Salário para o cargo de Gerente de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de marketing

Um Gerente de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.575,23 e R$ 24.433,88, com a média salarial de R$ 7.775,80 e o salário mediana em R$ 4.805,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.775,80 93.309,59 1.943,95 36,74
1º Quartil 1.575,23 18.902,72 393,81 7,44
Salário Mediana 4.805,00 57.660,00 1.201,25 22,70
3º Quartil 18.634,32 223.611,82 4.658,58 88,05
Teto Salarial 24.433,88 293.206,52 6.108,47 115,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.146 - 27.551 11.800,66 3.145,55 10.500,00 22.746,25 27.550,94
Rio de Janeiro - RJ 2.030 - 25.325 9.555,78 2.030,08 7.000,00 20.908,38 25.324,86
Fortaleza - CE 1.250 - 8.486 3.049,37 1.249,52 2.000,00 7.005,72 8.485,54
Belo Horizonte - MG 1.531 - 14.523 5.265,01 1.531,25 3.586,00 11.990,68 14.523,47
Curitiba - PR 1.836 - 17.101 6.361,22 1.836,09 4.431,32 14.118,65 17.100,93
Barueri - SP 3.208 - 34.707 13.164,82 3.208,47 10.100,00 28.654,74 34.707,49
Campinas - SP 1.760 - 20.926 7.644,61 1.760,12 5.636,00 17.276,45 20.925,75
Recife - PE 1.385 - 10.895 3.949,57 1.385,37 2.500,00 8.995,33 10.895,41
Porto Alegre - RS 1.865 - 17.870 6.392,52 1.864,64 4.000,00 14.753,23 17.869,56
Brasília - DF 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Osasco - SP 3.676 - 28.893 11.530,12 3.675,85 9.000,00 23.854,25 28.892,98
Goiânia - GO 1.386 - 11.880 4.442,85 1.385,52 3.025,00 9.808,30 11.880,10
Salvador - BA 1.589 - 13.669 4.822,39 1.589,29 3.000,00 11.284,95 13.668,67
Florianópolis - SC 2.080 - 11.144 4.995,31 2.079,90 4.285,86 9.200,34 11.143,73
Maringá - PR 1.371 - 7.161 3.022,14 1.371,34 2.236,40 5.911,98 7.160,76
Sorocaba - SP 1.693 - 19.689 6.229,08 1.692,55 2.900,00 16.255,17 19.688,75
Ribeirão Preto - SP 1.557 - 16.846 5.855,89 1.556,97 3.708,00 13.908,09 16.845,90
São Carlos - SP 2.256 - 14.186 5.154,98 2.255,69 3.486,37 11.712,28 14.186,26
Teresina - PI 1.088 - 3.960 1.945,51 1.088,48 1.661,32 3.269,13 3.959,66
Guarulhos - SP 1.692 - 29.895 10.383,42 1.692,08 6.826,54 24.681,31 29.894,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.347 - 26.526 10.539,07 2.347,43 8.709,68 21.899,96 26.525,88
Rio de Janeiro 1.702 - 23.864 8.568,84 1.701,81 6.000,00 19.702,43 23.864,18
Minas Gerais 1.325 - 12.468 4.388,23 1.325,40 2.750,00 10.293,35 12.467,62
Paraná 1.534 - 14.700 5.141,05 1.534,43 3.180,00 12.136,68 14.700,30
Ceará 1.177 - 9.100 3.146,62 1.176,84 1.884,42 7.513,42 9.100,48
Santa Catarina 1.560 - 11.232 4.287,71 1.559,62 3.000,00 9.273,45 11.232,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 14.195 4.986,20 1.542,69 3.000,80 11.719,32 14.194,79
Pernambuco 1.298 - 10.070 3.530,89 1.298,39 2.000,00 8.314,01 10.070,18
Bahia 1.236 - 9.930 3.670,34 1.235,69 2.500,00 8.198,04 9.929,72
Goiás 1.315 - 11.202 4.248,27 1.315,14 3.000,00 9.248,70 11.202,30
Distrito Federal 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Rio Grande do Norte 1.145 - 4.363 2.051,81 1.144,96 1.595,00 3.602,45 4.363,40
Paraíba 1.185 - 15.510 4.422,73 1.184,67 2.000,00 12.804,97 15.509,76
Piauí 1.077 - 3.770 1.848,67 1.076,91 1.503,48 3.112,81 3.770,33
Espírito Santo 1.366 - 10.030 3.822,27 1.365,54 2.500,00 8.280,56 10.029,66
Maranhão 1.152 - 4.755 2.123,50 1.151,99 1.611,99 3.925,85 4.755,10
Pará 1.266 - 8.401 3.172,79 1.266,32 2.200,00 6.935,76 8.400,80
Mato Grosso 1.242 - 9.039 3.459,70 1.241,55 2.145,00 7.462,87 9.039,26
Mato Grosso do Sul 1.225 - 12.768 4.115,68 1.225,47 2.500,00 10.541,39 12.768,05
Sergipe 1.135 - 8.439 3.040,54 1.134,97 2.000,00 6.967,40 8.439,12
Amazonas 1.292 - 13.755 4.754,34 1.292,36 3.045,00 11.356,20 13.754,97
Alagoas 1.258 - 10.694 3.697,67 1.258,23 2.507,00 8.829,33 10.694,35
Rondônia 1.078 - 6.981 2.631,24 1.078,28 1.500,00 5.763,71 6.981,18
Tocantins 1.137 - 4.964 2.469,71 1.136,93 2.427,19 4.097,97 4.963,59
Roraima 1.201 - 18.168 4.992,94 1.200,67 2.600,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.175 - 3.948 1.983,64 1.175,08 1.750,00 3.259,48 3.947,98
Acre 1.129 - 4.973 2.224,55 1.128,60 2.011,00 4.105,34 4.972,51


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • revisar planos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • pensar estrategicamente;
    • realizar campanhas de vendas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • negociar com partes interessadas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerir lucratividade;
    • analisar demanda do cliente;
    • examinar currículos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • realizar escuta ativa;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • planejar campanhas de vendas;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • cobrar resultados da equipe;
    • representar empresa publicamente;
    • captar recursos;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar impacto normativo;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar tendências do mercado;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • dimensionar equipe;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • saber ouvir;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • cobrar ações;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar contexto;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • monitorar mídias;
    • pesquisar mercado;
    • elaborar relatórios;
    • mapear processo de decisão;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • monitorar contratos;
    • analisar cenários;
    • estabelecer política comercial;
    • liderar pessoas;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • gerenciar remanejamentos;
    • delegar atribuições;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • identificar necessidade de recursos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • avaliar desempenho;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • formular plano de incentivos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • entrevistar candidatos;
    • administrar orçamentos;
    • negociar com clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar orçamentos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • mediar conflitos;
    • checar informações para divulgação;
    • autorizar pagamentos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • otimizar custos e recursos;
    • estabelecer diálogo;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • analisar demanda reclamatória;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • agir com empatia;
    • gerenciar equipes;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • tomar decisões;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;


    Setores que mais contratam Gerente de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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