Salário para o cargo de Assistente de vendas
CBO 3541-25 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Assistente de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Assistente de vendas

Um Assistente de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.127,73 e R$ 3.727,05, com a média salarial de R$ 1.699,48 e o salário mediana em R$ 1.410,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.699,48 20.393,74 424,87 7,93
1º Quartil 1.127,73 13.532,71 281,93 5,26
Salário Mediana 1.410,00 16.920,00 352,50 6,58
3º Quartil 2.842,41 34.108,90 710,60 13,27
Teto Salarial 3.727,05 44.724,61 931,76 17,39


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.222 - 4.608 2.048,83 1.221,65 1.500,00 3.804,35 4.607,94
Curitiba - PR 1.161 - 2.801 1.598,90 1.161,04 1.420,00 2.312,93 2.801,49
Rio de Janeiro - RJ 1.176 - 3.319 1.679,55 1.175,62 1.358,50 2.739,97 3.318,73
Belo Horizonte - MG 1.106 - 3.509 1.638,97 1.106,21 1.262,00 2.896,88 3.508,79
Barueri - SP 1.239 - 3.014 1.653,47 1.238,95 1.442,00 2.488,06 3.013,61
Brasília - DF 1.146 - 2.301 1.416,34 1.146,30 1.350,00 1.899,96 2.301,29
Goiânia - GO 1.089 - 2.839 1.518,44 1.089,22 1.329,10 2.344,24 2.839,42
Florianópolis - SC 1.166 - 2.561 1.542,04 1.166,28 1.454,20 2.114,55 2.561,21
Porto Alegre - RS 1.216 - 3.758 1.782,29 1.215,57 1.379,00 3.102,90 3.758,33
Poa - SP 1.048 - 1.347 1.067,54 1.048,24 1.057,00 1.111,99 1.346,87
Fortaleza - CE 1.103 - 3.937 1.691,91 1.103,19 1.226,79 3.250,34 3.936,91
Campinas - SP 1.349 - 3.590 1.870,04 1.348,79 1.534,59 2.964,09 3.590,19
Recife - PE 1.143 - 2.521 1.429,94 1.143,26 1.240,00 2.081,53 2.521,21
Guarulhos - SP 1.276 - 3.482 1.817,49 1.276,36 1.517,00 2.874,43 3.481,59
Sorocaba - SP 1.277 - 2.968 1.657,45 1.276,90 1.462,99 2.450,56 2.968,19
Ribeirão Preto - SP 1.220 - 2.983 1.652,26 1.220,21 1.462,44 2.462,93 2.983,18
Blumenau - SC 1.362 - 3.059 1.805,97 1.362,10 1.643,94 2.525,63 3.059,12
Manaus - AM 1.097 - 2.148 1.297,50 1.096,79 1.155,00 1.773,42 2.148,02
Salvador - BA 1.068 - 2.944 1.474,36 1.067,57 1.190,27 2.430,96 2.944,45
Joinville - SC 1.333 - 2.950 1.730,96 1.333,10 1.541,00 2.435,30 2.949,71


