Salário para o cargo de Oficial de registro
CBO 3514-15 > Serventuários da justiça

Oficial de registro - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Cumprem as determinações legais e judiciais atribuídas aos cartórios oficiais e extra-judiciais, lavrando atos, autuando processos, procedendo registros, expedem mandados, traslados, cartas precatórias e rogatórias e certidões, registram documentos, realizam diligências, tais como: citações, intimações, prisões e penhoras, prestam atendimento ao público, redigindo procurações, autenticando documentos. Coadjuvam nas audiências, podem supervisionar uma equipe de serventuários. Lavram boletim de ocorrências em delegacias.

Quanto ganha um Oficial de registro

Um Oficial de registro trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.734,00 e R$ 8.828,49, com a média salarial de R$ 3.765,63 e o salário mediana em R$ 2.471,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Oficial de registro

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.765,63 45.187,56 941,41 17,93
1º Quartil 1.734,00 20.808,00 433,50 8,26
Salário Mediana 2.471,00 29.652,00 617,75 11,77
3º Quartil 7.288,86 87.466,32 1.822,22 34,71
Teto Salarial 8.828,49 105.941,88 2.207,12 42,04


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Serventuários da justiça

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Serventuários da justiça atuam em cartórios. São contratados em regime de clt, com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente, trabalham em ambientes fechados, durante o dia e, por convocação, em qualquer horário e dia da semana. Estão sujeitos à exposição de poeira contaminada de papéis de processos, que podem ocasionar rinite e leptospirose. O oficial de justiça tem condições especiais de exercício, com supervisão ocasional, podendo trabalhar em veículos ou a céu aberto, sujeito a situações especiais, como cumprimento de mandado de prisão de infratores da lei.


O que é preciso para trabalhar na área dos Serventuários da justiça

Os requisitos de escolaridade dessas ocupações são heterogêneos, com critérios diferenciados por região do país ou estado da federação. Para o auxiliar de serviços jurídicos requer-se, no mínimo, ensino fundamental sem exigências de experiência anterior. Para escrivão judicial requer-se curso superior incompleto e experiência profissional de quatro a cinco anos na área. Para o escrivão extra-judicial requer- se curso superior completo mais três a quatro anos de experiência. Para as demais ocupações o requisito é o ensino médio completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Oficial de registro

Serventuários da justiça devem:

  • expedir documentos;
  • registrar documentos;
  • gerenciar atividades técnico-administrativas do cartório e da delegacia;
  • realizar diligências;
  • prestar atendimento ao público;
  • organizar arquivos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cumprir determinações legais e judiciais;

Atividades

  • autenticar documentos;
  • guardar segredo de justiça quando determinado;
  • demonstrar capacidade de verificação de autenticidade dos documentos;
  • administrar recursos financeiros;
  • consultar legislação pertinente;
  • pesquisar documentos;
  • agir com imparcialidade;
  • lavrar escrituras e outros atos fora da serventia;
  • expedir certidões negativas, positivas de protestos;
  • administrar pessoal;
  • redigir testamentos;
  • dominar o vocabulário jurídico;
  • demonstrar agilidade nos serviços;
  • esclarecer as partes interessadas;
  • supervisionar a rotina do trabalho;
  • fornecer certidões;
  • expedir guias de sepultamento;
  • reconhecer firmas;
  • elaborar contas judiciais;
  • controlar prazos das partes;
  • agir com ética;
  • agir com perspicácia para resolver situações de risco;
  • realizar casamentos;
  • manter o funcionamento do sistema de informática;
  • lavrar atos;
  • cuidar da integridade física dos autos e demais documentos;
  • agir com urbanidade;
  • expedir ofícios;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • expedir cartas precatórias e rogatórias;
  • comunicar-se com as partes;
  • executar atos;
  • trajar-se conforme as normas;
  • expedir certidões;
  • cumprir as determinações no prazo;
  • demonstrar capacidade de análise de documentos;
  • conservar cópias de segurança em diversas mídias;
  • aplicar tabelas de custas;
  • acompanhar fases dos processos;
  • utilizar recursos de informática;
  • averbar atos;
  • agir com discrição;
  • informatizar o registro de documentos;
  • expedir certidões de nascimento, casamento e óbito;
  • realizar casamentos fora da serventia;
  • manter registros e livros;
  • demonstrar pontualidade e assiduidade;
  • buscar aprimoramento técnico;
  • informar andamento do processo;
  • registrar protestos de títulos;
  • classificar documentos;
  • dar publicidade aos atos;
  • arquivar processos e demais documentos;
  • registrar sustação de protestos;
  • expedir editais;
  • redigir escrituras e procurações públicas;
  • expedir cartas de sentença;
  • reproduzir documentos;
  • registrar processos e demais atos;
  • gerenciar livros e guias;
  • assinar atos e demais documentos;
  • notificar os interessados;
  • adquirir materiais e equipamentos;
  • proceder sindicâncias;
  • expedir traslados;


Setores que mais contratam Oficial de registro no mercado de trabalho

  • Cartórios
  • Outras atividades de serviços pessoais




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