Salário para o cargo de Agente social
CBO 5153-10 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Agente social - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Agente social

Um Agente social trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.124,20 e R$ 5.198,71, com a média salarial de R$ 2.132,69 e o salário mediana em R$ 1.623,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente social

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.132,69 25.592,34 533,17 10,75
1º Quartil 1.124,20 13.490,42 281,05 5,67
Salário Mediana 1.623,00 19.476,00 405,75 8,18
3º Quartil 3.964,76 47.577,14 991,19 19,98
Teto Salarial 5.198,71 62.384,58 1.299,68 26,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.426 - 7.015 3.368,80 1.425,70 2.508,92 5.791,68 7.015,05
São Paulo - SP 1.357 - 4.955 2.297,18 1.356,55 1.889,80 4.091,11 4.955,27
Rio de Janeiro - RJ 1.072 - 3.375 1.693,25 1.072,13 1.529,90 2.786,73 3.375,37
Brasília - DF 1.056 - 3.353 1.507,62 1.055,53 1.100,00 2.768,38 3.353,15
Salvador - BA 1.115 - 3.908 1.954,49 1.115,25 1.500,00 3.226,69 3.908,26
Porto Alegre - RS 1.212 - 3.715 2.010,70 1.212,25 1.663,79 3.066,79 3.714,59
Jequié - BA 1.065 - 2.111 1.504,76 1.064,71 1.611,12 1.743,19 2.111,41
Guarulhos - SP 1.440 - 2.158 1.627,97 1.439,72 1.623,00 1.781,57 2.157,89
Brumadinho - MG 3.178 - 4.578 3.629,53 3.178,13 3.780,00 3.780,00 4.578,45
São João de Meriti - RJ 1.865 - 2.317 1.901,20 1.865,36 1.912,49 1.912,72 2.316,74
Contagem - MG 1.475 - 2.259 1.576,60 1.474,51 1.474,51 1.864,82 2.258,73
Franco da Rocha - SP 1.273 - 1.542 1.273,28 1.273,28 1.273,28 1.273,28 1.542,23
Santo André - SP 1.343 - 3.827 1.960,60 1.343,38 1.800,00 3.159,21 3.826,53
Sertãozinho - SP 1.045 - 1.332 1.072,50 1.045,00 1.072,50 1.100,00 1.332,35
Boa Vista - RR 2.788 - 4.236 3.116,36 2.787,88 3.090,00 3.497,56 4.236,35
Uberlândia - MG 1.082 - 1.606 1.150,41 1.082,29 1.100,00 1.326,00 1.606,09
Araraquara - SP 1.179 - 1.501 1.194,32 1.179,26 1.179,26 1.239,48 1.501,30
Recife - PE 1.246 - 5.693 2.506,45 1.245,76 2.150,00 4.700,00 5.692,78
Jacareí - SP 1.367 - 1.721 1.408,73 1.367,00 1.421,00 1.421,00 1.721,16
Fortaleza - CE 1.213 - 4.527 2.326,60 1.212,96 2.200,00 3.737,62 4.527,11


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 3.930 1.915,16 1.180,22 1.630,00 3.244,59 3.929,95
Minas Gerais 1.301 - 6.341 2.994,52 1.300,62 2.508,92 5.235,19 6.341,02
Bahia 1.091 - 3.248 1.728,08 1.090,53 1.611,12 2.681,18 3.247,53
Rio de Janeiro 1.081 - 3.245 1.747,79 1.080,56 1.656,43 2.678,73 3.244,56
Distrito Federal 1.056 - 3.353 1.507,62 1.055,53 1.100,00 2.768,38 3.353,15
Rio Grande do Sul 1.185 - 3.689 1.977,78 1.185,03 1.663,79 3.045,65 3.688,99
Paraná 1.075 - 3.796 1.755,58 1.075,00 1.440,40 3.133,95 3.795,94
Pernambuco 1.050 - 4.202 1.820,78 1.050,36 1.372,88 3.468,82 4.201,54
Espírito Santo 1.510 - 2.472 1.682,56 1.510,13 1.596,23 2.041,00 2.472,12
Roraima 2.788 - 4.236 3.116,36 2.787,88 3.090,00 3.497,56 4.236,35
Ceará 1.087 - 4.308 2.099,84 1.087,37 2.200,00 3.556,35 4.307,55
Maranhão 1.056 - 3.412 2.069,20 1.056,00 2.500,00 2.816,65 3.411,61
Santa Catarina 1.337 - 6.345 2.694,13 1.337,09 1.800,00 5.238,25 6.344,72
Mato Grosso 1.097 - 9.568 3.794,07 1.097,16 1.700,00 7.899,42 9.568,01
Piauí 1.045 - 3.177 1.442,20 1.045,00 1.100,00 2.623,00 3.177,06
Rio Grande do Norte 1.977 - 5.236 2.827,06 1.977,18 2.461,84 4.322,50 5.235,54
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.008 1.237,43 1.045,00 1.126,00 1.658,00 2.008,22
Pará 1.708 - 7.674 3.443,42 1.707,67 3.090,00 6.336,00 7.674,35
Goiás 1.045 - 4.241 1.766,63 1.045,00 1.260,00 3.501,50 4.241,12


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente social

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • comunicar-se;
  • identificar necessidades/demandas;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • planejar trabalho;
  • avaliar processo de trabalho;

  • Atividades

    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • avistar assistidos/usuários;
    • verificar denúncias;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • realizar atividades artísticas;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • construir hábitos;
    • tomar decisões;
    • apontar alternativas;
    • avaliar ações;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • analisar práticas;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • participar da elaboração de questionários;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • definir metodologia de trabalho;
    • levantar dados estatísticos;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • definir rotina administrativa;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • realizar visitas domiciliares;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • passar o plantão;
    • receber denúncias;
    • demonstrar autocontrole;
    • exercitar atividade de escuta;
    • notificar pessoas e entidades;
    • analisar resultados;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • requisitar serviços;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • agir sob pressão;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • agendar visitas;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • demonstrar coragem;
    • resgatar autoestima;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • planejar eventos;
    • revistar as celas;
    • identificar público-alvo;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • analisar casos;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • recepcionar educando/ interno;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • administrar conflitos;
    • monitorar comportamento;
    • demonstrar pró atividade;
    • respeitar diferenças;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • participar da elaboração das normas;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • demonstrar persistência;
    • realizar rondas;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • criar vínculos;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • trocar experiências;
    • revistar o interno e visitantes;
    • inspirar confiança;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • preencher documentos;
    • definir metas;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir estratégias;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • alterar estratégias;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • mapear público-alvo;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • registrar ocorrências;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • denunciar situação de risco;
    • encaminhar documentação oficial;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • demonstrar criatividade;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • acolher educando;
    • receber demanda espontânea;
    • buscar identificação e empatia;
    • pesquisar histórico familiar;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • realizar terapias em grupo;
    • demonstrar entusiasmo;
    • identificar internos em situação de risco;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • servir de exemplo;
    • desenvolver oficinas;
    • estabelecer cronograma;
    • permanecer em estado de alerta;
    • assumir riscos;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • conscientizar sobre riscos;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • fazer devolutiva;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • definir objetivos;
    • despertar esperança;
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Agente social no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços de engenharia
    • Serviços especializados para construção não especificados anteriormente
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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