Salário para o cargo de Gerente distrital de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente distrital de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente distrital de vendas

Um Gerente distrital de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente distrital de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente distrital de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • negociar com partes interessadas;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • tomar decisões;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • representar empresa publicamente;
    • planejar campanhas de vendas;
    • estabelecer diálogo;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • negociar com clientes;
    • checar informações para divulgação;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • estabelecer política comercial;
    • mediar conflitos;
    • captar recursos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • elaborar relatórios;
    • cobrar ações;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • definir perfis profissionais;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • pensar estrategicamente;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar contexto;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • pesquisar mercado;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • analisar demanda do cliente;
    • liderar pessoas;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • administrar conflitos entre partes;
    • dimensionar equipe;
    • gerir lucratividade;
    • realizar escuta ativa;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • mapear processo de decisão;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar tendências do mercado;
    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • trabalhar em equipe;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • avaliar desempenho;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar contratos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • realizar campanhas de vendas;
    • delegar atribuições;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • contratar serviços de terceiros;
    • entrevistar candidatos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • elaborar orçamentos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • saber ouvir;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • cobrar resultados da equipe;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • autorizar pagamentos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar cenários;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • gerenciar remanejamentos;
    • examinar currículos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar mídias;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • revisar planos;
    • gerenciar equipes;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • administrar orçamentos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • analisar demanda reclamatória;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • agir com empatia;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • otimizar custos e recursos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • analisar impacto normativo;
    • identificar necessidade de recursos;


    Setores que mais contratam Gerente distrital de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo