Salário para o cargo de Dono de hotel - conta própria
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Dono de hotel - conta própria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Dono de hotel - conta própria

Um Dono de hotel - conta própria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,41 e R$ 10.513,03, com a média salarial de R$ 3.573,44 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Dono de hotel - conta própria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.573,44 42.881,29 893,36 16,65
1º Quartil 1.347,41 16.168,88 336,85 6,28
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,71
3º Quartil 8.017,69 96.212,26 2.004,42 37,35
Teto Salarial 10.513,03 126.156,40 2.628,26 48,97


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.612 - 23.742 7.707,81 1.611,52 4.500,59 19.601,76 23.742,25
Rio de Janeiro - RJ 1.478 - 10.554 4.244,53 1.477,86 3.042,50 8.713,46 10.554,01
Brasília - DF 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Porto Seguro - BA 1.510 - 8.335 3.465,73 1.510,03 2.603,74 6.881,75 8.335,38
São Sebastiao - SP 1.476 - 4.377 2.426,77 1.475,52 2.200,00 3.613,91 4.377,27
Belo Horizonte - MG 1.233 - 8.231 3.316,34 1.232,88 2.352,50 6.795,21 8.230,56
Gramado - RS 1.922 - 12.193 4.612,91 1.921,80 3.400,00 10.066,42 12.192,74
Porto Alegre - RS 1.494 - 9.662 4.016,18 1.494,04 3.300,00 7.977,19 9.662,21
Florianópolis - SC 1.461 - 10.497 4.052,40 1.460,88 2.825,00 8.666,60 10.497,25
Curitiba - PR 1.697 - 13.145 5.375,84 1.697,32 4.285,75 10.853,00 13.145,48
Armação de Búzios - RJ 1.607 - 7.442 2.876,22 1.607,02 1.950,00 6.143,94 7.441,73
Salvador - BA 1.482 - 13.891 5.072,42 1.481,82 3.400,00 11.468,52 13.891,02
Barueri - SP 6.270 - 16.211 9.366,05 6.269,84 8.581,00 13.384,11 16.211,24
Camanducaia - MG 1.411 - 5.817 2.525,80 1.411,00 2.000,00 4.802,17 5.816,53
Campinas - SP 1.495 - 13.423 4.793,07 1.495,21 3.060,00 11.082,47 13.423,42
João Pessoa - PB 1.692 - 8.997 4.117,24 1.691,57 3.500,00 7.427,88 8.996,88
Natal - RN 1.613 - 14.943 5.260,25 1.612,84 3.521,78 12.336,88 14.942,80
Recife - PE 1.529 - 18.333 6.631,16 1.529,34 4.590,00 15.135,47 18.332,53
Belém - PA 1.279 - 8.865 3.203,31 1.278,98 1.745,25 7.318,86 8.864,83
Maceió - AL 1.096 - 8.441 3.185,68 1.096,00 2.500,00 6.969,12 8.441,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.554 - 12.947 4.482,74 1.554,19 2.616,59 10.689,00 12.946,84
Rio de Janeiro 1.448 - 9.161 3.513,91 1.448,12 2.336,26 7.563,54 9.161,19
Minas Gerais 1.223 - 6.213 2.525,17 1.222,98 1.805,04 5.129,74 6.213,29
Santa Catarina 1.394 - 6.691 2.894,41 1.394,48 2.286,00 5.523,87 6.690,67
Rio Grande do Sul 1.342 - 8.145 3.286,92 1.342,24 2.300,00 6.724,42 8.144,81
Bahia 1.398 - 9.928 3.699,09 1.397,74 2.400,00 8.197,02 9.928,48
Paraná 1.505 - 9.500 3.867,03 1.505,09 3.000,00 7.843,14 9.499,84
Goiás 1.151 - 8.022 2.973,36 1.151,26 2.000,00 6.623,22 8.022,24
Pernambuco 1.336 - 12.997 4.433,00 1.336,31 2.545,51 10.730,51 12.997,12
Espírito Santo 1.215 - 7.683 2.891,25 1.215,33 1.920,00 6.342,73 7.682,50
Ceará 1.157 - 7.194 2.844,69 1.156,60 2.088,50 5.939,44 7.194,02
Mato Grosso 1.153 - 5.424 2.448,86 1.152,71 2.075,00 4.477,71 5.423,53
Pará 1.199 - 7.162 2.742,91 1.198,58 1.838,00 5.912,68 7.161,62
Distrito Federal 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Alagoas 1.287 - 8.019 3.254,51 1.286,67 2.580,55 6.620,58 8.019,04
Rio Grande do Norte 1.610 - 14.884 4.938,70 1.609,63 3.035,51 12.288,29 14.883,94
Paraíba 1.276 - 8.171 3.522,30 1.276,00 3.000,00 6.745,91 8.170,85
Mato Grosso do Sul 1.183 - 5.351 2.268,11 1.183,25 1.768,51 4.418,15 5.351,39
Maranhão 1.245 - 6.008 2.527,42 1.244,63 1.825,70 4.960,00 6.007,70
Tocantins 1.077 - 9.009 2.828,10 1.076,83 1.648,59 7.437,87 9.008,97
Amazonas 1.244 - 13.657 3.963,07 1.244,08 1.800,00 11.275,44 13.657,15
Rondônia 1.064 - 2.906 1.590,03 1.064,00 1.268,00 2.399,33 2.906,13
Roraima 1.182 - 4.508 2.100,22 1.182,16 1.705,23 3.721,50 4.507,59
Sergipe 1.200 - 6.525 2.989,41 1.200,00 2.059,41 5.387,26 6.525,21


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Dono de hotel - conta própria

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • prestar assessoria;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • executar rotinas administrativas;
  • administrar recursos financeiros;
  • gerenciar compras;

  • Atividades

    • elaborar relatórios gerenciais;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • controlar inventários;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • controlar desperdícios;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • definir equipes de trabalho;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • promover reuniões da equipe;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • elaborar carta de bebidas;
    • definir fornecedores;
    • criar planos de incentivo;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • supervisionar serviços de governança;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • liderar equipes;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • atender fornecedores;
    • relacionar-se com a mídia;
    • medir satisfação do cliente;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • assumir responsabilidade;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • alocar recursos;
    • analisar previsões de mercado;
    • demonstrar dinamismo;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • motivar equipes;
    • pesquisar novas receitas;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • controlar documentação;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • controlar reposição de uniformes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • identificar segmentos de turismo;
    • elaborar orçamento;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • coordenar execução de obras;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • atender fiscalizações;
    • administrar conflitos;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • propor reformas de instalações;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • tomar decisões;
    • atender auditorias;
    • viabilizar treinamento;
    • elaborar cardápio;
    • autorizar compras;
    • propor investimentos;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • verificar arrumação de salões;
    • demonstrar fluência verbal;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;


    Setores que mais contratam Dono de hotel - conta própria no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Condomínios prediais
    • Restaurantes e similares
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Apart-hotéis
    • Agências de viagens
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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