Salário para o cargo de Gerente de marketing e vendas
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de marketing e vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de marketing e vendas

Um Gerente de marketing e vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.575,23 e R$ 24.433,88, com a média salarial de R$ 7.775,80 e o salário mediana em R$ 4.805,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de marketing e vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.775,80 93.309,59 1.943,95 36,74
1º Quartil 1.575,23 18.902,72 393,81 7,44
Salário Mediana 4.805,00 57.660,00 1.201,25 22,70
3º Quartil 18.634,32 223.611,82 4.658,58 88,05
Teto Salarial 24.433,88 293.206,52 6.108,47 115,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.146 - 27.551 11.800,66 3.145,55 10.500,00 22.746,25 27.550,94
Rio de Janeiro - RJ 2.030 - 25.325 9.555,78 2.030,08 7.000,00 20.908,38 25.324,86
Fortaleza - CE 1.250 - 8.486 3.049,37 1.249,52 2.000,00 7.005,72 8.485,54
Belo Horizonte - MG 1.531 - 14.523 5.265,01 1.531,25 3.586,00 11.990,68 14.523,47
Curitiba - PR 1.836 - 17.101 6.361,22 1.836,09 4.431,32 14.118,65 17.100,93
Barueri - SP 3.208 - 34.707 13.164,82 3.208,47 10.100,00 28.654,74 34.707,49
Campinas - SP 1.760 - 20.926 7.644,61 1.760,12 5.636,00 17.276,45 20.925,75
Recife - PE 1.385 - 10.895 3.949,57 1.385,37 2.500,00 8.995,33 10.895,41
Porto Alegre - RS 1.865 - 17.870 6.392,52 1.864,64 4.000,00 14.753,23 17.869,56
Brasília - DF 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Osasco - SP 3.676 - 28.893 11.530,12 3.675,85 9.000,00 23.854,25 28.892,98
Goiânia - GO 1.386 - 11.880 4.442,85 1.385,52 3.025,00 9.808,30 11.880,10
Salvador - BA 1.589 - 13.669 4.822,39 1.589,29 3.000,00 11.284,95 13.668,67
Florianópolis - SC 2.080 - 11.144 4.995,31 2.079,90 4.285,86 9.200,34 11.143,73
Maringá - PR 1.371 - 7.161 3.022,14 1.371,34 2.236,40 5.911,98 7.160,76
Sorocaba - SP 1.693 - 19.689 6.229,08 1.692,55 2.900,00 16.255,17 19.688,75
Ribeirão Preto - SP 1.557 - 16.846 5.855,89 1.556,97 3.708,00 13.908,09 16.845,90
São Carlos - SP 2.256 - 14.186 5.154,98 2.255,69 3.486,37 11.712,28 14.186,26
Teresina - PI 1.088 - 3.960 1.945,51 1.088,48 1.661,32 3.269,13 3.959,66
Guarulhos - SP 1.692 - 29.895 10.383,42 1.692,08 6.826,54 24.681,31 29.894,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.347 - 26.526 10.539,07 2.347,43 8.709,68 21.899,96 26.525,88
Rio de Janeiro 1.702 - 23.864 8.568,84 1.701,81 6.000,00 19.702,43 23.864,18
Minas Gerais 1.325 - 12.468 4.388,23 1.325,40 2.750,00 10.293,35 12.467,62
Paraná 1.534 - 14.700 5.141,05 1.534,43 3.180,00 12.136,68 14.700,30
Ceará 1.177 - 9.100 3.146,62 1.176,84 1.884,42 7.513,42 9.100,48
Santa Catarina 1.560 - 11.232 4.287,71 1.559,62 3.000,00 9.273,45 11.232,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 14.195 4.986,20 1.542,69 3.000,80 11.719,32 14.194,79
Pernambuco 1.298 - 10.070 3.530,89 1.298,39 2.000,00 8.314,01 10.070,18
Bahia 1.236 - 9.930 3.670,34 1.235,69 2.500,00 8.198,04 9.929,72
Goiás 1.315 - 11.202 4.248,27 1.315,14 3.000,00 9.248,70 11.202,30
Distrito Federal 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Rio Grande do Norte 1.145 - 4.363 2.051,81 1.144,96 1.595,00 3.602,45 4.363,40
Paraíba 1.185 - 15.510 4.422,73 1.184,67 2.000,00 12.804,97 15.509,76
Piauí 1.077 - 3.770 1.848,67 1.076,91 1.503,48 3.112,81 3.770,33
Espírito Santo 1.366 - 10.030 3.822,27 1.365,54 2.500,00 8.280,56 10.029,66
Maranhão 1.152 - 4.755 2.123,50 1.151,99 1.611,99 3.925,85 4.755,10
Pará 1.266 - 8.401 3.172,79 1.266,32 2.200,00 6.935,76 8.400,80
Mato Grosso 1.242 - 9.039 3.459,70 1.241,55 2.145,00 7.462,87 9.039,26
Mato Grosso do Sul 1.225 - 12.768 4.115,68 1.225,47 2.500,00 10.541,39 12.768,05
Sergipe 1.135 - 8.439 3.040,54 1.134,97 2.000,00 6.967,40 8.439,12
Amazonas 1.292 - 13.755 4.754,34 1.292,36 3.045,00 11.356,20 13.754,97
Alagoas 1.258 - 10.694 3.697,67 1.258,23 2.507,00 8.829,33 10.694,35
Rondônia 1.078 - 6.981 2.631,24 1.078,28 1.500,00 5.763,71 6.981,18
Tocantins 1.137 - 4.964 2.469,71 1.136,93 2.427,19 4.097,97 4.963,59
Roraima 1.201 - 18.168 4.992,94 1.200,67 2.600,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.175 - 3.948 1.983,64 1.175,08 1.750,00 3.259,48 3.947,98
Acre 1.129 - 4.973 2.224,55 1.128,60 2.011,00 4.105,34 4.972,51


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de marketing e vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • planejar campanhas publicitárias;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • analisar demanda do cliente;
    • planejar campanhas de vendas;
    • estabelecer diálogo;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • pesquisar mercado;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • realizar escuta ativa;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • analisar impacto normativo;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar contexto;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • mapear processo de decisão;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • pensar estrategicamente;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • elaborar orçamentos;
    • otimizar custos e recursos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • formular plano de incentivos;
    • trabalhar em equipe;
    • gerenciar equipes;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • dimensionar equipe;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • revisar planos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • cobrar ações;
    • gerir lucratividade;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • negociar com clientes;
    • administrar orçamentos;
    • saber ouvir;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • captar recursos;
    • tomar decisões;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • representar empresa publicamente;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • realizar campanhas de vendas;
    • gerenciar remanejamentos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • analisar demanda reclamatória;
    • examinar currículos;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • estabelecer política comercial;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • administrar conflitos entre partes;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • monitorar contratos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • mediar conflitos;
    • avaliar desempenho;
    • analisar tendências do mercado;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar mídias;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • agir com empatia;
    • analisar cenários;
    • liderar pessoas;
    • identificar necessidade de recursos;
    • definir perfis profissionais;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • negociar com partes interessadas;
    • autorizar pagamentos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • checar informações para divulgação;


    Setores que mais contratam Gerente de marketing e vendas no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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