Salário para o cargo de Gerente de departamento de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de departamento de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de departamento de vendas

Um Gerente de departamento de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de departamento de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de departamento de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • agir com empatia;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • administrar orçamentos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • captar recursos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • monitorar mídias;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir perfis profissionais;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • checar informações para divulgação;
    • examinar currículos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar tendências do mercado;
    • planejar campanhas de vendas;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • analisar demanda reclamatória;
    • mediar conflitos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • realizar campanhas de vendas;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • estabelecer diálogo;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar contratos;
    • realizar escuta ativa;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • cobrar ações;
    • delegar atribuições;
    • contratar serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • negociar com clientes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • gerenciar equipes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • gerir lucratividade;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • estabelecer política comercial;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • revisar planos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • pensar estrategicamente;
    • analisar contexto;
    • saber ouvir;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • elaborar orçamentos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • otimizar custos e recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • liderar pessoas;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • tomar decisões;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar impacto normativo;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • mapear processo de decisão;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • gerenciar remanejamentos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • administrar conflitos entre partes;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • formular plano de incentivos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • elaborar relatórios;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • dimensionar equipe;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • avaliar desempenho;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • entrevistar candidatos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar mercado;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • representar empresa publicamente;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • analisar cenários;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • demonstrar criatividade;
    • negociar com partes interessadas;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar demanda do cliente;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;


    Setores que mais contratam Gerente de departamento de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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