Salário para o cargo de Gerente de relações públicas
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de relações públicas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de relações públicas

Um Gerente de relações públicas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.952,66 e R$ 24.205,33, com a média salarial de R$ 7.965,39 e o salário mediana em R$ 5.469,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de relações públicas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.965,39 95.584,67 1.991,35 38,27
1º Quartil 1.952,66 23.431,86 488,16 9,38
Salário Mediana 5.469,51 65.634,12 1.367,38 26,28
3º Quartil 18.460,02 221.520,23 4.615,00 88,69
Teto Salarial 24.205,33 290.463,98 6.051,33 116,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.985 - 27.250 10.616,42 2.984,63 8.140,00 22.497,70 27.249,89
Rio de Janeiro - RJ 2.595 - 27.260 10.116,32 2.595,01 7.754,00 22.505,64 27.259,51
Porto Alegre - RS 1.924 - 12.863 5.741,09 1.923,80 5.379,96 10.619,74 12.862,94
Belo Horizonte - MG 1.836 - 17.093 6.168,33 1.836,28 4.481,13 14.112,36 17.093,31
Brasília - DF 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Curitiba - PR 2.045 - 11.415 4.628,39 2.045,41 3.500,00 9.423,94 11.414,56
Barueri - SP 4.398 - 31.565 13.362,99 4.397,90 10.500,00 26.060,08 31.564,75
Fortaleza - CE 1.381 - 6.605 2.980,73 1.380,69 2.630,81 5.452,80 6.604,59
Salvador - BA 1.628 - 19.066 6.422,49 1.627,75 3.960,00 15.740,82 19.065,76
Campinas - SP 1.969 - 26.134 8.392,17 1.968,60 4.310,00 21.576,46 26.134,06
Recife - PE 1.575 - 13.338 4.839,43 1.574,90 3.500,00 11.012,28 13.338,41
Goiânia - GO 1.734 - 18.754 7.385,93 1.734,43 6.096,33 15.483,71 18.754,33
Vitoria - ES 1.737 - 17.533 6.001,77 1.737,43 3.139,07 14.474,98 17.532,54
São José do Rio Preto - SP 2.570 - 10.901 5.811,28 2.569,62 6.100,00 9.000,00 10.901,07
Manaus - AM 1.488 - 8.456 3.458,00 1.488,00 2.096,74 6.981,54 8.456,26
Niterói - RJ 1.958 - 17.472 5.903,80 1.958,01 4.475,00 14.424,71 17.471,64
Campo Grande - MS 1.528 - 11.146 4.105,55 1.527,81 2.500,00 9.202,18 11.145,95
Londrina - PR 1.863 - 6.795 3.197,98 1.862,98 2.171,96 5.610,04 6.795,05
Florianópolis - SC 2.903 - 16.924 6.634,36 2.902,80 4.500,00 13.972,82 16.924,30
Ribeirão Preto - SP 1.423 - 16.710 4.820,70 1.423,00 2.300,00 13.796,24 16.710,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.529 - 26.085 9.827,16 2.528,82 7.070,90 21.535,60 26.084,56
Rio de Janeiro 2.200 - 25.249 9.128,59 2.200,08 6.521,00 20.845,87 25.249,14
Minas Gerais 1.679 - 15.202 5.472,24 1.678,92 3.500,00 12.551,06 15.202,23
Rio Grande do Sul 1.793 - 12.659 5.387,69 1.792,60 4.500,00 10.451,40 12.659,05
Paraná 1.855 - 10.210 4.209,35 1.854,65 3.429,00 8.429,31 10.209,84
Distrito Federal 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Santa Catarina 1.846 - 13.643 5.156,41 1.845,89 3.731,16 11.264,06 13.643,36
Bahia 1.491 - 15.314 5.234,04 1.491,26 3.323,26 12.643,09 15.313,70
Ceará 1.381 - 6.739 2.980,09 1.380,69 2.664,11 5.564,07 6.739,37
Espírito Santo 1.360 - 19.130 6.126,25 1.360,05 3.139,07 15.794,02 19.130,19
Goiás 1.413 - 16.770 6.079,79 1.412,98 4.678,88 13.845,61 16.770,21
Pernambuco 1.697 - 12.713 4.754,23 1.697,21 3.526,11 10.495,65 12.712,65
Mato Grosso 1.256 - 15.420 4.966,71 1.256,47 2.857,00 12.730,60 15.419,68
Maranhão 1.370 - 11.217 3.849,48 1.370,00 2.335,49 9.260,79 11.216,95
Mato Grosso do Sul 1.244 - 9.348 3.483,48 1.244,45 2.500,00 7.718,12 9.348,42
Amazonas 1.440 - 8.103 3.199,75 1.440,00 2.000,00 6.689,58 8.102,62
Pará 1.577 - 13.230 5.124,81 1.576,58 3.213,60 10.922,48 13.229,64
Rio Grande do Norte 1.299 - 8.365 2.826,89 1.299,39 1.650,00 6.905,83 8.364,54
Paraíba 1.185 - 10.935 3.885,32 1.185,00 2.599,47 9.028,09 10.935,10
Sergipe 1.167 - 5.016 2.324,12 1.167,01 1.771,60 4.141,20 5.015,94
Piauí 1.045 - 10.566 3.413,78 1.045,00 2.625,00 8.723,32 10.565,95
Tocantins 1.653 - 4.197 2.781,32 1.653,00 2.878,43 3.465,21 4.197,17
Alagoas 1.071 - 18.168 6.153,96 1.071,43 3.500,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.045 - 17.526 5.747,24 1.045,00 1.500,00 14.469,23 17.525,57
Rondônia 2.500 - 18.382 8.139,57 2.500,00 6.080,75 15.175,92 18.381,53


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de relações públicas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • monitorar mídias;
    • trabalhar em equipe;
    • pensar estrategicamente;
    • saber ouvir;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • entrevistar candidatos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • otimizar custos e recursos;
    • formular plano de incentivos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar contexto;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar contratos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • negociar com clientes;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar demanda do cliente;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • checar informações para divulgação;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • mapear processo de decisão;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • cobrar resultados da equipe;
    • representar empresa publicamente;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • identificar necessidade de recursos;
    • revisar planos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • gerir lucratividade;
    • analisar impacto normativo;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • estabelecer política comercial;
    • administrar orçamentos;
    • mediar conflitos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • realizar escuta ativa;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • analisar cenários;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • realizar campanhas de vendas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • planejar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • negociar com partes interessadas;
    • estabelecer diálogo;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • cobrar ações;
    • gerenciar equipes;
    • demonstrar criatividade;
    • examinar currículos;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar tendências do mercado;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • agir com empatia;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • delegar atribuições;
    • elaborar orçamentos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • contratar serviços de terceiros;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • tomar decisões;
    • analisar demanda reclamatória;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • realizar estudo de viabilidade;
    • gerenciar remanejamentos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • dimensionar equipe;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • captar recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar desempenho;
    • demonstrar flexibilidade;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • pesquisar mercado;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • liderar pessoas;


    Setores que mais contratam Gerente de relações públicas no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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