Salário para o cargo de Analista de BI (Business Intelligence)
CBO 1423-30 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de BI (Business Intelligence) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de BI (Business Intelligence)

Um Analista de BI (Business Intelligence) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,72 e R$ 11.914,99, com a média salarial de R$ 4.462,41 e o salário mediana em R$ 3.295,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de BI (Business Intelligence)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.462,41 53.548,91 1.115,60 21,33
1º Quartil 1.738,72 20.864,64 434,68 8,31
Salário Mediana 3.295,00 39.540,00 823,75 15,75
3º Quartil 9.086,88 109.042,56 2.271,72 43,44
Teto Salarial 11.914,99 142.979,87 2.978,75 56,96


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.946 - 12.949 5.384,93 1.945,71 4.400,00 10.690,78 12.949,00
Rio de Janeiro - RJ 1.877 - 10.033 4.078,47 1.876,72 3.000,00 8.283,13 10.032,77
São Bernardo do Campo - SP 2.112 - 4.800 2.889,92 2.111,75 2.742,85 3.962,76 4.799,81
Curitiba - PR 1.799 - 7.826 3.553,04 1.799,22 2.920,59 6.461,24 7.826,05
Belo Horizonte - MG 1.640 - 10.117 4.198,96 1.639,78 3.240,95 8.352,57 10.116,88
Barueri - SP 2.591 - 13.121 6.093,55 2.590,76 5.300,00 10.832,50 13.120,64
Porto Alegre - RS 1.802 - 9.075 3.936,73 1.802,13 3.000,00 7.492,64 9.075,31
Brasília - DF 2.126 - 13.227 5.844,27 2.126,04 5.145,72 10.920,15 13.226,81
Campinas - SP 1.875 - 10.193 4.341,80 1.874,58 3.500,00 8.415,73 10.193,38
Osasco - SP 2.721 - 12.009 5.443,34 2.721,30 4.208,56 9.914,80 12.009,10
Florianópolis - SC 1.949 - 9.459 4.005,19 1.948,73 3.000,00 7.809,76 9.459,42
Recife - PE 1.377 - 6.052 2.700,71 1.377,46 2.265,00 4.996,43 6.051,83
Goiânia - GO 1.315 - 6.609 2.943,57 1.314,56 2.308,53 5.456,05 6.608,53
Uberlândia - MG 1.621 - 8.317 3.648,27 1.621,26 3.000,00 6.866,81 8.317,29
Fortaleza - CE 1.563 - 8.398 3.433,53 1.562,72 2.375,00 6.933,60 8.398,19
Joinville - SC 1.361 - 8.294 3.346,39 1.361,48 2.500,00 6.847,90 8.294,39
Blumenau - SC 1.686 - 9.221 4.409,17 1.686,02 4.165,18 7.612,75 9.220,80
Salvador - BA 1.682 - 9.582 3.809,46 1.682,34 2.500,00 7.911,22 9.582,30
Santana de Parnaíba - SP 1.051 - 10.509 3.177,25 1.051,00 1.284,35 8.675,98 10.508,61
Ribeirão Preto - SP 1.845 - 6.944 3.351,42 1.845,19 2.832,42 5.732,95 6.943,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.896 - 11.949 4.888,07 1.895,91 3.681,06 9.865,20 11.949,03
Rio de Janeiro 1.857 - 9.823 4.012,05 1.857,35 2.917,79 8.109,85 9.822,90
Minas Gerais 1.578 - 9.848 4.073,54 1.577,99 3.200,00 8.130,55 9.847,97
Paraná 1.632 - 7.740 3.464,98 1.632,05 2.889,03 6.390,35 7.740,18
Santa Catarina 1.600 - 8.580 3.672,21 1.600,29 2.965,74 7.084,04 8.580,40
Rio Grande do Sul 1.674 - 11.973 4.416,22 1.673,80 2.872,80 9.884,60 11.972,52
Distrito Federal 2.126 - 13.227 5.844,27 2.126,04 5.145,72 10.920,15 13.226,81
Goiás 1.295 - 6.981 3.016,88 1.294,92 2.314,08 5.763,85 6.981,35
Pernambuco 1.328 - 6.235 2.721,83 1.327,62 2.238,53 5.147,86 6.235,25
Ceará 1.538 - 8.591 3.505,20 1.538,25 2.500,00 7.092,51 8.590,66
Bahia 1.522 - 8.503 3.497,90 1.521,56 2.500,00 7.020,36 8.503,27
Mato Grosso 1.111 - 6.825 2.839,34 1.111,38 2.265,00 5.634,70 6.824,92
Espírito Santo 1.612 - 11.313 4.303,66 1.611,52 3.000,00 9.340,30 11.313,25
Pará 1.905 - 10.287 4.304,21 1.905,41 3.000,00 8.493,02 10.287,00
Amazonas 1.773 - 9.012 3.914,83 1.772,73 3.000,00 7.440,46 9.012,11
Mato Grosso do Sul 1.582 - 8.734 3.945,54 1.581,76 3.547,99 7.210,51 8.733,58
Paraíba 1.092 - 6.277 2.499,96 1.091,97 2.000,00 5.182,00 6.276,59
Maranhão 1.253 - 9.050 3.702,99 1.253,15 2.877,66 7.471,61 9.049,84
Rio Grande do Norte 1.305 - 5.941 2.666,17 1.304,52 2.293,87 4.905,30 5.941,45
Alagoas 1.373 - 9.750 3.516,44 1.373,43 2.142,29 8.049,86 9.750,23
Sergipe 1.105 - 5.350 2.341,35 1.104,57 1.998,00 4.416,81 5.349,77
Piauí 1.275 - 6.182 2.601,73 1.275,16 1.622,05 5.103,84 6.181,92
Rondônia 1.452 - 12.373 4.245,24 1.452,01 2.400,00 10.215,06 12.372,79
Tocantins 2.006 - 7.876 3.729,92 2.005,50 3.430,99 6.502,53 7.876,05
Amapá 1.200 - 5.448 2.198,83 1.200,00 1.906,06 4.498,10 5.448,23


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de BI (Business Intelligence)

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em processo de decisão politica;

  • Atividades

    • monitorar mídias;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • pensar estrategicamente;
    • autorizar pagamentos;
    • gerenciar equipes;
    • analisar cenários;
    • dimensionar equipe;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • agir com empatia;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • definir perfis profissionais;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • cobrar ações;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • otimizar custos e recursos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • negociar com clientes;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • negociar com partes interessadas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • realizar campanhas de vendas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • detectar expectativas e necessidades;
    • administrar conflitos entre partes;
    • liderar pessoas;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • analisar impacto normativo;
    • analisar contexto;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • analisar demanda do cliente;
    • pesquisar mercado;
    • captar recursos;
    • mediar conflitos;
    • tomar decisões;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • formular plano de incentivos;
    • delegar atribuições;
    • estabelecer diálogo;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • revisar planos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • administrar orçamentos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • elaborar relatórios;
    • planejar campanhas de vendas;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • entrevistar candidatos;
    • checar informações para divulgação;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar demanda reclamatória;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • mapear processo de decisão;
    • cobrar resultados da equipe;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • examinar currículos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • identificar necessidade de recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • saber ouvir;
    • realizar escuta ativa;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar contratos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • avaliar desempenho;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer política comercial;
    • elaborar orçamentos;
    • gerir lucratividade;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • representar empresa publicamente;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • contratar serviços de terceiros;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • analisar tendências do mercado;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • gerenciar remanejamentos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;


    Setores que mais contratam Analista de BI (Business Intelligence) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Administração de cartões de crédito
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Astrônomo