Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências sociais e humanas
- Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
- Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários
O exercício desse cargo requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.
Funções e atividades do Operador de negócios
Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários devem:
- prevenir operações ilegais;
- comercializar produtos e serviços financeiros;
- efetivar negócios;
- demonstrar competências pessoais;
- exercer ações gerenciais;
- gerenciar carteira de clientes;
- prospectar clientes;
Atividades
- verificar autenticidade da documentação de clientes;
- apresentar a instituição (banco);
- identificar perfil do cliente;
- evidenciar capacidade técnica;
- identificar necessidades do cliente;
- sugerir opções de negócios;
- adequar produtos e serviços ao perfil do cliente;
- precificar produtos;
- agendar visita a clientes;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar cultura geral;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar poder de persuasão;
- transmitir credibilidade;
- obter informações sobre o mercado financeiro;
- repassar informações sobre mercado financeiro para clientes;
- demonstrar segurança;
- falar em público;
- assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo;
- evidenciar postura e ética profissional;
- acompanhar variação das taxas de produtos negociados (cdc) ;
- consultar jornais e revistas econômicos;
- levantar taxas aplicadas na região de atuação;
- visitar clientes;
- acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente;
- garantir qualidade dos serviços;
- redigir relatórios;
- preparar visita a clientes;
- oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios;
- mapear público-alvo;
- providenciar documentação para operação;
- reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes;
- relacionar-se com público;
- agir em conformidade com a legislação em vigor;
- contatar clientes;
- atualizar-se profissionalmente;
- avaliar resultados;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês, espanhol);
Setores que mais contratam Operador de negócios no mercado de trabalho
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Correspondentes de instituições financeiras
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Bancos múltiplos, com carteira comercial
- Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
- Cooperativas de crédito mútuo
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de teleatendimento
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Serviços advocatícios
- Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
- Promoção de vendas
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde
- Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
- Corretoras de títulos e valores mobiliários
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Atividades de contabilidade