Salário para o cargo de Gerente de departamento de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de departamento de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de departamento de vendas

Um Gerente de departamento de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de departamento de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de departamento de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • administrar conflitos entre partes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • mediar conflitos;
    • estabelecer diálogo;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • revisar planos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar contratos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • tomar decisões;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • liderar pessoas;
    • planejar campanhas de vendas;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • examinar currículos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • checar informações para divulgação;
    • analisar tendências do mercado;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • elaborar orçamentos;
    • monitorar mídias;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • trabalhar em equipe;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • agir com empatia;
    • otimizar custos e recursos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • mapear processo de decisão;
    • delegar atribuições;
    • cobrar ações;
    • representar empresa publicamente;
    • analisar impacto normativo;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • realizar escuta ativa;
    • estabelecer política comercial;
    • formular plano de incentivos;
    • pensar estrategicamente;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • dimensionar equipe;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • analisar demanda do cliente;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • pesquisar mercado;
    • negociar com partes interessadas;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • gerir lucratividade;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • cobrar resultados da equipe;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar criatividade;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • saber ouvir;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • analisar cenários;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • definir perfis profissionais;
    • identificar necessidade de recursos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • avaliar desempenho;
    • contratar serviços de terceiros;
    • autorizar pagamentos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • administrar orçamentos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • gerenciar equipes;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • captar recursos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • negociar com clientes;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • analisar contexto;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;


    Setores que mais contratam Gerente de departamento de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue