Salário para o cargo de Piloto comercial
CBO 3411-05 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Quanto ganha um Piloto comercial

Um Piloto comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.763,97 e R$ 22.251,22, com a média salarial de R$ 6.463,18 e o salário mediana em R$ 3.584,61 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Piloto comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.463,18 77.558,19 1.615,80 30,60
1º Quartil 1.763,97 21.167,58 440,99 8,35
Salário Mediana 3.584,61 43.015,32 896,15 16,97
3º Quartil 16.969,73 203.636,80 4.242,43 80,35
Teto Salarial 22.251,22 267.014,69 5.562,81 105,35


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 12.861 4.952,40 1.969,86 3.500,00 10.617,76 12.860,55
Manaus - AM 1.675 - 15.148 4.996,06 1.674,53 3.584,61 12.505,97 15.147,60
Goiânia - GO 1.635 - 247.044 45.558,83 1.634,51 2.629,57 203.961,18 247.043,90
Arapongas - PR 1.675 - 10.301 4.078,33 1.674,53 3.584,61 8.504,54 10.300,95
Cuiabá - MT 2.400 - 17.820 5.726,92 2.400,00 3.000,00 14.712,25 17.819,92
Santarém - PA 3.348 - 8.742 4.051,45 3.347,86 3.347,86 7.217,62 8.742,20
Fortaleza - CE 3.544 - 19.210 8.249,43 3.543,85 7.705,74 15.860,07 19.210,19
Canta - RR 3.850 - 4.663 3.850,18 3.850,18 3.850,18 3.850,18 4.663,45
Luís Eduardo Magalhaes - BA 1.045 - 11.096 4.228,62 1.045,00 4.000,00 9.160,77 11.095,80
Campo Grande - MS 1.437 - 3.742 2.080,78 1.437,27 1.700,00 3.089,48 3.742,07
Curitiba - PR 1.900 - 10.819 5.092,58 1.900,00 4.210,00 8.932,00 10.818,71
Barra do Garças - MT 1.045 - 1.332 1.052,86 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Cascavel - PR 1.750 - 8.479 3.857,14 1.750,00 4.000,00 7.000,00 8.478,61
Porto Velho - RO 1.675 - 4.342 2.947,92 1.674,53 3.584,61 3.584,61 4.341,79
Cruzeiro do Sul - AC 2.390 - 6.311 3.669,56 2.389,79 3.581,61 5.210,20 6.310,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 13.125 5.012,25 1.930,88 3.515,00 10.835,94 13.124,82
Paraná 1.776 - 14.334 5.312,10 1.776,31 3.584,61 11.833,88 14.333,55
Mato Grosso 1.217 - 13.755 4.724,91 1.217,00 2.519,50 11.356,51 13.755,34
Pará 2.515 - 7.195 3.772,20 2.515,03 3.347,86 5.940,55 7.195,38
Goiás 1.552 - 150.791 29.017,01 1.552,17 3.500,00 124.494,52 150.791,50
Minas Gerais 1.679 - 19.099 6.163,70 1.679,00 3.712,80 15.768,60 19.099,40
Amazonas 1.675 - 13.390 4.717,62 1.674,53 3.584,00 11.054,48 13.389,51
Bahia 1.210 - 13.721 5.184,96 1.210,00 5.000,00 11.327,74 13.720,50
Santa Catarina 2.146 - 7.994 4.320,41 2.145,69 4.678,72 6.600,00 7.994,12
Ceará 3.937 - 16.844 7.955,50 3.936,66 6.852,87 13.906,71 16.844,23
Rio Grande do Sul 2.735 - 5.451 3.176,68 2.734,79 2.734,79 4.500,00 5.450,54
Roraima 3.850 - 4.663 3.850,18 3.850,18 3.850,18 3.850,18 4.663,45
Acre 2.986 - 5.536 3.670,36 2.985,70 3.584,61 4.570,91 5.536,42
Mato Grosso do Sul 1.437 - 4.140 2.202,84 1.437,27 1.700,00 3.417,82 4.139,77
Rondônia 1.675 - 4.342 2.756,85 1.674,53 2.884,14 3.584,61 4.341,79


Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • realizar serviços especializados;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • traçar plano operacional;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com segurança;
  • comunicar-se;
  • operar aeronaves;

  • Atividades

    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • preparar notificação de voo;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • gerenciar procedimentos;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • pousar aeronave;
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • preencher documentação de bordo;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • efetuar voo pairado;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • operar cruzeiro;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • conviver com diferenças;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • calcular quantidade de combustível;
    • combater causas da emergência;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • consultar manuais da aeronave;
    • operar aproximação;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • decolar aeronave;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • desativar sistemas previstos;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • analisar dimensões do heliponto;
    • demonstrar paciência;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • preencher comunicado de segurança;
    • taxiar aeronave;
    • determinar velocidade e posição de;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • administrar o estresse;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • combater incêndio;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • acionar apoios de terra;
    • obter autorização de voo;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • efetuar voo a baixa altura;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • tirar fotografias aéreas;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • aplicar regras de voo visual;
    • ajustar potência do motor;
    • desligar motores;
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • conferir peso da carga;
    • verificar condições meteorológicas;
    • tomar decisões;
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • ativar sistemas alternativos;
    • manusear extintores de incêndio;
    • examinar amarração das cargas;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • expressar-se verbalmente;
    • obter autorização para local de pouso;
    • orientar-se espacialmente;
    • operar descida;
    • proceder à partida e táxi;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • comunicar-se por sinais;
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • interpretar cartas e mapas;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • efetuar acrobacias;
    • demonstrar liderança;
    • trabalhar em equipe;
    • lançar paraquedistas;
    • calcular número de voos para pulverização;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • operar subida;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • demonstrar autocontrole;


    Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho

    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Cultivo de soja
    • Criação de bovinos para corte
    • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
    • Transporte aéreo de carga




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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