Salário para o cargo de Especialista de comunicação em relações públicas
CBO 1423-25 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Especialista de comunicação em relações públicas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Especialista de comunicação em relações públicas

Um Especialista de comunicação em relações públicas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.273,65 e R$ 12.296,10, com a média salarial de R$ 4.949,40 e o salário mediana em R$ 3.498,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista de comunicação em relações públicas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.949,40 59.392,82 1.237,35 23,55
1º Quartil 2.273,65 27.283,81 568,41 10,82
Salário Mediana 3.498,00 41.976,00 874,50 16,64
3º Quartil 9.377,53 112.530,35 2.344,38 44,62
Teto Salarial 12.296,10 147.553,17 3.074,02 58,50


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.426 - 17.068 6.664,17 2.425,54 5.000,00 14.091,75 17.068,35
Rio de Janeiro - RJ 2.141 - 17.400 6.871,79 2.141,23 5.510,00 14.365,57 17.400,00
Belo Horizonte - MG 1.996 - 13.220 5.345,32 1.995,64 4.010,00 10.914,67 13.220,17
Curitiba - PR 1.849 - 6.778 3.278,26 1.849,07 2.620,00 5.595,66 6.777,63
Brasília - DF 1.973 - 14.307 5.696,16 1.972,93 3.981,00 11.811,74 14.306,73
Porto Alegre - RS 2.159 - 11.555 5.040,28 2.159,27 4.020,00 9.539,77 11.554,85
Maringá - PR 1.551 - 3.997 2.284,09 1.551,20 2.050,00 3.300,13 3.997,21
Goiânia - GO 1.622 - 7.178 3.447,47 1.622,04 3.000,00 5.926,00 7.177,75
Fortaleza - CE 1.479 - 6.564 2.703,96 1.478,79 2.000,00 5.419,44 6.564,18
Campinas - SP 1.630 - 10.366 3.814,18 1.630,00 2.550,00 8.558,35 10.366,13
Barueri - SP 1.939 - 15.532 6.457,34 1.939,00 5.354,50 12.822,92 15.531,51
Belém - PA 1.614 - 12.230 4.808,36 1.613,78 3.273,00 10.097,22 12.230,06
Vitoria - ES 1.496 - 14.369 4.805,62 1.495,89 3.355,07 11.862,78 14.368,55
Piracicaba - SP 1.445 - 4.459 2.432,38 1.445,25 2.337,00 3.681,75 4.459,45
Salvador - BA 1.936 - 15.630 5.867,62 1.935,75 4.473,50 12.904,04 15.629,76
Uberlândia - MG 1.531 - 5.178 2.399,15 1.530,57 1.838,00 4.274,81 5.177,78
Guarulhos - SP 1.889 - 15.588 5.902,72 1.888,71 5.456,00 12.869,86 15.588,36
Recife - PE 1.854 - 11.286 4.684,24 1.853,57 4.000,00 9.318,00 11.286,24
São Bernardo do Campo - SP 1.988 - 11.858 5.218,52 1.987,57 5.243,00 9.790,00 11.857,94
Florianópolis - SC 1.829 - 9.361 4.294,55 1.829,29 3.468,50 7.728,78 9.361,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.022 - 15.228 5.819,46 2.022,27 4.013,00 12.571,96 15.227,54
Paraná 1.723 - 6.730 3.141,00 1.722,89 2.545,00 5.556,23 6.729,87
Minas Gerais 1.828 - 12.220 4.958,79 1.828,46 3.813,00 10.089,19 12.220,32
Rio de Janeiro 1.807 - 15.610 6.004,39 1.806,69 4.763,00 12.887,49 15.609,72
Rio Grande do Sul 1.761 - 9.284 3.929,10 1.761,46 3.218,00 7.664,97 9.284,04
Santa Catarina 1.800 - 8.879 3.698,79 1.799,58 2.780,50 7.330,24 8.878,61
Goiás 1.433 - 6.807 3.012,76 1.432,66 2.386,50 5.620,13 6.807,26
Distrito Federal 1.973 - 14.307 5.696,16 1.972,93 3.981,00 11.811,74 14.306,73
Bahia 1.627 - 12.081 4.476,60 1.627,38 3.132,00 9.973,75 12.080,50
Pará 1.697 - 12.978 4.937,68 1.696,94 3.273,00 10.714,72 12.977,99
Ceará 1.453 - 7.564 2.863,72 1.452,69 2.000,00 6.244,69 7.563,76
Espírito Santo 1.556 - 12.932 4.471,82 1.556,19 3.087,50 10.676,44 12.931,62
Pernambuco 1.537 - 9.134 3.851,61 1.537,42 3.113,00 7.541,25 9.134,19
Amazonas 1.412 - 7.270 2.997,97 1.412,00 2.000,00 6.002,14 7.269,98
Mato Grosso 1.637 - 12.270 5.146,72 1.637,00 4.343,00 10.130,33 12.270,16
Maranhão 1.564 - 11.685 3.968,39 1.564,00 2.500,00 9.647,20 11.684,98
Mato Grosso do Sul 1.588 - 11.522 4.219,44 1.588,25 2.897,50 9.513,00 11.522,43
Sergipe 1.412 - 4.965 2.029,20 1.412,00 1.500,00 4.099,33 4.965,24
Rio Grande do Norte 1.517 - 9.385 3.196,27 1.516,67 2.000,00 7.748,33 9.385,01
Paraíba 1.412 - 16.025 4.421,43 1.412,00 1.778,32 13.230,00 16.024,57
Alagoas 1.506 - 5.454 2.658,88 1.506,00 2.344,00 4.502,50 5.453,56
Tocantins 1.650 - 6.902 3.527,38 1.650,00 3.342,50 5.698,50 6.902,19
Amapá 1.412 - 10.285 3.057,00 1.412,00 2.710,00 8.491,00 10.284,55
Piauí 1.424 - 8.721 3.158,83 1.424,00 2.649,00 7.200,00 8.720,86
Rondônia 2.124 - 6.673 4.086,80 2.124,00 5.101,00 5.509,00 6.672,67


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Especialista de comunicação em relações públicas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;

  • Atividades

    • demonstrar criatividade;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • monitorar contratos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • administrar orçamentos;
    • saber ouvir;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • mediar conflitos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • elaborar orçamentos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • analisar cenários;
    • estabelecer diálogo;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • examinar currículos;
    • representar empresa publicamente;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • negociar com partes interessadas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • agir com empatia;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • otimizar custos e recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • delegar atribuições;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • tomar decisões;
    • realizar campanhas de vendas;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • analisar demanda reclamatória;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • avaliar desempenho;
    • realizar escuta ativa;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • cobrar ações;
    • formular plano de incentivos;
    • negociar com clientes;
    • pensar estrategicamente;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • liderar pessoas;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • elaborar relatórios;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • gerenciar remanejamentos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • gerenciar equipes;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • dimensionar equipe;
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar impacto normativo;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • mapear processo de decisão;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • demonstrar flexibilidade;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • pesquisar mercado;
    • autorizar pagamentos;
    • definir perfis profissionais;
    • contratar serviços de terceiros;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar demanda do cliente;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • analisar tendências do mercado;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • checar informações para divulgação;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • analisar contexto;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • gerir lucratividade;
    • entrevistar candidatos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • monitorar mídias;
    • captar recursos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • estabelecer política comercial;
    • revisar planos;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;


    Setores que mais contratam Especialista de comunicação em relações públicas no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Marketing direto
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Extração de minério de ferro
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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