Salário para o cargo de Gerente comercial
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente comercial

Um Gerente comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.036,34 e R$ 14.206,34, com a média salarial de R$ 5.160,36 e o salário mediana em R$ 2.789,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.160,36 61.924,28 1.290,09 23,86
1º Quartil 2.036,34 24.436,14 509,09 9,42
Salário Mediana 2.789,00 33.468,00 697,25 12,90
3º Quartil 10.834,36 130.012,38 2.708,59 50,10
Teto Salarial 14.206,34 170.476,13 3.551,59 65,70


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.387 - 29.516 10.199,34 2.386,98 6.000,00 24.368,48 29.515,84
Rio de Janeiro - RJ 1.767 - 20.251 6.337,79 1.766,52 3.000,00 16.718,96 20.250,51
Brasília - DF 1.534 - 7.881 3.141,57 1.533,72 2.140,00 6.506,90 7.881,36
Belo Horizonte - MG 1.641 - 12.201 4.281,93 1.640,97 2.520,00 10.073,32 12.201,11
Curitiba - PR 1.856 - 15.783 5.412,02 1.856,18 3.000,00 13.030,50 15.782,93
Goiânia - GO 1.638 - 11.045 4.090,10 1.638,24 2.700,00 9.119,07 11.045,29
Fortaleza - CE 1.614 - 8.595 3.414,71 1.613,83 2.500,00 7.095,84 8.594,69
Salvador - BA 1.632 - 10.088 3.760,31 1.631,96 2.500,00 8.329,11 10.088,47
Porto Alegre - RS 1.820 - 14.246 5.194,90 1.819,75 3.314,00 11.761,93 14.246,41
Barueri - SP 3.094 - 29.892 12.012,05 3.094,35 9.372,00 24.679,26 29.892,26
Campinas - SP 2.173 - 22.282 7.337,10 2.172,73 4.000,00 18.396,28 22.282,13
Recife - PE 1.811 - 12.120 4.497,29 1.811,42 2.924,88 10.006,70 12.120,42
Ribeirão Preto - SP 2.014 - 13.512 4.973,03 2.013,52 3.088,00 11.155,29 13.511,62
Manaus - AM 1.606 - 10.077 3.744,50 1.605,67 2.415,00 8.319,62 10.076,97
Campo Grande - MS 1.704 - 9.833 3.813,42 1.703,56 2.510,00 8.118,48 9.833,34
Cuiabá - MT 1.591 - 10.255 3.880,17 1.591,33 2.674,00 8.466,61 10.255,01
Uberlândia - MG 1.614 - 13.759 4.634,03 1.613,92 2.500,00 11.359,38 13.758,83
Contagem - MG 1.620 - 9.596 3.625,45 1.620,38 2.500,00 7.922,31 9.595,74
Guarulhos - SP 2.013 - 15.760 5.428,12 2.012,93 3.008,00 13.011,52 15.759,95
Joinville - SC 2.005 - 12.016 4.575,93 2.004,57 3.000,00 9.920,57 12.016,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.107 - 24.118 7.784,96 2.106,56 3.936,00 19.912,33 24.118,41
Minas Gerais 1.579 - 9.877 3.660,27 1.578,72 2.400,00 8.154,75 9.877,28
Rio de Janeiro 1.672 - 14.920 4.817,39 1.671,53 2.500,00 12.317,87 14.919,77
Paraná 1.816 - 12.122 4.384,33 1.816,26 2.692,00 10.007,96 12.121,95
Santa Catarina 1.849 - 11.028 4.171,56 1.849,24 2.721,00 9.104,77 11.027,97
Rio Grande do Sul 1.724 - 11.919 4.309,67 1.724,01 2.626,00 9.840,32 11.918,90
Goiás 1.575 - 9.660 3.654,74 1.574,97 2.500,00 7.975,49 9.660,15
Bahia 1.586 - 8.366 3.326,35 1.586,42 2.433,00 6.907,18 8.366,18
Distrito Federal 1.534 - 7.881 3.141,57 1.533,72 2.140,00 6.506,90 7.881,36
Ceará 1.562 - 9.624 3.588,55 1.562,37 2.494,50 7.945,77 9.624,16
Pernambuco 1.640 - 9.589 3.629,50 1.639,60 2.422,00 7.916,72 9.588,97
Mato Grosso 1.597 - 14.826 4.832,26 1.596,65 2.640,00 12.240,54 14.826,10
Espírito Santo 1.579 - 8.809 3.415,87 1.579,42 2.300,00 7.273,00 8.809,28
Pará 1.542 - 7.859 3.164,28 1.542,40 2.300,00 6.488,24 7.858,75
Mato Grosso do Sul 1.668 - 9.561 3.684,16 1.668,31 2.500,00 7.893,30 9.560,60
Maranhão 1.555 - 9.108 3.467,28 1.554,93 2.362,00 7.519,37 9.107,69
Paraíba 1.483 - 6.605 2.835,08 1.482,96 2.129,00 5.453,44 6.605,37
Rio Grande do Norte 1.466 - 6.071 2.714,83 1.466,18 2.100,00 5.012,29 6.071,04
Rondônia 1.504 - 8.132 3.170,34 1.503,78 2.138,00 6.713,62 8.131,74
Amazonas 1.581 - 9.684 3.636,55 1.580,83 2.348,00 7.995,56 9.684,46
Alagoas 1.513 - 7.289 3.049,16 1.512,66 2.316,00 6.017,52 7.288,60
Tocantins 1.479 - 9.902 3.538,48 1.478,96 2.119,50 8.175,05 9.901,87
Piauí 1.458 - 8.089 3.128,40 1.458,02 2.118,00 6.678,65 8.089,38
Sergipe 1.526 - 7.808 3.124,42 1.526,45 2.152,50 6.445,95 7.807,53
Roraima 1.456 - 5.705 2.622,20 1.456,48 2.130,00 4.710,36 5.705,33
Acre 1.488 - 5.453 2.605,68 1.487,70 2.136,00 4.502,07 5.453,04
Amapá 1.463 - 6.128 2.714,32 1.462,74 2.015,00 5.059,52 6.128,24


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente comercial

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;

  • Atividades

    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • analisar cenários;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • autorizar pagamentos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • administrar conflitos entre partes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • gerenciar remanejamentos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • negociar com clientes;
    • captar recursos;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • examinar currículos;
    • elaborar relatórios;
    • representar empresa publicamente;
    • realizar campanhas de vendas;
    • agir com empatia;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • revisar planos;
    • formular plano de incentivos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • identificar necessidade de recursos;
    • monitorar mídias;
    • contratar serviços de terceiros;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • delegar atribuições;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar demanda do cliente;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • dimensionar equipe;
    • mediar conflitos;
    • cobrar ações;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • demonstrar visão sistêmica;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • analisar tendências do mercado;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • monitorar contratos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • entrevistar candidatos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • checar informações para divulgação;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar impacto normativo;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • avaliar desempenho;
    • gerir lucratividade;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • planejar campanhas de vendas;
    • demonstrar criatividade;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • saber ouvir;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • negociar com partes interessadas;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • administrar orçamentos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • definir perfis profissionais;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • gerenciar equipes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de organização;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • otimizar custos e recursos;
    • pesquisar mercado;
    • pensar estrategicamente;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • mapear processo de decisão;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • analisar contexto;
    • estabelecer política comercial;
    • realizar escuta ativa;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;


    Setores que mais contratam Gerente comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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