Salário para o cargo de Coordenador de vendas (restaurante)
CBO 1415-10 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Coordenador de vendas (restaurante) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Coordenador de vendas (restaurante)

Um Coordenador de vendas (restaurante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.331,04 e R$ 5.303,80, com a média salarial de R$ 2.340,54 e o salário mediana em R$ 1.990,67 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de vendas (restaurante)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.340,54 28.086,42 585,13 10,85
1º Quartil 1.331,04 15.972,53 332,76 6,17
Salário Mediana 1.990,67 23.888,04 497,67 9,23
3º Quartil 4.044,90 48.538,84 1.011,23 18,75
Teto Salarial 5.303,80 63.645,58 1.325,95 24,59


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.527 - 5.539 2.659,85 1.526,68 2.214,00 4.573,12 5.539,09
Rio de Janeiro - RJ 1.283 - 4.631 2.187,87 1.283,23 1.793,50 3.823,66 4.631,33
Curitiba - PR 1.409 - 4.959 2.504,19 1.408,67 2.219,00 4.094,35 4.959,20
Belo Horizonte - MG 1.223 - 4.108 2.148,40 1.223,25 1.928,37 3.391,59 4.107,99
Campinas - SP 1.611 - 5.243 2.690,23 1.610,93 2.331,22 4.328,89 5.243,29
Brasília - DF 1.227 - 3.966 2.004,52 1.226,53 1.762,44 3.274,46 3.966,13
Porto Alegre - RS 1.295 - 4.022 2.039,37 1.294,61 1.702,56 3.320,83 4.022,29
Fortaleza - CE 1.101 - 8.085 2.722,79 1.100,81 1.544,58 6.674,67 8.084,57
Salvador - BA 1.205 - 4.522 2.131,71 1.205,46 1.683,90 3.733,14 4.521,69
Florianópolis - SC 1.370 - 3.543 1.921,17 1.370,33 1.686,59 2.925,46 3.543,41
Recife - PE 1.277 - 5.193 2.394,32 1.276,66 2.000,00 4.287,16 5.192,73
Barueri - SP 1.678 - 5.358 2.718,87 1.677,55 2.250,00 4.424,00 5.358,49
Manaus - AM 1.363 - 4.332 2.203,88 1.362,57 1.827,00 3.576,91 4.332,46
Goiânia - GO 1.106 - 4.153 1.916,79 1.105,73 1.500,00 3.428,74 4.152,99
Guarulhos - SP 1.554 - 4.838 2.431,89 1.553,53 2.046,00 3.994,29 4.838,01
Ribeirão Preto - SP 1.426 - 4.072 2.210,53 1.425,84 1.927,78 3.362,10 4.072,27
Joinville - SC 1.570 - 4.576 2.596,45 1.570,26 2.610,71 3.778,18 4.576,24
Vitoria - ES 1.229 - 4.285 2.164,56 1.228,68 1.864,97 3.537,39 4.284,60
Jundiaí - SP 1.661 - 4.653 2.490,73 1.661,37 2.109,77 3.841,81 4.653,31
São Bernardo do Campo - SP 1.630 - 4.420 2.380,57 1.629,90 2.078,50 3.649,42 4.420,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.516 - 5.412 2.588,15 1.515,96 2.098,80 4.468,31 5.412,15
Rio de Janeiro 1.290 - 4.422 2.142,46 1.290,12 1.765,72 3.650,87 4.422,04
Minas Gerais 1.225 - 4.200 2.129,31 1.225,24 1.843,28 3.467,41 4.199,83
Paraná 1.370 - 4.616 2.326,70 1.370,05 2.000,00 3.811,40 4.616,49
Rio Grande do Sul 1.295 - 4.012 2.069,75 1.295,42 1.800,00 3.312,07 4.011,68
Santa Catarina 1.412 - 4.028 2.139,59 1.412,01 1.850,00 3.325,26 4.027,65
Bahia 1.204 - 4.187 2.059,41 1.203,60 1.700,00 3.456,51 4.186,63
Distrito Federal 1.227 - 3.966 2.004,52 1.226,53 1.762,44 3.274,46 3.966,13
Goiás 1.136 - 4.175 2.044,22 1.136,26 1.705,65 3.446,98 4.175,09
Ceará 1.100 - 10.244 3.189,24 1.099,92 1.557,00 8.457,87 10.244,42
Pernambuco 1.245 - 4.925 2.299,91 1.245,15 1.966,00 4.065,90 4.924,74
Espírito Santo 1.199 - 3.889 2.000,80 1.198,71 1.757,55 3.210,70 3.888,89
Mato Grosso 1.233 - 4.799 2.387,52 1.232,77 2.111,78 3.961,69 4.798,52
Amazonas 1.357 - 4.315 2.197,92 1.357,10 1.827,00 3.562,42 4.314,90
Pará 1.212 - 4.881 2.369,57 1.212,03 2.000,00 4.029,66 4.880,85
Mato Grosso do Sul 1.173 - 4.700 2.196,47 1.172,80 1.815,50 3.879,97 4.699,54
Paraíba 1.152 - 4.003 1.979,84 1.152,13 1.718,91 3.304,55 4.002,57
Rio Grande do Norte 1.140 - 3.262 1.743,38 1.139,60 1.500,00 2.693,41 3.262,33
Sergipe 1.081 - 3.518 1.765,10 1.081,08 1.500,00 2.904,20 3.517,65
Maranhão 1.330 - 4.970 2.401,96 1.330,49 2.123,86 4.103,55 4.970,34
Alagoas 1.164 - 4.014 1.920,81 1.163,84 1.512,39 3.313,64 4.013,58
Piauí 1.125 - 3.247 1.743,74 1.124,90 1.567,50 2.680,63 3.246,86
Rondônia 1.133 - 3.660 1.791,87 1.132,85 1.464,84 3.022,02 3.660,36
Tocantins 1.087 - 8.086 2.655,35 1.087,41 1.560,00 6.675,79 8.085,91
Roraima 1.097 - 3.472 1.751,55 1.096,67 1.500,00 2.866,67 3.472,19


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Coordenador de vendas (restaurante)

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • administrar pessoal;
  • administrar recursos financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar compras;
  • executar rotinas administrativas;
  • promover vendas de produtos e serviços;

  • Atividades

    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • supervisionar serviços de governança;
    • viabilizar treinamento;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • atender auditorias;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • analisar previsões de mercado;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • motivar equipes;
    • propor investimentos;
    • propor reformas de instalações;
    • criar planos de incentivo;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • autorizar compras;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • promover reuniões da equipe;
    • controlar inventários;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • medir satisfação do cliente;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • elaborar orçamento;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • atender fornecedores;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • controlar desperdícios;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar cardápio;
    • identificar segmentos de turismo;
    • controlar documentação;
    • pesquisar novas receitas;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • verificar arrumação de salões;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • assumir responsabilidade;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • relacionar-se com a mídia;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • liderar equipes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar execução de obras;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • demonstrar dinamismo;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • definir fornecedores;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • definir equipes de trabalho;
    • administrar conflitos;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • tomar decisões;
    • controlar reposição de uniformes;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • demonstrar fluência verbal;
    • elaborar carta de bebidas;
    • alocar recursos;
    • atender fiscalizações;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • supervisionar serviços de recepção;


    Setores que mais contratam Coordenador de vendas (restaurante) no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Cantinas - serviços de alimentação privativos
    • Hotéis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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