Salário para o cargo de Analista de estudos de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de estudos de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de estudos de mercado

Um Analista de estudos de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de estudos de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de estudos de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em processo de decisão politica;

  • Atividades

    • entrevistar candidatos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • mediar conflitos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • gerenciar remanejamentos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • definir perfis profissionais;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • pensar estrategicamente;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • negociar com partes interessadas;
    • liderar pessoas;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • cobrar ações;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • captar recursos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • mapear processo de decisão;
    • analisar tendências do mercado;
    • analisar demanda do cliente;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • pesquisar mercado;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • elaborar orçamentos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer política comercial;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • representar empresa publicamente;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • formular plano de incentivos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • tomar decisões;
    • analisar demanda reclamatória;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar mídias;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • gerenciar equipes;
    • examinar currículos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • dimensionar equipe;
    • revisar planos;
    • saber ouvir;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • negociar com clientes;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • identificar necessidade de recursos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar contratos;
    • analisar cenários;
    • agir com empatia;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar impacto normativo;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • delegar atribuições;
    • realizar campanhas de vendas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • avaliar desempenho;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar contexto;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • otimizar custos e recursos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • checar informações para divulgação;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • cobrar resultados da equipe;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • estabelecer diálogo;
    • gerir lucratividade;
    • autorizar pagamentos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • realizar escuta ativa;


    Setores que mais contratam Analista de estudos de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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