Quanto ganha um Piloto comercial
Um Piloto comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.763,97 e R$ 22.251,22, com a média salarial de R$ 6.463,18 e o salário mediana em R$ 3.584,61 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 6.463,18 | 77.558,19 | 1.615,80 | 30,60 |
1º Quartil | 1.763,97 | 21.167,58 | 440,99 | 8,35 |
Salário Mediana | 3.584,61 | 43.015,32 | 896,15 | 16,97 |
3º Quartil | 16.969,73 | 203.636,80 | 4.242,43 | 80,35 |
Teto Salarial | 22.251,22 | 267.014,69 | 5.562,81 | 105,35 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.970 - 12.861 | 4.952,40 | 1.969,86 | 3.500,00 | 10.617,76 | 12.860,55 |
Manaus - AM | 1.675 - 15.148 | 4.996,06 | 1.674,53 | 3.584,61 | 12.505,97 | 15.147,60 |
Goiânia - GO | 1.635 - 247.044 | 45.558,83 | 1.634,51 | 2.629,57 | 203.961,18 | 247.043,90 |
Arapongas - PR | 1.675 - 10.301 | 4.078,33 | 1.674,53 | 3.584,61 | 8.504,54 | 10.300,95 |
Santarém - PA | 3.348 - 8.742 | 4.051,45 | 3.347,86 | 3.347,86 | 7.217,62 | 8.742,20 |
Cuiabá - MT | 2.400 - 17.820 | 5.726,92 | 2.400,00 | 3.000,00 | 14.712,25 | 17.819,92 |
Fortaleza - CE | 3.544 - 19.210 | 8.249,43 | 3.543,85 | 7.705,74 | 15.860,07 | 19.210,19 |
Canta - RR | 3.850 - 4.663 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 4.663,45 |
Luís Eduardo Magalhaes - BA | 1.045 - 11.096 | 4.228,62 | 1.045,00 | 4.000,00 | 9.160,77 | 11.095,80 |
Curitiba - PR | 1.900 - 10.819 | 5.092,58 | 1.900,00 | 4.210,00 | 8.932,00 | 10.818,71 |
Campo Grande - MS | 1.437 - 3.742 | 2.080,78 | 1.437,27 | 1.700,00 | 3.089,48 | 3.742,07 |
Cascavel - PR | 1.750 - 8.479 | 3.857,14 | 1.750,00 | 4.000,00 | 7.000,00 | 8.478,61 |
Barra do Garças - MT | 1.045 - 1.332 | 1.052,86 | 1.045,00 | 1.045,00 | 1.100,00 | 1.332,35 |
Porto Velho - RO | 1.675 - 4.342 | 2.947,92 | 1.674,53 | 3.584,61 | 3.584,61 | 4.341,79 |
Cruzeiro do Sul - AC | 2.390 - 6.311 | 3.669,56 | 2.389,79 | 3.581,61 | 5.210,20 | 6.310,75 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.931 - 13.125 | 5.012,25 | 1.930,88 | 3.515,00 | 10.835,94 | 13.124,82 |
Paraná | 1.776 - 14.334 | 5.312,10 | 1.776,31 | 3.584,61 | 11.833,88 | 14.333,55 |
Mato Grosso | 1.217 - 13.755 | 4.724,91 | 1.217,00 | 2.519,50 | 11.356,51 | 13.755,34 |
Pará | 2.515 - 7.195 | 3.772,20 | 2.515,03 | 3.347,86 | 5.940,55 | 7.195,38 |
Goiás | 1.552 - 150.791 | 29.017,01 | 1.552,17 | 3.500,00 | 124.494,52 | 150.791,50 |
Amazonas | 1.675 - 13.390 | 4.717,62 | 1.674,53 | 3.584,00 | 11.054,48 | 13.389,51 |
Minas Gerais | 1.679 - 19.099 | 6.163,70 | 1.679,00 | 3.712,80 | 15.768,60 | 19.099,40 |
Bahia | 1.210 - 13.721 | 5.184,96 | 1.210,00 | 5.000,00 | 11.327,74 | 13.720,50 |
Santa Catarina | 2.146 - 7.994 | 4.320,41 | 2.145,69 | 4.678,72 | 6.600,00 | 7.994,12 |
Ceará | 3.937 - 16.844 | 7.955,50 | 3.936,66 | 6.852,87 | 13.906,71 | 16.844,23 |
Rio Grande do Sul | 2.735 - 5.451 | 3.176,68 | 2.734,79 | 2.734,79 | 4.500,00 | 5.450,54 |
Roraima | 3.850 - 4.663 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 4.663,45 |
Acre | 2.986 - 5.536 | 3.670,36 | 2.985,70 | 3.584,61 | 4.570,91 | 5.536,42 |
Mato Grosso do Sul | 1.437 - 4.140 | 2.202,84 | 1.437,27 | 1.700,00 | 3.417,82 | 4.139,77 |
Rondônia | 1.675 - 4.342 | 2.756,85 | 1.674,53 | 2.884,14 | 3.584,61 | 4.341,79 |
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
Atividades
- consultar manuais da aeronave;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- operar cruzeiro;
- operar sistema de pulverização agrícola;
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- mostrar-se apto fisicamente;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- ativar sistemas alternativos;
- tirar fotografias aéreas;
- expressar-se verbalmente;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- operar aproximação;
- participar de treinamentos de segurança;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- proceder à partida e táxi;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- obter autorização de voo;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- interpretar cartas e mapas;
- combater causas da emergência;
- demonstrar autocontrole;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- manejar guincho de içamento (carga externa);
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- demonstrar paciência;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
- demonstrar raciocínio lógico;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- manusear extintores de incêndio;
- demonstrar liderança;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- analisar dimensões do heliponto;
- conviver com diferenças;
- obter autorização para local de pouso;
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- efetuar voo a baixa altura;
- comunicar-se por sinais;
- acionar apoios de terra;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- efetuar acrobacias;
- lançar paraquedistas;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- calcular número de voos para pulverização;
- administrar o estresse;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- verificar condições meteorológicas;
- preencher comunicado de segurança;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- preparar notificação de voo;
- conferir peso da carga;
- orientar-se espacialmente;
- efetuar procedimentos de abandono;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- preencher documentação de bordo;
- efetuar voo pairado;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- desativar sistemas previstos;
- realizar operações resgate e salvamento;
- desligar motores;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- reconfigurar performance da aeronave;
- combater incêndio;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- gerenciar procedimentos;
- operar subida;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- calcular quantidade de combustível;
- operar descida;
- pousar aeronave;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- tomar decisões;
- determinar velocidade e posição de;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- taxiar aeronave;
- usar equipamentos de proteção individual;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- trabalhar em equipe;
- ajustar potência do motor;
- decolar aeronave;
- aplicar regras de voo visual;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- examinar amarração das cargas;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Cultivo de soja
- Criação de bovinos para corte
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
- Holdings de instituições não-financeiras
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
- Transporte aéreo de carga
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br