Salário para o cargo de Especialista de comunicação em relações públicas
CBO 1423-25 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Especialista de comunicação em relações públicas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Especialista de comunicação em relações públicas

Um Especialista de comunicação em relações públicas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.380,12 e R$ 10.601,86, com a média salarial de R$ 3.828,31 e o salário mediana em R$ 2.747,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista de comunicação em relações públicas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.828,31 45.939,78 957,08 18,26
1º Quartil 1.380,12 16.561,44 345,03 6,58
Salário Mediana 2.747,79 32.973,42 686,95 13,10
3º Quartil 8.085,43 97.025,22 2.021,36 38,55
Teto Salarial 10.601,86 127.222,38 2.650,47 50,55


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.967 - 12.423 5.138,45 1.967,39 4.068,31 10.256,88 12.423,44
Belo Horizonte - MG 1.719 - 10.169 4.368,96 1.719,43 3.582,48 8.395,22 10.168,54
Rio de Janeiro - RJ 1.435 - 12.497 4.790,69 1.435,28 3.473,65 10.317,94 12.497,40
Curitiba - PR 1.377 - 5.818 2.674,25 1.377,34 2.200,00 4.803,58 5.818,24
Brasília - DF 1.329 - 10.573 4.077,87 1.328,51 3.331,52 8.729,39 10.573,30
Goiânia - GO 1.155 - 5.926 2.544,05 1.155,36 2.000,00 4.892,72 5.926,21
Porto Alegre - RS 1.455 - 8.010 3.408,24 1.454,53 2.500,00 6.613,22 8.010,13
Campinas - SP 1.421 - 7.245 3.142,12 1.420,76 2.663,32 5.981,89 7.245,44
Maringá - PR 1.229 - 4.201 2.038,44 1.229,25 1.609,25 3.468,19 4.200,78
Salvador - BA 1.214 - 7.148 3.162,78 1.214,41 2.684,80 5.901,45 7.148,02
Anápolis - GO 1.109 - 4.759 2.410,77 1.108,64 2.521,14 3.929,34 4.759,33
Londrina - PR 1.504 - 4.579 2.243,32 1.503,75 1.775,00 3.780,27 4.578,78
Vitoria - ES 1.347 - 7.277 2.887,27 1.347,29 2.028,02 6.008,17 7.277,28
Florianópolis - SC 1.539 - 6.670 3.354,57 1.539,03 3.472,66 5.506,72 6.669,90
Mata de São Joao - BA 1.952 - 2.574 2.045,00 1.951,64 2.050,64 2.125,18 2.574,08
Guarulhos - SP 1.378 - 9.433 3.911,01 1.378,33 3.833,11 7.787,99 9.433,04
Fortaleza - CE 1.154 - 4.214 1.938,25 1.154,10 1.413,50 3.479,31 4.214,24
Recife - PE 1.188 - 6.531 2.330,77 1.188,33 1.419,50 5.392,41 6.531,45
Criciúma - SC 1.337 - 2.385 1.510,67 1.336,67 1.380,00 1.969,14 2.385,09
Nova Lima - MG 2.788 - 13.265 6.960,70 2.788,33 7.120,91 10.951,30 13.264,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.603 - 11.348 4.534,79 1.602,92 3.500,00 9.369,06 11.348,08
Paraná 1.304 - 5.371 2.452,55 1.304,17 1.900,00 4.434,48 5.371,17
Minas Gerais 1.509 - 10.562 4.361,74 1.509,09 3.470,00 8.720,35 10.562,35
Rio de Janeiro 1.314 - 11.678 4.314,10 1.314,39 3.000,00 9.641,80 11.678,44
Rio Grande do Sul 1.278 - 6.310 2.682,38 1.277,58 2.085,00 5.209,43 6.309,82
Santa Catarina 1.381 - 5.186 2.403,22 1.381,20 2.000,00 4.281,94 5.186,41
Goiás 1.141 - 5.371 2.481,46 1.141,30 2.124,83 4.434,58 5.371,29
Bahia 1.226 - 5.846 2.519,34 1.226,22 1.976,10 4.826,48 5.845,98
Distrito Federal 1.329 - 10.573 4.077,87 1.328,51 3.331,52 8.729,39 10.573,30
Espírito Santo 1.340 - 9.031 3.463,20 1.339,72 2.468,70 7.456,22 9.031,19
Pernambuco 1.153 - 7.221 2.619,40 1.152,85 1.469,50 5.961,45 7.220,68
Ceará 1.127 - 7.664 2.654,52 1.126,82 1.575,00 6.327,73 7.664,34
Pará 1.460 - 10.419 4.092,25 1.459,72 2.500,00 8.602,25 10.419,30
Mato Grosso 1.189 - 6.777 2.606,98 1.188,90 1.711,00 5.595,36 6.777,27
Mato Grosso do Sul 1.208 - 8.241 3.146,98 1.208,48 2.256,65 6.803,50 8.240,60
Rio Grande do Norte 1.068 - 8.156 2.918,25 1.068,25 1.600,00 6.733,97 8.156,39
Amazonas 1.219 - 5.101 2.476,73 1.218,75 1.900,00 4.211,25 5.100,80
Maranhão 1.073 - 10.644 4.425,08 1.072,50 4.250,00 8.787,50 10.643,68
Rondônia 1.185 - 4.902 2.286,00 1.185,00 1.718,12 4.047,50 4.902,45
Paraíba 1.155 - 2.422 1.526,79 1.155,00 1.412,12 2.000,00 2.422,46
Sergipe 1.100 - 2.786 1.590,39 1.100,00 1.500,00 2.300,00 2.785,83
Alagoas 1.070 - 7.041 2.122,46 1.070,00 1.476,00 5.812,77 7.040,60


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Especialista de comunicação em relações públicas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • pensar estrategicamente;
    • avaliar desempenho;
    • gerenciar equipes;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • entrevistar candidatos;
    • negociar com clientes;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • elaborar orçamentos;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar contratos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar campanhas de vendas;
    • administrar conflitos entre partes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • agir com empatia;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • analisar impacto normativo;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar mídias;
    • saber ouvir;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • contratar serviços de terceiros;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • mapear processo de decisão;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • identificar necessidade de recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • realizar escuta ativa;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • revisar planos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • analisar demanda do cliente;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • liderar pessoas;
    • tomar decisões;
    • administrar orçamentos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • analisar tendências do mercado;
    • realizar campanhas de vendas;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • examinar currículos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • representar empresa publicamente;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • definir perfis profissionais;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • autorizar pagamentos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • checar informações para divulgação;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • formular plano de incentivos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • gerenciar remanejamentos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • mediar conflitos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • cobrar ações;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • estabelecer política comercial;
    • analisar contexto;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • gerir lucratividade;
    • elaborar relatórios;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • captar recursos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar cenários;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • otimizar custos e recursos;
    • negociar com partes interessadas;
    • atender a auditoria interna e externa;


    Setores que mais contratam Especialista de comunicação em relações públicas no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Holdings de instituições não-financeiras




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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