Salário para o cargo de Especialista de comunicação em relações públicas
CBO 1423-25 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Especialista de comunicação em relações públicas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Especialista de comunicação em relações públicas

Um Especialista de comunicação em relações públicas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.380,12 e R$ 10.601,86, com a média salarial de R$ 3.828,31 e o salário mediana em R$ 2.747,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista de comunicação em relações públicas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.828,31 45.939,78 957,08 18,26
1º Quartil 1.380,12 16.561,44 345,03 6,58
Salário Mediana 2.747,79 32.973,42 686,95 13,10
3º Quartil 8.085,43 97.025,22 2.021,36 38,55
Teto Salarial 10.601,86 127.222,38 2.650,47 50,55


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.967 - 12.423 5.138,45 1.967,39 4.068,31 10.256,88 12.423,44
Belo Horizonte - MG 1.719 - 10.169 4.368,96 1.719,43 3.582,48 8.395,22 10.168,54
Rio de Janeiro - RJ 1.435 - 12.497 4.790,69 1.435,28 3.473,65 10.317,94 12.497,40
Curitiba - PR 1.377 - 5.818 2.674,25 1.377,34 2.200,00 4.803,58 5.818,24
Brasília - DF 1.329 - 10.573 4.077,87 1.328,51 3.331,52 8.729,39 10.573,30
Goiânia - GO 1.155 - 5.926 2.544,05 1.155,36 2.000,00 4.892,72 5.926,21
Porto Alegre - RS 1.455 - 8.010 3.408,24 1.454,53 2.500,00 6.613,22 8.010,13
Campinas - SP 1.421 - 7.245 3.142,12 1.420,76 2.663,32 5.981,89 7.245,44
Maringá - PR 1.229 - 4.201 2.038,44 1.229,25 1.609,25 3.468,19 4.200,78
Salvador - BA 1.214 - 7.148 3.162,78 1.214,41 2.684,80 5.901,45 7.148,02
Anápolis - GO 1.109 - 4.759 2.410,77 1.108,64 2.521,14 3.929,34 4.759,33
Londrina - PR 1.504 - 4.579 2.243,32 1.503,75 1.775,00 3.780,27 4.578,78
Vitoria - ES 1.347 - 7.277 2.887,27 1.347,29 2.028,02 6.008,17 7.277,28
Florianópolis - SC 1.539 - 6.670 3.354,57 1.539,03 3.472,66 5.506,72 6.669,90
Mata de São Joao - BA 1.952 - 2.574 2.045,00 1.951,64 2.050,64 2.125,18 2.574,08
Guarulhos - SP 1.378 - 9.433 3.911,01 1.378,33 3.833,11 7.787,99 9.433,04
Fortaleza - CE 1.154 - 4.214 1.938,25 1.154,10 1.413,50 3.479,31 4.214,24
Recife - PE 1.188 - 6.531 2.330,77 1.188,33 1.419,50 5.392,41 6.531,45
Criciúma - SC 1.337 - 2.385 1.510,67 1.336,67 1.380,00 1.969,14 2.385,09
Nova Lima - MG 2.788 - 13.265 6.960,70 2.788,33 7.120,91 10.951,30 13.264,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.603 - 11.348 4.534,79 1.602,92 3.500,00 9.369,06 11.348,08
Paraná 1.304 - 5.371 2.452,55 1.304,17 1.900,00 4.434,48 5.371,17
Minas Gerais 1.509 - 10.562 4.361,74 1.509,09 3.470,00 8.720,35 10.562,35
Rio de Janeiro 1.314 - 11.678 4.314,10 1.314,39 3.000,00 9.641,80 11.678,44
Rio Grande do Sul 1.278 - 6.310 2.682,38 1.277,58 2.085,00 5.209,43 6.309,82
Santa Catarina 1.381 - 5.186 2.403,22 1.381,20 2.000,00 4.281,94 5.186,41
Goiás 1.141 - 5.371 2.481,46 1.141,30 2.124,83 4.434,58 5.371,29
Bahia 1.226 - 5.846 2.519,34 1.226,22 1.976,10 4.826,48 5.845,98
Distrito Federal 1.329 - 10.573 4.077,87 1.328,51 3.331,52 8.729,39 10.573,30
Espírito Santo 1.340 - 9.031 3.463,20 1.339,72 2.468,70 7.456,22 9.031,19
Pernambuco 1.153 - 7.221 2.619,40 1.152,85 1.469,50 5.961,45 7.220,68
Ceará 1.127 - 7.664 2.654,52 1.126,82 1.575,00 6.327,73 7.664,34
Pará 1.460 - 10.419 4.092,25 1.459,72 2.500,00 8.602,25 10.419,30
Mato Grosso 1.189 - 6.777 2.606,98 1.188,90 1.711,00 5.595,36 6.777,27
Mato Grosso do Sul 1.208 - 8.241 3.146,98 1.208,48 2.256,65 6.803,50 8.240,60
Rio Grande do Norte 1.068 - 8.156 2.918,25 1.068,25 1.600,00 6.733,97 8.156,39
Amazonas 1.219 - 5.101 2.476,73 1.218,75 1.900,00 4.211,25 5.100,80
Maranhão 1.073 - 10.644 4.425,08 1.072,50 4.250,00 8.787,50 10.643,68
Rondônia 1.185 - 4.902 2.286,00 1.185,00 1.718,12 4.047,50 4.902,45
Paraíba 1.155 - 2.422 1.526,79 1.155,00 1.412,12 2.000,00 2.422,46
Sergipe 1.100 - 2.786 1.590,39 1.100,00 1.500,00 2.300,00 2.785,83
Alagoas 1.070 - 7.041 2.122,46 1.070,00 1.476,00 5.812,77 7.040,60


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Especialista de comunicação em relações públicas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • dimensionar equipe;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar cenários;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • monitorar contratos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • realizar escuta ativa;
    • cobrar ações;
    • estabelecer política comercial;
    • examinar currículos;
    • negociar com clientes;
    • gerenciar equipes;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • otimizar custos e recursos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • tomar decisões;
    • avaliar desempenho;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • gerir lucratividade;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • identificar necessidade de recursos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • administrar conflitos entre partes;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar relatórios;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • representar empresa publicamente;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • analisar impacto normativo;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar tendências do mercado;
    • mediar conflitos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • liderar pessoas;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • mapear processo de decisão;
    • cobrar resultados da equipe;
    • realizar campanhas de vendas;
    • trabalhar em equipe;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • planejar campanhas de vendas;
    • analisar contexto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • administrar orçamentos;
    • negociar com partes interessadas;
    • analisar demanda do cliente;
    • saber ouvir;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • definir perfis profissionais;
    • estabelecer diálogo;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • pensar estrategicamente;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • autorizar pagamentos;
    • formular plano de incentivos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • checar informações para divulgação;
    • gerenciar remanejamentos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • agir com empatia;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • delegar atribuições;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • monitorar mídias;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • captar recursos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • revisar planos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;


    Setores que mais contratam Especialista de comunicação em relações públicas no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Holdings de instituições não-financeiras




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: