Salário para o cargo de Gerente de assuntos corporativos
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de assuntos corporativos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de assuntos corporativos

Um Gerente de assuntos corporativos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.952,66 e R$ 24.205,33, com a média salarial de R$ 7.965,39 e o salário mediana em R$ 5.469,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de assuntos corporativos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.965,39 95.584,67 1.991,35 38,27
1º Quartil 1.952,66 23.431,86 488,16 9,38
Salário Mediana 5.469,51 65.634,12 1.367,38 26,28
3º Quartil 18.460,02 221.520,23 4.615,00 88,69
Teto Salarial 24.205,33 290.463,98 6.051,33 116,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.985 - 27.250 10.616,42 2.984,63 8.140,00 22.497,70 27.249,89
Rio de Janeiro - RJ 2.595 - 27.260 10.116,32 2.595,01 7.754,00 22.505,64 27.259,51
Porto Alegre - RS 1.924 - 12.863 5.741,09 1.923,80 5.379,96 10.619,74 12.862,94
Belo Horizonte - MG 1.836 - 17.093 6.168,33 1.836,28 4.481,13 14.112,36 17.093,31
Brasília - DF 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Curitiba - PR 2.045 - 11.415 4.628,39 2.045,41 3.500,00 9.423,94 11.414,56
Barueri - SP 4.398 - 31.565 13.362,99 4.397,90 10.500,00 26.060,08 31.564,75
Fortaleza - CE 1.381 - 6.605 2.980,73 1.380,69 2.630,81 5.452,80 6.604,59
Salvador - BA 1.628 - 19.066 6.422,49 1.627,75 3.960,00 15.740,82 19.065,76
Campinas - SP 1.969 - 26.134 8.392,17 1.968,60 4.310,00 21.576,46 26.134,06
Recife - PE 1.575 - 13.338 4.839,43 1.574,90 3.500,00 11.012,28 13.338,41
Goiânia - GO 1.734 - 18.754 7.385,93 1.734,43 6.096,33 15.483,71 18.754,33
Vitoria - ES 1.737 - 17.533 6.001,77 1.737,43 3.139,07 14.474,98 17.532,54
São José do Rio Preto - SP 2.570 - 10.901 5.811,28 2.569,62 6.100,00 9.000,00 10.901,07
Manaus - AM 1.488 - 8.456 3.458,00 1.488,00 2.096,74 6.981,54 8.456,26
Niterói - RJ 1.958 - 17.472 5.903,80 1.958,01 4.475,00 14.424,71 17.471,64
Campo Grande - MS 1.528 - 11.146 4.105,55 1.527,81 2.500,00 9.202,18 11.145,95
Londrina - PR 1.863 - 6.795 3.197,98 1.862,98 2.171,96 5.610,04 6.795,05
Florianópolis - SC 2.903 - 16.924 6.634,36 2.902,80 4.500,00 13.972,82 16.924,30
Ribeirão Preto - SP 1.423 - 16.710 4.820,70 1.423,00 2.300,00 13.796,24 16.710,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.529 - 26.085 9.827,16 2.528,82 7.070,90 21.535,60 26.084,56
Rio de Janeiro 2.200 - 25.249 9.128,59 2.200,08 6.521,00 20.845,87 25.249,14
Minas Gerais 1.679 - 15.202 5.472,24 1.678,92 3.500,00 12.551,06 15.202,23
Rio Grande do Sul 1.793 - 12.659 5.387,69 1.792,60 4.500,00 10.451,40 12.659,05
Paraná 1.855 - 10.210 4.209,35 1.854,65 3.429,00 8.429,31 10.209,84
Distrito Federal 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Santa Catarina 1.846 - 13.643 5.156,41 1.845,89 3.731,16 11.264,06 13.643,36
Bahia 1.491 - 15.314 5.234,04 1.491,26 3.323,26 12.643,09 15.313,70
Ceará 1.381 - 6.739 2.980,09 1.380,69 2.664,11 5.564,07 6.739,37
Espírito Santo 1.360 - 19.130 6.126,25 1.360,05 3.139,07 15.794,02 19.130,19
Goiás 1.413 - 16.770 6.079,79 1.412,98 4.678,88 13.845,61 16.770,21
Pernambuco 1.697 - 12.713 4.754,23 1.697,21 3.526,11 10.495,65 12.712,65
Mato Grosso 1.256 - 15.420 4.966,71 1.256,47 2.857,00 12.730,60 15.419,68
Maranhão 1.370 - 11.217 3.849,48 1.370,00 2.335,49 9.260,79 11.216,95
Mato Grosso do Sul 1.244 - 9.348 3.483,48 1.244,45 2.500,00 7.718,12 9.348,42
Amazonas 1.440 - 8.103 3.199,75 1.440,00 2.000,00 6.689,58 8.102,62
Pará 1.577 - 13.230 5.124,81 1.576,58 3.213,60 10.922,48 13.229,64
Rio Grande do Norte 1.299 - 8.365 2.826,89 1.299,39 1.650,00 6.905,83 8.364,54
Paraíba 1.185 - 10.935 3.885,32 1.185,00 2.599,47 9.028,09 10.935,10
Sergipe 1.167 - 5.016 2.324,12 1.167,01 1.771,60 4.141,20 5.015,94
Piauí 1.045 - 10.566 3.413,78 1.045,00 2.625,00 8.723,32 10.565,95
Tocantins 1.653 - 4.197 2.781,32 1.653,00 2.878,43 3.465,21 4.197,17
Alagoas 1.071 - 18.168 6.153,96 1.071,43 3.500,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.045 - 17.526 5.747,24 1.045,00 1.500,00 14.469,23 17.525,57
Rondônia 2.500 - 18.382 8.139,57 2.500,00 6.080,75 15.175,92 18.381,53


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de assuntos corporativos

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • otimizar custos e recursos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • cobrar resultados da equipe;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • formular plano de incentivos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • pensar estrategicamente;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • analisar demanda do cliente;
    • planejar campanhas de vendas;
    • dimensionar equipe;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • administrar conflitos entre partes;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • atender a auditoria interna e externa;
    • definir perfis profissionais;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • analisar impacto normativo;
    • contratar serviços de terceiros;
    • identificar necessidade de recursos;
    • checar informações para divulgação;
    • analisar tendências do mercado;
    • examinar currículos;
    • gerir lucratividade;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • gerenciar equipes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • representar empresa publicamente;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • gerenciar remanejamentos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • mapear processo de decisão;
    • saber ouvir;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de organização;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • estabelecer política comercial;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • avaliar desempenho;
    • tomar decisões;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • realizar campanhas de vendas;
    • monitorar mídias;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • mediar conflitos;
    • elaborar relatórios;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • autorizar pagamentos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • negociar com partes interessadas;
    • revisar planos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • analisar cenários;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • pesquisar mercado;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • agir com empatia;
    • captar recursos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • monitorar contratos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • entrevistar candidatos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • analisar contexto;
    • analisar demanda reclamatória;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • delegar atribuições;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • realizar escuta ativa;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • estabelecer diálogo;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • cobrar ações;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • negociar com clientes;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • liderar pessoas;


    Setores que mais contratam Gerente de assuntos corporativos no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico