Salário para o cargo de Representante técnico de vendas
CBO 3541-35 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante técnico de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante técnico de vendas

Um Representante técnico de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.095,45 e R$ 9.978,52, com a média salarial de R$ 3.102,61 e o salário mediana em R$ 1.600,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante técnico de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.102,61 37.231,28 775,65 14,58
1º Quartil 1.095,45 13.145,36 273,86 5,15
Salário Mediana 1.600,00 19.200,00 400,00 7,52
3º Quartil 7.610,04 91.320,54 1.902,51 35,76
Teto Salarial 9.978,52 119.742,23 2.494,63 46,88


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.188 - 11.317 3.693,05 1.188,08 1.820,75 9.343,75 11.317,43
Rio de Janeiro - RJ 1.043 - 4.263 1.742,04 1.043,02 1.092,26 3.519,32 4.262,71
Belo Horizonte - MG 1.064 - 3.588 1.573,07 1.064,30 1.122,21 2.962,03 3.587,70
Curitiba - PR 1.159 - 7.326 2.699,89 1.159,39 1.500,00 6.048,38 7.325,98
Salvador - BA 1.051 - 2.627 1.401,70 1.050,64 1.260,00 2.168,89 2.627,02
Campinas - SP 1.065 - 15.579 4.817,27 1.064,81 2.000,00 12.862,48 15.579,43
Fortaleza - CE 1.051 - 2.392 1.285,95 1.051,36 1.051,70 1.975,17 2.392,38
João Pessoa - PB 1.069 - 1.537 1.126,48 1.069,45 1.069,46 1.268,84 1.536,85
Recife - PE 1.051 - 4.322 1.703,38 1.051,00 1.051,00 3.568,21 4.321,92
Porto Alegre - RS 1.238 - 7.628 2.911,08 1.237,85 1.533,40 6.297,64 7.627,89
Barueri - SP 1.924 - 14.783 6.091,70 1.924,00 4.856,09 12.204,57 14.782,55
Brasília - DF 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Ribeirão Preto - SP 1.367 - 11.888 3.992,94 1.367,13 2.132,35 9.815,18 11.888,44
Jundiaí - SP 1.287 - 5.450 2.173,98 1.286,91 1.402,51 4.499,33 5.449,73
São Bernardo do Campo - SP 1.415 - 9.736 4.068,34 1.414,53 3.520,00 8.038,13 9.736,02
Florianópolis - SC 1.226 - 5.108 2.116,69 1.226,05 1.455,92 4.217,46 5.108,31
Bauru - SP 1.243 - 2.187 1.429,70 1.243,07 1.317,00 1.805,56 2.186,95
Uberlândia - MG 1.179 - 4.678 1.955,19 1.179,40 1.350,00 3.862,23 4.678,05
Osasco - SP 1.164 - 10.292 3.052,49 1.163,52 1.282,73 8.497,42 10.292,33
Indaiatuba - SP 2.636 - 9.079 5.258,20 2.636,29 5.500,00 7.495,85 9.079,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.238 - 12.331 4.090,06 1.237,70 2.098,74 10.180,88 12.331,38
Minas Gerais 1.065 - 5.442 2.052,94 1.065,23 1.200,00 4.493,29 5.442,41
Rio de Janeiro 1.043 - 4.777 1.878,66 1.042,81 1.221,00 3.944,27 4.777,42
Paraná 1.232 - 9.766 3.509,76 1.231,72 2.061,96 8.062,74 9.765,84
Rio Grande do Sul 1.252 - 6.903 2.698,80 1.251,86 1.732,03 5.699,19 6.903,03
Santa Catarina 1.259 - 5.533 2.330,61 1.259,28 1.606,50 4.568,09 5.533,01
Bahia 1.050 - 3.544 1.591,36 1.049,68 1.260,00 2.925,98 3.544,03
Ceará 1.051 - 6.172 2.075,07 1.051,44 1.075,00 5.095,75 6.172,13
Mato Grosso 1.200 - 7.560 3.273,48 1.199,90 2.800,00 6.241,25 7.559,59
Paraíba 1.069 - 1.718 1.165,62 1.068,64 1.100,00 1.418,53 1.718,17
Pernambuco 1.051 - 4.691 1.815,36 1.050,80 1.090,00 3.873,04 4.691,15
Goiás 1.117 - 7.458 2.868,33 1.117,19 1.923,47 6.157,15 7.457,73
Distrito Federal 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Espírito Santo 1.144 - 3.647 1.788,88 1.144,10 1.421,50 3.010,69 3.646,64
Mato Grosso do Sul 1.164 - 5.055 2.084,00 1.164,15 1.337,00 4.173,74 5.055,36
Pará 1.163 - 6.099 2.467,02 1.162,51 1.900,00 5.035,50 6.099,14
Maranhão 1.157 - 5.162 2.156,26 1.156,79 1.406,93 4.261,39 5.161,52
Amazonas 1.049 - 3.530 1.616,26 1.048,75 1.172,50 2.914,80 3.530,49
Rio Grande do Norte 1.051 - 3.468 1.574,01 1.050,71 1.117,80 2.862,94 3.467,68
Rondônia 1.157 - 16.689 4.517,53 1.156,96 1.276,00 13.778,18 16.688,55
Alagoas 1.063 - 3.716 1.768,09 1.062,91 1.500,00 3.067,74 3.715,73
Tocantins 1.083 - 5.531 2.362,42 1.082,94 1.897,80 4.566,84 5.531,50
Sergipe 1.082 - 4.813 2.425,43 1.081,56 2.169,40 3.974,01 4.813,44
Acre 1.049 - 2.540 1.307,57 1.049,00 1.069,46 2.096,70 2.539,59
Piauí 1.088 - 5.887 2.232,58 1.087,84 1.229,81 4.860,50 5.887,18
Roraima 1.059 - 1.889 1.220,58 1.059,00 1.184,04 1.559,62 1.889,06


