Salário para o cargo de Conselheiro de dependente químico
CBO 5153-15 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Conselheiro de dependente químico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Conselheiro de dependente químico

Um Conselheiro de dependente químico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.118,13 e R$ 2.501,46, com a média salarial de R$ 1.411,35 e o salário mediana em R$ 1.230,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Conselheiro de dependente químico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.411,35 16.936,21 352,84 6,81
1º Quartil 1.118,13 13.417,53 279,53 5,39
Salário Mediana 1.230,00 14.760,00 307,50 5,93
3º Quartil 1.907,72 22.892,63 476,93 9,20
Teto Salarial 2.501,46 30.017,51 625,36 12,06


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberlândia - MG 1.082 - 1.559 1.132,44 1.082,29 1.082,29 1.287,43 1.559,37
São Paulo - SP 1.221 - 5.830 2.351,04 1.220,81 1.650,57 4.812,96 5.829,60
Recife - PE 1.055 - 1.582 1.127,22 1.054,92 1.070,00 1.305,77 1.581,59
Jundiaí - SP 1.679 - 5.558 2.601,23 1.679,21 1.800,00 4.588,33 5.557,52
São José do Rio Preto - SP 1.237 - 1.653 1.326,00 1.236,77 1.348,61 1.365,00 1.653,33
Brasília - DF 1.045 - 1.802 1.167,98 1.045,00 1.045,00 1.488,05 1.802,37
Teresina - PI 1.045 - 2.186 1.258,76 1.045,00 1.045,00 1.805,00 2.186,27
Fortaleza - CE 1.077 - 1.489 1.127,18 1.077,24 1.105,66 1.229,39 1.489,08
Alpercata - MG 1.300 - 1.748 1.334,48 1.300,00 1.300,00 1.442,86 1.747,63
Igarassu - PE 1.045 - 2.932 1.393,81 1.045,00 1.149,50 2.420,30 2.931,54
Itapira - SP 1.556 - 3.050 1.844,33 1.556,08 1.626,24 2.518,23 3.050,16
Candeias - BA 1.240 - 1.526 1.255,20 1.240,00 1.260,00 1.260,00 1.526,15
Camaragibe - PE 1.045 - 1.439 1.116,84 1.045,00 1.112,10 1.187,76 1.438,65
Rio de Janeiro - RJ 1.267 - 3.654 1.986,87 1.266,67 1.945,71 3.016,91 3.654,17
São Cristóvão - SE 1.045 - 2.456 1.331,88 1.045,00 1.149,50 2.027,50 2.455,77
Cajamar - SP 1.128 - 1.434 1.161,09 1.128,00 1.184,00 1.184,00 1.434,10
Batatais - SP 1.357 - 1.834 1.416,30 1.357,28 1.400,00 1.514,44 1.834,33
Joinville - SC 1.324 - 2.027 1.429,02 1.323,80 1.344,00 1.673,71 2.027,25
Uberaba - MG 1.045 - 1.327 1.061,86 1.045,00 1.062,00 1.095,42 1.326,81
Lins - SP 1.199 - 1.743 1.324,75 1.198,74 1.340,84 1.439,11 1.743,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.148 - 3.071 1.601,56 1.148,23 1.365,00 2.535,27 3.070,79
Minas Gerais 1.058 - 1.854 1.212,94 1.057,79 1.100,00 1.530,85 1.854,21
Pernambuco 1.045 - 1.838 1.191,91 1.045,00 1.100,00 1.517,79 1.838,40
Rio Grande do Sul 1.124 - 2.522 1.435,53 1.123,99 1.265,63 2.082,03 2.521,81
Santa Catarina 1.148 - 2.080 1.405,13 1.148,42 1.344,00 1.717,62 2.080,43
Paraná 1.212 - 2.404 1.543,62 1.212,28 1.501,60 1.985,16 2.404,49
Bahia 1.094 - 1.577 1.223,01 1.094,43 1.250,00 1.301,60 1.576,53
Goiás 1.051 - 2.396 1.321,74 1.050,58 1.130,00 1.977,83 2.395,61
Rio de Janeiro 1.180 - 3.202 1.811,62 1.179,81 1.945,71 2.643,25 3.201,58
Ceará 1.052 - 1.589 1.143,54 1.052,27 1.105,66 1.311,71 1.588,78
Distrito Federal 1.045 - 1.802 1.167,98 1.045,00 1.045,00 1.488,05 1.802,37
Piauí 1.045 - 2.163 1.265,38 1.045,00 1.072,50 1.786,08 2.163,35
Espírito Santo 1.151 - 1.628 1.217,93 1.151,08 1.193,15 1.344,06 1.627,96
Mato Grosso 1.076 - 2.261 1.315,91 1.075,63 1.167,00 1.866,67 2.260,96
Sergipe 1.045 - 2.628 1.392,53 1.045,00 1.264,45 2.169,58 2.627,86
Alagoas 1.045 - 2.109 1.250,45 1.045,00 1.045,00 1.741,13 2.108,91
Maranhão 1.052 - 2.456 1.290,74 1.052,29 1.055,93 2.027,33 2.455,57
Mato Grosso do Sul 1.114 - 2.885 1.594,07 1.114,08 1.500,00 2.381,72 2.884,80
Pará 1.045 - 2.665 1.378,70 1.045,00 1.045,00 2.200,00 2.664,71
Rio Grande do Norte 1.100 - 1.459 1.130,83 1.100,00 1.100,00 1.204,15 1.458,50


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Conselheiro de dependente químico

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • comunicar-se;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • avaliar processo de trabalho;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • planejar trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar necessidades/demandas;

  • Atividades

    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • resgatar autoestima;
    • avaliar ações;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • agendar visitas;
    • trabalhar em equipe;
    • requisitar serviços;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • conscientizar sobre riscos;
    • denunciar situação de risco;
    • exercitar atividade de escuta;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • contornar situações adversas;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • analisar casos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • definir metas;
    • agir sob pressão;
    • levantar dados estatísticos;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • assumir riscos;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • verificar denúncias;
    • preencher documentos;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • desenvolver oficinas;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • tomar decisões;
    • participar da elaboração das normas;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • analisar resultados;
    • encaminhar documentação oficial;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • fazer devolutiva;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • mapear público-alvo;
    • pesquisar histórico familiar;
    • permanecer em estado de alerta;
    • realizar rondas;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • administrar conflitos;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • definir estratégias;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • registrar ocorrências;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • passar o plantão;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • participar da elaboração de questionários;
    • identificar internos em situação de risco;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • construir hábitos;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • inspirar confiança;
    • realizar atividades artísticas;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • monitorar comportamento;
    • realizar terapias em grupo;
    • despertar esperança;
    • analisar práticas;
    • trocar experiências;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • criar vínculos;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • demonstrar coragem;
    • planejar eventos;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • notificar pessoas e entidades;
    • estabelecer cronograma;
    • recepcionar educando/ interno;
    • realizar visitas domiciliares;
    • buscar identificação e empatia;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • demonstrar criatividade;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • definir metodologia de trabalho;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • apontar alternativas;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • revistar as celas;
    • alterar estratégias;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • identificar público-alvo;
    • definir rotina administrativa;
    • demonstrar persistência;
    • receber demanda espontânea;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • revistar o interno e visitantes;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • avistar assistidos/usuários;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • servir de exemplo;
    • receber denúncias;
    • demonstrar pró atividade;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • demonstrar autocontrole;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • respeitar diferenças;
    • acolher educando;
    • definir objetivos;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • demonstrar flexibilidade;


    Setores que mais contratam Conselheiro de dependente químico no mercado de trabalho

    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de centros de assistência psicossocial
    • Albergues assistenciais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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