Salário para o cargo de Proprietário - nos serviços de alojamento - empregador
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Proprietário - nos serviços de alojamento - empregador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Proprietário - nos serviços de alojamento - empregador

Um Proprietário - nos serviços de alojamento - empregador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,41 e R$ 10.513,03, com a média salarial de R$ 3.573,44 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Proprietário - nos serviços de alojamento - empregador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.573,44 42.881,29 893,36 16,65
1º Quartil 1.347,41 16.168,88 336,85 6,28
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,71
3º Quartil 8.017,69 96.212,26 2.004,42 37,35
Teto Salarial 10.513,03 126.156,40 2.628,26 48,97


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.612 - 23.742 7.707,81 1.611,52 4.500,59 19.601,76 23.742,25
Rio de Janeiro - RJ 1.478 - 10.554 4.244,53 1.477,86 3.042,50 8.713,46 10.554,01
Brasília - DF 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Porto Seguro - BA 1.510 - 8.335 3.465,73 1.510,03 2.603,74 6.881,75 8.335,38
São Sebastiao - SP 1.476 - 4.377 2.426,77 1.475,52 2.200,00 3.613,91 4.377,27
Belo Horizonte - MG 1.233 - 8.231 3.316,34 1.232,88 2.352,50 6.795,21 8.230,56
Gramado - RS 1.922 - 12.193 4.612,91 1.921,80 3.400,00 10.066,42 12.192,74
Porto Alegre - RS 1.494 - 9.662 4.016,18 1.494,04 3.300,00 7.977,19 9.662,21
Florianópolis - SC 1.461 - 10.497 4.052,40 1.460,88 2.825,00 8.666,60 10.497,25
Curitiba - PR 1.697 - 13.145 5.375,84 1.697,32 4.285,75 10.853,00 13.145,48
Armação de Búzios - RJ 1.607 - 7.442 2.876,22 1.607,02 1.950,00 6.143,94 7.441,73
Salvador - BA 1.482 - 13.891 5.072,42 1.481,82 3.400,00 11.468,52 13.891,02
Barueri - SP 6.270 - 16.211 9.366,05 6.269,84 8.581,00 13.384,11 16.211,24
Camanducaia - MG 1.411 - 5.817 2.525,80 1.411,00 2.000,00 4.802,17 5.816,53
Campinas - SP 1.495 - 13.423 4.793,07 1.495,21 3.060,00 11.082,47 13.423,42
João Pessoa - PB 1.692 - 8.997 4.117,24 1.691,57 3.500,00 7.427,88 8.996,88
Natal - RN 1.613 - 14.943 5.260,25 1.612,84 3.521,78 12.336,88 14.942,80
Recife - PE 1.529 - 18.333 6.631,16 1.529,34 4.590,00 15.135,47 18.332,53
Belém - PA 1.279 - 8.865 3.203,31 1.278,98 1.745,25 7.318,86 8.864,83
Maceió - AL 1.096 - 8.441 3.185,68 1.096,00 2.500,00 6.969,12 8.441,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.554 - 12.947 4.482,74 1.554,19 2.616,59 10.689,00 12.946,84
Rio de Janeiro 1.448 - 9.161 3.513,91 1.448,12 2.336,26 7.563,54 9.161,19
Minas Gerais 1.223 - 6.213 2.525,17 1.222,98 1.805,04 5.129,74 6.213,29
Santa Catarina 1.394 - 6.691 2.894,41 1.394,48 2.286,00 5.523,87 6.690,67
Rio Grande do Sul 1.342 - 8.145 3.286,92 1.342,24 2.300,00 6.724,42 8.144,81
Bahia 1.398 - 9.928 3.699,09 1.397,74 2.400,00 8.197,02 9.928,48
Paraná 1.505 - 9.500 3.867,03 1.505,09 3.000,00 7.843,14 9.499,84
Goiás 1.151 - 8.022 2.973,36 1.151,26 2.000,00 6.623,22 8.022,24
Pernambuco 1.336 - 12.997 4.433,00 1.336,31 2.545,51 10.730,51 12.997,12
Espírito Santo 1.215 - 7.683 2.891,25 1.215,33 1.920,00 6.342,73 7.682,50
Ceará 1.157 - 7.194 2.844,69 1.156,60 2.088,50 5.939,44 7.194,02
Mato Grosso 1.153 - 5.424 2.448,86 1.152,71 2.075,00 4.477,71 5.423,53
Pará 1.199 - 7.162 2.742,91 1.198,58 1.838,00 5.912,68 7.161,62
Distrito Federal 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Alagoas 1.287 - 8.019 3.254,51 1.286,67 2.580,55 6.620,58 8.019,04
Rio Grande do Norte 1.610 - 14.884 4.938,70 1.609,63 3.035,51 12.288,29 14.883,94
Paraíba 1.276 - 8.171 3.522,30 1.276,00 3.000,00 6.745,91 8.170,85
Mato Grosso do Sul 1.183 - 5.351 2.268,11 1.183,25 1.768,51 4.418,15 5.351,39
Maranhão 1.245 - 6.008 2.527,42 1.244,63 1.825,70 4.960,00 6.007,70
Tocantins 1.077 - 9.009 2.828,10 1.076,83 1.648,59 7.437,87 9.008,97
Amazonas 1.244 - 13.657 3.963,07 1.244,08 1.800,00 11.275,44 13.657,15
Rondônia 1.064 - 2.906 1.590,03 1.064,00 1.268,00 2.399,33 2.906,13
Roraima 1.182 - 4.508 2.100,22 1.182,16 1.705,23 3.721,50 4.507,59
Sergipe 1.200 - 6.525 2.989,41 1.200,00 2.059,41 5.387,26 6.525,21


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Proprietário - nos serviços de alojamento - empregador

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • administrar pessoal;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar compras;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • executar rotinas administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;

  • Atividades

    • criar planos de incentivo;
    • elaborar cardápio;
    • atender fornecedores;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • identificar segmentos de turismo;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • alocar recursos;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • supervisionar serviços de governança;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • definir fornecedores;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • promover reuniões da equipe;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • motivar equipes;
    • verificar arrumação de salões;
    • tomar decisões;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • pesquisar novas receitas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • controlar documentação;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • propor investimentos;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • medir satisfação do cliente;
    • controlar inventários;
    • definir equipes de trabalho;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • controlar desperdícios;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • demonstrar dinamismo;
    • propor reformas de instalações;
    • relacionar-se com a mídia;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • autorizar compras;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • elaborar carta de bebidas;
    • coordenar execução de obras;
    • controlar reposição de uniformes;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • demonstrar fluência verbal;
    • liderar equipes;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • atender auditorias;
    • analisar previsões de mercado;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • demonstrar senso de organização;
    • administrar conflitos;
    • atender fiscalizações;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • assumir responsabilidade;
    • viabilizar treinamento;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • elaborar orçamento;
    • demonstrar capacidade de negociação;


    Setores que mais contratam Proprietário - nos serviços de alojamento - empregador no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Condomínios prediais
    • Restaurantes e similares
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Apart-hotéis
    • Agências de viagens
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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