Salário para o cargo de Gerente de captação (fundos e investimentos institucionais)
CBO 2532-05 > Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

Gerente de captação (fundos e investimentos institucionais) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros e desenvolvem propostas de crédito. Gerenciam carteira de clientes e efetivam negócios. Prospectam clientes, exercem ações gerenciais e previnem operações ilegais. Interagem com áreas afins locais e internacionais.

Quanto ganha um Gerente de captação (fundos e investimentos institucionais)

Um Gerente de captação (fundos e investimentos institucionais) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.316,47 e R$ 24.206,19, com a média salarial de R$ 7.348,53 e o salário mediana em R$ 5.084,69 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de captação (fundos e investimentos institucionais)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.348,53 88.182,36 1.837,13 35,43
1º Quartil 1.316,47 15.797,69 329,12 6,35
Salário Mediana 5.084,69 61.016,22 1.271,17 24,52
3º Quartil 18.460,67 221.528,06 4.615,17 89,01
Teto Salarial 24.206,19 290.474,23 6.051,55 116,72


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.218 - 27.647 10.573,15 3.217,87 7.500,00 22.825,36 27.646,76
Rio de Janeiro - RJ 1.358 - 11.317 3.354,77 1.358,40 1.358,56 9.343,56 11.317,20
Belo Horizonte - MG 1.312 - 10.394 4.017,37 1.312,44 3.500,00 8.581,52 10.394,19
Recife - PE 1.525 - 24.727 8.216,73 1.525,00 5.434,00 20.414,48 24.726,62
Fortaleza - CE 1.500 - 11.564 4.571,05 1.500,00 4.000,00 9.547,23 11.563,89
Anápolis - GO 1.119 - 1.355 1.119,00 1.119,00 1.119,00 1.119,00 1.355,37
Curitiba - PR 1.940 - 11.939 5.228,65 1.939,52 3.200,00 9.857,30 11.939,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.702 - 27.473 10.230,25 2.701,62 7.096,78 22.681,63 27.472,67
Rio de Janeiro 1.358 - 11.469 3.353,55 1.358,40 1.358,56 9.468,78 11.468,87
Minas Gerais 1.264 - 11.140 4.145,63 1.263,82 3.473,00 9.196,97 11.139,64
Rio Grande do Sul 1.320 - 18.681 5.858,63 1.320,34 3.475,00 15.423,23 18.681,07
Goiás 1.119 - 7.603 2.467,89 1.119,00 1.946,16 6.276,79 7.602,63
Santa Catarina 1.305 - 10.205 3.819,35 1.305,00 2.000,00 8.425,41 10.205,10
Mato Grosso 1.045 - 6.494 3.041,97 1.045,00 2.833,77 5.361,89 6.494,48
Pernambuco 1.525 - 24.727 8.216,73 1.525,00 5.434,00 20.414,48 24.726,62
Ceará 1.318 - 9.494 4.048,94 1.317,58 3.165,06 7.838,14 9.493,78
Paraná 1.080 - 11.939 4.360,47 1.080,00 3.200,00 9.857,30 11.939,46


Principais locais de trabalho

Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

O exercício desse cargo requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de captação (fundos e investimentos institucionais)

Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários devem:

  • desenvolver propostas de crédito;
  • efetivar negócios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interagir com Áreas afins locais e internacionais;
  • prevenir operações ilegais;
  • prospectar clientes;
  • exercer ações gerenciais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • gerenciar carteira de clientes;

  • Atividades

    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês, espanhol);
    • relacionar-se com público;
    • demonstrar flexibilidade;
    • identificar perfil do cliente;
    • avaliar resultados;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • monitorar metas;
    • submeter propostas ao comitê de investimentos;
    • interagir com áreas de marketing;
    • estabelecer rede de contatos;
    • adequar produtos e serviços ao perfil do cliente;
    • captar recursos para aplicações financeiras;
    • coletar informações econômico-financeiras da empresa;
    • sugerir opções de negócios;
    • desenvolver equipe;
    • contatar clientes;
    • consultar listas direcionadas;
    • conferir autorização de pessoas para movimentação ou consulta de contas;
    • reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes;
    • definir parâmetros da operação;
    • consultar jornais e revistas econômicos;
    • identificar prazos compatíveis com fluxo de caixa do cliente;
    • mapear público-alvo;
    • atualizar-se profissionalmente;
    • atuar em eventos (feiras, congressos, palestras, exposições);
    • solicitar relatórios especiais para clientes;
    • demonstrar segurança;
    • obter informações sobre o mercado financeiro;
    • entregar demonstração financeira a clientes;
    • conceder linhas de crédito;
    • liquidar operações;
    • repassar informações sobre mercado financeiro para clientes;
    • demonstrar cultura geral;
    • oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios;
    • visitar clientes;
    • projetar rendimento de aplicações;
    • intermediar operações entre doador e tomador de recursos;
    • evidenciar postura e ética profissional;
    • preparar visita a clientes;
    • executar ordens de movimentação de contas;
    • traçar plano de ação em linha com diretrizes nacional e internacional;
    • interagir com setores operacionais;
    • analisar riscos e fatores mitigantes de crédito;
    • acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente;
    • acompanhar variação das taxas de produtos negociados (cdc) ;
    • agendar visita a clientes;
    • participar de reuniões com área econômica do banco;
    • evidenciar capacidade técnica;
    • assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo;
    • simular empréstimos;
    • abrir conta;
    • suprir auditoria com informações;
    • auxiliar na elaboração de operações estruturadas;
    • elaborar propostas;
    • verificar autenticidade da documentação de clientes;
    • submeter aprovação de crédito à alçada superior;
    • interagir com gerentes do banco em outros países;
    • solicitar indicação de clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • levantar taxas aplicadas na região de atuação;
    • transmitir credibilidade;
    • dimensionar linha de crédito (produtos, limites, prazo e garantias);
    • averiguar procedência de recursos;
    • interagir com gestores externos e internos;
    • formalizar operação;
    • providenciar documentação para operação;
    • submeter propostas de investimentos à avaliação do grau de risco;
    • efetuar projeções financeiras;
    • validar relatórios de posição de carteira de investimentos;
    • agir em conformidade com a legislação em vigor;
    • analisar setor de atuação da empresa;
    • pesquisar comprometimento financeiro do cliente;
    • negociar prazo para início de operação;
    • requisitar avaliação de risco de crédito;
    • falar em público;
    • "efetuar pós-venda (""follow-up"")";
    • calcular taxas;
    • detectar o grau de aversão a risco do cliente;
    • acompanhar movimentação de contas;
    • encaminhar regulamentos para clientes;
    • verificar veracidade das informações de clientes;
    • liberar empréstimos;
    • participar de reuniões com profissionais do mercado financeiro;
    • precificar produtos;
    • apresentar proposta ao comitê de crédito;
    • analisar desempenho da empresa dentro do setor de atuação;
    • redigir relatórios;
    • orientar equipe;
    • buscar consultorias em áreas competentes (tributária, cambial, jurídica, seguros, corretoras);
    • conferir destino de recursos;
    • incrementar plano de venda ou de captação;
    • administrar aplicações de clientes;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • garantir qualidade dos serviços;
    • apresentar a instituição (banco);
    • identificar necessidades do cliente;


    Setores que mais contratam Gerente de captação (fundos e investimentos institucionais) no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Correspondentes de instituições financeiras
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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