Salário para o cargo de Administrador de empresas de hospedagem
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Administrador de empresas de hospedagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Administrador de empresas de hospedagem

Um Administrador de empresas de hospedagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,41 e R$ 10.513,03, com a média salarial de R$ 3.573,44 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de empresas de hospedagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.573,44 42.881,29 893,36 16,65
1º Quartil 1.347,41 16.168,88 336,85 6,28
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,71
3º Quartil 8.017,69 96.212,26 2.004,42 37,35
Teto Salarial 10.513,03 126.156,40 2.628,26 48,97


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.612 - 23.742 7.707,81 1.611,52 4.500,59 19.601,76 23.742,25
Rio de Janeiro - RJ 1.478 - 10.554 4.244,53 1.477,86 3.042,50 8.713,46 10.554,01
Brasília - DF 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Porto Seguro - BA 1.510 - 8.335 3.465,73 1.510,03 2.603,74 6.881,75 8.335,38
São Sebastiao - SP 1.476 - 4.377 2.426,77 1.475,52 2.200,00 3.613,91 4.377,27
Belo Horizonte - MG 1.233 - 8.231 3.316,34 1.232,88 2.352,50 6.795,21 8.230,56
Gramado - RS 1.922 - 12.193 4.612,91 1.921,80 3.400,00 10.066,42 12.192,74
Porto Alegre - RS 1.494 - 9.662 4.016,18 1.494,04 3.300,00 7.977,19 9.662,21
Florianópolis - SC 1.461 - 10.497 4.052,40 1.460,88 2.825,00 8.666,60 10.497,25
Curitiba - PR 1.697 - 13.145 5.375,84 1.697,32 4.285,75 10.853,00 13.145,48
Armação de Búzios - RJ 1.607 - 7.442 2.876,22 1.607,02 1.950,00 6.143,94 7.441,73
Salvador - BA 1.482 - 13.891 5.072,42 1.481,82 3.400,00 11.468,52 13.891,02
Barueri - SP 6.270 - 16.211 9.366,05 6.269,84 8.581,00 13.384,11 16.211,24
Camanducaia - MG 1.411 - 5.817 2.525,80 1.411,00 2.000,00 4.802,17 5.816,53
Campinas - SP 1.495 - 13.423 4.793,07 1.495,21 3.060,00 11.082,47 13.423,42
João Pessoa - PB 1.692 - 8.997 4.117,24 1.691,57 3.500,00 7.427,88 8.996,88
Natal - RN 1.613 - 14.943 5.260,25 1.612,84 3.521,78 12.336,88 14.942,80
Recife - PE 1.529 - 18.333 6.631,16 1.529,34 4.590,00 15.135,47 18.332,53
Belém - PA 1.279 - 8.865 3.203,31 1.278,98 1.745,25 7.318,86 8.864,83
Maceió - AL 1.096 - 8.441 3.185,68 1.096,00 2.500,00 6.969,12 8.441,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.554 - 12.947 4.482,74 1.554,19 2.616,59 10.689,00 12.946,84
Rio de Janeiro 1.448 - 9.161 3.513,91 1.448,12 2.336,26 7.563,54 9.161,19
Minas Gerais 1.223 - 6.213 2.525,17 1.222,98 1.805,04 5.129,74 6.213,29
Santa Catarina 1.394 - 6.691 2.894,41 1.394,48 2.286,00 5.523,87 6.690,67
Rio Grande do Sul 1.342 - 8.145 3.286,92 1.342,24 2.300,00 6.724,42 8.144,81
Bahia 1.398 - 9.928 3.699,09 1.397,74 2.400,00 8.197,02 9.928,48
Paraná 1.505 - 9.500 3.867,03 1.505,09 3.000,00 7.843,14 9.499,84
Goiás 1.151 - 8.022 2.973,36 1.151,26 2.000,00 6.623,22 8.022,24
Pernambuco 1.336 - 12.997 4.433,00 1.336,31 2.545,51 10.730,51 12.997,12
Espírito Santo 1.215 - 7.683 2.891,25 1.215,33 1.920,00 6.342,73 7.682,50
Ceará 1.157 - 7.194 2.844,69 1.156,60 2.088,50 5.939,44 7.194,02
Mato Grosso 1.153 - 5.424 2.448,86 1.152,71 2.075,00 4.477,71 5.423,53
Pará 1.199 - 7.162 2.742,91 1.198,58 1.838,00 5.912,68 7.161,62
Distrito Federal 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Alagoas 1.287 - 8.019 3.254,51 1.286,67 2.580,55 6.620,58 8.019,04
Rio Grande do Norte 1.610 - 14.884 4.938,70 1.609,63 3.035,51 12.288,29 14.883,94
Paraíba 1.276 - 8.171 3.522,30 1.276,00 3.000,00 6.745,91 8.170,85
Mato Grosso do Sul 1.183 - 5.351 2.268,11 1.183,25 1.768,51 4.418,15 5.351,39
Maranhão 1.245 - 6.008 2.527,42 1.244,63 1.825,70 4.960,00 6.007,70
Tocantins 1.077 - 9.009 2.828,10 1.076,83 1.648,59 7.437,87 9.008,97
Amazonas 1.244 - 13.657 3.963,07 1.244,08 1.800,00 11.275,44 13.657,15
Rondônia 1.064 - 2.906 1.590,03 1.064,00 1.268,00 2.399,33 2.906,13
Roraima 1.182 - 4.508 2.100,22 1.182,16 1.705,23 3.721,50 4.507,59
Sergipe 1.200 - 6.525 2.989,41 1.200,00 2.059,41 5.387,26 6.525,21


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Administrador de empresas de hospedagem

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • prestar assessoria;
  • gerenciar compras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • executar rotinas administrativas;
  • administrar pessoal;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • administrar recursos financeiros;

  • Atividades

    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • atender auditorias;
    • alocar recursos;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • assumir responsabilidade;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • controlar inventários;
    • elaborar cardápio;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • definir fornecedores;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • avaliar necessidade treinamento;
    • coordenar execução de obras;
    • controlar reposição de uniformes;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • autorizar compras;
    • administrar conflitos;
    • motivar equipes;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • analisar previsões de mercado;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • criar planos de incentivo;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • elaborar carta de bebidas;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • elaborar orçamento;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • controlar documentação;
    • demonstrar fluência verbal;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • tomar decisões;
    • propor investimentos;
    • controlar desperdícios;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • liderar equipes;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • relacionar-se com a mídia;
    • pesquisar novas receitas;
    • promover reuniões da equipe;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • viabilizar treinamento;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • verificar arrumação de salões;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • identificar segmentos de turismo;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • supervisionar serviços de governança;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • atender fornecedores;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • propor reformas de instalações;
    • definir equipes de trabalho;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • atender fiscalizações;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • demonstrar dinamismo;
    • medir satisfação do cliente;
    • supervisionar preparação de receitas;


    Setores que mais contratam Administrador de empresas de hospedagem no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Condomínios prediais
    • Restaurantes e similares
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Apart-hotéis
    • Agências de viagens
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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