Salário para o cargo de Analista de estudos de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de estudos de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de estudos de mercado

Um Analista de estudos de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de estudos de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de estudos de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • analisar impacto normativo;
    • pensar estrategicamente;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • captar recursos;
    • agir com empatia;
    • planejar campanhas de vendas;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • formular plano de incentivos;
    • monitorar mídias;
    • gerenciar equipes;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • monitorar contratos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • revisar planos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • gerir lucratividade;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • saber ouvir;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • definir perfis profissionais;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • entrevistar candidatos;
    • mapear processo de decisão;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • administrar orçamentos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • analisar contexto;
    • realizar escuta ativa;
    • liderar pessoas;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • analisar demanda reclamatória;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • avaliar desempenho;
    • mediar conflitos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • negociar com clientes;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • analisar demanda do cliente;
    • realizar campanhas de vendas;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • cobrar resultados da equipe;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • cobrar ações;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • negociar com partes interessadas;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • identificar necessidade de recursos;
    • estabelecer diálogo;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • otimizar custos e recursos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • representar empresa publicamente;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • tomar decisões;
    • analisar tendências do mercado;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • elaborar orçamentos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • autorizar pagamentos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer política comercial;
    • trabalhar em equipe;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • delegar atribuições;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • elaborar relatórios;
    • examinar currículos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • checar informações para divulgação;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • analisar cenários;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;


    Setores que mais contratam Analista de estudos de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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