Salário para o cargo de Gerente de departamento de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de departamento de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de departamento de vendas

Um Gerente de departamento de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,13 e R$ 18.266,38, com a média salarial de R$ 6.273,19 e o salário mediana em R$ 2.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de departamento de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.273,19 75.278,26 1.568,30 29,08
1º Quartil 2.064,13 24.769,60 516,03 9,57
Salário Mediana 2.944,50 35.334,00 736,13 13,65
3º Quartil 13.930,72 167.168,67 3.482,68 64,57
Teto Salarial 18.266,38 219.196,58 4.566,60 84,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.499 - 34.714 12.661,12 2.498,81 9.314,50 28.659,77 34.713,57
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 20.162 6.217,29 1.656,75 2.758,80 16.646,15 20.162,32
Barueri - SP 2.106 - 26.875 8.628,76 2.106,22 4.500,00 22.188,53 26.875,41
Belo Horizonte - MG 1.684 - 14.743 4.940,17 1.683,61 2.750,00 12.171,85 14.742,92
Fortaleza - CE 1.532 - 7.829 3.135,99 1.532,35 2.172,50 6.463,76 7.829,10
Campinas - SP 1.744 - 23.763 7.813,72 1.744,05 3.708,00 19.618,93 23.763,04
Curitiba - PR 1.905 - 19.756 6.402,28 1.904,87 3.250,00 16.310,31 19.755,54
Brasília - DF 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Goiânia - GO 1.626 - 14.626 4.751,13 1.625,61 2.500,00 12.075,53 14.626,24
Recife - PE 1.643 - 11.196 3.993,75 1.643,44 2.400,00 9.243,67 11.196,21
Salvador - BA 1.597 - 11.502 4.111,34 1.597,27 2.553,00 9.496,09 11.501,95
Porto Alegre - RS 1.846 - 15.060 5.240,56 1.846,49 3.000,00 12.433,72 15.060,10
Cuiabá - MT 1.565 - 10.796 4.172,02 1.565,05 2.964,00 8.913,16 10.795,89
São Bernardo do Campo - SP 2.280 - 19.668 6.952,58 2.280,49 5.369,00 16.238,04 19.668,00
Ribeirão Preto - SP 2.165 - 20.613 6.687,13 2.165,25 3.300,00 17.017,99 20.612,70
Teresina - PI 1.484 - 5.798 2.444,46 1.484,29 1.618,00 4.787,18 5.798,38
Manaus - AM 1.532 - 10.792 3.726,10 1.531,83 2.083,00 8.910,03 10.792,09
Guarulhos - SP 2.031 - 23.121 7.554,50 2.030,53 3.551,00 19.089,14 23.121,34
Contagem - MG 1.660 - 13.433 4.873,11 1.660,09 3.200,00 11.090,55 13.433,21
São Luís - MA 1.511 - 6.708 2.817,61 1.510,56 2.121,23 5.538,42 6.708,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.132 - 28.903 9.588,60 2.131,77 5.029,00 23.862,39 28.902,84
Minas Gerais 1.583 - 12.340 4.261,05 1.583,20 2.500,00 10.188,15 12.340,19
Rio de Janeiro 1.622 - 16.301 5.128,45 1.621,79 2.500,00 13.457,93 16.300,65
Paraná 1.825 - 14.336 4.825,86 1.824,55 2.618,50 11.835,72 14.335,78
Santa Catarina 1.853 - 12.727 4.549,96 1.852,79 2.721,00 10.507,48 12.726,97
Rio Grande do Sul 1.748 - 12.798 4.499,83 1.747,56 2.600,00 10.566,01 12.797,86
Ceará 1.490 - 7.869 3.103,95 1.489,52 2.118,00 6.497,02 7.869,38
Goiás 1.545 - 13.553 4.461,73 1.545,19 2.500,00 11.189,10 13.552,57
Bahia 1.560 - 10.005 3.721,01 1.559,93 2.500,00 8.260,05 10.004,82
Pernambuco 1.558 - 9.810 3.588,87 1.558,08 2.223,00 8.099,26 9.810,06
Mato Grosso 1.544 - 12.904 4.414,56 1.544,42 2.500,00 10.653,59 12.903,95
Espírito Santo 1.622 - 10.666 3.993,19 1.621,87 2.500,00 8.805,55 10.665,54
Distrito Federal 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Pará 1.510 - 7.828 3.088,54 1.509,79 2.091,00 6.463,12 7.828,32
Maranhão 1.501 - 6.724 2.829,05 1.500,60 2.100,00 5.551,60 6.724,27
Mato Grosso do Sul 1.601 - 10.766 3.881,37 1.600,75 2.316,00 8.888,38 10.765,88
Piauí 1.464 - 5.869 2.450,12 1.464,07 1.618,00 4.845,75 5.869,32
Rio Grande do Norte 1.480 - 5.973 2.697,17 1.479,83 2.118,00 4.931,36 5.973,01
Paraíba 1.490 - 7.628 3.066,77 1.490,08 2.167,50 6.297,73 7.628,00
Amazonas 1.507 - 10.750 3.682,22 1.506,75 2.040,00 8.875,63 10.750,43
Rondônia 1.532 - 7.622 3.084,83 1.532,13 2.300,00 6.292,54 7.621,72
Alagoas 1.513 - 7.043 3.072,01 1.513,16 2.355,74 5.814,70 7.042,94
Sergipe 1.520 - 6.653 2.883,28 1.520,46 2.151,00 5.492,40 6.652,56
Tocantins 1.464 - 8.658 3.305,97 1.463,97 2.160,00 7.147,73 8.657,55
Roraima 1.503 - 4.365 2.247,30 1.503,17 1.800,00 3.604,13 4.365,44
Amapá 1.492 - 6.194 2.693,89 1.492,39 2.000,00 5.113,98 6.194,20
Acre 1.458 - 5.035 2.449,94 1.457,86 2.052,00 4.156,52 5.034,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de departamento de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • gerenciar remanejamentos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • entrevistar candidatos;
    • analisar impacto normativo;
    • liderar pessoas;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • contratar serviços de terceiros;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • revisar planos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • negociar com partes interessadas;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • administrar orçamentos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • mapear processo de decisão;
    • analisar contexto;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • formular plano de incentivos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • gerir lucratividade;
    • elaborar orçamentos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • pensar estrategicamente;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • negociar com clientes;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • representar empresa publicamente;
    • delegar atribuições;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • definir perfis profissionais;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • administrar conflitos entre partes;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • trabalhar em equipe;
    • identificar necessidade de recursos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • mediar conflitos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • checar informações para divulgação;
    • demonstrar criatividade;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • monitorar mídias;
    • dimensionar equipe;
    • monitorar contratos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • estabelecer política comercial;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • pesquisar mercado;
    • elaborar relatórios;
    • tomar decisões;
    • analisar tendências do mercado;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • captar recursos;
    • estabelecer diálogo;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • saber ouvir;
    • realizar escuta ativa;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • cobrar resultados da equipe;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • analisar cenários;
    • agir com empatia;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • examinar currículos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar demanda reclamatória;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • cobrar ações;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • analisar demanda do cliente;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • avaliar desempenho;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • gerenciar equipes;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • autorizar pagamentos;
    • otimizar custos e recursos;


    Setores que mais contratam Gerente de departamento de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão