Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- realizar serviços especializados;
- traçar plano operacional;
- demonstrar competências pessoais;
- operar aeronaves;
- comunicar-se;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- trabalhar com segurança;
Atividades
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- realizar operações resgate e salvamento;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- demonstrar liderança;
- interpretar cartas e mapas;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- preparar notificação de voo;
- acionar apoios de terra;
- demonstrar raciocínio lógico;
- operar subida;
- efetuar procedimentos de abandono;
- pousar aeronave;
- determinar velocidade e posição de;
- operar cruzeiro;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- desativar sistemas previstos;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- operar aproximação;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- tirar fotografias aéreas;
- aplicar regras de voo visual;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- calcular quantidade de combustível;
- participar de treinamentos de segurança;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- examinar amarração das cargas;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- obter autorização para local de pouso;
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- manusear extintores de incêndio;
- demonstrar autocontrole;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- preencher comunicado de segurança;
- decolar aeronave;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- administrar o estresse;
- obter autorização de voo;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- ajustar potência do motor;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- mostrar-se apto fisicamente;
- reconfigurar performance da aeronave;
- trabalhar em equipe;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- desligar motores;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- expressar-se verbalmente;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- combater causas da emergência;
- demonstrar paciência;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- preencher documentação de bordo;
- comunicar-se por sinais;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- usar equipamentos de proteção individual;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- proceder à partida e táxi;
- orientar-se espacialmente;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- efetuar acrobacias;
- conviver com diferenças;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- ativar sistemas alternativos;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- lançar paraquedistas;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- operar descida;
- conferir peso da carga;
- consultar manuais da aeronave;
- tomar decisões;
- gerenciar procedimentos;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- verificar condições meteorológicas;
- taxiar aeronave;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Cultivo de soja
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
- Holdings de instituições não-financeiras
- Outras atividades de publicidade
- Criação de bovinos para corte
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Atividades de apoio à agricultura
- Outras sociedades de participação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Cultivo de outros cereais
- Transporte aéreo de carga
- Locação de embarcações sem tripulação