Salário para o cargo de Gerente de salão de café
CBO 1415-15 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de salão de café - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de salão de café

Um Gerente de salão de café trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.262,53 e R$ 4.514,63, com a média salarial de R$ 2.039,88 e o salário mediana em R$ 1.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de salão de café

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.039,88 24.478,58 509,97 9,47
1º Quartil 1.262,53 15.150,39 315,63 5,86
Salário Mediana 1.700,00 20.400,00 425,00 7,89
3º Quartil 3.443,05 41.316,63 860,76 15,98
Teto Salarial 4.514,63 54.175,61 1.128,66 20,96


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.453 - 4.586 2.312,86 1.453,17 2.000,00 3.786,25 4.586,02
Rio de Janeiro - RJ 1.315 - 3.561 1.908,69 1.314,78 1.650,09 2.939,94 3.560,94
Belo Horizonte - MG 1.119 - 3.209 1.679,51 1.118,60 1.500,00 2.649,25 3.208,85
Curitiba - PR 1.316 - 3.376 1.847,44 1.316,37 1.629,36 2.787,63 3.376,46
Brasília - DF 1.205 - 3.918 1.956,84 1.205,00 1.709,08 3.235,07 3.918,42
Porto Alegre - RS 1.280 - 3.474 1.884,05 1.280,36 1.699,29 2.868,44 3.474,34
Florianópolis - SC 1.356 - 3.476 1.892,41 1.356,39 1.648,00 2.869,68 3.475,84
Campinas - SP 1.445 - 5.094 2.380,30 1.445,06 1.932,00 4.205,60 5.093,95
Fortaleza - CE 1.079 - 3.717 1.738,56 1.078,54 1.450,40 3.068,97 3.717,23
Goiânia - GO 1.187 - 3.616 1.851,49 1.187,28 1.540,59 2.985,38 3.615,98
Salvador - BA 1.151 - 6.294 2.406,96 1.151,29 1.743,85 5.196,25 6.293,85
São José dos Campos - SP 1.358 - 3.608 1.991,94 1.358,10 1.830,08 2.979,18 3.608,48
Guarulhos - SP 1.463 - 3.719 2.101,88 1.463,35 1.919,43 3.070,73 3.719,36
Recife - PE 1.170 - 2.908 1.699,56 1.170,40 1.560,00 2.400,93 2.908,07
Niterói - RJ 1.198 - 3.895 1.907,13 1.197,75 1.592,00 3.215,57 3.894,80
São Bernardo do Campo - SP 1.185 - 3.238 1.881,55 1.185,09 1.800,00 2.673,50 3.238,22
Uberlândia - MG 1.197 - 3.798 1.862,85 1.197,06 1.500,00 3.135,74 3.798,11
Santos - SP 1.199 - 3.478 1.940,89 1.199,46 1.818,50 2.871,61 3.478,18
Ribeirão Preto - SP 1.332 - 3.824 1.908,06 1.332,16 1.442,50 3.157,19 3.824,08
Vila Velha - ES 1.119 - 3.356 1.702,04 1.118,94 1.455,24 2.771,05 3.356,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.419 - 4.392 2.230,16 1.418,73 1.904,00 3.626,03 4.391,96
Rio de Janeiro 1.301 - 3.748 1.941,42 1.300,55 1.650,00 3.094,04 3.747,60
Minas Gerais 1.140 - 5.496 2.176,56 1.139,71 1.500,00 4.537,19 5.495,58
Santa Catarina 1.371 - 3.578 1.951,56 1.371,46 1.709,00 2.953,85 3.577,80
Paraná 1.309 - 3.231 1.812,28 1.308,88 1.600,00 2.667,53 3.230,99
Rio Grande do Sul 1.274 - 3.251 1.805,52 1.273,92 1.570,03 2.684,02 3.250,96
Distrito Federal 1.205 - 3.918 1.956,84 1.205,00 1.709,08 3.235,07 3.918,42
Espírito Santo 1.127 - 3.829 1.838,32 1.127,48 1.500,00 3.161,59 3.829,42
Goiás 1.173 - 3.668 1.862,27 1.173,01 1.565,87 3.027,99 3.667,59
Bahia 1.175 - 5.786 2.330,90 1.174,69 1.600,00 4.776,84 5.785,85
Pernambuco 1.124 - 2.801 1.600,75 1.123,87 1.500,00 2.312,33 2.800,76
Ceará 1.073 - 3.535 1.694,97 1.073,13 1.450,40 2.918,56 3.535,05
Mato Grosso 1.084 - 2.774 1.533,34 1.084,10 1.400,00 2.289,98 2.773,70
Mato Grosso do Sul 1.203 - 3.170 1.790,52 1.203,26 1.618,24 2.617,14 3.169,96
Rio Grande do Norte 1.137 - 5.561 2.183,99 1.137,23 1.500,00 4.591,44 5.561,29
Pará 1.184 - 2.503 1.598,47 1.184,26 1.500,00 2.066,28 2.502,74
Paraíba 1.143 - 3.268 1.770,39 1.143,38 1.500,00 2.698,37 3.268,34
Tocantins 1.086 - 3.141 1.533,17 1.085,99 1.136,00 2.593,52 3.141,35
Maranhão 1.120 - 3.025 1.646,65 1.119,64 1.405,16 2.497,65 3.025,23
Alagoas 1.227 - 7.898 2.694,03 1.226,98 1.513,75 6.520,80 7.898,19
Rondônia 1.099 - 2.520 1.492,91 1.099,35 1.428,50 2.080,28 2.519,70
Piauí 1.186 - 2.459 1.597,57 1.186,27 1.629,60 2.030,00 2.458,80
Amazonas 1.179 - 3.469 1.953,92 1.178,88 1.600,00 2.864,14 3.469,13
Sergipe 1.161 - 2.912 1.639,15 1.161,18 1.583,50 2.404,06 2.911,87
Amapá 1.045 - 2.422 1.410,07 1.045,00 1.320,23 2.000,00 2.422,46
Roraima 1.500 - 3.405 2.328,47 1.500,00 2.562,50 2.810,94 3.404,69


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de salão de café

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar compras;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • administrar recursos financeiros;
  • administrar pessoal;
  • executar rotinas administrativas;
  • prestar assessoria;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • medir satisfação do cliente;
    • elaborar cardápio;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • pesquisar novas receitas;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • supervisionar serviços de governança;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • liderar equipes;
    • atender fornecedores;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • propor reformas de instalações;
    • definir equipes de trabalho;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar fluência verbal;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • controlar documentação;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • alocar recursos;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • verificar arrumação de salões;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • demonstrar dinamismo;
    • criar planos de incentivo;
    • motivar equipes;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • coordenar execução de obras;
    • viabilizar treinamento;
    • elaborar orçamento;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • atender fiscalizações;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • controlar reposição de uniformes;
    • controlar inventários;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • propor investimentos;
    • analisar previsões de mercado;
    • promover reuniões da equipe;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • tomar decisões;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • definir fornecedores;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • atender auditorias;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • controlar desperdícios;
    • elaborar carta de bebidas;
    • relacionar-se com a mídia;
    • identificar segmentos de turismo;
    • assumir responsabilidade;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • autorizar compras;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • definir critérios de seleção de pessoal;


    Setores que mais contratam Gerente de salão de café no mercado de trabalho

    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Restaurantes e similares
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Hotéis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de bebidas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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