Salário para o cargo de Representante técnico de vendas
CBO 3541-35 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante técnico de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante técnico de vendas

Um Representante técnico de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.095,45 e R$ 9.978,52, com a média salarial de R$ 3.102,61 e o salário mediana em R$ 1.600,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante técnico de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.102,61 37.231,28 775,65 14,58
1º Quartil 1.095,45 13.145,36 273,86 5,15
Salário Mediana 1.600,00 19.200,00 400,00 7,52
3º Quartil 7.610,04 91.320,54 1.902,51 35,76
Teto Salarial 9.978,52 119.742,23 2.494,63 46,88


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.188 - 11.317 3.693,05 1.188,08 1.820,75 9.343,75 11.317,43
Rio de Janeiro - RJ 1.043 - 4.263 1.742,04 1.043,02 1.092,26 3.519,32 4.262,71
Belo Horizonte - MG 1.064 - 3.588 1.573,07 1.064,30 1.122,21 2.962,03 3.587,70
Curitiba - PR 1.159 - 7.326 2.699,89 1.159,39 1.500,00 6.048,38 7.325,98
Salvador - BA 1.051 - 2.627 1.401,70 1.050,64 1.260,00 2.168,89 2.627,02
Campinas - SP 1.065 - 15.579 4.817,27 1.064,81 2.000,00 12.862,48 15.579,43
Fortaleza - CE 1.051 - 2.392 1.285,95 1.051,36 1.051,70 1.975,17 2.392,38
João Pessoa - PB 1.069 - 1.537 1.126,48 1.069,45 1.069,46 1.268,84 1.536,85
Recife - PE 1.051 - 4.322 1.703,38 1.051,00 1.051,00 3.568,21 4.321,92
Porto Alegre - RS 1.238 - 7.628 2.911,08 1.237,85 1.533,40 6.297,64 7.627,89
Barueri - SP 1.924 - 14.783 6.091,70 1.924,00 4.856,09 12.204,57 14.782,55
Brasília - DF 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Ribeirão Preto - SP 1.367 - 11.888 3.992,94 1.367,13 2.132,35 9.815,18 11.888,44
Jundiaí - SP 1.287 - 5.450 2.173,98 1.286,91 1.402,51 4.499,33 5.449,73
São Bernardo do Campo - SP 1.415 - 9.736 4.068,34 1.414,53 3.520,00 8.038,13 9.736,02
Florianópolis - SC 1.226 - 5.108 2.116,69 1.226,05 1.455,92 4.217,46 5.108,31
Bauru - SP 1.243 - 2.187 1.429,70 1.243,07 1.317,00 1.805,56 2.186,95
Uberlândia - MG 1.179 - 4.678 1.955,19 1.179,40 1.350,00 3.862,23 4.678,05
Osasco - SP 1.164 - 10.292 3.052,49 1.163,52 1.282,73 8.497,42 10.292,33
Indaiatuba - SP 2.636 - 9.079 5.258,20 2.636,29 5.500,00 7.495,85 9.079,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.238 - 12.331 4.090,06 1.237,70 2.098,74 10.180,88 12.331,38
Minas Gerais 1.065 - 5.442 2.052,94 1.065,23 1.200,00 4.493,29 5.442,41
Rio de Janeiro 1.043 - 4.777 1.878,66 1.042,81 1.221,00 3.944,27 4.777,42
Paraná 1.232 - 9.766 3.509,76 1.231,72 2.061,96 8.062,74 9.765,84
Rio Grande do Sul 1.252 - 6.903 2.698,80 1.251,86 1.732,03 5.699,19 6.903,03
Santa Catarina 1.259 - 5.533 2.330,61 1.259,28 1.606,50 4.568,09 5.533,01
Bahia 1.050 - 3.544 1.591,36 1.049,68 1.260,00 2.925,98 3.544,03
Ceará 1.051 - 6.172 2.075,07 1.051,44 1.075,00 5.095,75 6.172,13
Mato Grosso 1.200 - 7.560 3.273,48 1.199,90 2.800,00 6.241,25 7.559,59
Paraíba 1.069 - 1.718 1.165,62 1.068,64 1.100,00 1.418,53 1.718,17
Pernambuco 1.051 - 4.691 1.815,36 1.050,80 1.090,00 3.873,04 4.691,15
Goiás 1.117 - 7.458 2.868,33 1.117,19 1.923,47 6.157,15 7.457,73
Distrito Federal 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Espírito Santo 1.144 - 3.647 1.788,88 1.144,10 1.421,50 3.010,69 3.646,64
Mato Grosso do Sul 1.164 - 5.055 2.084,00 1.164,15 1.337,00 4.173,74 5.055,36
Pará 1.163 - 6.099 2.467,02 1.162,51 1.900,00 5.035,50 6.099,14
Maranhão 1.157 - 5.162 2.156,26 1.156,79 1.406,93 4.261,39 5.161,52
Amazonas 1.049 - 3.530 1.616,26 1.048,75 1.172,50 2.914,80 3.530,49
Rio Grande do Norte 1.051 - 3.468 1.574,01 1.050,71 1.117,80 2.862,94 3.467,68
Rondônia 1.157 - 16.689 4.517,53 1.156,96 1.276,00 13.778,18 16.688,55
Alagoas 1.063 - 3.716 1.768,09 1.062,91 1.500,00 3.067,74 3.715,73
Tocantins 1.083 - 5.531 2.362,42 1.082,94 1.897,80 4.566,84 5.531,50
Sergipe 1.082 - 4.813 2.425,43 1.081,56 2.169,40 3.974,01 4.813,44
Acre 1.049 - 2.540 1.307,57 1.049,00 1.069,46 2.096,70 2.539,59
Piauí 1.088 - 5.887 2.232,58 1.087,84 1.229,81 4.860,50 5.887,18
Roraima 1.059 - 1.889 1.220,58 1.059,00 1.184,04 1.559,62 1.889,06


