Salário para o cargo de Gerente comercial
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente comercial

Um Gerente comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.323,81 e R$ 13.686,74, com a média salarial de R$ 4.125,99 e o salário mediana em R$ 2.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.125,99 49.511,87 1.031,50 19,24
1º Quartil 1.323,81 15.885,73 330,95 6,17
Salário Mediana 2.200,00 26.400,00 550,00 10,26
3º Quartil 10.438,09 125.257,08 2.609,52 48,67
Teto Salarial 13.686,74 164.240,84 3.421,68 63,81


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.670 - 23.228 7.875,14 1.669,59 4.684,50 19.177,04 23.227,81
Rio de Janeiro - RJ 1.410 - 16.226 5.143,36 1.409,65 2.500,00 13.396,61 16.226,38
Brasília - DF 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Belo Horizonte - MG 1.256 - 9.723 3.391,50 1.256,20 2.024,80 8.027,40 9.723,02
Curitiba - PR 1.503 - 10.706 3.940,20 1.503,49 2.500,00 8.838,98 10.706,04
Fortaleza - CE 1.236 - 10.404 3.484,15 1.236,00 2.000,00 8.589,91 10.404,36
Goiânia - GO 1.283 - 8.679 3.209,54 1.282,55 2.070,00 7.165,58 8.679,17
Porto Alegre - RS 1.452 - 12.525 4.332,41 1.452,04 2.481,68 10.340,56 12.524,80
Salvador - BA 1.370 - 9.739 3.482,56 1.370,45 2.191,02 8.040,50 9.738,89
Recife - PE 1.313 - 9.972 3.600,70 1.312,51 2.265,00 8.232,70 9.971,69
Campinas - SP 1.758 - 15.037 5.247,36 1.758,06 3.000,00 12.415,05 15.037,48
Barueri - SP 2.174 - 22.627 8.866,92 2.173,94 7.067,05 18.681,07 22.627,07
Ribeirão Preto - SP 1.516 - 8.867 3.433,84 1.515,99 2.407,00 7.320,29 8.866,55
Cuiabá - MT 1.233 - 7.549 2.904,89 1.233,24 2.144,00 6.232,61 7.549,12
Manaus - AM 1.280 - 7.938 2.967,07 1.280,18 2.000,00 6.553,32 7.937,57
Belém - PA 1.076 - 5.908 2.232,79 1.075,83 1.274,94 4.878,06 5.908,45
Florianópolis - SC 1.503 - 9.256 3.514,98 1.503,15 2.407,00 7.642,06 9.256,29
Uberlândia - MG 1.344 - 8.692 3.245,56 1.344,01 2.142,14 7.176,44 8.692,31
Campo Grande - MS 1.386 - 7.193 2.909,43 1.385,60 2.048,61 5.938,50 7.192,89
Guarulhos - SP 1.646 - 13.421 4.626,81 1.646,27 2.820,88 11.080,73 13.421,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.570 - 18.895 6.048,28 1.570,15 3.000,00 15.600,24 18.895,48
Minas Gerais 1.196 - 8.131 2.936,32 1.195,95 1.893,07 6.712,88 8.130,84
Rio de Janeiro 1.366 - 12.764 4.121,72 1.366,33 2.100,00 10.537,75 12.763,64
Paraná 1.399 - 8.795 3.301,27 1.398,76 2.143,00 7.261,06 8.794,81
Rio Grande do Sul 1.354 - 9.603 3.441,22 1.353,65 2.100,00 7.928,40 9.603,12
Santa Catarina 1.435 - 8.322 3.236,38 1.434,94 2.192,00 6.870,95 8.322,30
Goiás 1.238 - 7.944 2.968,61 1.238,41 2.000,00 6.558,42 7.943,76
Bahia 1.272 - 7.423 2.873,13 1.272,45 2.000,00 6.128,14 7.422,59
Distrito Federal 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Ceará 1.183 - 10.450 3.441,78 1.183,35 2.000,00 8.627,77 10.450,21
Pernambuco 1.269 - 8.011 3.008,97 1.269,37 2.000,00 6.614,19 8.011,30
Mato Grosso 1.206 - 8.973 3.202,42 1.205,82 2.055,50 7.407,82 8.972,57
Espírito Santo 1.232 - 7.447 2.820,51 1.231,71 1.885,00 6.148,62 7.447,39
Pará 1.105 - 6.021 2.339,45 1.105,27 1.567,50 4.970,90 6.020,90
Mato Grosso do Sul 1.302 - 6.843 2.750,38 1.301,85 2.000,00 5.649,33 6.842,64
Maranhão 1.132 - 7.933 2.815,24 1.132,25 1.779,17 6.549,72 7.933,22
Paraíba 1.185 - 6.682 2.596,87 1.185,19 1.800,00 5.516,94 6.682,28
Amazonas 1.225 - 7.517 2.838,90 1.225,37 1.937,25 6.206,19 7.517,12
Rio Grande do Norte 1.106 - 14.918 4.247,38 1.105,95 1.844,70 12.316,67 14.918,32
Rondônia 1.166 - 5.254 2.258,91 1.165,92 1.738,22 4.337,56 5.253,78
Alagoas 1.226 - 6.705 2.671,70 1.225,74 2.000,00 5.535,61 6.704,90
Tocantins 1.113 - 6.964 2.675,43 1.113,35 1.976,78 5.749,85 6.964,39
Piauí 1.097 - 6.783 2.562,74 1.097,19 1.785,70 5.600,30 6.783,26
Sergipe 1.207 - 6.500 2.631,49 1.206,60 2.000,00 5.366,08 6.499,56
Roraima 1.111 - 4.995 2.194,90 1.111,30 1.711,24 4.123,56 4.994,58
Amapá 1.173 - 5.138 2.333,71 1.172,54 1.977,36 4.241,74 5.137,72
Acre 1.159 - 7.551 2.733,71 1.158,77 1.764,00 6.234,25 7.551,11


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente comercial

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • listar atividades de cargos / funções;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • autorizar pagamentos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • gerenciar remanejamentos;
    • analisar tendências do mercado;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • otimizar custos e recursos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • monitorar mídias;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • analisar cenários;
    • estabelecer política comercial;
    • avaliar desempenho;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • cobrar ações;
    • dimensionar equipe;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • realizar escuta ativa;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • liderar pessoas;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer diálogo;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • definir perfis profissionais;
    • identificar necessidade de recursos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar impacto normativo;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • entrevistar candidatos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • examinar currículos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • elaborar relatórios;
    • gerenciar equipes;
    • saber ouvir;
    • demonstrar criatividade;
    • administrar orçamentos;
    • tomar decisões;
    • delegar atribuições;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • formular plano de incentivos;
    • mediar conflitos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • realizar campanhas de vendas;
    • pensar estrategicamente;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • pesquisar mercado;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • negociar com partes interessadas;
    • trabalhar em equipe;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • representar empresa publicamente;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • realizar estudo de viabilidade;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • planejar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • checar informações para divulgação;
    • gerir lucratividade;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • analisar contexto;
    • analisar demanda reclamatória;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • negociar com clientes;
    • mapear processo de decisão;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • cobrar resultados da equipe;
    • agir com empatia;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • monitorar contratos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • revisar planos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • captar recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;


    Setores que mais contratam Gerente comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor