Salário para o cargo de Gerente de marketing e vendas
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de marketing e vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de marketing e vendas

Um Gerente de marketing e vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.306,33 e R$ 27.683,63, com a média salarial de R$ 10.225,57 e o salário mediana em R$ 7.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de marketing e vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.225,57 122.706,81 2.556,39 47,89
1º Quartil 3.306,33 39.675,91 826,58 15,48
Salário Mediana 7.000,00 84.000,00 1.750,00 32,78
3º Quartil 21.112,72 253.352,63 5.278,18 98,87
Teto Salarial 27.683,63 332.203,57 6.920,91 129,65


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.738 - 35.887 15.685,15 4.738,45 14.000,00 29.628,80 35.887,29
Rio de Janeiro - RJ 2.631 - 29.992 11.763,48 2.630,68 9.451,00 24.761,45 29.991,81
Belo Horizonte - MG 2.250 - 19.849 7.703,54 2.250,12 5.659,00 16.387,18 19.848,65
Fortaleza - CE 1.591 - 9.699 3.767,50 1.590,60 2.599,00 8.007,86 9.699,36
Curitiba - PR 2.645 - 22.179 8.623,19 2.644,72 6.464,00 18.310,84 22.178,64
Barueri - SP 4.555 - 35.633 15.339,15 4.555,16 13.545,50 29.419,11 35.633,31
Campinas - SP 2.670 - 32.455 12.251,98 2.670,42 9.500,00 26.795,18 32.455,13
Recife - PE 1.664 - 13.608 5.090,61 1.663,77 3.616,00 11.234,47 13.607,52
Porto Alegre - RS 2.274 - 23.449 8.713,09 2.273,70 6.652,00 19.360,06 23.449,48
Brasília - DF 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Goiânia - GO 1.923 - 16.692 6.087,14 1.923,16 4.236,00 13.781,00 16.691,97
Florianópolis - SC 2.682 - 23.955 9.003,27 2.681,91 6.546,00 19.777,81 23.955,48
Salvador - BA 1.946 - 26.472 8.492,02 1.946,30 4.553,00 21.855,16 26.471,63
Osasco - SP 4.437 - 44.185 18.447,31 4.436,92 15.563,81 36.479,08 44.184,55
Guarulhos - SP 2.298 - 27.659 10.098,44 2.297,74 7.000,00 22.835,15 27.658,62
Joinville - SC 2.693 - 24.121 9.029,60 2.693,34 6.785,00 19.914,42 24.120,94
João Pessoa - PB 1.576 - 6.846 3.085,97 1.576,16 2.500,00 5.652,34 6.846,29
Londrina - PR 2.072 - 20.380 6.497,53 2.072,28 3.500,00 16.825,74 20.379,84
Maringá - PR 2.199 - 12.156 5.145,58 2.199,08 4.176,00 10.036,35 12.156,32
São Luís - MA 1.582 - 7.295 3.028,95 1.582,37 2.129,00 6.022,44 7.294,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.350 - 34.097 14.043,11 3.350,15 12.000,00 28.150,50 34.096,73
Minas Gerais 1.740 - 17.577 6.259,11 1.740,18 4.000,00 14.511,55 17.576,82
Paraná 2.077 - 19.404 6.914,93 2.077,48 4.402,00 16.019,96 19.403,85
Rio de Janeiro 2.144 - 27.655 10.184,55 2.143,79 7.786,00 22.832,06 27.654,88
Santa Catarina 1.996 - 17.266 6.373,93 1.995,80 4.334,50 14.255,16 17.266,28
Ceará 1.539 - 12.314 4.227,95 1.538,82 2.500,00 10.166,55 12.314,03
Rio Grande do Sul 2.013 - 18.665 6.753,31 2.013,26 4.490,50 15.410,08 18.665,15
Pernambuco 1.541 - 12.051 4.318,84 1.541,31 2.640,00 9.949,09 12.050,63
Goiás 1.753 - 16.271 5.885,61 1.752,92 4.000,00 13.433,75 16.271,36
Bahia 1.581 - 18.382 5.893,11 1.580,83 3.168,00 15.176,33 18.382,02
Distrito Federal 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Paraíba 1.488 - 6.982 2.972,36 1.487,87 2.220,00 5.764,30 6.981,89
Espírito Santo 1.923 - 14.381 5.510,13 1.922,58 3.700,00 11.873,05 14.381,00
Mato Grosso 1.716 - 18.543 6.223,38 1.716,02 3.960,00 15.308,96 18.542,67
Rio Grande do Norte 1.503 - 7.123 3.075,93 1.502,85 2.437,00 5.881,05 7.123,30
Maranhão 1.502 - 6.588 2.847,03 1.501,82 2.022,00 5.439,39 6.588,36
Pará 1.517 - 7.252 3.095,98 1.517,37 2.350,00 5.986,97 7.251,60
Piauí 1.431 - 11.234 3.785,03 1.430,69 2.184,00 9.274,49 11.233,54
Mato Grosso do Sul 1.800 - 11.526 4.583,62 1.799,63 3.503,00 9.515,68 11.525,68
Alagoas 1.670 - 9.040 3.637,15 1.670,19 2.800,00 7.463,43 9.039,93
Sergipe 1.468 - 7.227 3.075,35 1.468,05 2.500,00 5.966,75 7.227,11
Amazonas 1.824 - 11.166 4.514,62 1.823,80 3.060,00 9.219,05 11.166,39
Rondônia 1.467 - 6.051 2.630,60 1.467,00 2.000,00 4.996,14 6.051,48
Tocantins 1.449 - 7.075 2.967,76 1.449,20 2.500,00 5.841,20 7.075,04
Amapá 1.512 - 5.889 2.666,83 1.511,57 2.315,00 4.862,29 5.889,35
Roraima 1.790 - 9.692 3.587,39 1.789,50 2.575,00 8.002,00 9.692,26
Acre 1.652 - 11.062 3.948,00 1.651,75 2.200,00 9.132,75 11.061,86


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de marketing e vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;

  • Atividades

    • mapear processo de decisão;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • realizar escuta ativa;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • gerenciar remanejamentos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • pesquisar mercado;
    • liderar pessoas;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • entrevistar candidatos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar cenários;
    • estabelecer diálogo;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • saber ouvir;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar demanda reclamatória;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • otimizar custos e recursos;
    • formular plano de incentivos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • tomar decisões;
    • monitorar contratos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • captar recursos;
    • dimensionar equipe;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • agir com empatia;
    • avaliar desempenho;
    • contratar serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • autorizar pagamentos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • elaborar orçamentos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • gerir lucratividade;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • monitorar mídias;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • administrar conflitos entre partes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • analisar contexto;
    • planejar campanhas de vendas;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • analisar impacto normativo;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • mediar conflitos;
    • pensar estrategicamente;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • revisar planos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • demonstrar criatividade;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • representar empresa publicamente;
    • checar informações para divulgação;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • administrar orçamentos;
    • examinar currículos;
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • delegar atribuições;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • definir perfis profissionais;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • cobrar ações;
    • estabelecer política comercial;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • negociar com clientes;
    • negociar com partes interessadas;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • gerenciar equipes;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;


    Setores que mais contratam Gerente de marketing e vendas no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Agências de publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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