Salário para o cargo de Gerente geral de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente geral de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente geral de vendas

Um Gerente geral de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente geral de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente geral de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;

  • Atividades

    • dimensionar equipe;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • avaliar desempenho;
    • mediar conflitos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • definir perfis profissionais;
    • cobrar ações;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • analisar cenários;
    • mapear processo de decisão;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • identificar necessidade de recursos;
    • agir com empatia;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar demanda do cliente;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • negociar com clientes;
    • gerenciar equipes;
    • administrar orçamentos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • formular plano de incentivos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • pesquisar mercado;
    • monitorar mídias;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • pensar estrategicamente;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • representar empresa publicamente;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • examinar currículos;
    • entrevistar candidatos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • checar informações para divulgação;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • tomar decisões;
    • planejar campanhas de vendas;
    • estabelecer política comercial;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar demanda reclamatória;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar tendências do mercado;
    • contratar serviços de terceiros;
    • realizar campanhas de vendas;
    • realizar escuta ativa;
    • cobrar resultados da equipe;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • liderar pessoas;
    • administrar conflitos entre partes;
    • autorizar pagamentos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • saber ouvir;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • gerir lucratividade;
    • revisar planos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • estabelecer diálogo;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • captar recursos;
    • otimizar custos e recursos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar contratos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • analisar impacto normativo;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar orçamentos;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • delegar atribuições;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • analisar contexto;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • negociar com partes interessadas;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar visão sistêmica;


    Setores que mais contratam Gerente geral de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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