Salário para o cargo de Gerente de hotel residencial
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de hotel residencial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de hotel residencial

Um Gerente de hotel residencial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,41 e R$ 10.513,03, com a média salarial de R$ 3.573,44 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de hotel residencial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.573,44 42.881,29 893,36 16,65
1º Quartil 1.347,41 16.168,88 336,85 6,28
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,71
3º Quartil 8.017,69 96.212,26 2.004,42 37,35
Teto Salarial 10.513,03 126.156,40 2.628,26 48,97


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.612 - 23.742 7.707,81 1.611,52 4.500,59 19.601,76 23.742,25
Rio de Janeiro - RJ 1.478 - 10.554 4.244,53 1.477,86 3.042,50 8.713,46 10.554,01
Brasília - DF 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Porto Seguro - BA 1.510 - 8.335 3.465,73 1.510,03 2.603,74 6.881,75 8.335,38
São Sebastiao - SP 1.476 - 4.377 2.426,77 1.475,52 2.200,00 3.613,91 4.377,27
Belo Horizonte - MG 1.233 - 8.231 3.316,34 1.232,88 2.352,50 6.795,21 8.230,56
Gramado - RS 1.922 - 12.193 4.612,91 1.921,80 3.400,00 10.066,42 12.192,74
Porto Alegre - RS 1.494 - 9.662 4.016,18 1.494,04 3.300,00 7.977,19 9.662,21
Florianópolis - SC 1.461 - 10.497 4.052,40 1.460,88 2.825,00 8.666,60 10.497,25
Curitiba - PR 1.697 - 13.145 5.375,84 1.697,32 4.285,75 10.853,00 13.145,48
Armação de Búzios - RJ 1.607 - 7.442 2.876,22 1.607,02 1.950,00 6.143,94 7.441,73
Salvador - BA 1.482 - 13.891 5.072,42 1.481,82 3.400,00 11.468,52 13.891,02
Barueri - SP 6.270 - 16.211 9.366,05 6.269,84 8.581,00 13.384,11 16.211,24
Camanducaia - MG 1.411 - 5.817 2.525,80 1.411,00 2.000,00 4.802,17 5.816,53
Campinas - SP 1.495 - 13.423 4.793,07 1.495,21 3.060,00 11.082,47 13.423,42
João Pessoa - PB 1.692 - 8.997 4.117,24 1.691,57 3.500,00 7.427,88 8.996,88
Natal - RN 1.613 - 14.943 5.260,25 1.612,84 3.521,78 12.336,88 14.942,80
Recife - PE 1.529 - 18.333 6.631,16 1.529,34 4.590,00 15.135,47 18.332,53
Belém - PA 1.279 - 8.865 3.203,31 1.278,98 1.745,25 7.318,86 8.864,83
Maceió - AL 1.096 - 8.441 3.185,68 1.096,00 2.500,00 6.969,12 8.441,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.554 - 12.947 4.482,74 1.554,19 2.616,59 10.689,00 12.946,84
Rio de Janeiro 1.448 - 9.161 3.513,91 1.448,12 2.336,26 7.563,54 9.161,19
Minas Gerais 1.223 - 6.213 2.525,17 1.222,98 1.805,04 5.129,74 6.213,29
Santa Catarina 1.394 - 6.691 2.894,41 1.394,48 2.286,00 5.523,87 6.690,67
Rio Grande do Sul 1.342 - 8.145 3.286,92 1.342,24 2.300,00 6.724,42 8.144,81
Bahia 1.398 - 9.928 3.699,09 1.397,74 2.400,00 8.197,02 9.928,48
Paraná 1.505 - 9.500 3.867,03 1.505,09 3.000,00 7.843,14 9.499,84
Goiás 1.151 - 8.022 2.973,36 1.151,26 2.000,00 6.623,22 8.022,24
Pernambuco 1.336 - 12.997 4.433,00 1.336,31 2.545,51 10.730,51 12.997,12
Espírito Santo 1.215 - 7.683 2.891,25 1.215,33 1.920,00 6.342,73 7.682,50
Ceará 1.157 - 7.194 2.844,69 1.156,60 2.088,50 5.939,44 7.194,02
Mato Grosso 1.153 - 5.424 2.448,86 1.152,71 2.075,00 4.477,71 5.423,53
Pará 1.199 - 7.162 2.742,91 1.198,58 1.838,00 5.912,68 7.161,62
Distrito Federal 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Alagoas 1.287 - 8.019 3.254,51 1.286,67 2.580,55 6.620,58 8.019,04
Rio Grande do Norte 1.610 - 14.884 4.938,70 1.609,63 3.035,51 12.288,29 14.883,94
Paraíba 1.276 - 8.171 3.522,30 1.276,00 3.000,00 6.745,91 8.170,85
Mato Grosso do Sul 1.183 - 5.351 2.268,11 1.183,25 1.768,51 4.418,15 5.351,39
Maranhão 1.245 - 6.008 2.527,42 1.244,63 1.825,70 4.960,00 6.007,70
Tocantins 1.077 - 9.009 2.828,10 1.076,83 1.648,59 7.437,87 9.008,97
Amazonas 1.244 - 13.657 3.963,07 1.244,08 1.800,00 11.275,44 13.657,15
Rondônia 1.064 - 2.906 1.590,03 1.064,00 1.268,00 2.399,33 2.906,13
Roraima 1.182 - 4.508 2.100,22 1.182,16 1.705,23 3.721,50 4.507,59
Sergipe 1.200 - 6.525 2.989,41 1.200,00 2.059,41 5.387,26 6.525,21


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de hotel residencial

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • executar rotinas administrativas;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • administrar pessoal;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • gerenciar compras;

  • Atividades

    • elaborar relatórios gerenciais;
    • assumir responsabilidade;
    • supervisionar serviços de governança;
    • definir equipes de trabalho;
    • demonstrar fluência verbal;
    • elaborar cardápio;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • pesquisar novas receitas;
    • verificar arrumação de salões;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar execução de obras;
    • tomar decisões;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • administrar conflitos;
    • controlar inventários;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • controlar desperdícios;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • elaborar carta de bebidas;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • medir satisfação do cliente;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • propor investimentos;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • controlar documentação;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • definir fornecedores;
    • criar planos de incentivo;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • analisar previsões de mercado;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • promover reuniões da equipe;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • viabilizar treinamento;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • atender fornecedores;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • elaborar orçamento;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • alocar recursos;
    • demonstrar senso de organização;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • propor reformas de instalações;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • atender fiscalizações;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • liderar equipes;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • motivar equipes;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • demonstrar dinamismo;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • autorizar compras;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • controlar reposição de uniformes;
    • identificar segmentos de turismo;
    • atender auditorias;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • relacionar-se com a mídia;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;


    Setores que mais contratam Gerente de hotel residencial no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Condomínios prediais
    • Restaurantes e similares
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Apart-hotéis
    • Agências de viagens
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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