Salário para o cargo de Técnico de vendas
CBO 3541-35 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Técnico de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Técnico de vendas

Um Técnico de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.095,45 e R$ 9.978,52, com a média salarial de R$ 3.102,61 e o salário mediana em R$ 1.600,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.102,61 37.231,28 775,65 14,58
1º Quartil 1.095,45 13.145,36 273,86 5,15
Salário Mediana 1.600,00 19.200,00 400,00 7,52
3º Quartil 7.610,04 91.320,54 1.902,51 35,76
Teto Salarial 9.978,52 119.742,23 2.494,63 46,88


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.188 - 11.317 3.693,05 1.188,08 1.820,75 9.343,75 11.317,43
Rio de Janeiro - RJ 1.043 - 4.263 1.742,04 1.043,02 1.092,26 3.519,32 4.262,71
Belo Horizonte - MG 1.064 - 3.588 1.573,07 1.064,30 1.122,21 2.962,03 3.587,70
Curitiba - PR 1.159 - 7.326 2.699,89 1.159,39 1.500,00 6.048,38 7.325,98
Salvador - BA 1.051 - 2.627 1.401,70 1.050,64 1.260,00 2.168,89 2.627,02
Campinas - SP 1.065 - 15.579 4.817,27 1.064,81 2.000,00 12.862,48 15.579,43
Fortaleza - CE 1.051 - 2.392 1.285,95 1.051,36 1.051,70 1.975,17 2.392,38
João Pessoa - PB 1.069 - 1.537 1.126,48 1.069,45 1.069,46 1.268,84 1.536,85
Recife - PE 1.051 - 4.322 1.703,38 1.051,00 1.051,00 3.568,21 4.321,92
Porto Alegre - RS 1.238 - 7.628 2.911,08 1.237,85 1.533,40 6.297,64 7.627,89
Barueri - SP 1.924 - 14.783 6.091,70 1.924,00 4.856,09 12.204,57 14.782,55
Brasília - DF 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Ribeirão Preto - SP 1.367 - 11.888 3.992,94 1.367,13 2.132,35 9.815,18 11.888,44
Jundiaí - SP 1.287 - 5.450 2.173,98 1.286,91 1.402,51 4.499,33 5.449,73
São Bernardo do Campo - SP 1.415 - 9.736 4.068,34 1.414,53 3.520,00 8.038,13 9.736,02
Florianópolis - SC 1.226 - 5.108 2.116,69 1.226,05 1.455,92 4.217,46 5.108,31
Bauru - SP 1.243 - 2.187 1.429,70 1.243,07 1.317,00 1.805,56 2.186,95
Uberlândia - MG 1.179 - 4.678 1.955,19 1.179,40 1.350,00 3.862,23 4.678,05
Osasco - SP 1.164 - 10.292 3.052,49 1.163,52 1.282,73 8.497,42 10.292,33
Indaiatuba - SP 2.636 - 9.079 5.258,20 2.636,29 5.500,00 7.495,85 9.079,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.238 - 12.331 4.090,06 1.237,70 2.098,74 10.180,88 12.331,38
Minas Gerais 1.065 - 5.442 2.052,94 1.065,23 1.200,00 4.493,29 5.442,41
Rio de Janeiro 1.043 - 4.777 1.878,66 1.042,81 1.221,00 3.944,27 4.777,42
Paraná 1.232 - 9.766 3.509,76 1.231,72 2.061,96 8.062,74 9.765,84
Rio Grande do Sul 1.252 - 6.903 2.698,80 1.251,86 1.732,03 5.699,19 6.903,03
Santa Catarina 1.259 - 5.533 2.330,61 1.259,28 1.606,50 4.568,09 5.533,01
Bahia 1.050 - 3.544 1.591,36 1.049,68 1.260,00 2.925,98 3.544,03
Ceará 1.051 - 6.172 2.075,07 1.051,44 1.075,00 5.095,75 6.172,13
Mato Grosso 1.200 - 7.560 3.273,48 1.199,90 2.800,00 6.241,25 7.559,59
Paraíba 1.069 - 1.718 1.165,62 1.068,64 1.100,00 1.418,53 1.718,17
Pernambuco 1.051 - 4.691 1.815,36 1.050,80 1.090,00 3.873,04 4.691,15
Goiás 1.117 - 7.458 2.868,33 1.117,19 1.923,47 6.157,15 7.457,73
Distrito Federal 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Espírito Santo 1.144 - 3.647 1.788,88 1.144,10 1.421,50 3.010,69 3.646,64
Mato Grosso do Sul 1.164 - 5.055 2.084,00 1.164,15 1.337,00 4.173,74 5.055,36
Pará 1.163 - 6.099 2.467,02 1.162,51 1.900,00 5.035,50 6.099,14
Maranhão 1.157 - 5.162 2.156,26 1.156,79 1.406,93 4.261,39 5.161,52
Amazonas 1.049 - 3.530 1.616,26 1.048,75 1.172,50 2.914,80 3.530,49
Rio Grande do Norte 1.051 - 3.468 1.574,01 1.050,71 1.117,80 2.862,94 3.467,68
Rondônia 1.157 - 16.689 4.517,53 1.156,96 1.276,00 13.778,18 16.688,55
Alagoas 1.063 - 3.716 1.768,09 1.062,91 1.500,00 3.067,74 3.715,73
Tocantins 1.083 - 5.531 2.362,42 1.082,94 1.897,80 4.566,84 5.531,50
Sergipe 1.082 - 4.813 2.425,43 1.081,56 2.169,40 3.974,01 4.813,44
Acre 1.049 - 2.540 1.307,57 1.049,00 1.069,46 2.096,70 2.539,59
Piauí 1.088 - 5.887 2.232,58 1.087,84 1.229,81 4.860,50 5.887,18
Roraima 1.059 - 1.889 1.220,58 1.059,00 1.184,04 1.559,62 1.889,06


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • concretizar vendas;

  • Atividades

    • demonstrar flexibilidade;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • receber pagamento do produto;
    • comunicar as transações realizadas;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • tomar decisões;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • analisar potencial de clientes;
    • tirar pedidos de produtos;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • implementar estratégias de marketing;
    • atender solicitação de clientes;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • contornar situações adversas;
    • emitir recibo de venda;
    • controlar vendas efetuadas;
    • trabalhar sob pressão;
    • alterar contratos de clientes;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • organizar material de trabalho;
    • implantar contratos de serviços;
    • definir autonomia para negociação;
    • definir estratégia de marketing;
    • entrevistar novos candidatos;
    • explicar formas de pagamento;
    • visitar área industrial da empresa;
    • integrar novos funcionários;
    • fornecer amostras;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • discriminar tipos de serviços;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • participar de reuniões;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • verificar opiniões do cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • agendar horário;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • gerenciar verbas;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • visitar cliente pós-venda;
    • renovar contratos;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • gerar demanda de produtos;
    • relatar visitas;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • classificar clientes por potencial;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir participação no mercado;
    • calcular custo do produto;
    • demonstrar criatividade;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • demonstrar confiança;
    • fazer itinerário de visitas;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • discriminar tipos de produtos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • organizar eventos científicos;
    • requisitar material de consumo;
    • demonstrar senso de organização;
    • prever vendas;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • entregar brindes ao cliente;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • divulgar eventos científicos;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • planejar sequência de trabalho;
    • classificar clientes por faturamento;
    • identificar necessidades do cliente;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • requisitar material de divulgação;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar resiliência;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • discutir estratégias com o superior;
    • explicar objetivos da visita;
    • preencher contrato;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • requisitar assistência técnica;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • enviar brindes ao cliente;
    • apresentar tabelas de preços;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • entregar produtos vendidos;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar senso ético;
    • contatar clientes;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • obter informações de pré-venda;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;


    Setores que mais contratam Técnico de vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Comércio atacadista de carnes bovinas e suínas e derivados
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: