Salário para o cargo de Assistente de vendas
CBO 3541-25 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Assistente de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Assistente de vendas

Um Assistente de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,80 e R$ 3.312,43, com a média salarial de R$ 1.699,48 e o salário mediana em R$ 1.410,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.699,48 20.393,74 424,87 7,93
1º Quartil 1.225,80 14.709,63 306,45 5,72
Salário Mediana 1.410,00 16.920,00 352,50 6,58
3º Quartil 2.526,20 30.314,41 631,55 11,79
Teto Salarial 3.312,43 39.749,17 828,11 15,46


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.222 - 4.608 2.048,83 1.221,65 1.500,00 3.804,35 4.607,94
Curitiba - PR 1.161 - 2.801 1.598,90 1.161,04 1.420,00 2.312,93 2.801,49
Rio de Janeiro - RJ 1.176 - 3.319 1.679,55 1.175,62 1.358,50 2.739,97 3.318,73
Belo Horizonte - MG 1.106 - 3.509 1.638,97 1.106,21 1.262,00 2.896,88 3.508,79
Barueri - SP 1.239 - 3.014 1.653,47 1.238,95 1.442,00 2.488,06 3.013,61
Brasília - DF 1.146 - 2.301 1.416,34 1.146,30 1.350,00 1.899,96 2.301,29
Goiânia - GO 1.089 - 2.839 1.518,44 1.089,22 1.329,10 2.344,24 2.839,42
Florianópolis - SC 1.166 - 2.561 1.542,04 1.166,28 1.454,20 2.114,55 2.561,21
Poa - SP 1.048 - 1.347 1.067,54 1.048,24 1.057,00 1.111,99 1.346,87
Porto Alegre - RS 1.216 - 3.758 1.782,29 1.215,57 1.379,00 3.102,90 3.758,33
Fortaleza - CE 1.103 - 3.937 1.691,91 1.103,19 1.226,79 3.250,34 3.936,91
Campinas - SP 1.349 - 3.590 1.870,04 1.348,79 1.534,59 2.964,09 3.590,19
Recife - PE 1.143 - 2.521 1.429,94 1.143,26 1.240,00 2.081,53 2.521,21
Guarulhos - SP 1.276 - 3.482 1.817,49 1.276,36 1.517,00 2.874,43 3.481,59
Sorocaba - SP 1.277 - 2.968 1.657,45 1.276,90 1.462,99 2.450,56 2.968,19
Ribeirão Preto - SP 1.220 - 2.983 1.652,26 1.220,21 1.462,44 2.462,93 2.983,18
Blumenau - SC 1.362 - 3.059 1.805,97 1.362,10 1.643,94 2.525,63 3.059,12
Manaus - AM 1.097 - 2.148 1.297,50 1.096,79 1.155,00 1.773,42 2.148,02
Salvador - BA 1.068 - 2.944 1.474,36 1.067,57 1.190,27 2.430,96 2.944,45
Joinville - SC 1.333 - 2.950 1.730,96 1.333,10 1.541,00 2.435,30 2.949,71


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.198 - 3.975 1.871,42 1.197,64 1.466,02 3.281,85 3.975,08
Santa Catarina 1.278 - 3.050 1.708,25 1.278,13 1.500,00 2.518,03 3.049,91
Paraná 1.210 - 2.798 1.606,81 1.210,47 1.436,60 2.309,69 2.797,57
Minas Gerais 1.086 - 3.177 1.558,72 1.085,68 1.240,00 2.623,22 3.177,32
Rio Grande do Sul 1.228 - 3.219 1.678,71 1.227,88 1.370,27 2.657,89 3.219,32
Rio de Janeiro 1.155 - 3.438 1.672,85 1.155,41 1.300,00 2.838,36 3.437,91
Goiás 1.072 - 3.061 1.545,65 1.071,74 1.303,00 2.526,86 3.060,61
Pernambuco 1.077 - 2.247 1.333,32 1.077,25 1.205,00 1.854,90 2.246,71
Distrito Federal 1.146 - 2.301 1.416,34 1.146,30 1.350,00 1.899,96 2.301,29
Bahia 1.054 - 2.734 1.424,46 1.054,41 1.190,27 2.257,31 2.734,12
Ceará 1.072 - 3.808 1.649,54 1.071,91 1.200,00 3.143,79 3.807,85
Mato Grosso 1.073 - 3.282 1.559,40 1.072,62 1.164,06 2.709,32 3.281,61
Espírito Santo 1.100 - 2.567 1.424,13 1.100,20 1.202,38 2.118,96 2.566,54
Pará 1.101 - 2.739 1.474,38 1.101,49 1.289,41 2.261,53 2.739,23
Amazonas 1.095 - 2.153 1.298,69 1.095,30 1.155,00 1.777,13 2.152,51
Maranhão 1.079 - 1.970 1.281,92 1.078,90 1.200,87 1.626,62 1.970,22
Mato Grosso do Sul 1.135 - 2.678 1.461,89 1.134,85 1.218,00 2.211,27 2.678,36
Rio Grande do Norte 1.048 - 1.917 1.193,32 1.048,10 1.065,00 1.582,39 1.916,64
Paraíba 1.080 - 5.205 1.914,12 1.080,00 1.155,00 4.297,04 5.204,70
Alagoas 1.053 - 1.939 1.196,29 1.053,49 1.060,00 1.601,05 1.939,25
Piauí 1.090 - 2.002 1.258,59 1.089,65 1.136,64 1.652,97 2.002,12
Sergipe 1.078 - 1.972 1.233,52 1.077,97 1.114,86 1.628,48 1.972,46
Rondônia 1.095 - 2.064 1.284,53 1.095,17 1.177,00 1.703,96 2.063,89
Tocantins 1.064 - 2.616 1.424,08 1.063,72 1.303,00 2.159,39 2.615,51
Roraima 1.058 - 1.556 1.121,67 1.058,14 1.071,00 1.284,38 1.555,68
Amapá 1.048 - 2.131 1.310,31 1.048,38 1.253,01 1.759,39 2.131,02
Acre 1.110 - 1.585 1.169,15 1.109,90 1.128,60 1.309,00 1.585,49


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assistente de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • divulgar produtos e serviços;
  • concretizar vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar visitas e contatos;
  • sugerir políticas de vendas;

  • Atividades

    • receber indicação de futuros clientes;
    • entregar produtos vendidos;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • alterar contratos de clientes;
    • explicar formas de pagamento;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • gerenciar verbas;
    • discriminar tipos de produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • tirar pedidos de produtos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • agendar horário;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • renovar contratos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • requisitar material de divulgação;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • emitir recibo de venda;
    • tomar decisões;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • definir autonomia para negociação;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • divulgar eventos científicos;
    • demonstrar resiliência;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • organizar eventos científicos;
    • relatar visitas;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • visitar cliente pós-venda;
    • gerar demanda de produtos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • enviar brindes ao cliente;
    • obter informações de pré-venda;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • definir participação no mercado;
    • contatar clientes;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • entrevistar novos candidatos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • demonstrar confiança;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • entregar brindes ao cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • requisitar material de consumo;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • organizar material de trabalho;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • apresentar tabelas de preços;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • contornar situações adversas;
    • explicar objetivos da visita;
    • discutir estratégias com o superior;
    • discriminar tipos de serviços;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • requisitar troca de produtos;
    • trabalhar sob pressão;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • receber pagamento do produto;
    • implementar estratégias de marketing;
    • fornecer amostras;
    • classificar clientes por potencial;
    • planejar sequência de trabalho;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • atender solicitação de clientes;
    • prever vendas;
    • demonstrar senso ético;
    • classificar clientes por faturamento;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • analisar potencial de clientes;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • participar de reuniões;
    • comunicar as transações realizadas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • implantar contratos de serviços;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • controlar vendas efetuadas;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • requisitar assistência técnica;
    • visitar área industrial da empresa;
    • definir estratégia de marketing;
    • trabalhar em equipe;
    • preencher contrato;
    • integrar novos funcionários;
    • verificar opiniões do cliente;
    • consultar publicações técnicas;
    • calcular custo do produto;
    • informar ao superior resultados de vendas;


    Setores que mais contratam Assistente de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Promoção de vendas
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista de artigos de óptica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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