Salário para o cargo de Gerente de divisão de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de divisão de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de divisão de marketing

Um Gerente de divisão de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.575,23 e R$ 24.433,88, com a média salarial de R$ 7.775,80 e o salário mediana em R$ 4.805,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de divisão de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.775,80 93.309,59 1.943,95 36,74
1º Quartil 1.575,23 18.902,72 393,81 7,44
Salário Mediana 4.805,00 57.660,00 1.201,25 22,70
3º Quartil 18.634,32 223.611,82 4.658,58 88,05
Teto Salarial 24.433,88 293.206,52 6.108,47 115,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.146 - 27.551 11.800,66 3.145,55 10.500,00 22.746,25 27.550,94
Rio de Janeiro - RJ 2.030 - 25.325 9.555,78 2.030,08 7.000,00 20.908,38 25.324,86
Fortaleza - CE 1.250 - 8.486 3.049,37 1.249,52 2.000,00 7.005,72 8.485,54
Belo Horizonte - MG 1.531 - 14.523 5.265,01 1.531,25 3.586,00 11.990,68 14.523,47
Curitiba - PR 1.836 - 17.101 6.361,22 1.836,09 4.431,32 14.118,65 17.100,93
Barueri - SP 3.208 - 34.707 13.164,82 3.208,47 10.100,00 28.654,74 34.707,49
Campinas - SP 1.760 - 20.926 7.644,61 1.760,12 5.636,00 17.276,45 20.925,75
Recife - PE 1.385 - 10.895 3.949,57 1.385,37 2.500,00 8.995,33 10.895,41
Porto Alegre - RS 1.865 - 17.870 6.392,52 1.864,64 4.000,00 14.753,23 17.869,56
Brasília - DF 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Osasco - SP 3.676 - 28.893 11.530,12 3.675,85 9.000,00 23.854,25 28.892,98
Goiânia - GO 1.386 - 11.880 4.442,85 1.385,52 3.025,00 9.808,30 11.880,10
Salvador - BA 1.589 - 13.669 4.822,39 1.589,29 3.000,00 11.284,95 13.668,67
Florianópolis - SC 2.080 - 11.144 4.995,31 2.079,90 4.285,86 9.200,34 11.143,73
Maringá - PR 1.371 - 7.161 3.022,14 1.371,34 2.236,40 5.911,98 7.160,76
Sorocaba - SP 1.693 - 19.689 6.229,08 1.692,55 2.900,00 16.255,17 19.688,75
Ribeirão Preto - SP 1.557 - 16.846 5.855,89 1.556,97 3.708,00 13.908,09 16.845,90
São Carlos - SP 2.256 - 14.186 5.154,98 2.255,69 3.486,37 11.712,28 14.186,26
Teresina - PI 1.088 - 3.960 1.945,51 1.088,48 1.661,32 3.269,13 3.959,66
Guarulhos - SP 1.692 - 29.895 10.383,42 1.692,08 6.826,54 24.681,31 29.894,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.347 - 26.526 10.539,07 2.347,43 8.709,68 21.899,96 26.525,88
Rio de Janeiro 1.702 - 23.864 8.568,84 1.701,81 6.000,00 19.702,43 23.864,18
Minas Gerais 1.325 - 12.468 4.388,23 1.325,40 2.750,00 10.293,35 12.467,62
Paraná 1.534 - 14.700 5.141,05 1.534,43 3.180,00 12.136,68 14.700,30
Ceará 1.177 - 9.100 3.146,62 1.176,84 1.884,42 7.513,42 9.100,48
Santa Catarina 1.560 - 11.232 4.287,71 1.559,62 3.000,00 9.273,45 11.232,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 14.195 4.986,20 1.542,69 3.000,80 11.719,32 14.194,79
Pernambuco 1.298 - 10.070 3.530,89 1.298,39 2.000,00 8.314,01 10.070,18
Bahia 1.236 - 9.930 3.670,34 1.235,69 2.500,00 8.198,04 9.929,72
Goiás 1.315 - 11.202 4.248,27 1.315,14 3.000,00 9.248,70 11.202,30
Distrito Federal 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Rio Grande do Norte 1.145 - 4.363 2.051,81 1.144,96 1.595,00 3.602,45 4.363,40
Paraíba 1.185 - 15.510 4.422,73 1.184,67 2.000,00 12.804,97 15.509,76
Piauí 1.077 - 3.770 1.848,67 1.076,91 1.503,48 3.112,81 3.770,33
Espírito Santo 1.366 - 10.030 3.822,27 1.365,54 2.500,00 8.280,56 10.029,66
Maranhão 1.152 - 4.755 2.123,50 1.151,99 1.611,99 3.925,85 4.755,10
Pará 1.266 - 8.401 3.172,79 1.266,32 2.200,00 6.935,76 8.400,80
Mato Grosso 1.242 - 9.039 3.459,70 1.241,55 2.145,00 7.462,87 9.039,26
Mato Grosso do Sul 1.225 - 12.768 4.115,68 1.225,47 2.500,00 10.541,39 12.768,05
Sergipe 1.135 - 8.439 3.040,54 1.134,97 2.000,00 6.967,40 8.439,12
Amazonas 1.292 - 13.755 4.754,34 1.292,36 3.045,00 11.356,20 13.754,97
Alagoas 1.258 - 10.694 3.697,67 1.258,23 2.507,00 8.829,33 10.694,35
Rondônia 1.078 - 6.981 2.631,24 1.078,28 1.500,00 5.763,71 6.981,18
Tocantins 1.137 - 4.964 2.469,71 1.136,93 2.427,19 4.097,97 4.963,59
Roraima 1.201 - 18.168 4.992,94 1.200,67 2.600,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.175 - 3.948 1.983,64 1.175,08 1.750,00 3.259,48 3.947,98
Acre 1.129 - 4.973 2.224,55 1.128,60 2.011,00 4.105,34 4.972,51


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de divisão de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • analisar cenários;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • negociar com clientes;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • estabelecer política comercial;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar contexto;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • administrar orçamentos;
    • analisar tendências do mercado;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • liderar pessoas;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • delegar atribuições;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • formular plano de incentivos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • cobrar ações;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • estabelecer diálogo;
    • examinar currículos;
    • otimizar custos e recursos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • analisar demanda do cliente;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • gerenciar remanejamentos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • tomar decisões;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • elaborar orçamentos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar contratos;
    • captar recursos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • cobrar resultados da equipe;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • agir com empatia;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • monitorar mídias;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar desempenho;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • entrevistar candidatos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar relatórios;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • pesquisar mercado;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • administrar conflitos entre partes;
    • definir perfis profissionais;
    • contratar serviços de terceiros;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • mapear processo de decisão;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • dimensionar equipe;
    • representar empresa publicamente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar escuta ativa;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • identificar necessidade de recursos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • revisar planos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • pensar estrategicamente;
    • saber ouvir;
    • gerir lucratividade;
    • mediar conflitos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • negociar com partes interessadas;
    • checar informações para divulgação;
    • autorizar pagamentos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • gerenciar equipes;
    • realizar campanhas de vendas;
    • analisar impacto normativo;


    Setores que mais contratam Gerente de divisão de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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