Salário para o cargo de Representante técnico de vendas
CBO 3541-35 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante técnico de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante técnico de vendas

Um Representante técnico de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.238,16 e R$ 8.447,58, com a média salarial de R$ 3.102,61 e o salário mediana em R$ 1.600,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante técnico de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.102,61 37.231,28 775,65 14,58
1º Quartil 1.238,16 14.857,94 309,54 5,82
Salário Mediana 1.600,00 19.200,00 400,00 7,52
3º Quartil 6.442,49 77.309,87 1.610,62 30,27
Teto Salarial 8.447,58 101.371,02 2.111,90 39,69


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.188 - 11.317 3.693,05 1.188,08 1.820,75 9.343,75 11.317,43
Rio de Janeiro - RJ 1.043 - 4.263 1.742,04 1.043,02 1.092,26 3.519,32 4.262,71
Belo Horizonte - MG 1.064 - 3.588 1.573,07 1.064,30 1.122,21 2.962,03 3.587,70
Curitiba - PR 1.159 - 7.326 2.699,89 1.159,39 1.500,00 6.048,38 7.325,98
Salvador - BA 1.051 - 2.627 1.401,70 1.050,64 1.260,00 2.168,89 2.627,02
Campinas - SP 1.065 - 15.579 4.817,27 1.064,81 2.000,00 12.862,48 15.579,43
Fortaleza - CE 1.051 - 2.392 1.285,95 1.051,36 1.051,70 1.975,17 2.392,38
João Pessoa - PB 1.069 - 1.537 1.126,48 1.069,45 1.069,46 1.268,84 1.536,85
Recife - PE 1.051 - 4.322 1.703,38 1.051,00 1.051,00 3.568,21 4.321,92
Porto Alegre - RS 1.238 - 7.628 2.911,08 1.237,85 1.533,40 6.297,64 7.627,89
Barueri - SP 1.924 - 14.783 6.091,70 1.924,00 4.856,09 12.204,57 14.782,55
Brasília - DF 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Ribeirão Preto - SP 1.367 - 11.888 3.992,94 1.367,13 2.132,35 9.815,18 11.888,44
Jundiaí - SP 1.287 - 5.450 2.173,98 1.286,91 1.402,51 4.499,33 5.449,73
São Bernardo do Campo - SP 1.415 - 9.736 4.068,34 1.414,53 3.520,00 8.038,13 9.736,02
Florianópolis - SC 1.226 - 5.108 2.116,69 1.226,05 1.455,92 4.217,46 5.108,31
Bauru - SP 1.243 - 2.187 1.429,70 1.243,07 1.317,00 1.805,56 2.186,95
Uberlândia - MG 1.179 - 4.678 1.955,19 1.179,40 1.350,00 3.862,23 4.678,05
Osasco - SP 1.164 - 10.292 3.052,49 1.163,52 1.282,73 8.497,42 10.292,33
Indaiatuba - SP 2.636 - 9.079 5.258,20 2.636,29 5.500,00 7.495,85 9.079,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.238 - 12.331 4.090,06 1.237,70 2.098,74 10.180,88 12.331,38
Minas Gerais 1.065 - 5.442 2.052,94 1.065,23 1.200,00 4.493,29 5.442,41
Rio de Janeiro 1.043 - 4.777 1.878,66 1.042,81 1.221,00 3.944,27 4.777,42
Paraná 1.232 - 9.766 3.509,76 1.231,72 2.061,96 8.062,74 9.765,84
Rio Grande do Sul 1.252 - 6.903 2.698,80 1.251,86 1.732,03 5.699,19 6.903,03
Santa Catarina 1.259 - 5.533 2.330,61 1.259,28 1.606,50 4.568,09 5.533,01
Bahia 1.050 - 3.544 1.591,36 1.049,68 1.260,00 2.925,98 3.544,03
Ceará 1.051 - 6.172 2.075,07 1.051,44 1.075,00 5.095,75 6.172,13
Mato Grosso 1.200 - 7.560 3.273,48 1.199,90 2.800,00 6.241,25 7.559,59
Paraíba 1.069 - 1.718 1.165,62 1.068,64 1.100,00 1.418,53 1.718,17
Pernambuco 1.051 - 4.691 1.815,36 1.050,80 1.090,00 3.873,04 4.691,15
Goiás 1.117 - 7.458 2.868,33 1.117,19 1.923,47 6.157,15 7.457,73
Distrito Federal 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Espírito Santo 1.144 - 3.647 1.788,88 1.144,10 1.421,50 3.010,69 3.646,64
Mato Grosso do Sul 1.164 - 5.055 2.084,00 1.164,15 1.337,00 4.173,74 5.055,36
Pará 1.163 - 6.099 2.467,02 1.162,51 1.900,00 5.035,50 6.099,14
Maranhão 1.157 - 5.162 2.156,26 1.156,79 1.406,93 4.261,39 5.161,52
Amazonas 1.049 - 3.530 1.616,26 1.048,75 1.172,50 2.914,80 3.530,49
Rio Grande do Norte 1.051 - 3.468 1.574,01 1.050,71 1.117,80 2.862,94 3.467,68
Alagoas 1.063 - 3.716 1.768,09 1.062,91 1.500,00 3.067,74 3.715,73
Rondônia 1.157 - 16.689 4.517,53 1.156,96 1.276,00 13.778,18 16.688,55
Tocantins 1.083 - 5.531 2.362,42 1.082,94 1.897,80 4.566,84 5.531,50
Sergipe 1.082 - 4.813 2.425,43 1.081,56 2.169,40 3.974,01 4.813,44
Acre 1.049 - 2.540 1.307,57 1.049,00 1.069,46 2.096,70 2.539,59
Piauí 1.088 - 5.887 2.232,58 1.087,84 1.229,81 4.860,50 5.887,18
Roraima 1.059 - 1.889 1.220,58 1.059,00 1.184,04 1.559,62 1.889,06


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante técnico de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • contatar Áreas internas da empresa;
  • divulgar produtos e serviços;
  • concretizar vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;

  • Atividades

    • obter informações de pré-venda;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • prever vendas;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • entrevistar novos candidatos;
    • entregar produtos vendidos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • integrar novos funcionários;
    • fornecer amostras;
    • organizar eventos científicos;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • visitar cliente pós-venda;
    • comunicar as transações realizadas;
    • trabalhar sob pressão;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • demonstrar confiança;
    • receber pagamento do produto;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • enviar brindes ao cliente;
    • atender solicitação de clientes;
    • definir participação no mercado;
    • implementar estratégias de marketing;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • alterar contratos de clientes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • demonstrar senso de organização;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • definir autonomia para negociação;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • renovar contratos;
    • classificar clientes por faturamento;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • requisitar material de consumo;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • relatar visitas;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • entregar brindes ao cliente;
    • organizar material de trabalho;
    • requisitar assistência técnica;
    • participar de reuniões;
    • verificar opiniões do cliente;
    • tirar pedidos de produtos;
    • agendar horário;
    • tomar decisões;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • divulgar eventos científicos;
    • analisar potencial de clientes;
    • requisitar material de divulgação;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • definir estratégia de marketing;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • discriminar tipos de produtos;
    • implantar contratos de serviços;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • controlar vendas efetuadas;
    • discutir estratégias com o superior;
    • explicar formas de pagamento;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • visitar área industrial da empresa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • discriminar tipos de serviços;
    • classificar clientes por potencial;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • demonstrar resiliência;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • gerar demanda de produtos;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • consultar publicações técnicas;
    • preencher contrato;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar senso ético;
    • apresentar tabelas de preços;
    • contatar clientes;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • explicar objetivos da visita;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • gerenciar verbas;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • planejar sequência de trabalho;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • contornar situações adversas;
    • emitir recibo de venda;
    • treinar novos funcionários;
    • calcular custo do produto;


    Setores que mais contratam Representante técnico de vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Comércio atacadista de carnes bovinas e suínas e derivados
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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