Salário para o cargo de Gerente comercial
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente comercial

Um Gerente comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.323,81 e R$ 13.686,74, com a média salarial de R$ 4.125,99 e o salário mediana em R$ 2.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.125,99 49.511,87 1.031,50 19,24
1º Quartil 1.323,81 15.885,73 330,95 6,17
Salário Mediana 2.200,00 26.400,00 550,00 10,26
3º Quartil 10.438,09 125.257,08 2.609,52 48,67
Teto Salarial 13.686,74 164.240,84 3.421,68 63,81


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.670 - 23.228 7.875,14 1.669,59 4.684,50 19.177,04 23.227,81
Rio de Janeiro - RJ 1.410 - 16.226 5.143,36 1.409,65 2.500,00 13.396,61 16.226,38
Brasília - DF 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Belo Horizonte - MG 1.256 - 9.723 3.391,50 1.256,20 2.024,80 8.027,40 9.723,02
Curitiba - PR 1.503 - 10.706 3.940,20 1.503,49 2.500,00 8.838,98 10.706,04
Fortaleza - CE 1.236 - 10.404 3.484,15 1.236,00 2.000,00 8.589,91 10.404,36
Goiânia - GO 1.283 - 8.679 3.209,54 1.282,55 2.070,00 7.165,58 8.679,17
Porto Alegre - RS 1.452 - 12.525 4.332,41 1.452,04 2.481,68 10.340,56 12.524,80
Salvador - BA 1.370 - 9.739 3.482,56 1.370,45 2.191,02 8.040,50 9.738,89
Recife - PE 1.313 - 9.972 3.600,70 1.312,51 2.265,00 8.232,70 9.971,69
Campinas - SP 1.758 - 15.037 5.247,36 1.758,06 3.000,00 12.415,05 15.037,48
Barueri - SP 2.174 - 22.627 8.866,92 2.173,94 7.067,05 18.681,07 22.627,07
Ribeirão Preto - SP 1.516 - 8.867 3.433,84 1.515,99 2.407,00 7.320,29 8.866,55
Cuiabá - MT 1.233 - 7.549 2.904,89 1.233,24 2.144,00 6.232,61 7.549,12
Manaus - AM 1.280 - 7.938 2.967,07 1.280,18 2.000,00 6.553,32 7.937,57
Belém - PA 1.076 - 5.908 2.232,79 1.075,83 1.274,94 4.878,06 5.908,45
Florianópolis - SC 1.503 - 9.256 3.514,98 1.503,15 2.407,00 7.642,06 9.256,29
Uberlândia - MG 1.344 - 8.692 3.245,56 1.344,01 2.142,14 7.176,44 8.692,31
Campo Grande - MS 1.386 - 7.193 2.909,43 1.385,60 2.048,61 5.938,50 7.192,89
Guarulhos - SP 1.646 - 13.421 4.626,81 1.646,27 2.820,88 11.080,73 13.421,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.570 - 18.895 6.048,28 1.570,15 3.000,00 15.600,24 18.895,48
Minas Gerais 1.196 - 8.131 2.936,32 1.195,95 1.893,07 6.712,88 8.130,84
Rio de Janeiro 1.366 - 12.764 4.121,72 1.366,33 2.100,00 10.537,75 12.763,64
Paraná 1.399 - 8.795 3.301,27 1.398,76 2.143,00 7.261,06 8.794,81
Rio Grande do Sul 1.354 - 9.603 3.441,22 1.353,65 2.100,00 7.928,40 9.603,12
Santa Catarina 1.435 - 8.322 3.236,38 1.434,94 2.192,00 6.870,95 8.322,30
Goiás 1.238 - 7.944 2.968,61 1.238,41 2.000,00 6.558,42 7.943,76
Bahia 1.272 - 7.423 2.873,13 1.272,45 2.000,00 6.128,14 7.422,59
Distrito Federal 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Ceará 1.183 - 10.450 3.441,78 1.183,35 2.000,00 8.627,77 10.450,21
Pernambuco 1.269 - 8.011 3.008,97 1.269,37 2.000,00 6.614,19 8.011,30
Mato Grosso 1.206 - 8.973 3.202,42 1.205,82 2.055,50 7.407,82 8.972,57
Espírito Santo 1.232 - 7.447 2.820,51 1.231,71 1.885,00 6.148,62 7.447,39
Pará 1.105 - 6.021 2.339,45 1.105,27 1.567,50 4.970,90 6.020,90
Mato Grosso do Sul 1.302 - 6.843 2.750,38 1.301,85 2.000,00 5.649,33 6.842,64
Maranhão 1.132 - 7.933 2.815,24 1.132,25 1.779,17 6.549,72 7.933,22
Paraíba 1.185 - 6.682 2.596,87 1.185,19 1.800,00 5.516,94 6.682,28
Amazonas 1.225 - 7.517 2.838,90 1.225,37 1.937,25 6.206,19 7.517,12
Rio Grande do Norte 1.106 - 14.918 4.247,38 1.105,95 1.844,70 12.316,67 14.918,32
Rondônia 1.166 - 5.254 2.258,91 1.165,92 1.738,22 4.337,56 5.253,78
Alagoas 1.226 - 6.705 2.671,70 1.225,74 2.000,00 5.535,61 6.704,90
Tocantins 1.113 - 6.964 2.675,43 1.113,35 1.976,78 5.749,85 6.964,39
Piauí 1.097 - 6.783 2.562,74 1.097,19 1.785,70 5.600,30 6.783,26
Sergipe 1.207 - 6.500 2.631,49 1.206,60 2.000,00 5.366,08 6.499,56
Roraima 1.111 - 4.995 2.194,90 1.111,30 1.711,24 4.123,56 4.994,58
Amapá 1.173 - 5.138 2.333,71 1.172,54 1.977,36 4.241,74 5.137,72
Acre 1.159 - 7.551 2.733,71 1.158,77 1.764,00 6.234,25 7.551,11


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente comercial

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar impacto normativo;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • mediar conflitos;
    • entrevistar candidatos;
    • representar empresa publicamente;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • monitorar contratos;
    • negociar com partes interessadas;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • analisar cenários;
    • analisar tendências do mercado;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • monitorar mídias;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • mapear processo de decisão;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • elaborar orçamentos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • pesquisar mercado;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • negociar com clientes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • realizar escuta ativa;
    • delegar atribuições;
    • contratar serviços de terceiros;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • elaborar relatórios;
    • captar recursos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • analisar demanda reclamatória;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • gerenciar equipes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • planejar campanhas de vendas;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar demanda do cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • formular plano de incentivos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • avaliar desempenho;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • avaliar alternativas de soluções;
    • identificar necessidade de recursos;
    • cobrar ações;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • saber ouvir;
    • gerenciar remanejamentos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • examinar currículos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar campanhas de vendas;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • definir perfis profissionais;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • estabelecer política comercial;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • tomar decisões;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • autorizar pagamentos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • estabelecer diálogo;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • gerir lucratividade;
    • administrar orçamentos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • otimizar custos e recursos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • liderar pessoas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • checar informações para divulgação;
    • pensar estrategicamente;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • agir com empatia;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar contexto;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • revisar planos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • cobrar resultados da equipe;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;


    Setores que mais contratam Gerente comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

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