Salário para o cargo de Gerente de marketing e vendas
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de marketing e vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de marketing e vendas

Um Gerente de marketing e vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.575,23 e R$ 24.433,88, com a média salarial de R$ 7.775,80 e o salário mediana em R$ 4.805,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de marketing e vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.775,80 93.309,59 1.943,95 36,74
1º Quartil 1.575,23 18.902,72 393,81 7,44
Salário Mediana 4.805,00 57.660,00 1.201,25 22,70
3º Quartil 18.634,32 223.611,82 4.658,58 88,05
Teto Salarial 24.433,88 293.206,52 6.108,47 115,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.146 - 27.551 11.800,66 3.145,55 10.500,00 22.746,25 27.550,94
Rio de Janeiro - RJ 2.030 - 25.325 9.555,78 2.030,08 7.000,00 20.908,38 25.324,86
Fortaleza - CE 1.250 - 8.486 3.049,37 1.249,52 2.000,00 7.005,72 8.485,54
Belo Horizonte - MG 1.531 - 14.523 5.265,01 1.531,25 3.586,00 11.990,68 14.523,47
Curitiba - PR 1.836 - 17.101 6.361,22 1.836,09 4.431,32 14.118,65 17.100,93
Barueri - SP 3.208 - 34.707 13.164,82 3.208,47 10.100,00 28.654,74 34.707,49
Campinas - SP 1.760 - 20.926 7.644,61 1.760,12 5.636,00 17.276,45 20.925,75
Recife - PE 1.385 - 10.895 3.949,57 1.385,37 2.500,00 8.995,33 10.895,41
Porto Alegre - RS 1.865 - 17.870 6.392,52 1.864,64 4.000,00 14.753,23 17.869,56
Brasília - DF 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Osasco - SP 3.676 - 28.893 11.530,12 3.675,85 9.000,00 23.854,25 28.892,98
Goiânia - GO 1.386 - 11.880 4.442,85 1.385,52 3.025,00 9.808,30 11.880,10
Salvador - BA 1.589 - 13.669 4.822,39 1.589,29 3.000,00 11.284,95 13.668,67
Florianópolis - SC 2.080 - 11.144 4.995,31 2.079,90 4.285,86 9.200,34 11.143,73
Maringá - PR 1.371 - 7.161 3.022,14 1.371,34 2.236,40 5.911,98 7.160,76
Sorocaba - SP 1.693 - 19.689 6.229,08 1.692,55 2.900,00 16.255,17 19.688,75
Ribeirão Preto - SP 1.557 - 16.846 5.855,89 1.556,97 3.708,00 13.908,09 16.845,90
São Carlos - SP 2.256 - 14.186 5.154,98 2.255,69 3.486,37 11.712,28 14.186,26
Teresina - PI 1.088 - 3.960 1.945,51 1.088,48 1.661,32 3.269,13 3.959,66
Guarulhos - SP 1.692 - 29.895 10.383,42 1.692,08 6.826,54 24.681,31 29.894,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.347 - 26.526 10.539,07 2.347,43 8.709,68 21.899,96 26.525,88
Rio de Janeiro 1.702 - 23.864 8.568,84 1.701,81 6.000,00 19.702,43 23.864,18
Minas Gerais 1.325 - 12.468 4.388,23 1.325,40 2.750,00 10.293,35 12.467,62
Paraná 1.534 - 14.700 5.141,05 1.534,43 3.180,00 12.136,68 14.700,30
Ceará 1.177 - 9.100 3.146,62 1.176,84 1.884,42 7.513,42 9.100,48
Santa Catarina 1.560 - 11.232 4.287,71 1.559,62 3.000,00 9.273,45 11.232,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 14.195 4.986,20 1.542,69 3.000,80 11.719,32 14.194,79
Pernambuco 1.298 - 10.070 3.530,89 1.298,39 2.000,00 8.314,01 10.070,18
Bahia 1.236 - 9.930 3.670,34 1.235,69 2.500,00 8.198,04 9.929,72
Goiás 1.315 - 11.202 4.248,27 1.315,14 3.000,00 9.248,70 11.202,30
Distrito Federal 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Rio Grande do Norte 1.145 - 4.363 2.051,81 1.144,96 1.595,00 3.602,45 4.363,40
Paraíba 1.185 - 15.510 4.422,73 1.184,67 2.000,00 12.804,97 15.509,76
Piauí 1.077 - 3.770 1.848,67 1.076,91 1.503,48 3.112,81 3.770,33
Espírito Santo 1.366 - 10.030 3.822,27 1.365,54 2.500,00 8.280,56 10.029,66
Maranhão 1.152 - 4.755 2.123,50 1.151,99 1.611,99 3.925,85 4.755,10
Pará 1.266 - 8.401 3.172,79 1.266,32 2.200,00 6.935,76 8.400,80
Mato Grosso 1.242 - 9.039 3.459,70 1.241,55 2.145,00 7.462,87 9.039,26
Mato Grosso do Sul 1.225 - 12.768 4.115,68 1.225,47 2.500,00 10.541,39 12.768,05
Sergipe 1.135 - 8.439 3.040,54 1.134,97 2.000,00 6.967,40 8.439,12
Amazonas 1.292 - 13.755 4.754,34 1.292,36 3.045,00 11.356,20 13.754,97
Alagoas 1.258 - 10.694 3.697,67 1.258,23 2.507,00 8.829,33 10.694,35
Rondônia 1.078 - 6.981 2.631,24 1.078,28 1.500,00 5.763,71 6.981,18
Tocantins 1.137 - 4.964 2.469,71 1.136,93 2.427,19 4.097,97 4.963,59
Roraima 1.201 - 18.168 4.992,94 1.200,67 2.600,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.175 - 3.948 1.983,64 1.175,08 1.750,00 3.259,48 3.947,98
Acre 1.129 - 4.973 2.224,55 1.128,60 2.011,00 4.105,34 4.972,51


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de marketing e vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • identificar necessidade de recursos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • formular plano de incentivos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • cobrar resultados da equipe;
    • agir com empatia;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • saber ouvir;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • administrar orçamentos;
    • monitorar contratos;
    • realizar escuta ativa;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • analisar demanda reclamatória;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar relatórios;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar cenários;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • checar informações para divulgação;
    • liderar pessoas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar contexto;
    • monitorar mídias;
    • pensar estrategicamente;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • negociar com clientes;
    • analisar impacto normativo;
    • tomar decisões;
    • cobrar ações;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • planejar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • realizar campanhas de vendas;
    • gerir lucratividade;
    • administrar conflitos entre partes;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • estabelecer política comercial;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • otimizar custos e recursos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • delegar atribuições;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • entrevistar candidatos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • pesquisar mercado;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • analisar tendências do mercado;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • autorizar pagamentos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • gerenciar equipes;
    • captar recursos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • negociar com partes interessadas;
    • mapear processo de decisão;
    • mediar conflitos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar desempenho;
    • analisar demanda do cliente;
    • examinar currículos;
    • estabelecer diálogo;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • elaborar orçamentos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • representar empresa publicamente;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • definir perfis profissionais;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • dimensionar equipe;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • revisar planos;


    Setores que mais contratam Gerente de marketing e vendas no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens