Salário para o cargo de Técnico de vendas
CBO 3541-35 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Técnico de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Técnico de vendas

Um Técnico de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.095,45 e R$ 9.978,52, com a média salarial de R$ 3.102,61 e o salário mediana em R$ 1.600,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.102,61 37.231,28 775,65 14,58
1º Quartil 1.095,45 13.145,36 273,86 5,15
Salário Mediana 1.600,00 19.200,00 400,00 7,52
3º Quartil 7.610,04 91.320,54 1.902,51 35,76
Teto Salarial 9.978,52 119.742,23 2.494,63 46,88


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.188 - 11.317 3.693,05 1.188,08 1.820,75 9.343,75 11.317,43
Rio de Janeiro - RJ 1.043 - 4.263 1.742,04 1.043,02 1.092,26 3.519,32 4.262,71
Belo Horizonte - MG 1.064 - 3.588 1.573,07 1.064,30 1.122,21 2.962,03 3.587,70
Curitiba - PR 1.159 - 7.326 2.699,89 1.159,39 1.500,00 6.048,38 7.325,98
Salvador - BA 1.051 - 2.627 1.401,70 1.050,64 1.260,00 2.168,89 2.627,02
Campinas - SP 1.065 - 15.579 4.817,27 1.064,81 2.000,00 12.862,48 15.579,43
Fortaleza - CE 1.051 - 2.392 1.285,95 1.051,36 1.051,70 1.975,17 2.392,38
João Pessoa - PB 1.069 - 1.537 1.126,48 1.069,45 1.069,46 1.268,84 1.536,85
Recife - PE 1.051 - 4.322 1.703,38 1.051,00 1.051,00 3.568,21 4.321,92
Porto Alegre - RS 1.238 - 7.628 2.911,08 1.237,85 1.533,40 6.297,64 7.627,89
Barueri - SP 1.924 - 14.783 6.091,70 1.924,00 4.856,09 12.204,57 14.782,55
Brasília - DF 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Ribeirão Preto - SP 1.367 - 11.888 3.992,94 1.367,13 2.132,35 9.815,18 11.888,44
Jundiaí - SP 1.287 - 5.450 2.173,98 1.286,91 1.402,51 4.499,33 5.449,73
São Bernardo do Campo - SP 1.415 - 9.736 4.068,34 1.414,53 3.520,00 8.038,13 9.736,02
Florianópolis - SC 1.226 - 5.108 2.116,69 1.226,05 1.455,92 4.217,46 5.108,31
Bauru - SP 1.243 - 2.187 1.429,70 1.243,07 1.317,00 1.805,56 2.186,95
Uberlândia - MG 1.179 - 4.678 1.955,19 1.179,40 1.350,00 3.862,23 4.678,05
Osasco - SP 1.164 - 10.292 3.052,49 1.163,52 1.282,73 8.497,42 10.292,33
Indaiatuba - SP 2.636 - 9.079 5.258,20 2.636,29 5.500,00 7.495,85 9.079,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.238 - 12.331 4.090,06 1.237,70 2.098,74 10.180,88 12.331,38
Minas Gerais 1.065 - 5.442 2.052,94 1.065,23 1.200,00 4.493,29 5.442,41
Rio de Janeiro 1.043 - 4.777 1.878,66 1.042,81 1.221,00 3.944,27 4.777,42
Paraná 1.232 - 9.766 3.509,76 1.231,72 2.061,96 8.062,74 9.765,84
Rio Grande do Sul 1.252 - 6.903 2.698,80 1.251,86 1.732,03 5.699,19 6.903,03
Santa Catarina 1.259 - 5.533 2.330,61 1.259,28 1.606,50 4.568,09 5.533,01
Bahia 1.050 - 3.544 1.591,36 1.049,68 1.260,00 2.925,98 3.544,03
Ceará 1.051 - 6.172 2.075,07 1.051,44 1.075,00 5.095,75 6.172,13
Mato Grosso 1.200 - 7.560 3.273,48 1.199,90 2.800,00 6.241,25 7.559,59
Paraíba 1.069 - 1.718 1.165,62 1.068,64 1.100,00 1.418,53 1.718,17
Pernambuco 1.051 - 4.691 1.815,36 1.050,80 1.090,00 3.873,04 4.691,15
Goiás 1.117 - 7.458 2.868,33 1.117,19 1.923,47 6.157,15 7.457,73
Distrito Federal 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Espírito Santo 1.144 - 3.647 1.788,88 1.144,10 1.421,50 3.010,69 3.646,64
Mato Grosso do Sul 1.164 - 5.055 2.084,00 1.164,15 1.337,00 4.173,74 5.055,36
Pará 1.163 - 6.099 2.467,02 1.162,51 1.900,00 5.035,50 6.099,14
Maranhão 1.157 - 5.162 2.156,26 1.156,79 1.406,93 4.261,39 5.161,52
Amazonas 1.049 - 3.530 1.616,26 1.048,75 1.172,50 2.914,80 3.530,49
Rio Grande do Norte 1.051 - 3.468 1.574,01 1.050,71 1.117,80 2.862,94 3.467,68
Rondônia 1.157 - 16.689 4.517,53 1.156,96 1.276,00 13.778,18 16.688,55
Alagoas 1.063 - 3.716 1.768,09 1.062,91 1.500,00 3.067,74 3.715,73
Tocantins 1.083 - 5.531 2.362,42 1.082,94 1.897,80 4.566,84 5.531,50
Sergipe 1.082 - 4.813 2.425,43 1.081,56 2.169,40 3.974,01 4.813,44
Acre 1.049 - 2.540 1.307,57 1.049,00 1.069,46 2.096,70 2.539,59
Piauí 1.088 - 5.887 2.232,58 1.087,84 1.229,81 4.860,50 5.887,18
Roraima 1.059 - 1.889 1.220,58 1.059,00 1.184,04 1.559,62 1.889,06


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • sugerir políticas de vendas;
  • participar de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar visitas e contatos;
  • concretizar vendas;

  • Atividades

    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • discriminar tipos de produtos;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • definir estratégia de marketing;
    • entregar produtos vendidos;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • renovar contratos;
    • prever vendas;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • contatar clientes;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • alterar contratos de clientes;
    • integrar novos funcionários;
    • demonstrar resiliência;
    • receber pagamento do produto;
    • analisar potencial de clientes;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • preencher contrato;
    • planejar sequência de trabalho;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • atender solicitação de clientes;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • explicar objetivos da visita;
    • definir autonomia para negociação;
    • entregar brindes ao cliente;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • apresentar tabelas de preços;
    • discutir estratégias com o superior;
    • visitar área industrial da empresa;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • fazer itinerário de visitas;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • organizar eventos científicos;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • requisitar material de divulgação;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • enviar brindes ao cliente;
    • requisitar material de consumo;
    • calcular custo do produto;
    • emitir recibo de venda;
    • demonstrar senso de organização;
    • treinar novos funcionários;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • discriminar tipos de serviços;
    • gerar demanda de produtos;
    • divulgar eventos científicos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • definir participação no mercado;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • entrevistar novos candidatos;
    • visitar cliente pós-venda;
    • identificar necessidades do cliente;
    • comunicar as transações realizadas;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • gerenciar verbas;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • fornecer amostras;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • obter informações de pré-venda;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • controlar vendas efetuadas;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • demonstrar confiança;
    • classificar clientes por faturamento;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • requisitar troca de produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • tirar pedidos de produtos;
    • relatar visitas;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • agendar horário;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • tomar decisões;
    • trabalhar sob pressão;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar senso ético;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar criatividade;
    • implantar contratos de serviços;
    • requisitar assistência técnica;
    • implementar estratégias de marketing;
    • participar de reuniões;
    • organizar material de trabalho;
    • classificar clientes por potencial;
    • verificar opiniões do cliente;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • contornar situações adversas;


    Setores que mais contratam Técnico de vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Comércio atacadista de carnes bovinas e suínas e derivados
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão