Salário para o cargo de Analista de BI (Business Intelligence)
CBO 1423-30 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de BI (Business Intelligence) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de BI (Business Intelligence)

Um Analista de BI (Business Intelligence) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,72 e R$ 11.914,99, com a média salarial de R$ 4.462,41 e o salário mediana em R$ 3.295,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de BI (Business Intelligence)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.462,41 53.548,91 1.115,60 21,33
1º Quartil 1.738,72 20.864,64 434,68 8,31
Salário Mediana 3.295,00 39.540,00 823,75 15,75
3º Quartil 9.086,88 109.042,56 2.271,72 43,44
Teto Salarial 11.914,99 142.979,87 2.978,75 56,96


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.946 - 12.949 5.384,93 1.945,71 4.400,00 10.690,78 12.949,00
Rio de Janeiro - RJ 1.877 - 10.033 4.078,47 1.876,72 3.000,00 8.283,13 10.032,77
São Bernardo do Campo - SP 2.112 - 4.800 2.889,92 2.111,75 2.742,85 3.962,76 4.799,81
Curitiba - PR 1.799 - 7.826 3.553,04 1.799,22 2.920,59 6.461,24 7.826,05
Belo Horizonte - MG 1.640 - 10.117 4.198,96 1.639,78 3.240,95 8.352,57 10.116,88
Barueri - SP 2.591 - 13.121 6.093,55 2.590,76 5.300,00 10.832,50 13.120,64
Porto Alegre - RS 1.802 - 9.075 3.936,73 1.802,13 3.000,00 7.492,64 9.075,31
Brasília - DF 2.126 - 13.227 5.844,27 2.126,04 5.145,72 10.920,15 13.226,81
Campinas - SP 1.875 - 10.193 4.341,80 1.874,58 3.500,00 8.415,73 10.193,38
Osasco - SP 2.721 - 12.009 5.443,34 2.721,30 4.208,56 9.914,80 12.009,10
Florianópolis - SC 1.949 - 9.459 4.005,19 1.948,73 3.000,00 7.809,76 9.459,42
Recife - PE 1.377 - 6.052 2.700,71 1.377,46 2.265,00 4.996,43 6.051,83
Goiânia - GO 1.315 - 6.609 2.943,57 1.314,56 2.308,53 5.456,05 6.608,53
Uberlândia - MG 1.621 - 8.317 3.648,27 1.621,26 3.000,00 6.866,81 8.317,29
Fortaleza - CE 1.563 - 8.398 3.433,53 1.562,72 2.375,00 6.933,60 8.398,19
Joinville - SC 1.361 - 8.294 3.346,39 1.361,48 2.500,00 6.847,90 8.294,39
Blumenau - SC 1.686 - 9.221 4.409,17 1.686,02 4.165,18 7.612,75 9.220,80
Salvador - BA 1.682 - 9.582 3.809,46 1.682,34 2.500,00 7.911,22 9.582,30
Santana de Parnaíba - SP 1.051 - 10.509 3.177,25 1.051,00 1.284,35 8.675,98 10.508,61
Ribeirão Preto - SP 1.845 - 6.944 3.351,42 1.845,19 2.832,42 5.732,95 6.943,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.896 - 11.949 4.888,07 1.895,91 3.681,06 9.865,20 11.949,03
Rio de Janeiro 1.857 - 9.823 4.012,05 1.857,35 2.917,79 8.109,85 9.822,90
Minas Gerais 1.578 - 9.848 4.073,54 1.577,99 3.200,00 8.130,55 9.847,97
Paraná 1.632 - 7.740 3.464,98 1.632,05 2.889,03 6.390,35 7.740,18
Santa Catarina 1.600 - 8.580 3.672,21 1.600,29 2.965,74 7.084,04 8.580,40
Rio Grande do Sul 1.674 - 11.973 4.416,22 1.673,80 2.872,80 9.884,60 11.972,52
Distrito Federal 2.126 - 13.227 5.844,27 2.126,04 5.145,72 10.920,15 13.226,81
Goiás 1.295 - 6.981 3.016,88 1.294,92 2.314,08 5.763,85 6.981,35
Pernambuco 1.328 - 6.235 2.721,83 1.327,62 2.238,53 5.147,86 6.235,25
Ceará 1.538 - 8.591 3.505,20 1.538,25 2.500,00 7.092,51 8.590,66
Bahia 1.522 - 8.503 3.497,90 1.521,56 2.500,00 7.020,36 8.503,27
Mato Grosso 1.111 - 6.825 2.839,34 1.111,38 2.265,00 5.634,70 6.824,92
Espírito Santo 1.612 - 11.313 4.303,66 1.611,52 3.000,00 9.340,30 11.313,25
Pará 1.905 - 10.287 4.304,21 1.905,41 3.000,00 8.493,02 10.287,00
Amazonas 1.773 - 9.012 3.914,83 1.772,73 3.000,00 7.440,46 9.012,11
Mato Grosso do Sul 1.582 - 8.734 3.945,54 1.581,76 3.547,99 7.210,51 8.733,58
Paraíba 1.092 - 6.277 2.499,96 1.091,97 2.000,00 5.182,00 6.276,59
Maranhão 1.253 - 9.050 3.702,99 1.253,15 2.877,66 7.471,61 9.049,84
Rio Grande do Norte 1.305 - 5.941 2.666,17 1.304,52 2.293,87 4.905,30 5.941,45
Alagoas 1.373 - 9.750 3.516,44 1.373,43 2.142,29 8.049,86 9.750,23
Sergipe 1.105 - 5.350 2.341,35 1.104,57 1.998,00 4.416,81 5.349,77
Piauí 1.275 - 6.182 2.601,73 1.275,16 1.622,05 5.103,84 6.181,92
Rondônia 1.452 - 12.373 4.245,24 1.452,01 2.400,00 10.215,06 12.372,79
Tocantins 2.006 - 7.876 3.729,92 2.005,50 3.430,99 6.502,53 7.876,05
Amapá 1.200 - 5.448 2.198,83 1.200,00 1.906,06 4.498,10 5.448,23


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de BI (Business Intelligence)

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;

  • Atividades

    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • mapear processo de decisão;
    • administrar orçamentos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • mediar conflitos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • cobrar ações;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar impacto normativo;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • monitorar mídias;
    • gerenciar remanejamentos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • formular plano de incentivos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • entrevistar candidatos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • captar recursos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • dimensionar equipe;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • revisar planos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • pensar estrategicamente;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerenciar equipes;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • autorizar pagamentos;
    • analisar demanda do cliente;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • definir perfis profissionais;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • examinar currículos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • contratar serviços de terceiros;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • agir com empatia;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • estabelecer diálogo;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar campanhas de vendas;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • administrar conflitos entre partes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • realizar escuta ativa;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • gerir lucratividade;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • saber ouvir;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • tomar decisões;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • pesquisar mercado;
    • analisar contexto;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • analisar cenários;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar tendências do mercado;
    • representar empresa publicamente;
    • estabelecer política comercial;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • otimizar custos e recursos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar orçamentos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • avaliar desempenho;
    • checar informações para divulgação;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • negociar com partes interessadas;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • delegar atribuições;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar contratos;
    • negociar com clientes;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;


    Setores que mais contratam Analista de BI (Business Intelligence) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Administração de cartões de crédito
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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