Salário para o cargo de Gerente distrital de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente distrital de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente distrital de vendas

Um Gerente distrital de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente distrital de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente distrital de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • atuar em processo de decisão politica;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • contratar serviços de terceiros;
    • gerenciar remanejamentos;
    • revisar planos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • monitorar contratos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • analisar impacto normativo;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar orçamentos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • saber ouvir;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • negociar com partes interessadas;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • dimensionar equipe;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • estabelecer diálogo;
    • otimizar custos e recursos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • tomar decisões;
    • delegar atribuições;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • examinar currículos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • mediar conflitos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • entrevistar candidatos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar demanda do cliente;
    • negociar com clientes;
    • realizar escuta ativa;
    • monitorar mídias;
    • estabelecer política comercial;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar campanhas publicitárias;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • pesquisar mercado;
    • analisar contexto;
    • trabalhar em equipe;
    • representar empresa publicamente;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • elaborar relatórios;
    • gerir lucratividade;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • agir com empatia;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • administrar conflitos entre partes;
    • analisar demanda reclamatória;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • avaliar desempenho;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • formular plano de incentivos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • liderar pessoas;
    • definir perfis profissionais;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • captar recursos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • demonstrar flexibilidade;
    • identificar necessidade de recursos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • cobrar resultados da equipe;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • checar informações para divulgação;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar criatividade;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • cobrar ações;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • planejar campanhas de vendas;
    • mapear processo de decisão;
    • analisar cenários;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • pensar estrategicamente;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • gerenciar equipes;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • administrar orçamentos;
    • autorizar pagamentos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);


    Setores que mais contratam Gerente distrital de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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