Salário para o cargo de Assistente de vendas
CBO 3541-25 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Assistente de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Assistente de vendas

Um Assistente de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.127,73 e R$ 3.727,05, com a média salarial de R$ 1.699,48 e o salário mediana em R$ 1.410,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.699,48 20.393,74 424,87 7,93
1º Quartil 1.127,73 13.532,71 281,93 5,26
Salário Mediana 1.410,00 16.920,00 352,50 6,58
3º Quartil 2.842,41 34.108,90 710,60 13,27
Teto Salarial 3.727,05 44.724,61 931,76 17,39


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.222 - 4.608 2.048,83 1.221,65 1.500,00 3.804,35 4.607,94
Curitiba - PR 1.161 - 2.801 1.598,90 1.161,04 1.420,00 2.312,93 2.801,49
Rio de Janeiro - RJ 1.176 - 3.319 1.679,55 1.175,62 1.358,50 2.739,97 3.318,73
Belo Horizonte - MG 1.106 - 3.509 1.638,97 1.106,21 1.262,00 2.896,88 3.508,79
Barueri - SP 1.239 - 3.014 1.653,47 1.238,95 1.442,00 2.488,06 3.013,61
Brasília - DF 1.146 - 2.301 1.416,34 1.146,30 1.350,00 1.899,96 2.301,29
Goiânia - GO 1.089 - 2.839 1.518,44 1.089,22 1.329,10 2.344,24 2.839,42
Florianópolis - SC 1.166 - 2.561 1.542,04 1.166,28 1.454,20 2.114,55 2.561,21
Poa - SP 1.048 - 1.347 1.067,54 1.048,24 1.057,00 1.111,99 1.346,87
Porto Alegre - RS 1.216 - 3.758 1.782,29 1.215,57 1.379,00 3.102,90 3.758,33
Fortaleza - CE 1.103 - 3.937 1.691,91 1.103,19 1.226,79 3.250,34 3.936,91
Campinas - SP 1.349 - 3.590 1.870,04 1.348,79 1.534,59 2.964,09 3.590,19
Recife - PE 1.143 - 2.521 1.429,94 1.143,26 1.240,00 2.081,53 2.521,21
Guarulhos - SP 1.276 - 3.482 1.817,49 1.276,36 1.517,00 2.874,43 3.481,59
Sorocaba - SP 1.277 - 2.968 1.657,45 1.276,90 1.462,99 2.450,56 2.968,19
Ribeirão Preto - SP 1.220 - 2.983 1.652,26 1.220,21 1.462,44 2.462,93 2.983,18
Blumenau - SC 1.362 - 3.059 1.805,97 1.362,10 1.643,94 2.525,63 3.059,12
Manaus - AM 1.097 - 2.148 1.297,50 1.096,79 1.155,00 1.773,42 2.148,02
Salvador - BA 1.068 - 2.944 1.474,36 1.067,57 1.190,27 2.430,96 2.944,45
Joinville - SC 1.333 - 2.950 1.730,96 1.333,10 1.541,00 2.435,30 2.949,71


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.198 - 3.975 1.871,42 1.197,64 1.466,02 3.281,85 3.975,08
Santa Catarina 1.278 - 3.050 1.708,25 1.278,13 1.500,00 2.518,03 3.049,91
Paraná 1.210 - 2.798 1.606,81 1.210,47 1.436,60 2.309,69 2.797,57
Minas Gerais 1.086 - 3.177 1.558,72 1.085,68 1.240,00 2.623,22 3.177,32
Rio Grande do Sul 1.228 - 3.219 1.678,71 1.227,88 1.370,27 2.657,89 3.219,32
Rio de Janeiro 1.155 - 3.438 1.672,85 1.155,41 1.300,00 2.838,36 3.437,91
Goiás 1.072 - 3.061 1.545,65 1.071,74 1.303,00 2.526,86 3.060,61
Pernambuco 1.077 - 2.247 1.333,32 1.077,25 1.205,00 1.854,90 2.246,71
Distrito Federal 1.146 - 2.301 1.416,34 1.146,30 1.350,00 1.899,96 2.301,29
Bahia 1.054 - 2.734 1.424,46 1.054,41 1.190,27 2.257,31 2.734,12
Ceará 1.072 - 3.808 1.649,54 1.071,91 1.200,00 3.143,79 3.807,85
Mato Grosso 1.073 - 3.282 1.559,40 1.072,62 1.164,06 2.709,32 3.281,61
Espírito Santo 1.100 - 2.567 1.424,13 1.100,20 1.202,38 2.118,96 2.566,54
Pará 1.101 - 2.739 1.474,38 1.101,49 1.289,41 2.261,53 2.739,23
Amazonas 1.095 - 2.153 1.298,69 1.095,30 1.155,00 1.777,13 2.152,51
Maranhão 1.079 - 1.970 1.281,92 1.078,90 1.200,87 1.626,62 1.970,22
Mato Grosso do Sul 1.135 - 2.678 1.461,89 1.134,85 1.218,00 2.211,27 2.678,36
Rio Grande do Norte 1.048 - 1.917 1.193,32 1.048,10 1.065,00 1.582,39 1.916,64
Paraíba 1.080 - 5.205 1.914,12 1.080,00 1.155,00 4.297,04 5.204,70
Alagoas 1.053 - 1.939 1.196,29 1.053,49 1.060,00 1.601,05 1.939,25
Piauí 1.090 - 2.002 1.258,59 1.089,65 1.136,64 1.652,97 2.002,12
Sergipe 1.078 - 1.972 1.233,52 1.077,97 1.114,86 1.628,48 1.972,46
Rondônia 1.095 - 2.064 1.284,53 1.095,17 1.177,00 1.703,96 2.063,89
Tocantins 1.064 - 2.616 1.424,08 1.063,72 1.303,00 2.159,39 2.615,51
Roraima 1.058 - 1.556 1.121,67 1.058,14 1.071,00 1.284,38 1.555,68
Amapá 1.048 - 2.131 1.310,31 1.048,38 1.253,01 1.759,39 2.131,02
Acre 1.110 - 1.585 1.169,15 1.109,90 1.128,60 1.309,00 1.585,49


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assistente de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • participar de eventos;
  • divulgar produtos e serviços;
  • concretizar vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar visitas e contatos;
  • sugerir políticas de vendas;

  • Atividades

    • verificar clientes inadimplentes;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • obter informações de pré-venda;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • entregar produtos vendidos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • agendar horário;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • tirar pedidos de produtos;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • integrar novos funcionários;
    • controlar vendas efetuadas;
    • classificar clientes por potencial;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar resiliência;
    • analisar potencial de clientes;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • definir estratégia de marketing;
    • preencher contrato;
    • contornar situações adversas;
    • apresentar tabelas de preços;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • requisitar material de consumo;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • trabalhar em equipe;
    • divulgar eventos científicos;
    • receber pagamento do produto;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • renovar contratos;
    • gerenciar verbas;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • definir autonomia para negociação;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • calcular custo do produto;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • organizar eventos científicos;
    • demonstrar senso ético;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • emitir recibo de venda;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • alterar contratos de clientes;
    • identificar necessidades do cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • implantar contratos de serviços;
    • discutir estratégias com o superior;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • prever vendas;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • entrevistar novos candidatos;
    • discriminar tipos de serviços;
    • atender solicitação de clientes;
    • trabalhar sob pressão;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • visitar cliente pós-venda;
    • enviar brindes ao cliente;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • entregar brindes ao cliente;
    • participar de reuniões;
    • demonstrar confiança;
    • treinar novos funcionários;
    • explicar formas de pagamento;
    • gerar demanda de produtos;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • classificar clientes por faturamento;
    • fornecer amostras;
    • comunicar as transações realizadas;
    • requisitar material de divulgação;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • fazer itinerário de visitas;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • discriminar tipos de produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • visitar área industrial da empresa;
    • demonstrar criatividade;
    • verificar opiniões do cliente;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • explicar objetivos da visita;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • contatar clientes;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • relatar visitas;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • tomar decisões;
    • definir participação no mercado;
    • organizar material de trabalho;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • implementar estratégias de marketing;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • planejar sequência de trabalho;

    Setores que mais contratam Assistente de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Promoção de vendas
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista de artigos de óptica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista