 - 167.049 33.224,54 5.182,00 5.351,97 137.916,64 167.048,77
Niterói - RJ 2.348 - 8.628 4.411,91 2.348,06 4.067,50 7.123,33 8.627,98
Guapimirim - RJ 4.450 - 5.390 4.450,00 4.450,00 4.450,00 4.450,00 5.389,97
São Gonçalo - RJ 5.207 - 8.638 6.238,67 5.207,10 6.508,86 7.131,63 8.638,04
Porto Velho - RO 8.100 - 10.234 8.349,36 8.100,00 8.449,11 8.449,11 10.233,82
São João da Barra - RJ 5.347 - 6.476 5.346,55 5.346,55 5.346,55 5.346,55 6.475,90
Rio das Ostras - RJ 13.570 - 19.687 15.154,04 13.570,34 15.479,37 16.253,33 19.686,52
São Luís - MA 1.071 - 4.290 3.047,87 1.070,63 3.542,18 3.542,18 4.290,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.051 - 11.727 5.987,44 3.051,39 5.346,55 9.682,22 11.727,39
Sergipe 5.182 - 167.049 33.224,54 5.182,00 5.351,97 137.916,64 167.048,77
Ceará 1.254 - 1.647 1.325,98 1.254,02 1.360,16 1.360,16 1.647,47
Rondônia 8.100 - 10.234 8.349,36 8.100,00 8.449,11 8.449,11 10.233,82
Maranhão 1.071 - 5.451 3.289,89 1.070,63 3.542,18 4.500,00 5.450,54


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • operar cargas;
  • gerenciar material de bordo;
  • gerenciar operações;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • qualificar pessoal;
  • navegar com segurança;
  • administrar pessoal;
  • coordenar manutenção de bordo;

  • Atividades

    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • operar guincho de reboque;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • manusear cargas a bordo;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • operar rampas de cargas;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • ministrar treinamento em terra;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • conferir certificação da embarcação;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • elaborar material didático;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • trabalhar sob pressão;
    • aplicar legislação;
    • controlar rancho;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • controlar medicamento de bordo;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • proferir palestras;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • orientar a navegação;
    • controlar planos de bordo;
    • operar equipamentos de navegação;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • demonstrar criatividade;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • efetuar auditorias internas;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • conferir certificação da tripulação;
    • coordenar postos de emergência;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • demonstrar percepção espacial;
    • demonstrar liderança;
    • avaliar as condições para amarração;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • transportar passageiros;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • controlar material de diques e comportas;
    • elaborar o plano para reboque;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • emitir permissão para trabalho;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • operar tampas de escotilha;
    • controlar epi e epc;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • coordenar equipe de resgate;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • manobrar a embarcação;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • operar cobertas de cargas;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • supervisionar o sms;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • consultar legislação;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • testar equipamentos de segurança;
    • operar o sistema de lastro;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • operar rampas de acesso;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • realizar o plano de viagem;
    • elaborar apresentações;
    • controlar material de combate à poluição;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar certificação da tripulação;
    • acionar plano de emergência;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • supervisionar equipe de convés;
    • tomar decisões;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • avaliar as condições de atracação;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • avaliar as condições de calado;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • definir área segura para trabalho;
    • discriminar sons e ruídos;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • verificar marcação das cargas;
    • preparar a unidade para reboque;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • coordenar operações de resgate;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • discriminar cores;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • controlar material de passadiço;
    • realizar comunicação de bordo;
    • supervisionar seção de câmara;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • elaborar conteúdo programático;
    • coordenar equipe de amarração;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • verificar peação da carga;
    • coordenar operações de reboque;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • acionar plano de contingência;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • controlar material de custeio;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;


    Setores que mais contratam Capitão de longo curso (imediato) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Atividades auxiliares dos transportes aquaviários
    • Escafandria e mergulho
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Navegação de apoio portuário




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: