Salário para o cargo de Piloto comercial
CBO 3411-05 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • realizar serviços especializados;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • trabalhar com segurança;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • traçar plano operacional;
  • comunicar-se;
  • operar aeronaves;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;

Atividades

  • consultar manuais da aeronave;
  • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
  • efetuar procedimentos de abandono;
  • identificar a anormalidade ou emergência;
  • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
  • gerenciar procedimentos;
  • adaptar-se à diversidade de culturas;
  • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
  • verificar existência e condições de local para pouso;
  • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
  • realizar inspeção externa da aeronave;
  • tirar fotografias aéreas;
  • decolar aeronave;
  • obter autorização de voo;
  • preparar notificação de voo;
  • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
  • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
  • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
  • operar subida;
  • conferir equipamentos de emergência e segurança;
  • conferir peso da carga;
  • ajustar potência do motor;
  • regular sistemas que compõem a aeronave;
  • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
  • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
  • combater causas da emergência;
  • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
  • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
  • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
  • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
  • orientar-se espacialmente;
  • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
  • realizar operações resgate e salvamento;
  • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
  • lançar paraquedistas;
  • desligar motores;
  • trabalhar em equipe;
  • adaptar-se a diferentes climas e horários;
  • monitorar rota e altitude autorizadas;
  • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
  • acompanhar navegação e consumo de combustível;
  • examinar amarração das cargas;
  • aplicar regras de voo visual;
  • preencher comunicado de segurança;
  • desativar sistemas previstos;
  • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
  • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
  • calcular quantidade de combustível;
  • acionar apoios de terra;
  • participar de treinamentos de segurança;
  • aplicar regras de voo por instrumentos;
  • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
  • determinar velocidade e posição de;
  • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
  • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • operar cruzeiro;
  • preencher documentação de bordo;
  • manusear extintores de incêndio;
  • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
  • comunicar-se por sinais;
  • demonstrar autocontrole;
  • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
  • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
  • mostrar-se apto fisicamente;
  • proceder à partida e táxi;
  • ativar sistemas alternativos;
  • checar sistemas operacionais da aeronave;
  • operar aproximação;
  • demonstrar liderança;
  • verificar condições meteorológicas;
  • tomar decisões;
  • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
  • determinar potências do motor conforme tabelas;
  • expressar-se verbalmente;
  • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
  • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
  • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
  • pousar aeronave;
  • alijar (liberar) faixa de propaganda;
  • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
  • reconfigurar performance da aeronave;
  • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
  • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
  • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
  • planejar rota e nível de voo (altitude);
  • operar descida;
  • usar equipamentos de proteção individual;
  • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
  • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
  • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
  • efetuar acrobacias;
  • conviver com diferenças;
  • interpretar cartas e mapas;
  • administrar o estresse;
  • taxiar aeronave;
  • obter autorização para local de pouso;
  • alijar (soltar) carga e ou combustível;
  • demonstrar paciência;
  • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);


Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Cultivo de soja
  • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de publicidade
  • Criação de bovinos para corte
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Atividades de apoio à agricultura
  • Outras sociedades de participação
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Cultivo de outros cereais
  • Transporte aéreo de carga
  • Locação de embarcações sem tripulação




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