Salário para o cargo de Gerente geral de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente geral de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente geral de vendas

Um Gerente geral de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente geral de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente geral de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • contratar serviços de terceiros;
    • analisar contexto;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • avaliar desempenho;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • mapear processo de decisão;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • negociar com clientes;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • analisar demanda reclamatória;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • administrar conflitos entre partes;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • planejar campanhas de vendas;
    • captar recursos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • realizar escuta ativa;
    • agir com empatia;
    • analisar demanda do cliente;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • otimizar custos e recursos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • checar informações para divulgação;
    • analisar cenários;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • definir perfis profissionais;
    • administrar orçamentos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar impacto normativo;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • monitorar contratos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • entrevistar candidatos;
    • estabelecer diálogo;
    • elaborar relatórios;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • mediar conflitos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • gerenciar equipes;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • gerir lucratividade;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • identificar necessidade de recursos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • realizar campanhas de vendas;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar mídias;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • delegar atribuições;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • negociar com partes interessadas;
    • revisar planos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • formular plano de incentivos;
    • saber ouvir;
    • examinar currículos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • tomar decisões;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • liderar pessoas;
    • estabelecer política comercial;
    • pesquisar mercado;
    • analisar tendências do mercado;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • autorizar pagamentos;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • pensar estrategicamente;
    • cobrar ações;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • representar empresa publicamente;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;


    Setores que mais contratam Gerente geral de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor