Salário para o cargo de Assistente de vendas
CBO 3541-25 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Assistente de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Assistente de vendas

Um Assistente de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.127,73 e R$ 3.727,05, com a média salarial de R$ 1.699,48 e o salário mediana em R$ 1.410,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.699,48 20.393,74 424,87 7,93
1º Quartil 1.127,73 13.532,71 281,93 5,26
Salário Mediana 1.410,00 16.920,00 352,50 6,58
3º Quartil 2.842,41 34.108,90 710,60 13,27
Teto Salarial 3.727,05 44.724,61 931,76 17,39


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.222 - 4.608 2.048,83 1.221,65 1.500,00 3.804,35 4.607,94
Curitiba - PR 1.161 - 2.801 1.598,90 1.161,04 1.420,00 2.312,93 2.801,49
Rio de Janeiro - RJ 1.176 - 3.319 1.679,55 1.175,62 1.358,50 2.739,97 3.318,73
Belo Horizonte - MG 1.106 - 3.509 1.638,97 1.106,21 1.262,00 2.896,88 3.508,79
Barueri - SP 1.239 - 3.014 1.653,47 1.238,95 1.442,00 2.488,06 3.013,61
Brasília - DF 1.146 - 2.301 1.416,34 1.146,30 1.350,00 1.899,96 2.301,29
Goiânia - GO 1.089 - 2.839 1.518,44 1.089,22 1.329,10 2.344,24 2.839,42
Florianópolis - SC 1.166 - 2.561 1.542,04 1.166,28 1.454,20 2.114,55 2.561,21
Poa - SP 1.048 - 1.347 1.067,54 1.048,24 1.057,00 1.111,99 1.346,87
Porto Alegre - RS 1.216 - 3.758 1.782,29 1.215,57 1.379,00 3.102,90 3.758,33
Fortaleza - CE 1.103 - 3.937 1.691,91 1.103,19 1.226,79 3.250,34 3.936,91
Campinas - SP 1.349 - 3.590 1.870,04 1.348,79 1.534,59 2.964,09 3.590,19
Recife - PE 1.143 - 2.521 1.429,94 1.143,26 1.240,00 2.081,53 2.521,21
Guarulhos - SP 1.276 - 3.482 1.817,49 1.276,36 1.517,00 2.874,43 3.481,59
Sorocaba - SP 1.277 - 2.968 1.657,45 1.276,90 1.462,99 2.450,56 2.968,19
Ribeirão Preto - SP 1.220 - 2.983 1.652,26 1.220,21 1.462,44 2.462,93 2.983,18
Blumenau - SC 1.362 - 3.059 1.805,97 1.362,10 1.643,94 2.525,63 3.059,12
Manaus - AM 1.097 - 2.148 1.297,50 1.096,79 1.155,00 1.773,42 2.148,02
Salvador - BA 1.068 - 2.944 1.474,36 1.067,57 1.190,27 2.430,96 2.944,45
Joinville - SC 1.333 - 2.950 1.730,96 1.333,10 1.541,00 2.435,30 2.949,71


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.198 - 3.975 1.871,42 1.197,64 1.466,02 3.281,85 3.975,08
Santa Catarina 1.278 - 3.050 1.708,25 1.278,13 1.500,00 2.518,03 3.049,91
Paraná 1.210 - 2.798 1.606,81 1.210,47 1.436,60 2.309,69 2.797,57
Minas Gerais 1.086 - 3.177 1.558,72 1.085,68 1.240,00 2.623,22 3.177,32
Rio Grande do Sul 1.228 - 3.219 1.678,71 1.227,88 1.370,27 2.657,89 3.219,32
Rio de Janeiro 1.155 - 3.438 1.672,85 1.155,41 1.300,00 2.838,36 3.437,91
Goiás 1.072 - 3.061 1.545,65 1.071,74 1.303,00 2.526,86 3.060,61
Pernambuco 1.077 - 2.247 1.333,32 1.077,25 1.205,00 1.854,90 2.246,71
Distrito Federal 1.146 - 2.301 1.416,34 1.146,30 1.350,00 1.899,96 2.301,29
Bahia 1.054 - 2.734 1.424,46 1.054,41 1.190,27 2.257,31 2.734,12
Ceará 1.072 - 3.808 1.649,54 1.071,91 1.200,00 3.143,79 3.807,85
Mato Grosso 1.073 - 3.282 1.559,40 1.072,62 1.164,06 2.709,32 3.281,61
Espírito Santo 1.100 - 2.567 1.424,13 1.100,20 1.202,38 2.118,96 2.566,54
Pará 1.101 - 2.739 1.474,38 1.101,49 1.289,41 2.261,53 2.739,23
Amazonas 1.095 - 2.153 1.298,69 1.095,30 1.155,00 1.777,13 2.152,51
Maranhão 1.079 - 1.970 1.281,92 1.078,90 1.200,87 1.626,62 1.970,22
Mato Grosso do Sul 1.135 - 2.678 1.461,89 1.134,85 1.218,00 2.211,27 2.678,36
Rio Grande do Norte 1.048 - 1.917 1.193,32 1.048,10 1.065,00 1.582,39 1.916,64
Paraíba 1.080 - 5.205 1.914,12 1.080,00 1.155,00 4.297,04 5.204,70
Alagoas 1.053 - 1.939 1.196,29 1.053,49 1.060,00 1.601,05 1.939,25
Piauí 1.090 - 2.002 1.258,59 1.089,65 1.136,64 1.652,97 2.002,12
Sergipe 1.078 - 1.972 1.233,52 1.077,97 1.114,86 1.628,48 1.972,46
Rondônia 1.095 - 2.064 1.284,53 1.095,17 1.177,00 1.703,96 2.063,89
Tocantins 1.064 - 2.616 1.424,08 1.063,72 1.303,00 2.159,39 2.615,51
Roraima 1.058 - 1.556 1.121,67 1.058,14 1.071,00 1.284,38 1.555,68
Amapá 1.048 - 2.131 1.310,31 1.048,38 1.253,01 1.759,39 2.131,02
Acre 1.110 - 1.585 1.169,15 1.109,90 1.128,60 1.309,00 1.585,49


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assistente de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • sugerir políticas de vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • concretizar vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • trabalhar sob pressão;
    • enviar brindes ao cliente;
    • planejar sequência de trabalho;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • prever vendas;
    • demonstrar confiança;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • controlar vendas efetuadas;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • requisitar material de consumo;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • analisar potencial de clientes;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • visitar área industrial da empresa;
    • discutir estratégias com o superior;
    • trabalhar em equipe;
    • requisitar troca de produtos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar senso ético;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • atender solicitação de clientes;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • obter informações de pré-venda;
    • participar de reuniões;
    • gerenciar verbas;
    • divulgar eventos científicos;
    • entregar brindes ao cliente;
    • receber pagamento do produto;
    • identificar necessidades do cliente;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • visitar cliente pós-venda;
    • implementar estratégias de marketing;
    • gerar demanda de produtos;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • explicar objetivos da visita;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • comunicar as transações realizadas;
    • preencher contrato;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • tomar decisões;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • definir participação no mercado;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • requisitar assistência técnica;
    • calcular custo do produto;
    • treinar novos funcionários;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • agendar horário;
    • consultar publicações técnicas;
    • discriminar tipos de produtos;
    • implantar contratos de serviços;
    • relatar visitas;
    • integrar novos funcionários;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • demonstrar senso de organização;
    • requisitar material de divulgação;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • demonstrar resiliência;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • definir autonomia para negociação;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • verificar opiniões do cliente;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • definir estratégia de marketing;
    • contatar clientes;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • classificar clientes por faturamento;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • fornecer amostras;
    • discriminar tipos de serviços;
    • tirar pedidos de produtos;
    • contornar situações adversas;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • explicar formas de pagamento;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • renovar contratos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • organizar eventos científicos;
    • emitir recibo de venda;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • classificar clientes por potencial;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • entregar produtos vendidos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • entrevistar novos candidatos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • organizar material de trabalho;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;


    Setores que mais contratam Assistente de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Promoção de vendas
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista de artigos de óptica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional