Salário para o cargo de Gerente de divisão de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de divisão de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de divisão de marketing

Um Gerente de divisão de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.575,23 e R$ 24.433,88, com a média salarial de R$ 7.775,80 e o salário mediana em R$ 4.805,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de divisão de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.775,80 93.309,59 1.943,95 36,74
1º Quartil 1.575,23 18.902,72 393,81 7,44
Salário Mediana 4.805,00 57.660,00 1.201,25 22,70
3º Quartil 18.634,32 223.611,82 4.658,58 88,05
Teto Salarial 24.433,88 293.206,52 6.108,47 115,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.146 - 27.551 11.800,66 3.145,55 10.500,00 22.746,25 27.550,94
Rio de Janeiro - RJ 2.030 - 25.325 9.555,78 2.030,08 7.000,00 20.908,38 25.324,86
Fortaleza - CE 1.250 - 8.486 3.049,37 1.249,52 2.000,00 7.005,72 8.485,54
Belo Horizonte - MG 1.531 - 14.523 5.265,01 1.531,25 3.586,00 11.990,68 14.523,47
Curitiba - PR 1.836 - 17.101 6.361,22 1.836,09 4.431,32 14.118,65 17.100,93
Barueri - SP 3.208 - 34.707 13.164,82 3.208,47 10.100,00 28.654,74 34.707,49
Campinas - SP 1.760 - 20.926 7.644,61 1.760,12 5.636,00 17.276,45 20.925,75
Recife - PE 1.385 - 10.895 3.949,57 1.385,37 2.500,00 8.995,33 10.895,41
Porto Alegre - RS 1.865 - 17.870 6.392,52 1.864,64 4.000,00 14.753,23 17.869,56
Brasília - DF 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Osasco - SP 3.676 - 28.893 11.530,12 3.675,85 9.000,00 23.854,25 28.892,98
Goiânia - GO 1.386 - 11.880 4.442,85 1.385,52 3.025,00 9.808,30 11.880,10
Salvador - BA 1.589 - 13.669 4.822,39 1.589,29 3.000,00 11.284,95 13.668,67
Florianópolis - SC 2.080 - 11.144 4.995,31 2.079,90 4.285,86 9.200,34 11.143,73
Maringá - PR 1.371 - 7.161 3.022,14 1.371,34 2.236,40 5.911,98 7.160,76
Sorocaba - SP 1.693 - 19.689 6.229,08 1.692,55 2.900,00 16.255,17 19.688,75
Ribeirão Preto - SP 1.557 - 16.846 5.855,89 1.556,97 3.708,00 13.908,09 16.845,90
São Carlos - SP 2.256 - 14.186 5.154,98 2.255,69 3.486,37 11.712,28 14.186,26
Teresina - PI 1.088 - 3.960 1.945,51 1.088,48 1.661,32 3.269,13 3.959,66
Guarulhos - SP 1.692 - 29.895 10.383,42 1.692,08 6.826,54 24.681,31 29.894,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.347 - 26.526 10.539,07 2.347,43 8.709,68 21.899,96 26.525,88
Rio de Janeiro 1.702 - 23.864 8.568,84 1.701,81 6.000,00 19.702,43 23.864,18
Minas Gerais 1.325 - 12.468 4.388,23 1.325,40 2.750,00 10.293,35 12.467,62
Paraná 1.534 - 14.700 5.141,05 1.534,43 3.180,00 12.136,68 14.700,30
Ceará 1.177 - 9.100 3.146,62 1.176,84 1.884,42 7.513,42 9.100,48
Santa Catarina 1.560 - 11.232 4.287,71 1.559,62 3.000,00 9.273,45 11.232,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 14.195 4.986,20 1.542,69 3.000,80 11.719,32 14.194,79
Pernambuco 1.298 - 10.070 3.530,89 1.298,39 2.000,00 8.314,01 10.070,18
Bahia 1.236 - 9.930 3.670,34 1.235,69 2.500,00 8.198,04 9.929,72
Goiás 1.315 - 11.202 4.248,27 1.315,14 3.000,00 9.248,70 11.202,30
Distrito Federal 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Rio Grande do Norte 1.145 - 4.363 2.051,81 1.144,96 1.595,00 3.602,45 4.363,40
Paraíba 1.185 - 15.510 4.422,73 1.184,67 2.000,00 12.804,97 15.509,76
Piauí 1.077 - 3.770 1.848,67 1.076,91 1.503,48 3.112,81 3.770,33
Espírito Santo 1.366 - 10.030 3.822,27 1.365,54 2.500,00 8.280,56 10.029,66
Maranhão 1.152 - 4.755 2.123,50 1.151,99 1.611,99 3.925,85 4.755,10
Pará 1.266 - 8.401 3.172,79 1.266,32 2.200,00 6.935,76 8.400,80
Mato Grosso 1.242 - 9.039 3.459,70 1.241,55 2.145,00 7.462,87 9.039,26
Mato Grosso do Sul 1.225 - 12.768 4.115,68 1.225,47 2.500,00 10.541,39 12.768,05
Sergipe 1.135 - 8.439 3.040,54 1.134,97 2.000,00 6.967,40 8.439,12
Amazonas 1.292 - 13.755 4.754,34 1.292,36 3.045,00 11.356,20 13.754,97
Alagoas 1.258 - 10.694 3.697,67 1.258,23 2.507,00 8.829,33 10.694,35
Rondônia 1.078 - 6.981 2.631,24 1.078,28 1.500,00 5.763,71 6.981,18
Tocantins 1.137 - 4.964 2.469,71 1.136,93 2.427,19 4.097,97 4.963,59
Roraima 1.201 - 18.168 4.992,94 1.200,67 2.600,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.175 - 3.948 1.983,64 1.175,08 1.750,00 3.259,48 3.947,98
Acre 1.129 - 4.973 2.224,55 1.128,60 2.011,00 4.105,34 4.972,51


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de divisão de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;

  • Atividades

    • analisar impacto normativo;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar mídias;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • estabelecer política comercial;
    • analisar contexto;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • autorizar pagamentos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • definir perfis profissionais;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • entrevistar candidatos;
    • checar informações para divulgação;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • mediar conflitos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • analisar tendências do mercado;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • otimizar custos e recursos;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar demanda reclamatória;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar demanda do cliente;
    • cobrar resultados da equipe;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • mapear processo de decisão;
    • analisar cenários;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • gerenciar remanejamentos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • negociar com clientes;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • revisar planos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • captar recursos;
    • dimensionar equipe;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • estabelecer diálogo;
    • saber ouvir;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • gerir lucratividade;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • cobrar ações;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • delegar atribuições;
    • representar empresa publicamente;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • avaliar desempenho;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • negociar com partes interessadas;
    • tomar decisões;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • realizar campanhas de vendas;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • administrar conflitos entre partes;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • planejar campanhas de vendas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • pensar estrategicamente;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • contratar serviços de terceiros;
    • liderar pessoas;
    • administrar orçamentos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • gerenciar equipes;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • pesquisar mercado;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • monitorar contratos;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar escuta ativa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • formular plano de incentivos;
    • examinar currículos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • agir com empatia;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • elaborar orçamentos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;


    Setores que mais contratam Gerente de divisão de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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