Salário para o cargo de Analista de inteligência de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de inteligência de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de inteligência de mercado

Um Analista de inteligência de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de inteligência de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de inteligência de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;

  • Atividades

    • gerenciar remanejamentos;
    • analisar demanda do cliente;
    • estabelecer diálogo;
    • pensar estrategicamente;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar mídias;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • realizar escuta ativa;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • captar recursos;
    • tomar decisões;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • examinar currículos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • detectar expectativas e necessidades;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • cobrar resultados da equipe;
    • saber ouvir;
    • avaliar desempenho;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • representar empresa publicamente;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • elaborar orçamentos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • liderar pessoas;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • gerir lucratividade;
    • identificar necessidade de recursos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • elaborar relatórios;
    • revisar planos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • agir com empatia;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • mediar conflitos;
    • gerenciar equipes;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • estabelecer política comercial;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • pesquisar mercado;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir perfis profissionais;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • otimizar custos e recursos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • analisar demanda reclamatória;
    • delegar atribuições;
    • autorizar pagamentos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • mapear processo de decisão;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • administrar conflitos entre partes;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • administrar orçamentos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • cobrar ações;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar contratos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • analisar contexto;
    • checar informações para divulgação;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • realizar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • dimensionar equipe;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • contratar serviços de terceiros;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • negociar com partes interessadas;
    • planejar campanhas de vendas;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • demonstrar criatividade;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar impacto normativo;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • negociar com clientes;
    • analisar cenários;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;


    Setores que mais contratam Analista de inteligência de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: