Salário para o cargo de Representante técnico de vendas
CBO 3541-35 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante técnico de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante técnico de vendas

Um Representante técnico de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.095,45 e R$ 9.978,52, com a média salarial de R$ 3.102,61 e o salário mediana em R$ 1.600,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante técnico de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.102,61 37.231,28 775,65 14,58
1º Quartil 1.095,45 13.145,36 273,86 5,15
Salário Mediana 1.600,00 19.200,00 400,00 7,52
3º Quartil 7.610,04 91.320,54 1.902,51 35,76
Teto Salarial 9.978,52 119.742,23 2.494,63 46,88


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.188 - 11.317 3.693,05 1.188,08 1.820,75 9.343,75 11.317,43
Rio de Janeiro - RJ 1.043 - 4.263 1.742,04 1.043,02 1.092,26 3.519,32 4.262,71
Belo Horizonte - MG 1.064 - 3.588 1.573,07 1.064,30 1.122,21 2.962,03 3.587,70
Curitiba - PR 1.159 - 7.326 2.699,89 1.159,39 1.500,00 6.048,38 7.325,98
Salvador - BA 1.051 - 2.627 1.401,70 1.050,64 1.260,00 2.168,89 2.627,02
Campinas - SP 1.065 - 15.579 4.817,27 1.064,81 2.000,00 12.862,48 15.579,43
Fortaleza - CE 1.051 - 2.392 1.285,95 1.051,36 1.051,70 1.975,17 2.392,38
João Pessoa - PB 1.069 - 1.537 1.126,48 1.069,45 1.069,46 1.268,84 1.536,85
Recife - PE 1.051 - 4.322 1.703,38 1.051,00 1.051,00 3.568,21 4.321,92
Porto Alegre - RS 1.238 - 7.628 2.911,08 1.237,85 1.533,40 6.297,64 7.627,89
Barueri - SP 1.924 - 14.783 6.091,70 1.924,00 4.856,09 12.204,57 14.782,55
Brasília - DF 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Ribeirão Preto - SP 1.367 - 11.888 3.992,94 1.367,13 2.132,35 9.815,18 11.888,44
Jundiaí - SP 1.287 - 5.450 2.173,98 1.286,91 1.402,51 4.499,33 5.449,73
São Bernardo do Campo - SP 1.415 - 9.736 4.068,34 1.414,53 3.520,00 8.038,13 9.736,02
Florianópolis - SC 1.226 - 5.108 2.116,69 1.226,05 1.455,92 4.217,46 5.108,31
Bauru - SP 1.243 - 2.187 1.429,70 1.243,07 1.317,00 1.805,56 2.186,95
Uberlândia - MG 1.179 - 4.678 1.955,19 1.179,40 1.350,00 3.862,23 4.678,05
Osasco - SP 1.164 - 10.292 3.052,49 1.163,52 1.282,73 8.497,42 10.292,33
Indaiatuba - SP 2.636 - 9.079 5.258,20 2.636,29 5.500,00 7.495,85 9.079,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.238 - 12.331 4.090,06 1.237,70 2.098,74 10.180,88 12.331,38
Minas Gerais 1.065 - 5.442 2.052,94 1.065,23 1.200,00 4.493,29 5.442,41
Rio de Janeiro 1.043 - 4.777 1.878,66 1.042,81 1.221,00 3.944,27 4.777,42
Paraná 1.232 - 9.766 3.509,76 1.231,72 2.061,96 8.062,74 9.765,84
Rio Grande do Sul 1.252 - 6.903 2.698,80 1.251,86 1.732,03 5.699,19 6.903,03
Santa Catarina 1.259 - 5.533 2.330,61 1.259,28 1.606,50 4.568,09 5.533,01
Bahia 1.050 - 3.544 1.591,36 1.049,68 1.260,00 2.925,98 3.544,03
Ceará 1.051 - 6.172 2.075,07 1.051,44 1.075,00 5.095,75 6.172,13
Mato Grosso 1.200 - 7.560 3.273,48 1.199,90 2.800,00 6.241,25 7.559,59
Paraíba 1.069 - 1.718 1.165,62 1.068,64 1.100,00 1.418,53 1.718,17
Pernambuco 1.051 - 4.691 1.815,36 1.050,80 1.090,00 3.873,04 4.691,15
Goiás 1.117 - 7.458 2.868,33 1.117,19 1.923,47 6.157,15 7.457,73
Distrito Federal 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Espírito Santo 1.144 - 3.647 1.788,88 1.144,10 1.421,50 3.010,69 3.646,64
Mato Grosso do Sul 1.164 - 5.055 2.084,00 1.164,15 1.337,00 4.173,74 5.055,36
Pará 1.163 - 6.099 2.467,02 1.162,51 1.900,00 5.035,50 6.099,14
Maranhão 1.157 - 5.162 2.156,26 1.156,79 1.406,93 4.261,39 5.161,52
Amazonas 1.049 - 3.530 1.616,26 1.048,75 1.172,50 2.914,80 3.530,49
Rio Grande do Norte 1.051 - 3.468 1.574,01 1.050,71 1.117,80 2.862,94 3.467,68
Rondônia 1.157 - 16.689 4.517,53 1.156,96 1.276,00 13.778,18 16.688,55
Alagoas 1.063 - 3.716 1.768,09 1.062,91 1.500,00 3.067,74 3.715,73
Tocantins 1.083 - 5.531 2.362,42 1.082,94 1.897,80 4.566,84 5.531,50
Sergipe 1.082 - 4.813 2.425,43 1.081,56 2.169,40 3.974,01 4.813,44
Acre 1.049 - 2.540 1.307,57 1.049,00 1.069,46 2.096,70 2.539,59
Piauí 1.088 - 5.887 2.232,58 1.087,84 1.229,81 4.860,50 5.887,18
Roraima 1.059 - 1.889 1.220,58 1.059,00 1.184,04 1.559,62 1.889,06


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante técnico de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • divulgar produtos e serviços;
  • concretizar vendas;

  • Atividades

    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • definir participação no mercado;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • divulgar eventos científicos;
    • obter informações de pré-venda;
    • classificar clientes por potencial;
    • discriminar tipos de serviços;
    • demonstrar confiança;
    • verificar opiniões do cliente;
    • discutir estratégias com o superior;
    • enviar brindes ao cliente;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • organizar material de trabalho;
    • planejar sequência de trabalho;
    • controlar vendas efetuadas;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • visitar cliente pós-venda;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • relatar visitas;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • preencher contrato;
    • identificar necessidades do cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • definir autonomia para negociação;
    • contornar situações adversas;
    • explicar formas de pagamento;
    • treinar novos funcionários;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • renovar contratos;
    • alterar contratos de clientes;
    • visitar área industrial da empresa;
    • fornecer amostras;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • entrevistar novos candidatos;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • discriminar tipos de produtos;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • atender solicitação de clientes;
    • calcular custo do produto;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • implantar contratos de serviços;
    • requisitar material de divulgação;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • gerar demanda de produtos;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • agendar horário;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • gerenciar verbas;
    • requisitar troca de produtos;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • prever vendas;
    • tomar decisões;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • implementar estratégias de marketing;
    • fazer itinerário de visitas;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • consultar publicações técnicas;
    • classificar clientes por faturamento;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • demonstrar resiliência;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • comunicar as transações realizadas;
    • organizar eventos científicos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • explicar objetivos da visita;
    • tirar pedidos de produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • demonstrar flexibilidade;
    • apresentar tabelas de preços;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • entregar produtos vendidos;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • analisar potencial de clientes;
    • emitir recibo de venda;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • definir estratégia de marketing;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • requisitar material de consumo;
    • entregar brindes ao cliente;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • participar de reuniões;
    • integrar novos funcionários;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar senso ético;
    • receber pagamento do produto;
    • contatar clientes;


    Setores que mais contratam Representante técnico de vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Comércio atacadista de carnes bovinas e suínas e derivados
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: