Salário para o cargo de Gerente de produtos de turismo
CBO 1415-25 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de produtos de turismo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de produtos de turismo

Um Gerente de produtos de turismo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.552,24 e R$ 12.149,44, com a média salarial de R$ 4.198,23 e o salário mediana em R$ 2.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de produtos de turismo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.198,23 50.378,79 1.049,56 19,92
1º Quartil 1.552,24 18.626,87 388,06 7,36
Salário Mediana 2.750,00 33.000,00 687,50 13,05
3º Quartil 9.265,69 111.188,22 2.316,42 43,95
Teto Salarial 12.149,44 145.793,34 3.037,36 57,63


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.870 - 16.761 6.703,14 1.869,88 5.603,95 13.837,78 16.760,73
Rio de Janeiro - RJ 2.278 - 10.090 4.161,84 2.277,81 2.750,00 8.330,33 10.089,95
Belo Horizonte - MG 1.520 - 10.842 3.748,51 1.520,00 1.726,00 8.951,20 10.841,96
Foz do Iguaçu - PR 2.070 - 5.816 3.018,63 2.070,00 2.782,00 4.802,02 5.816,34
Curitiba - PR 1.900 - 8.657 4.036,13 1.900,13 3.503,50 7.147,36 8.657,09
Porto Seguro - BA 1.506 - 6.465 2.813,24 1.506,23 2.131,00 5.337,73 6.465,21
Barueri - SP 4.900 - 16.214 7.575,33 4.900,00 6.559,80 13.386,00 16.213,52
Santo André - SP 11.295 - 31.808 17.722,71 11.295,00 14.859,00 26.261,00 31.808,11
Armação de Búzios - RJ 1.516 - 4.409 2.520,22 1.516,32 2.402,16 3.640,00 4.408,88
Aracaju - SE 1.702 - 6.339 2.591,83 1.701,96 1.996,90 5.233,37 6.338,81
Brotas - SP 1.369 - 3.443 1.899,38 1.368,70 1.786,02 2.842,20 3.442,56
Uberlândia - MG 1.242 - 3.406 2.052,15 1.241,76 2.107,58 2.812,06 3.406,05
Salvador - BA 1.960 - 7.873 4.322,34 1.960,04 4.779,52 6.500,00 7.873,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.766 - 16.774 6.262,43 1.765,56 4.544,64 13.848,63 16.773,88
Rio de Janeiro 1.770 - 8.734 3.558,78 1.769,74 2.678,00 7.211,10 8.734,30
Minas Gerais 1.344 - 8.121 3.107,08 1.344,16 1.897,68 6.704,85 8.121,12
Paraná 1.991 - 7.208 3.368,94 1.990,82 2.782,00 5.951,16 7.208,23
Bahia 1.526 - 8.317 3.304,15 1.526,12 2.131,00 6.866,40 8.316,79
Rio Grande do Sul 1.382 - 5.606 2.839,43 1.382,45 2.500,00 4.628,33 5.605,98
Santa Catarina 1.482 - 5.687 2.737,19 1.482,49 2.429,59 4.695,33 5.687,13
Espírito Santo 1.192 - 3.299 1.975,78 1.191,76 2.083,20 2.724,00 3.299,39
Pernambuco 1.980 - 7.884 3.934,91 1.980,00 3.510,00 6.509,47 7.884,47
Goiás 1.209 - 4.326 2.333,68 1.209,00 2.405,00 3.571,45 4.325,85
Mato Grosso do Sul 1.741 - 5.208 2.819,42 1.741,00 2.800,00 4.300,00 5.208,29
Sergipe 1.702 - 6.339 2.591,83 1.701,96 1.996,90 5.233,37 6.338,81


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de produtos de turismo

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • promover vendas de produtos e serviços;
  • executar rotinas administrativas;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • gerenciar compras;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • administrar recursos financeiros;

  • Atividades

    • controlar reposição de uniformes;
    • tomar decisões;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • participar da promoção de ações sociais;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • relacionar-se com a mídia;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • atender fornecedores;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • coordenar execução de obras;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • controlar documentação;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • propor investimentos;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • controlar inventários;
    • elaborar orçamento;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • demonstrar fluência verbal;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • medir satisfação do cliente;
    • assumir responsabilidade;
    • controlar desperdícios;
    • definir fornecedores;
    • atender auditorias;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • viabilizar treinamento;
    • demonstrar dinamismo;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • elaborar cardápio;
    • criar planos de incentivo;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • elaborar carta de bebidas;
    • motivar equipes;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • alocar recursos;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • propor reformas de instalações;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • promover reuniões da equipe;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • verificar arrumação de salões;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • administrar conflitos;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • analisar previsões de mercado;
    • autorizar compras;
    • identificar segmentos de turismo;
    • atender fiscalizações;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • liderar equipes;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • definir equipes de trabalho;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • supervisionar serviços de governança;
    • pesquisar novas receitas;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;


    Setores que mais contratam Gerente de produtos de turismo no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Operadores turísticos
    • Condomínios prediais
    • Administração pública em geral
    • Restaurantes e similares
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Consultoria em publicidade
    • Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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