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante técnico de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • planejar visitas e contatos;

  • Atividades

    • cumprir cotas de venda do produto;
    • requisitar material de consumo;
    • discriminar tipos de produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • prever vendas;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • gerenciar verbas;
    • visitar área industrial da empresa;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • fornecer amostras;
    • discutir estratégias com o superior;
    • participar de reuniões;
    • demonstrar criatividade;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • alterar contratos de clientes;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • divulgar eventos científicos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • entrevistar novos candidatos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • relatar visitas;
    • requisitar assistência técnica;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • verificar opiniões do cliente;
    • integrar novos funcionários;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar confiança;
    • contornar situações adversas;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • classificar clientes por potencial;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • organizar material de trabalho;
    • explicar formas de pagamento;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • calcular custo do produto;
    • comunicar as transações realizadas;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • preencher contrato;
    • demonstrar resiliência;
    • receber pagamento do produto;
    • definir autonomia para negociação;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • enviar brindes ao cliente;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • entregar produtos vendidos;
    • demonstrar senso ético;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • gerar demanda de produtos;
    • explicar objetivos da visita;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • fazer itinerário de visitas;
    • organizar eventos científicos;
    • consultar publicações técnicas;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • trabalhar sob pressão;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • agendar horário;
    • contatar clientes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • atender solicitação de clientes;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • planejar sequência de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • requisitar material de divulgação;
    • entregar brindes ao cliente;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • definir participação no mercado;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • obter informações de pré-venda;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • visitar cliente pós-venda;
    • implementar estratégias de marketing;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • definir estratégia de marketing;
    • analisar potencial de clientes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • emitir recibo de venda;
    • discriminar tipos de serviços;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • classificar clientes por faturamento;
    • tomar decisões;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • renovar contratos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • tirar pedidos de produtos;
    • controlar vendas efetuadas;

    Setores que mais contratam Representante técnico de vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Comércio atacadista de carnes bovinas e suínas e derivados
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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