Salário para o cargo de Gerente de assuntos corporativos
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de assuntos corporativos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de assuntos corporativos

Um Gerente de assuntos corporativos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.952,66 e R$ 24.205,33, com a média salarial de R$ 7.965,39 e o salário mediana em R$ 5.469,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de assuntos corporativos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.965,39 95.584,67 1.991,35 38,27
1º Quartil 1.952,66 23.431,86 488,16 9,38
Salário Mediana 5.469,51 65.634,12 1.367,38 26,28
3º Quartil 18.460,02 221.520,23 4.615,00 88,69
Teto Salarial 24.205,33 290.463,98 6.051,33 116,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.985 - 27.250 10.616,42 2.984,63 8.140,00 22.497,70 27.249,89
Rio de Janeiro - RJ 2.595 - 27.260 10.116,32 2.595,01 7.754,00 22.505,64 27.259,51
Porto Alegre - RS 1.924 - 12.863 5.741,09 1.923,80 5.379,96 10.619,74 12.862,94
Belo Horizonte - MG 1.836 - 17.093 6.168,33 1.836,28 4.481,13 14.112,36 17.093,31
Brasília - DF 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Curitiba - PR 2.045 - 11.415 4.628,39 2.045,41 3.500,00 9.423,94 11.414,56
Barueri - SP 4.398 - 31.565 13.362,99 4.397,90 10.500,00 26.060,08 31.564,75
Fortaleza - CE 1.381 - 6.605 2.980,73 1.380,69 2.630,81 5.452,80 6.604,59
Salvador - BA 1.628 - 19.066 6.422,49 1.627,75 3.960,00 15.740,82 19.065,76
Campinas - SP 1.969 - 26.134 8.392,17 1.968,60 4.310,00 21.576,46 26.134,06
Recife - PE 1.575 - 13.338 4.839,43 1.574,90 3.500,00 11.012,28 13.338,41
Goiânia - GO 1.734 - 18.754 7.385,93 1.734,43 6.096,33 15.483,71 18.754,33
Vitoria - ES 1.737 - 17.533 6.001,77 1.737,43 3.139,07 14.474,98 17.532,54
São José do Rio Preto - SP 2.570 - 10.901 5.811,28 2.569,62 6.100,00 9.000,00 10.901,07
Manaus - AM 1.488 - 8.456 3.458,00 1.488,00 2.096,74 6.981,54 8.456,26
Niterói - RJ 1.958 - 17.472 5.903,80 1.958,01 4.475,00 14.424,71 17.471,64
Campo Grande - MS 1.528 - 11.146 4.105,55 1.527,81 2.500,00 9.202,18 11.145,95
Londrina - PR 1.863 - 6.795 3.197,98 1.862,98 2.171,96 5.610,04 6.795,05
Florianópolis - SC 2.903 - 16.924 6.634,36 2.902,80 4.500,00 13.972,82 16.924,30
Ribeirão Preto - SP 1.423 - 16.710 4.820,70 1.423,00 2.300,00 13.796,24 16.710,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.529 - 26.085 9.827,16 2.528,82 7.070,90 21.535,60 26.084,56
Rio de Janeiro 2.200 - 25.249 9.128,59 2.200,08 6.521,00 20.845,87 25.249,14
Minas Gerais 1.679 - 15.202 5.472,24 1.678,92 3.500,00 12.551,06 15.202,23
Rio Grande do Sul 1.793 - 12.659 5.387,69 1.792,60 4.500,00 10.451,40 12.659,05
Paraná 1.855 - 10.210 4.209,35 1.854,65 3.429,00 8.429,31 10.209,84
Distrito Federal 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Santa Catarina 1.846 - 13.643 5.156,41 1.845,89 3.731,16 11.264,06 13.643,36
Bahia 1.491 - 15.314 5.234,04 1.491,26 3.323,26 12.643,09 15.313,70
Ceará 1.381 - 6.739 2.980,09 1.380,69 2.664,11 5.564,07 6.739,37
Espírito Santo 1.360 - 19.130 6.126,25 1.360,05 3.139,07 15.794,02 19.130,19
Goiás 1.413 - 16.770 6.079,79 1.412,98 4.678,88 13.845,61 16.770,21
Pernambuco 1.697 - 12.713 4.754,23 1.697,21 3.526,11 10.495,65 12.712,65
Mato Grosso 1.256 - 15.420 4.966,71 1.256,47 2.857,00 12.730,60 15.419,68
Maranhão 1.370 - 11.217 3.849,48 1.370,00 2.335,49 9.260,79 11.216,95
Mato Grosso do Sul 1.244 - 9.348 3.483,48 1.244,45 2.500,00 7.718,12 9.348,42
Amazonas 1.440 - 8.103 3.199,75 1.440,00 2.000,00 6.689,58 8.102,62
Pará 1.577 - 13.230 5.124,81 1.576,58 3.213,60 10.922,48 13.229,64
Rio Grande do Norte 1.299 - 8.365 2.826,89 1.299,39 1.650,00 6.905,83 8.364,54
Paraíba 1.185 - 10.935 3.885,32 1.185,00 2.599,47 9.028,09 10.935,10
Sergipe 1.167 - 5.016 2.324,12 1.167,01 1.771,60 4.141,20 5.015,94
Piauí 1.045 - 10.566 3.413,78 1.045,00 2.625,00 8.723,32 10.565,95
Tocantins 1.653 - 4.197 2.781,32 1.653,00 2.878,43 3.465,21 4.197,17
Alagoas 1.071 - 18.168 6.153,96 1.071,43 3.500,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.045 - 17.526 5.747,24 1.045,00 1.500,00 14.469,23 17.525,57
Rondônia 2.500 - 18.382 8.139,57 2.500,00 6.080,75 15.175,92 18.381,53


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de assuntos corporativos

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;

  • Atividades

    • avaliar alternativas de soluções;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar impacto normativo;
    • monitorar contratos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • dimensionar equipe;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • gerir lucratividade;
    • entrevistar candidatos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • realizar escuta ativa;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • otimizar custos e recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • revisar planos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • administrar conflitos entre partes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • autorizar pagamentos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • mediar conflitos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • estabelecer diálogo;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • gerenciar remanejamentos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar contexto;
    • realizar campanhas de vendas;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • pensar estrategicamente;
    • formular plano de incentivos;
    • delegar atribuições;
    • avaliar desempenho;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • examinar currículos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • gerenciar equipes;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • administrar orçamentos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • captar recursos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • saber ouvir;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • mapear processo de decisão;
    • monitorar mídias;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • listar atividades de cargos / funções;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • negociar com partes interessadas;
    • tomar decisões;
    • definir perfis profissionais;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer política comercial;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • representar empresa publicamente;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • analisar demanda do cliente;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • cobrar ações;
    • negociar com clientes;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar orçamentos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • identificar necessidade de recursos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • checar informações para divulgação;
    • analisar demanda reclamatória;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • pesquisar mercado;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • liderar pessoas;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • agir com empatia;
    • analisar tendências do mercado;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar cenários;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • planejar campanhas de vendas;


    Setores que mais contratam Gerente de assuntos corporativos no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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