Salário para o cargo de Técnico de vendas
CBO 3541-35 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Técnico de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Técnico de vendas

Um Técnico de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.238,16 e R$ 8.447,58, com a média salarial de R$ 3.102,61 e o salário mediana em R$ 1.600,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.102,61 37.231,28 775,65 14,58
1º Quartil 1.238,16 14.857,94 309,54 5,82
Salário Mediana 1.600,00 19.200,00 400,00 7,52
3º Quartil 6.442,49 77.309,87 1.610,62 30,27
Teto Salarial 8.447,58 101.371,02 2.111,90 39,69


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.188 - 11.317 3.693,05 1.188,08 1.820,75 9.343,75 11.317,43
Rio de Janeiro - RJ 1.043 - 4.263 1.742,04 1.043,02 1.092,26 3.519,32 4.262,71
Belo Horizonte - MG 1.064 - 3.588 1.573,07 1.064,30 1.122,21 2.962,03 3.587,70
Curitiba - PR 1.159 - 7.326 2.699,89 1.159,39 1.500,00 6.048,38 7.325,98
Salvador - BA 1.051 - 2.627 1.401,70 1.050,64 1.260,00 2.168,89 2.627,02
Campinas - SP 1.065 - 15.579 4.817,27 1.064,81 2.000,00 12.862,48 15.579,43
Fortaleza - CE 1.051 - 2.392 1.285,95 1.051,36 1.051,70 1.975,17 2.392,38
João Pessoa - PB 1.069 - 1.537 1.126,48 1.069,45 1.069,46 1.268,84 1.536,85
Recife - PE 1.051 - 4.322 1.703,38 1.051,00 1.051,00 3.568,21 4.321,92
Porto Alegre - RS 1.238 - 7.628 2.911,08 1.237,85 1.533,40 6.297,64 7.627,89
Barueri - SP 1.924 - 14.783 6.091,70 1.924,00 4.856,09 12.204,57 14.782,55
Brasília - DF 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Ribeirão Preto - SP 1.367 - 11.888 3.992,94 1.367,13 2.132,35 9.815,18 11.888,44
Jundiaí - SP 1.287 - 5.450 2.173,98 1.286,91 1.402,51 4.499,33 5.449,73
São Bernardo do Campo - SP 1.415 - 9.736 4.068,34 1.414,53 3.520,00 8.038,13 9.736,02
Florianópolis - SC 1.226 - 5.108 2.116,69 1.226,05 1.455,92 4.217,46 5.108,31
Bauru - SP 1.243 - 2.187 1.429,70 1.243,07 1.317,00 1.805,56 2.186,95
Uberlândia - MG 1.179 - 4.678 1.955,19 1.179,40 1.350,00 3.862,23 4.678,05
Osasco - SP 1.164 - 10.292 3.052,49 1.163,52 1.282,73 8.497,42 10.292,33
Indaiatuba - SP 2.636 - 9.079 5.258,20 2.636,29 5.500,00 7.495,85 9.079,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.238 - 12.331 4.090,06 1.237,70 2.098,74 10.180,88 12.331,38
Minas Gerais 1.065 - 5.442 2.052,94 1.065,23 1.200,00 4.493,29 5.442,41
Rio de Janeiro 1.043 - 4.777 1.878,66 1.042,81 1.221,00 3.944,27 4.777,42
Paraná 1.232 - 9.766 3.509,76 1.231,72 2.061,96 8.062,74 9.765,84
Rio Grande do Sul 1.252 - 6.903 2.698,80 1.251,86 1.732,03 5.699,19 6.903,03
Santa Catarina 1.259 - 5.533 2.330,61 1.259,28 1.606,50 4.568,09 5.533,01
Bahia 1.050 - 3.544 1.591,36 1.049,68 1.260,00 2.925,98 3.544,03
Ceará 1.051 - 6.172 2.075,07 1.051,44 1.075,00 5.095,75 6.172,13
Mato Grosso 1.200 - 7.560 3.273,48 1.199,90 2.800,00 6.241,25 7.559,59
Paraíba 1.069 - 1.718 1.165,62 1.068,64 1.100,00 1.418,53 1.718,17
Pernambuco 1.051 - 4.691 1.815,36 1.050,80 1.090,00 3.873,04 4.691,15
Goiás 1.117 - 7.458 2.868,33 1.117,19 1.923,47 6.157,15 7.457,73
Distrito Federal 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Espírito Santo 1.144 - 3.647 1.788,88 1.144,10 1.421,50 3.010,69 3.646,64
Mato Grosso do Sul 1.164 - 5.055 2.084,00 1.164,15 1.337,00 4.173,74 5.055,36
Pará 1.163 - 6.099 2.467,02 1.162,51 1.900,00 5.035,50 6.099,14
Maranhão 1.157 - 5.162 2.156,26 1.156,79 1.406,93 4.261,39 5.161,52
Amazonas 1.049 - 3.530 1.616,26 1.048,75 1.172,50 2.914,80 3.530,49
Rio Grande do Norte 1.051 - 3.468 1.574,01 1.050,71 1.117,80 2.862,94 3.467,68
Alagoas 1.063 - 3.716 1.768,09 1.062,91 1.500,00 3.067,74 3.715,73
Rondônia 1.157 - 16.689 4.517,53 1.156,96 1.276,00 13.778,18 16.688,55
Tocantins 1.083 - 5.531 2.362,42 1.082,94 1.897,80 4.566,84 5.531,50
Sergipe 1.082 - 4.813 2.425,43 1.081,56 2.169,40 3.974,01 4.813,44
Acre 1.049 - 2.540 1.307,57 1.049,00 1.069,46 2.096,70 2.539,59
Piauí 1.088 - 5.887 2.232,58 1.087,84 1.229,81 4.860,50 5.887,18
Roraima 1.059 - 1.889 1.220,58 1.059,00 1.184,04 1.559,62 1.889,06


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;

  • Atividades

    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • verificar opiniões do cliente;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • discriminar tipos de produtos;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • definir estratégia de marketing;
    • controlar vendas efetuadas;
    • participar de reuniões;
    • organizar eventos científicos;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • comunicar as transações realizadas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • requisitar material de consumo;
    • entregar produtos vendidos;
    • discutir estratégias com o superior;
    • requisitar assistência técnica;
    • prever vendas;
    • classificar clientes por faturamento;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • requisitar material de divulgação;
    • trabalhar em equipe;
    • treinar novos funcionários;
    • visitar área industrial da empresa;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • classificar clientes por potencial;
    • atender solicitação de clientes;
    • discriminar tipos de serviços;
    • divulgar eventos científicos;
    • demonstrar resiliência;
    • agendar horário;
    • entregar brindes ao cliente;
    • tirar pedidos de produtos;
    • demonstrar senso ético;
    • alterar contratos de clientes;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • organizar material de trabalho;
    • implementar estratégias de marketing;
    • trabalhar sob pressão;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • explicar formas de pagamento;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • emitir recibo de venda;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • requisitar troca de produtos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • contatar clientes;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • renovar contratos;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • explicar objetivos da visita;
    • enviar brindes ao cliente;
    • implantar contratos de serviços;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • contornar situações adversas;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • demonstrar flexibilidade;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • preencher contrato;
    • visitar cliente pós-venda;
    • fornecer amostras;
    • entrevistar novos candidatos;
    • definir participação no mercado;
    • tomar decisões;
    • receber pagamento do produto;
    • relatar visitas;
    • demonstrar senso de organização;
    • definir autonomia para negociação;
    • gerar demanda de produtos;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • identificar necessidades do cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • gerenciar verbas;
    • demonstrar confiança;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • analisar potencial de clientes;
    • integrar novos funcionários;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • consultar publicações técnicas;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • planejar sequência de trabalho;
    • obter informações de pré-venda;
    • calcular custo do produto;


    Setores que mais contratam Técnico de vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Comércio atacadista de carnes bovinas e suínas e derivados
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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