Quanto ganha um Piloto comercial (exceto linhas aéreas)
Um Piloto comercial (exceto linhas aéreas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.384,95 e R$ 18.200,83, com a média salarial de R$ 6.463,18 e o salário mediana em R$ 3.584,61 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 6.463,18 | 77.558,19 | 1.615,80 | 30,60 |
1º Quartil | 2.384,95 | 28.619,38 | 596,24 | 11,29 |
Salário Mediana | 3.584,61 | 43.015,32 | 896,15 | 16,97 |
3º Quartil | 13.880,73 | 166.568,80 | 3.470,18 | 65,72 |
Teto Salarial | 18.200,83 | 218.410,01 | 4.550,21 | 86,18 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.970 - 12.861 | 4.952,40 | 1.969,86 | 3.500,00 | 10.617,76 | 12.860,55 |
Manaus - AM | 1.675 - 15.148 | 4.996,06 | 1.674,53 | 3.584,61 | 12.505,97 | 15.147,60 |
Goiânia - GO | 1.635 - 247.044 | 45.558,83 | 1.634,51 | 2.629,57 | 203.961,18 | 247.043,90 |
Arapongas - PR | 1.675 - 10.301 | 4.078,33 | 1.674,53 | 3.584,61 | 8.504,54 | 10.300,95 |
Fortaleza - CE | 3.544 - 19.210 | 8.249,43 | 3.543,85 | 7.705,74 | 15.860,07 | 19.210,19 |
Santarém - PA | 3.348 - 8.742 | 4.051,45 | 3.347,86 | 3.347,86 | 7.217,62 | 8.742,20 |
Cuiabá - MT | 2.400 - 17.820 | 5.726,92 | 2.400,00 | 3.000,00 | 14.712,25 | 17.819,92 |
Luís Eduardo Magalhaes - BA | 1.045 - 11.096 | 4.228,62 | 1.045,00 | 4.000,00 | 9.160,77 | 11.095,80 |
Canta - RR | 3.850 - 4.663 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 4.663,45 |
Campo Grande - MS | 1.437 - 3.742 | 2.080,78 | 1.437,27 | 1.700,00 | 3.089,48 | 3.742,07 |
Curitiba - PR | 1.900 - 10.819 | 5.092,58 | 1.900,00 | 4.210,00 | 8.932,00 | 10.818,71 |
Barra do Garças - MT | 1.045 - 1.332 | 1.052,86 | 1.045,00 | 1.045,00 | 1.100,00 | 1.332,35 |
Cascavel - PR | 1.750 - 8.479 | 3.857,14 | 1.750,00 | 4.000,00 | 7.000,00 | 8.478,61 |
Porto Velho - RO | 1.675 - 4.342 | 2.947,92 | 1.674,53 | 3.584,61 | 3.584,61 | 4.341,79 |
Cruzeiro do Sul - AC | 2.390 - 6.311 | 3.669,56 | 2.389,79 | 3.581,61 | 5.210,20 | 6.310,75 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.931 - 13.125 | 5.012,25 | 1.930,88 | 3.515,00 | 10.835,94 | 13.124,82 |
Paraná | 1.776 - 14.334 | 5.312,10 | 1.776,31 | 3.584,61 | 11.833,88 | 14.333,55 |
Mato Grosso | 1.217 - 13.755 | 4.724,91 | 1.217,00 | 2.519,50 | 11.356,51 | 13.755,34 |
Pará | 2.515 - 7.195 | 3.772,20 | 2.515,03 | 3.347,86 | 5.940,55 | 7.195,38 |
Goiás | 1.552 - 150.791 | 29.017,01 | 1.552,17 | 3.500,00 | 124.494,52 | 150.791,50 |
Minas Gerais | 1.679 - 19.099 | 6.163,70 | 1.679,00 | 3.712,80 | 15.768,60 | 19.099,40 |
Amazonas | 1.675 - 13.390 | 4.717,62 | 1.674,53 | 3.584,00 | 11.054,48 | 13.389,51 |
Bahia | 1.210 - 13.721 | 5.184,96 | 1.210,00 | 5.000,00 | 11.327,74 | 13.720,50 |
Ceará | 3.937 - 16.844 | 7.955,50 | 3.936,66 | 6.852,87 | 13.906,71 | 16.844,23 |
Santa Catarina | 2.146 - 7.994 | 4.320,41 | 2.145,69 | 4.678,72 | 6.600,00 | 7.994,12 |
Rio Grande do Sul | 2.735 - 5.451 | 3.176,68 | 2.734,79 | 2.734,79 | 4.500,00 | 5.450,54 |
Acre | 2.986 - 5.536 | 3.670,36 | 2.985,70 | 3.584,61 | 4.570,91 | 5.536,42 |
Mato Grosso do Sul | 1.437 - 4.140 | 2.202,84 | 1.437,27 | 1.700,00 | 3.417,82 | 4.139,77 |
Roraima | 3.850 - 4.663 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 4.663,45 |
Rondônia | 1.675 - 4.342 | 2.756,85 | 1.674,53 | 2.884,14 | 3.584,61 | 4.341,79 |
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial (exceto linhas aéreas)
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
Atividades
- participar de treinamentos de segurança;
- providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
- comunicar-se por sinais;
- analisar dimensões do heliponto;
- manejar guincho de içamento (carga externa);
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- demonstrar liderança;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- consultar manuais da aeronave;
- tirar fotografias aéreas;
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- lançar paraquedistas;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- orientar-se espacialmente;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- demonstrar raciocínio lógico;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- gerenciar procedimentos;
- trabalhar em equipe;
- expressar-se verbalmente;
- aplicar regras de voo visual;
- calcular quantidade de combustível;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- interpretar cartas e mapas;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- reconfigurar performance da aeronave;
- operar subida;
- proceder à partida e táxi;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- obter autorização para local de pouso;
- ajustar potência do motor;
- acionar apoios de terra;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- preencher comunicado de segurança;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- operar sistema de pulverização agrícola;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- decolar aeronave;
- efetuar voo a baixa altura;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- demonstrar autocontrole;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- usar equipamentos de proteção individual;
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- operar cruzeiro;
- calcular número de voos para pulverização;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- combater incêndio;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- mostrar-se apto fisicamente;
- combater causas da emergência;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- taxiar aeronave;
- operar descida;
- obter autorização de voo;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- preparar notificação de voo;
- pousar aeronave;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- efetuar voo pairado;
- operar aproximação;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- realizar operações resgate e salvamento;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- conviver com diferenças;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- conferir peso da carga;
- determinar velocidade e posição de;
- manusear extintores de incêndio;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- efetuar acrobacias;
- desligar motores;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- ativar sistemas alternativos;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- demonstrar paciência;
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- efetuar procedimentos de abandono;
- verificar condições meteorológicas;
- tomar decisões;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- desativar sistemas previstos;
- preencher documentação de bordo;
- examinar amarração das cargas;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- administrar o estresse;
Setores que mais contratam Piloto comercial (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Cultivo de soja
- Criação de bovinos para corte
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
- Holdings de instituições não-financeiras
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
- Transporte aéreo de carga
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br