Salário para o cargo de Gerente de bar e lanchonete
CBO 1415-15 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de bar e lanchonete - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de bar e lanchonete

Um Gerente de bar e lanchonete trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.262,53 e R$ 4.514,63, com a média salarial de R$ 2.039,88 e o salário mediana em R$ 1.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de bar e lanchonete

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.039,88 24.478,58 509,97 9,47
1º Quartil 1.262,53 15.150,39 315,63 5,86
Salário Mediana 1.700,00 20.400,00 425,00 7,89
3º Quartil 3.443,05 41.316,63 860,76 15,98
Teto Salarial 4.514,63 54.175,61 1.128,66 20,96


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.453 - 4.586 2.312,86 1.453,17 2.000,00 3.786,25 4.586,02
Rio de Janeiro - RJ 1.315 - 3.561 1.908,69 1.314,78 1.650,09 2.939,94 3.560,94
Belo Horizonte - MG 1.119 - 3.209 1.679,51 1.118,60 1.500,00 2.649,25 3.208,85
Curitiba - PR 1.316 - 3.376 1.847,44 1.316,37 1.629,36 2.787,63 3.376,46
Brasília - DF 1.205 - 3.918 1.956,84 1.205,00 1.709,08 3.235,07 3.918,42
Porto Alegre - RS 1.280 - 3.474 1.884,05 1.280,36 1.699,29 2.868,44 3.474,34
Florianópolis - SC 1.356 - 3.476 1.892,41 1.356,39 1.648,00 2.869,68 3.475,84
Campinas - SP 1.445 - 5.094 2.380,30 1.445,06 1.932,00 4.205,60 5.093,95
Fortaleza - CE 1.079 - 3.717 1.738,56 1.078,54 1.450,40 3.068,97 3.717,23
Goiânia - GO 1.187 - 3.616 1.851,49 1.187,28 1.540,59 2.985,38 3.615,98
Salvador - BA 1.151 - 6.294 2.406,96 1.151,29 1.743,85 5.196,25 6.293,85
São José dos Campos - SP 1.358 - 3.608 1.991,94 1.358,10 1.830,08 2.979,18 3.608,48
Guarulhos - SP 1.463 - 3.719 2.101,88 1.463,35 1.919,43 3.070,73 3.719,36
Recife - PE 1.170 - 2.908 1.699,56 1.170,40 1.560,00 2.400,93 2.908,07
Niterói - RJ 1.198 - 3.895 1.907,13 1.197,75 1.592,00 3.215,57 3.894,80
São Bernardo do Campo - SP 1.185 - 3.238 1.881,55 1.185,09 1.800,00 2.673,50 3.238,22
Uberlândia - MG 1.197 - 3.798 1.862,85 1.197,06 1.500,00 3.135,74 3.798,11
Santos - SP 1.199 - 3.478 1.940,89 1.199,46 1.818,50 2.871,61 3.478,18
Ribeirão Preto - SP 1.332 - 3.824 1.908,06 1.332,16 1.442,50 3.157,19 3.824,08
Vila Velha - ES 1.119 - 3.356 1.702,04 1.118,94 1.455,24 2.771,05 3.356,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.419 - 4.392 2.230,16 1.418,73 1.904,00 3.626,03 4.391,96
Rio de Janeiro 1.301 - 3.748 1.941,42 1.300,55 1.650,00 3.094,04 3.747,60
Minas Gerais 1.140 - 5.496 2.176,56 1.139,71 1.500,00 4.537,19 5.495,58
Santa Catarina 1.371 - 3.578 1.951,56 1.371,46 1.709,00 2.953,85 3.577,80
Paraná 1.309 - 3.231 1.812,28 1.308,88 1.600,00 2.667,53 3.230,99
Rio Grande do Sul 1.274 - 3.251 1.805,52 1.273,92 1.570,03 2.684,02 3.250,96
Distrito Federal 1.205 - 3.918 1.956,84 1.205,00 1.709,08 3.235,07 3.918,42
Espírito Santo 1.127 - 3.829 1.838,32 1.127,48 1.500,00 3.161,59 3.829,42
Goiás 1.173 - 3.668 1.862,27 1.173,01 1.565,87 3.027,99 3.667,59
Bahia 1.175 - 5.786 2.330,90 1.174,69 1.600,00 4.776,84 5.785,85
Pernambuco 1.124 - 2.801 1.600,75 1.123,87 1.500,00 2.312,33 2.800,76
Ceará 1.073 - 3.535 1.694,97 1.073,13 1.450,40 2.918,56 3.535,05
Mato Grosso 1.084 - 2.774 1.533,34 1.084,10 1.400,00 2.289,98 2.773,70
Mato Grosso do Sul 1.203 - 3.170 1.790,52 1.203,26 1.618,24 2.617,14 3.169,96
Rio Grande do Norte 1.137 - 5.561 2.183,99 1.137,23 1.500,00 4.591,44 5.561,29
Pará 1.184 - 2.503 1.598,47 1.184,26 1.500,00 2.066,28 2.502,74
Paraíba 1.143 - 3.268 1.770,39 1.143,38 1.500,00 2.698,37 3.268,34
Tocantins 1.086 - 3.141 1.533,17 1.085,99 1.136,00 2.593,52 3.141,35
Maranhão 1.120 - 3.025 1.646,65 1.119,64 1.405,16 2.497,65 3.025,23
Alagoas 1.227 - 7.898 2.694,03 1.226,98 1.513,75 6.520,80 7.898,19
Rondônia 1.099 - 2.520 1.492,91 1.099,35 1.428,50 2.080,28 2.519,70
Piauí 1.186 - 2.459 1.597,57 1.186,27 1.629,60 2.030,00 2.458,80
Amazonas 1.179 - 3.469 1.953,92 1.178,88 1.600,00 2.864,14 3.469,13
Sergipe 1.161 - 2.912 1.639,15 1.161,18 1.583,50 2.404,06 2.911,87
Amapá 1.045 - 2.422 1.410,07 1.045,00 1.320,23 2.000,00 2.422,46
Roraima 1.500 - 3.405 2.328,47 1.500,00 2.562,50 2.810,94 3.404,69


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de bar e lanchonete

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • promover vendas de produtos e serviços;
  • gerenciar compras;
  • executar rotinas administrativas;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • administrar pessoal;
  • prestar assessoria;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • controlar estoque do almoxarifado;
    • supervisionar serviços de governança;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • viabilizar treinamento;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • criar planos de incentivo;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • elaborar carta de bebidas;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • promover reuniões da equipe;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • alocar recursos;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • propor reformas de instalações;
    • autorizar compras;
    • liderar equipes;
    • tomar decisões;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • motivar equipes;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • atender fornecedores;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • relacionar-se com a mídia;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • analisar previsões de mercado;
    • elaborar orçamento;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • demonstrar fluência verbal;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • elaborar cardápio;
    • controlar inventários;
    • administrar conflitos;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • identificar segmentos de turismo;
    • propor investimentos;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • definir equipes de trabalho;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • verificar arrumação de salões;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • atender fiscalizações;
    • controlar reposição de uniformes;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • coordenar execução de obras;
    • assumir responsabilidade;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • atender auditorias;
    • controlar desperdícios;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • pesquisar novas receitas;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • controlar documentação;
    • definir fornecedores;
    • medir satisfação do cliente;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • acompanhar fluxo de caixa;


    Setores que mais contratam Gerente de bar e lanchonete no mercado de trabalho

    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Restaurantes e similares
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Hotéis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de bebidas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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