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante técnico de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • planejar visitas e contatos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;
  • sugerir políticas de vendas;
  • participar de eventos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • demonstrar confiança;
    • demonstrar flexibilidade;
    • entregar brindes ao cliente;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • requisitar material de consumo;
    • receber pagamento do produto;
    • definir participação no mercado;
    • organizar material de trabalho;
    • fazer itinerário de visitas;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • calcular custo do produto;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • divulgar eventos científicos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • demonstrar criatividade;
    • trabalhar em equipe;
    • implementar estratégias de marketing;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • alterar contratos de clientes;
    • discutir estratégias com o superior;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • definir autonomia para negociação;
    • emitir recibo de venda;
    • organizar eventos científicos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • treinar novos funcionários;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • analisar potencial de clientes;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • explicar formas de pagamento;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • verificar opiniões do cliente;
    • classificar clientes por faturamento;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • contatar clientes;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • definir estratégia de marketing;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • demonstrar resiliência;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • consultar publicações técnicas;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • contornar situações adversas;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • prever vendas;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • tirar pedidos de produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • requisitar assistência técnica;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • requisitar material de divulgação;
    • discriminar tipos de serviços;
    • implantar contratos de serviços;
    • agendar horário;
    • identificar necessidades do cliente;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • preencher contrato;
    • classificar clientes por potencial;
    • explicar objetivos da visita;
    • visitar cliente pós-venda;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • relatar visitas;
    • demonstrar senso ético;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • tomar decisões;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • entregar produtos vendidos;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • trabalhar sob pressão;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • obter informações de pré-venda;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • enviar brindes ao cliente;
    • entrevistar novos candidatos;
    • atender solicitação de clientes;
    • requisitar troca de produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • gerenciar verbas;
    • controlar vendas efetuadas;
    • fornecer amostras;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • participar de reuniões;
    • gerar demanda de produtos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • renovar contratos;
    • planejar sequência de trabalho;
    • discriminar tipos de produtos;
    • comunicar as transações realizadas;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • visitar área industrial da empresa;


    Setores que mais contratam Representante técnico de vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Comércio atacadista de carnes bovinas e suínas e derivados
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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