Salário para o cargo de Agente educacional
CBO 5153-25 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Agente educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Agente educacional

Um Agente educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.134,69 e R$ 3.894,12, com a média salarial de R$ 1.808,85 e o salário mediana em R$ 1.615,38 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.808,85 21.706,21 452,21 9,03
1º Quartil 1.134,69 13.616,23 283,67 5,66
Salário Mediana 1.615,38 19.384,56 403,85 8,06
3º Quartil 2.969,82 35.637,83 742,45 14,82
Teto Salarial 3.894,12 46.729,39 973,53 19,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.459 - 4.482 2.193,72 1.458,86 1.751,95 3.700,58 4.482,25
Belo Horizonte - MG 1.542 - 2.417 1.691,86 1.542,22 1.615,38 1.995,64 2.417,18
Salvador - BA 1.048 - 1.553 1.106,91 1.048,39 1.048,39 1.282,48 1.553,37
Campinas - SP 1.418 - 2.613 1.646,51 1.417,89 1.515,00 2.156,93 2.612,53
Porto Alegre - RS 1.341 - 7.525 2.711,59 1.340,70 1.500,00 6.212,60 7.524,89
Ribeirão das Neves - MG 1.261 - 1.527 1.260,84 1.260,84 1.260,84 1.260,84 1.527,17
Rio de Janeiro - RJ 1.110 - 3.081 1.814,45 1.109,82 1.800,00 2.543,68 3.080,99
Manaus - AM 1.262 - 1.533 1.262,81 1.262,00 1.262,00 1.265,32 1.532,59
Brasília - DF 1.388 - 3.051 2.028,55 1.388,09 2.100,00 2.518,98 3.051,06
Niterói - RJ 1.200 - 1.636 1.294,51 1.200,36 1.313,46 1.350,77 1.636,09
Itaqui - RS 1.500 - 1.819 1.500,55 1.500,00 1.500,00 1.502,19 1.819,49
Santo André - SP 1.181 - 2.877 1.465,80 1.180,94 1.180,94 2.374,87 2.876,52
Ananindeua - PA 1.155 - 1.446 1.185,22 1.155,46 1.193,72 1.193,72 1.445,87
Florianópolis - SC 1.325 - 2.211 1.474,81 1.325,00 1.391,00 1.825,25 2.210,80
Vacaria - RS 1.285 - 1.655 1.323,81 1.285,00 1.320,00 1.366,20 1.654,78
Fortaleza - CE 1.240 - 6.060 2.561,30 1.240,07 1.997,75 5.002,91 6.059,67
Juiz de Fora - MG 2.400 - 3.201 2.490,92 2.400,00 2.400,00 2.642,46 3.200,63
Sumaré - SP 1.653 - 2.322 1.813,58 1.652,73 1.835,00 1.917,33 2.322,33
Taquaritinga - SP 2.183 - 2.919 2.231,94 2.183,45 2.183,45 2.409,75 2.918,77
São Leopoldo - RS 1.578 - 2.832 2.146,88 1.578,28 2.338,19 2.338,19 2.832,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.344 - 4.242 2.121,87 1.344,05 1.751,95 3.502,07 4.241,82
Minas Gerais 1.299 - 2.704 1.690,57 1.298,76 1.615,38 2.232,74 2.704,37
Bahia 1.048 - 1.608 1.118,25 1.048,39 1.048,39 1.327,83 1.608,31
Rio Grande do Sul 1.279 - 5.188 2.131,13 1.279,18 1.500,00 4.282,88 5.187,56
Rio de Janeiro 1.096 - 2.982 1.529,12 1.096,17 1.313,46 2.462,32 2.982,43
Amazonas 1.262 - 1.533 1.262,81 1.262,00 1.262,00 1.265,32 1.532,59
Distrito Federal 1.388 - 3.051 2.028,55 1.388,09 2.100,00 2.518,98 3.051,06
Paraná 1.246 - 1.840 1.373,55 1.246,47 1.379,17 1.519,34 1.840,27
Pará 1.140 - 1.446 1.180,21 1.139,68 1.193,72 1.193,72 1.445,87
Santa Catarina 1.280 - 2.339 1.472,96 1.280,08 1.385,50 1.930,72 2.338,55
Espírito Santo 1.220 - 2.246 1.474,89 1.220,10 1.550,00 1.854,71 2.246,48
Ceará 1.240 - 6.060 2.561,30 1.240,07 1.997,75 5.002,91 6.059,67
Goiás 1.080 - 1.890 1.274,53 1.080,08 1.235,00 1.560,00 1.889,52
Mato Grosso do Sul 1.114 - 1.665 1.247,56 1.114,00 1.250,00 1.375,00 1.665,44
Roraima 2.000 - 2.422 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente educacional

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • identificar necessidades/demandas;
  • planejar trabalho;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • avaliar processo de trabalho;

  • Atividades

    • buscar identificação e empatia;
    • receber demanda espontânea;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • analisar resultados;
    • recepcionar educando/ interno;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • criar vínculos;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • revistar o interno e visitantes;
    • realizar rondas;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • demonstrar persistência;
    • demonstrar pró atividade;
    • planejar eventos;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • pesquisar histórico familiar;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • conscientizar sobre riscos;
    • participar da elaboração das normas;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • fazer devolutiva;
    • encaminhar documentação oficial;
    • trabalhar em equipe;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • revistar as celas;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • analisar casos;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • preencher documentos;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • identificar público-alvo;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • resgatar autoestima;
    • denunciar situação de risco;
    • demonstrar criatividade;
    • apontar alternativas;
    • assumir riscos;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • participar da elaboração de questionários;
    • demonstrar autocontrole;
    • construir hábitos;
    • agendar visitas;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • tomar decisões;
    • contornar situações adversas;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • avaliar ações;
    • inspirar confiança;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • definir metodologia de trabalho;
    • realizar terapias em grupo;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • identificar internos em situação de risco;
    • mapear público-alvo;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • receber denúncias;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • desenvolver oficinas;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • estabelecer cronograma;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • registrar ocorrências;
    • verificar denúncias;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • demonstrar coragem;
    • respeitar diferenças;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • realizar atividades artísticas;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • requisitar serviços;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • despertar esperança;
    • monitorar comportamento;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • alterar estratégias;
    • passar o plantão;
    • administrar conflitos;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • levantar dados estatísticos;
    • definir metas;
    • agir sob pressão;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • trocar experiências;
    • definir estratégias;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • definir objetivos;
    • realizar visitas domiciliares;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • permanecer em estado de alerta;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • avistar assistidos/usuários;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • servir de exemplo;
    • demonstrar entusiasmo;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • analisar práticas;
    • exercitar atividade de escuta;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • acolher educando;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • notificar pessoas e entidades;
    • definir rotina administrativa;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;


    Setores que mais contratam Agente educacional no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades associativas
    • Educação infantil - creche
    • Instalação e manutenção elétrica
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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