Salário para o cargo de Piloto comercial
CBO 3411-05 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Quanto ganha um Piloto comercial

Um Piloto comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.763,97 e R$ 22.251,22, com a média salarial de R$ 6.463,18 e o salário mediana em R$ 3.584,61 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Piloto comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.463,18 77.558,19 1.615,80 30,60
1º Quartil 1.763,97 21.167,58 440,99 8,35
Salário Mediana 3.584,61 43.015,32 896,15 16,97
3º Quartil 16.969,73 203.636,80 4.242,43 80,35
Teto Salarial 22.251,22 267.014,69 5.562,81 105,35


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 12.861 4.952,40 1.969,86 3.500,00 10.617,76 12.860,55
Manaus - AM 1.675 - 15.148 4.996,06 1.674,53 3.584,61 12.505,97 15.147,60
Goiânia - GO 1.635 - 247.044 45.558,83 1.634,51 2.629,57 203.961,18 247.043,90
Arapongas - PR 1.675 - 10.301 4.078,33 1.674,53 3.584,61 8.504,54 10.300,95
Santarém - PA 3.348 - 8.742 4.051,45 3.347,86 3.347,86 7.217,62 8.742,20
Cuiabá - MT 2.400 - 17.820 5.726,92 2.400,00 3.000,00 14.712,25 17.819,92
Fortaleza - CE 3.544 - 19.210 8.249,43 3.543,85 7.705,74 15.860,07 19.210,19
Canta - RR 3.850 - 4.663 3.850,18 3.850,18 3.850,18 3.850,18 4.663,45
Luís Eduardo Magalhaes - BA 1.045 - 11.096 4.228,62 1.045,00 4.000,00 9.160,77 11.095,80
Curitiba - PR 1.900 - 10.819 5.092,58 1.900,00 4.210,00 8.932,00 10.818,71
Campo Grande - MS 1.437 - 3.742 2.080,78 1.437,27 1.700,00 3.089,48 3.742,07
Cascavel - PR 1.750 - 8.479 3.857,14 1.750,00 4.000,00 7.000,00 8.478,61
Barra do Garças - MT 1.045 - 1.332 1.052,86 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Porto Velho - RO 1.675 - 4.342 2.947,92 1.674,53 3.584,61 3.584,61 4.341,79
Cruzeiro do Sul - AC 2.390 - 6.311 3.669,56 2.389,79 3.581,61 5.210,20 6.310,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 13.125 5.012,25 1.930,88 3.515,00 10.835,94 13.124,82
Paraná 1.776 - 14.334 5.312,10 1.776,31 3.584,61 11.833,88 14.333,55
Mato Grosso 1.217 - 13.755 4.724,91 1.217,00 2.519,50 11.356,51 13.755,34
Pará 2.515 - 7.195 3.772,20 2.515,03 3.347,86 5.940,55 7.195,38
Goiás 1.552 - 150.791 29.017,01 1.552,17 3.500,00 124.494,52 150.791,50
Amazonas 1.675 - 13.390 4.717,62 1.674,53 3.584,00 11.054,48 13.389,51
Minas Gerais 1.679 - 19.099 6.163,70 1.679,00 3.712,80 15.768,60 19.099,40
Bahia 1.210 - 13.721 5.184,96 1.210,00 5.000,00 11.327,74 13.720,50
Santa Catarina 2.146 - 7.994 4.320,41 2.145,69 4.678,72 6.600,00 7.994,12
Ceará 3.937 - 16.844 7.955,50 3.936,66 6.852,87 13.906,71 16.844,23
Rio Grande do Sul 2.735 - 5.451 3.176,68 2.734,79 2.734,79 4.500,00 5.450,54
Roraima 3.850 - 4.663 3.850,18 3.850,18 3.850,18 3.850,18 4.663,45
Acre 2.986 - 5.536 3.670,36 2.985,70 3.584,61 4.570,91 5.536,42
Mato Grosso do Sul 1.437 - 4.140 2.202,84 1.437,27 1.700,00 3.417,82 4.139,77
Rondônia 1.675 - 4.342 2.756,85 1.674,53 2.884,14 3.584,61 4.341,79


Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • realizar serviços especializados;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar aeronaves;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • traçar plano operacional;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • demonstrar liderança;
    • determinar velocidade e posição de;
    • efetuar voo pairado;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • proceder à partida e táxi;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • manusear extintores de incêndio;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • operar cruzeiro;
    • efetuar voo a baixa altura;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • efetuar acrobacias;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • preparar notificação de voo;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • demonstrar paciência;
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • verificar condições meteorológicas;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • preencher comunicado de segurança;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • orientar-se espacialmente;
    • operar aproximação;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • combater incêndio;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • combater causas da emergência;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • administrar o estresse;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • consultar manuais da aeronave;
    • calcular quantidade de combustível;
    • decolar aeronave;
    • obter autorização para local de pouso;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • desligar motores;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • tomar decisões;
    • interpretar cartas e mapas;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • trabalhar em equipe;
    • lançar paraquedistas;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
    • tirar fotografias aéreas;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • demonstrar autocontrole;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • aplicar regras de voo visual;
    • gerenciar procedimentos;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • operar descida;
    • expressar-se verbalmente;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • pousar aeronave;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • analisar dimensões do heliponto;
    • comunicar-se por sinais;
    • conferir peso da carga;
    • examinar amarração das cargas;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • calcular número de voos para pulverização;
    • taxiar aeronave;
    • obter autorização de voo;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • ajustar potência do motor;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • desativar sistemas previstos;
    • acionar apoios de terra;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • conviver com diferenças;
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • ativar sistemas alternativos;
    • preencher documentação de bordo;
    • operar subida;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • demonstrar raciocínio lógico;


    Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho

    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Cultivo de soja
    • Criação de bovinos para corte
    • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
    • Transporte aéreo de carga




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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