Salário para o cargo de Gerente de mercado
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de mercado

Um Gerente de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • avaliar desempenho;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • negociar com partes interessadas;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • analisar impacto normativo;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • gerenciar remanejamentos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • cobrar ações;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • administrar conflitos entre partes;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • analisar contexto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • entrevistar candidatos;
    • administrar orçamentos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • captar recursos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • negociar com clientes;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar criatividade;
    • mapear processo de decisão;
    • definir perfis profissionais;
    • estabelecer política comercial;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar alternativas de soluções;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar tendências do mercado;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • cobrar resultados da equipe;
    • planejar campanhas de vendas;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • formular plano de incentivos;
    • representar empresa publicamente;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • pensar estrategicamente;
    • mediar conflitos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • gerir lucratividade;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar contratos;
    • examinar currículos;
    • otimizar custos e recursos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • revisar planos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • saber ouvir;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • autorizar pagamentos;
    • delegar atribuições;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • identificar necessidade de recursos;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • gerenciar equipes;
    • realizar escuta ativa;
    • analisar demanda do cliente;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • agir com empatia;
    • estabelecer diálogo;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • realizar campanhas de vendas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • checar informações para divulgação;
    • pesquisar mercado;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • contratar serviços de terceiros;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • monitorar mídias;
    • analisar cenários;
    • elaborar orçamentos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • tomar decisões;


    Setores que mais contratam Gerente de mercado no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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