Salário para o cargo de Assistente de vendas
CBO 3541-25 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Assistente de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Assistente de vendas

Um Assistente de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.127,73 e R$ 3.727,05, com a média salarial de R$ 1.699,48 e o salário mediana em R$ 1.410,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.699,48 20.393,74 424,87 7,93
1º Quartil 1.127,73 13.532,71 281,93 5,26
Salário Mediana 1.410,00 16.920,00 352,50 6,58
3º Quartil 2.842,41 34.108,90 710,60 13,27
Teto Salarial 3.727,05 44.724,61 931,76 17,39


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.222 - 4.608 2.048,83 1.221,65 1.500,00 3.804,35 4.607,94
Curitiba - PR 1.161 - 2.801 1.598,90 1.161,04 1.420,00 2.312,93 2.801,49
Rio de Janeiro - RJ 1.176 - 3.319 1.679,55 1.175,62 1.358,50 2.739,97 3.318,73
Belo Horizonte - MG 1.106 - 3.509 1.638,97 1.106,21 1.262,00 2.896,88 3.508,79
Barueri - SP 1.239 - 3.014 1.653,47 1.238,95 1.442,00 2.488,06 3.013,61
Brasília - DF 1.146 - 2.301 1.416,34 1.146,30 1.350,00 1.899,96 2.301,29
Goiânia - GO 1.089 - 2.839 1.518,44 1.089,22 1.329,10 2.344,24 2.839,42
Florianópolis - SC 1.166 - 2.561 1.542,04 1.166,28 1.454,20 2.114,55 2.561,21
Porto Alegre - RS 1.216 - 3.758 1.782,29 1.215,57 1.379,00 3.102,90 3.758,33
Poa - SP 1.048 - 1.347 1.067,54 1.048,24 1.057,00 1.111,99 1.346,87
Fortaleza - CE 1.103 - 3.937 1.691,91 1.103,19 1.226,79 3.250,34 3.936,91
Campinas - SP 1.349 - 3.590 1.870,04 1.348,79 1.534,59 2.964,09 3.590,19
Recife - PE 1.143 - 2.521 1.429,94 1.143,26 1.240,00 2.081,53 2.521,21
Guarulhos - SP 1.276 - 3.482 1.817,49 1.276,36 1.517,00 2.874,43 3.481,59
Sorocaba - SP 1.277 - 2.968 1.657,45 1.276,90 1.462,99 2.450,56 2.968,19
Ribeirão Preto - SP 1.220 - 2.983 1.652,26 1.220,21 1.462,44 2.462,93 2.983,18
Blumenau - SC 1.362 - 3.059 1.805,97 1.362,10 1.643,94 2.525,63 3.059,12
Manaus - AM 1.097 - 2.148 1.297,50 1.096,79 1.155,00 1.773,42 2.148,02
Salvador - BA 1.068 - 2.944 1.474,36 1.067,57 1.190,27 2.430,96 2.944,45
Joinville - SC 1.333 - 2.950 1.730,96 1.333,10 1.541,00 2.435,30 2.949,71


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.198 - 3.975 1.871,42 1.197,64 1.466,02 3.281,85 3.975,08
Santa Catarina 1.278 - 3.050 1.708,25 1.278,13 1.500,00 2.518,03 3.049,91
Paraná 1.210 - 2.798 1.606,81 1.210,47 1.436,60 2.309,69 2.797,57
Minas Gerais 1.086 - 3.177 1.558,72 1.085,68 1.240,00 2.623,22 3.177,32
Rio Grande do Sul 1.228 - 3.219 1.678,71 1.227,88 1.370,27 2.657,89 3.219,32
Rio de Janeiro 1.155 - 3.438 1.672,85 1.155,41 1.300,00 2.838,36 3.437,91
Goiás 1.072 - 3.061 1.545,65 1.071,74 1.303,00 2.526,86 3.060,61
Pernambuco 1.077 - 2.247 1.333,32 1.077,25 1.205,00 1.854,90 2.246,71
Distrito Federal 1.146 - 2.301 1.416,34 1.146,30 1.350,00 1.899,96 2.301,29
Bahia 1.054 - 2.734 1.424,46 1.054,41 1.190,27 2.257,31 2.734,12
Ceará 1.072 - 3.808 1.649,54 1.071,91 1.200,00 3.143,79 3.807,85
Mato Grosso 1.073 - 3.282 1.559,40 1.072,62 1.164,06 2.709,32 3.281,61
Espírito Santo 1.100 - 2.567 1.424,13 1.100,20 1.202,38 2.118,96 2.566,54
Pará 1.101 - 2.739 1.474,38 1.101,49 1.289,41 2.261,53 2.739,23
Amazonas 1.095 - 2.153 1.298,69 1.095,30 1.155,00 1.777,13 2.152,51
Maranhão 1.079 - 1.970 1.281,92 1.078,90 1.200,87 1.626,62 1.970,22
Mato Grosso do Sul 1.135 - 2.678 1.461,89 1.134,85 1.218,00 2.211,27 2.678,36
Rio Grande do Norte 1.048 - 1.917 1.193,32 1.048,10 1.065,00 1.582,39 1.916,64
Paraíba 1.080 - 5.205 1.914,12 1.080,00 1.155,00 4.297,04 5.204,70
Alagoas 1.053 - 1.939 1.196,29 1.053,49 1.060,00 1.601,05 1.939,25
Piauí 1.090 - 2.002 1.258,59 1.089,65 1.136,64 1.652,97 2.002,12
Sergipe 1.078 - 1.972 1.233,52 1.077,97 1.114,86 1.628,48 1.972,46
Rondônia 1.095 - 2.064 1.284,53 1.095,17 1.177,00 1.703,96 2.063,89
Tocantins 1.064 - 2.616 1.424,08 1.063,72 1.303,00 2.159,39 2.615,51
Roraima 1.058 - 1.556 1.121,67 1.058,14 1.071,00 1.284,38 1.555,68
Amapá 1.048 - 2.131 1.310,31 1.048,38 1.253,01 1.759,39 2.131,02
Acre 1.110 - 1.585 1.169,15 1.109,90 1.128,60 1.309,00 1.585,49


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assistente de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • planejar visitas e contatos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • contatar clientes;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • gerar demanda de produtos;
    • definir participação no mercado;
    • emitir recibo de venda;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • contornar situações adversas;
    • controlar vendas efetuadas;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • fornecer amostras;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • calcular custo do produto;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • discriminar tipos de produtos;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • requisitar material de divulgação;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • organizar material de trabalho;
    • obter informações de pré-venda;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • agendar horário;
    • visitar área industrial da empresa;
    • entregar brindes ao cliente;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • enviar brindes ao cliente;
    • relatar visitas;
    • identificar necessidades do cliente;
    • analisar potencial de clientes;
    • fazer itinerário de visitas;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • verificar opiniões do cliente;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • renovar contratos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar criatividade;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • entregar produtos vendidos;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • explicar formas de pagamento;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • definir estratégia de marketing;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • definir autonomia para negociação;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • preencher contrato;
    • organizar eventos científicos;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • demonstrar resiliência;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • trabalhar sob pressão;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar senso ético;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • discriminar tipos de serviços;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • demonstrar senso de organização;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • implantar contratos de serviços;
    • tomar decisões;
    • entrevistar novos candidatos;
    • receber pagamento do produto;
    • planejar sequência de trabalho;
    • participar de reuniões;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • atender solicitação de clientes;
    • requisitar material de consumo;
    • implementar estratégias de marketing;
    • classificar clientes por faturamento;
    • tirar pedidos de produtos;
    • demonstrar confiança;
    • gerenciar verbas;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • visitar cliente pós-venda;
    • divulgar eventos científicos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • classificar clientes por potencial;
    • treinar novos funcionários;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • prever vendas;
    • explicar objetivos da visita;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • requisitar assistência técnica;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • comunicar as transações realizadas;
    • consultar publicações técnicas;
    • alterar contratos de clientes;
    • discutir estratégias com o superior;


    Setores que mais contratam Assistente de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Promoção de vendas
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista de artigos de óptica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear