Salário para o cargo de Gerente de salão de café
CBO 1415-15 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de salão de café - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de salão de café

Um Gerente de salão de café trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.262,53 e R$ 4.514,63, com a média salarial de R$ 2.039,88 e o salário mediana em R$ 1.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de salão de café

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.039,88 24.478,58 509,97 9,47
1º Quartil 1.262,53 15.150,39 315,63 5,86
Salário Mediana 1.700,00 20.400,00 425,00 7,89
3º Quartil 3.443,05 41.316,63 860,76 15,98
Teto Salarial 4.514,63 54.175,61 1.128,66 20,96


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.453 - 4.586 2.312,86 1.453,17 2.000,00 3.786,25 4.586,02
Rio de Janeiro - RJ 1.315 - 3.561 1.908,69 1.314,78 1.650,09 2.939,94 3.560,94
Belo Horizonte - MG 1.119 - 3.209 1.679,51 1.118,60 1.500,00 2.649,25 3.208,85
Curitiba - PR 1.316 - 3.376 1.847,44 1.316,37 1.629,36 2.787,63 3.376,46
Brasília - DF 1.205 - 3.918 1.956,84 1.205,00 1.709,08 3.235,07 3.918,42
Porto Alegre - RS 1.280 - 3.474 1.884,05 1.280,36 1.699,29 2.868,44 3.474,34
Florianópolis - SC 1.356 - 3.476 1.892,41 1.356,39 1.648,00 2.869,68 3.475,84
Campinas - SP 1.445 - 5.094 2.380,30 1.445,06 1.932,00 4.205,60 5.093,95
Fortaleza - CE 1.079 - 3.717 1.738,56 1.078,54 1.450,40 3.068,97 3.717,23
Goiânia - GO 1.187 - 3.616 1.851,49 1.187,28 1.540,59 2.985,38 3.615,98
Salvador - BA 1.151 - 6.294 2.406,96 1.151,29 1.743,85 5.196,25 6.293,85
São José dos Campos - SP 1.358 - 3.608 1.991,94 1.358,10 1.830,08 2.979,18 3.608,48
Guarulhos - SP 1.463 - 3.719 2.101,88 1.463,35 1.919,43 3.070,73 3.719,36
Recife - PE 1.170 - 2.908 1.699,56 1.170,40 1.560,00 2.400,93 2.908,07
Niterói - RJ 1.198 - 3.895 1.907,13 1.197,75 1.592,00 3.215,57 3.894,80
São Bernardo do Campo - SP 1.185 - 3.238 1.881,55 1.185,09 1.800,00 2.673,50 3.238,22
Uberlândia - MG 1.197 - 3.798 1.862,85 1.197,06 1.500,00 3.135,74 3.798,11
Santos - SP 1.199 - 3.478 1.940,89 1.199,46 1.818,50 2.871,61 3.478,18
Ribeirão Preto - SP 1.332 - 3.824 1.908,06 1.332,16 1.442,50 3.157,19 3.824,08
Vila Velha - ES 1.119 - 3.356 1.702,04 1.118,94 1.455,24 2.771,05 3.356,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.419 - 4.392 2.230,16 1.418,73 1.904,00 3.626,03 4.391,96
Rio de Janeiro 1.301 - 3.748 1.941,42 1.300,55 1.650,00 3.094,04 3.747,60
Minas Gerais 1.140 - 5.496 2.176,56 1.139,71 1.500,00 4.537,19 5.495,58
Santa Catarina 1.371 - 3.578 1.951,56 1.371,46 1.709,00 2.953,85 3.577,80
Paraná 1.309 - 3.231 1.812,28 1.308,88 1.600,00 2.667,53 3.230,99
Rio Grande do Sul 1.274 - 3.251 1.805,52 1.273,92 1.570,03 2.684,02 3.250,96
Distrito Federal 1.205 - 3.918 1.956,84 1.205,00 1.709,08 3.235,07 3.918,42
Espírito Santo 1.127 - 3.829 1.838,32 1.127,48 1.500,00 3.161,59 3.829,42
Goiás 1.173 - 3.668 1.862,27 1.173,01 1.565,87 3.027,99 3.667,59
Bahia 1.175 - 5.786 2.330,90 1.174,69 1.600,00 4.776,84 5.785,85
Pernambuco 1.124 - 2.801 1.600,75 1.123,87 1.500,00 2.312,33 2.800,76
Ceará 1.073 - 3.535 1.694,97 1.073,13 1.450,40 2.918,56 3.535,05
Mato Grosso 1.084 - 2.774 1.533,34 1.084,10 1.400,00 2.289,98 2.773,70
Mato Grosso do Sul 1.203 - 3.170 1.790,52 1.203,26 1.618,24 2.617,14 3.169,96
Rio Grande do Norte 1.137 - 5.561 2.183,99 1.137,23 1.500,00 4.591,44 5.561,29
Pará 1.184 - 2.503 1.598,47 1.184,26 1.500,00 2.066,28 2.502,74
Paraíba 1.143 - 3.268 1.770,39 1.143,38 1.500,00 2.698,37 3.268,34
Tocantins 1.086 - 3.141 1.533,17 1.085,99 1.136,00 2.593,52 3.141,35
Maranhão 1.120 - 3.025 1.646,65 1.119,64 1.405,16 2.497,65 3.025,23
Alagoas 1.227 - 7.898 2.694,03 1.226,98 1.513,75 6.520,80 7.898,19
Rondônia 1.099 - 2.520 1.492,91 1.099,35 1.428,50 2.080,28 2.519,70
Piauí 1.186 - 2.459 1.597,57 1.186,27 1.629,60 2.030,00 2.458,80
Amazonas 1.179 - 3.469 1.953,92 1.178,88 1.600,00 2.864,14 3.469,13
Sergipe 1.161 - 2.912 1.639,15 1.161,18 1.583,50 2.404,06 2.911,87
Amapá 1.045 - 2.422 1.410,07 1.045,00 1.320,23 2.000,00 2.422,46
Roraima 1.500 - 3.405 2.328,47 1.500,00 2.562,50 2.810,94 3.404,69


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de salão de café

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • promover vendas de produtos e serviços;
  • administrar recursos financeiros;
  • prestar assessoria;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • executar rotinas administrativas;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • gerenciar compras;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • verificar arrumação de salões;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • controlar reposição de uniformes;
    • criar planos de incentivo;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • autorizar compras;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • propor reformas de instalações;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • supervisionar serviços de governança;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • coordenar execução de obras;
    • controlar desperdícios;
    • propor investimentos;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • viabilizar treinamento;
    • promover reuniões da equipe;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar inventários;
    • atender fiscalizações;
    • demonstrar fluência verbal;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • definir fornecedores;
    • atender auditorias;
    • elaborar cardápio;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • demonstrar dinamismo;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • atender fornecedores;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • alocar recursos;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • assumir responsabilidade;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • liderar equipes;
    • elaborar orçamento;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • tomar decisões;
    • controlar documentação;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • administrar conflitos;
    • pesquisar novas receitas;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • motivar equipes;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • medir satisfação do cliente;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • avaliar necessidade treinamento;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • elaborar carta de bebidas;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • identificar segmentos de turismo;
    • relacionar-se com a mídia;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • definir equipes de trabalho;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • analisar previsões de mercado;


    Setores que mais contratam Gerente de salão de café no mercado de trabalho

    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Restaurantes e similares
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Hotéis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de bebidas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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