Salário para o cargo de Analista de inteligência de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de inteligência de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de inteligência de mercado

Um Analista de inteligência de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de inteligência de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de inteligência de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • monitorar contratos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • negociar com partes interessadas;
    • examinar currículos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • analisar cenários;
    • otimizar custos e recursos;
    • tomar decisões;
    • estabelecer política comercial;
    • revisar planos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerenciar equipes;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • gerenciar remanejamentos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • cobrar ações;
    • analisar demanda reclamatória;
    • elaborar orçamentos;
    • avaliar desempenho;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • saber ouvir;
    • formular plano de incentivos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • estabelecer diálogo;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • realizar escuta ativa;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • identificar necessidade de recursos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • pensar estrategicamente;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • liderar pessoas;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • mapear processo de decisão;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar demanda do cliente;
    • checar informações para divulgação;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • representar empresa publicamente;
    • gerir lucratividade;
    • negociar com clientes;
    • agir com empatia;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • trabalhar em equipe;
    • definir perfis profissionais;
    • pesquisar mercado;
    • mediar conflitos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • cobrar resultados da equipe;
    • entrevistar candidatos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • realizar campanhas de vendas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • analisar contexto;
    • captar recursos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • elaborar relatórios;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • analisar impacto normativo;
    • analisar tendências do mercado;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • monitorar mídias;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • contratar serviços de terceiros;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • autorizar pagamentos;


    Setores que mais contratam Analista de inteligência de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens