Salário para o cargo de Gerente de mercado
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de mercado

Um Gerente de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • checar informações para divulgação;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • tomar decisões;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • mediar conflitos;
    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • avaliar desempenho;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • monitorar contratos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • monitorar mídias;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • otimizar custos e recursos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar contexto;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • delegar atribuições;
    • elaborar orçamentos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • liderar pessoas;
    • cobrar ações;
    • representar empresa publicamente;
    • negociar com clientes;
    • examinar currículos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • estabelecer política comercial;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • gerir lucratividade;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • administrar conflitos entre partes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • gerenciar equipes;
    • administrar orçamentos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • autorizar pagamentos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • identificar necessidade de recursos;
    • captar recursos;
    • revisar planos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • negociar com partes interessadas;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • definir perfis profissionais;
    • estabelecer diálogo;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • analisar cenários;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • pesquisar mercado;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • entrevistar candidatos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • gerenciar remanejamentos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar criatividade;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • trabalhar em equipe;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • realizar escuta ativa;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • pensar estrategicamente;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • agir com empatia;
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar tendências do mercado;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar demanda do cliente;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar campanhas de vendas;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • mapear processo de decisão;
    • saber ouvir;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • dimensionar equipe;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar impacto normativo;


    Setores que mais contratam Gerente de mercado no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Diretor de leasing
    Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Diretor de leasing