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.198 - 3.975 1.871,42 1.197,64 1.466,02 3.281,85 3.975,08
Santa Catarina 1.278 - 3.050 1.708,25 1.278,13 1.500,00 2.518,03 3.049,91
Paraná 1.210 - 2.798 1.606,81 1.210,47 1.436,60 2.309,69 2.797,57
Minas Gerais 1.086 - 3.177 1.558,72 1.085,68 1.240,00 2.623,22 3.177,32
Rio Grande do Sul 1.228 - 3.219 1.678,71 1.227,88 1.370,27 2.657,89 3.219,32
Rio de Janeiro 1.155 - 3.438 1.672,85 1.155,41 1.300,00 2.838,36 3.437,91
Goiás 1.072 - 3.061 1.545,65 1.071,74 1.303,00 2.526,86 3.060,61
Pernambuco 1.077 - 2.247 1.333,32 1.077,25 1.205,00 1.854,90 2.246,71
Distrito Federal 1.146 - 2.301 1.416,34 1.146,30 1.350,00 1.899,96 2.301,29
Bahia 1.054 - 2.734 1.424,46 1.054,41 1.190,27 2.257,31 2.734,12
Ceará 1.072 - 3.808 1.649,54 1.071,91 1.200,00 3.143,79 3.807,85
Mato Grosso 1.073 - 3.282 1.559,40 1.072,62 1.164,06 2.709,32 3.281,61
Espírito Santo 1.100 - 2.567 1.424,13 1.100,20 1.202,38 2.118,96 2.566,54
Pará 1.101 - 2.739 1.474,38 1.101,49 1.289,41 2.261,53 2.739,23
Amazonas 1.095 - 2.153 1.298,69 1.095,30 1.155,00 1.777,13 2.152,51
Maranhão 1.079 - 1.970 1.281,92 1.078,90 1.200,87 1.626,62 1.970,22
Mato Grosso do Sul 1.135 - 2.678 1.461,89 1.134,85 1.218,00 2.211,27 2.678,36
Rio Grande do Norte 1.048 - 1.917 1.193,32 1.048,10 1.065,00 1.582,39 1.916,64
Paraíba 1.080 - 5.205 1.914,12 1.080,00 1.155,00 4.297,04 5.204,70
Alagoas 1.053 - 1.939 1.196,29 1.053,49 1.060,00 1.601,05 1.939,25
Piauí 1.090 - 2.002 1.258,59 1.089,65 1.136,64 1.652,97 2.002,12
Sergipe 1.078 - 1.972 1.233,52 1.077,97 1.114,86 1.628,48 1.972,46
Rondônia 1.095 - 2.064 1.284,53 1.095,17 1.177,00 1.703,96 2.063,89
Tocantins 1.064 - 2.616 1.424,08 1.063,72 1.303,00 2.159,39 2.615,51
Roraima 1.058 - 1.556 1.121,67 1.058,14 1.071,00 1.284,38 1.555,68
Amapá 1.048 - 2.131 1.310,31 1.048,38 1.253,01 1.759,39 2.131,02
Acre 1.110 - 1.585 1.169,15 1.109,90 1.128,60 1.309,00 1.585,49


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assistente de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • concretizar vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;

  • Atividades

    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • obter informações de pré-venda;
    • definir autonomia para negociação;
    • tirar pedidos de produtos;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • comunicar as transações realizadas;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • analisar potencial de clientes;
    • discutir estratégias com o superior;
    • planejar sequência de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • classificar clientes por faturamento;
    • gerenciar verbas;
    • gerar demanda de produtos;
    • organizar material de trabalho;
    • emitir recibo de venda;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • explicar objetivos da visita;
    • consultar publicações técnicas;
    • classificar clientes por potencial;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • treinar novos funcionários;
    • visitar cliente pós-venda;
    • fornecer amostras;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • renovar contratos;
    • calcular custo do produto;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • fazer itinerário de visitas;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • requisitar material de divulgação;
    • identificar necessidades do cliente;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • implantar contratos de serviços;
    • controlar vendas efetuadas;
    • atender solicitação de clientes;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • tomar decisões;
    • discriminar tipos de produtos;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • participar de reuniões;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • requisitar troca de produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • requisitar assistência técnica;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • receber pagamento do produto;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • definir participação no mercado;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • preencher contrato;
    • trabalhar sob pressão;
    • entrevistar novos candidatos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar resiliência;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • discriminar tipos de serviços;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • relatar visitas;
    • definir estratégia de marketing;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • entregar brindes ao cliente;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • integrar novos funcionários;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • requisitar material de consumo;
    • prever vendas;
    • visitar área industrial da empresa;
    • explicar formas de pagamento;
    • organizar eventos científicos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • demonstrar confiança;
    • apresentar tabelas de preços;
    • agendar horário;
    • demonstrar senso ético;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • implementar estratégias de marketing;
    • divulgar eventos científicos;
    • contatar clientes;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • alterar contratos de clientes;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • entregar produtos vendidos;
    • demonstrar senso de organização;


    Setores que mais contratam Assistente de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Promoção de vendas
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista de artigos de óptica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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