Salário para o cargo de Gerente de comunicação corporativa
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de comunicação corporativa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de comunicação corporativa

Um Gerente de comunicação corporativa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.952,66 e R$ 24.205,33, com a média salarial de R$ 7.965,39 e o salário mediana em R$ 5.469,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de comunicação corporativa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.965,39 95.584,67 1.991,35 38,27
1º Quartil 1.952,66 23.431,86 488,16 9,38
Salário Mediana 5.469,51 65.634,12 1.367,38 26,28
3º Quartil 18.460,02 221.520,23 4.615,00 88,69
Teto Salarial 24.205,33 290.463,98 6.051,33 116,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.985 - 27.250 10.616,42 2.984,63 8.140,00 22.497,70 27.249,89
Rio de Janeiro - RJ 2.595 - 27.260 10.116,32 2.595,01 7.754,00 22.505,64 27.259,51
Porto Alegre - RS 1.924 - 12.863 5.741,09 1.923,80 5.379,96 10.619,74 12.862,94
Belo Horizonte - MG 1.836 - 17.093 6.168,33 1.836,28 4.481,13 14.112,36 17.093,31
Brasília - DF 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Curitiba - PR 2.045 - 11.415 4.628,39 2.045,41 3.500,00 9.423,94 11.414,56
Barueri - SP 4.398 - 31.565 13.362,99 4.397,90 10.500,00 26.060,08 31.564,75
Fortaleza - CE 1.381 - 6.605 2.980,73 1.380,69 2.630,81 5.452,80 6.604,59
Salvador - BA 1.628 - 19.066 6.422,49 1.627,75 3.960,00 15.740,82 19.065,76
Campinas - SP 1.969 - 26.134 8.392,17 1.968,60 4.310,00 21.576,46 26.134,06
Recife - PE 1.575 - 13.338 4.839,43 1.574,90 3.500,00 11.012,28 13.338,41
Goiânia - GO 1.734 - 18.754 7.385,93 1.734,43 6.096,33 15.483,71 18.754,33
Vitoria - ES 1.737 - 17.533 6.001,77 1.737,43 3.139,07 14.474,98 17.532,54
São José do Rio Preto - SP 2.570 - 10.901 5.811,28 2.569,62 6.100,00 9.000,00 10.901,07
Manaus - AM 1.488 - 8.456 3.458,00 1.488,00 2.096,74 6.981,54 8.456,26
Niterói - RJ 1.958 - 17.472 5.903,80 1.958,01 4.475,00 14.424,71 17.471,64
Campo Grande - MS 1.528 - 11.146 4.105,55 1.527,81 2.500,00 9.202,18 11.145,95
Londrina - PR 1.863 - 6.795 3.197,98 1.862,98 2.171,96 5.610,04 6.795,05
Florianópolis - SC 2.903 - 16.924 6.634,36 2.902,80 4.500,00 13.972,82 16.924,30
Ribeirão Preto - SP 1.423 - 16.710 4.820,70 1.423,00 2.300,00 13.796,24 16.710,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.529 - 26.085 9.827,16 2.528,82 7.070,90 21.535,60 26.084,56
Rio de Janeiro 2.200 - 25.249 9.128,59 2.200,08 6.521,00 20.845,87 25.249,14
Minas Gerais 1.679 - 15.202 5.472,24 1.678,92 3.500,00 12.551,06 15.202,23
Rio Grande do Sul 1.793 - 12.659 5.387,69 1.792,60 4.500,00 10.451,40 12.659,05
Paraná 1.855 - 10.210 4.209,35 1.854,65 3.429,00 8.429,31 10.209,84
Distrito Federal 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Santa Catarina 1.846 - 13.643 5.156,41 1.845,89 3.731,16 11.264,06 13.643,36
Bahia 1.491 - 15.314 5.234,04 1.491,26 3.323,26 12.643,09 15.313,70
Ceará 1.381 - 6.739 2.980,09 1.380,69 2.664,11 5.564,07 6.739,37
Espírito Santo 1.360 - 19.130 6.126,25 1.360,05 3.139,07 15.794,02 19.130,19
Goiás 1.413 - 16.770 6.079,79 1.412,98 4.678,88 13.845,61 16.770,21
Pernambuco 1.697 - 12.713 4.754,23 1.697,21 3.526,11 10.495,65 12.712,65
Mato Grosso 1.256 - 15.420 4.966,71 1.256,47 2.857,00 12.730,60 15.419,68
Maranhão 1.370 - 11.217 3.849,48 1.370,00 2.335,49 9.260,79 11.216,95
Mato Grosso do Sul 1.244 - 9.348 3.483,48 1.244,45 2.500,00 7.718,12 9.348,42
Amazonas 1.440 - 8.103 3.199,75 1.440,00 2.000,00 6.689,58 8.102,62
Pará 1.577 - 13.230 5.124,81 1.576,58 3.213,60 10.922,48 13.229,64
Rio Grande do Norte 1.299 - 8.365 2.826,89 1.299,39 1.650,00 6.905,83 8.364,54
Paraíba 1.185 - 10.935 3.885,32 1.185,00 2.599,47 9.028,09 10.935,10
Sergipe 1.167 - 5.016 2.324,12 1.167,01 1.771,60 4.141,20 5.015,94
Piauí 1.045 - 10.566 3.413,78 1.045,00 2.625,00 8.723,32 10.565,95
Tocantins 1.653 - 4.197 2.781,32 1.653,00 2.878,43 3.465,21 4.197,17
Alagoas 1.071 - 18.168 6.153,96 1.071,43 3.500,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.045 - 17.526 5.747,24 1.045,00 1.500,00 14.469,23 17.525,57
Rondônia 2.500 - 18.382 8.139,57 2.500,00 6.080,75 15.175,92 18.381,53


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de comunicação corporativa

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;

  • Atividades

    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • planejar campanhas publicitárias;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • checar informações para divulgação;
    • entrevistar candidatos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • definir perfis profissionais;
    • realizar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • cobrar resultados da equipe;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar tendências do mercado;
    • autorizar pagamentos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • administrar orçamentos;
    • pesquisar mercado;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • otimizar custos e recursos;
    • representar empresa publicamente;
    • mapear processo de decisão;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • gerenciar remanejamentos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • agir com empatia;
    • analisar impacto normativo;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • analisar cenários;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar mídias;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • negociar com clientes;
    • tomar decisões;
    • estabelecer diálogo;
    • delegar atribuições;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • formular plano de incentivos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • estabelecer política comercial;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • administrar conflitos entre partes;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • monitorar contratos;
    • analisar contexto;
    • gerenciar equipes;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar desempenho;
    • captar recursos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • analisar demanda do cliente;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • cobrar ações;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • identificar necessidade de recursos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar escuta ativa;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • mediar conflitos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • gerir lucratividade;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • dimensionar equipe;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • saber ouvir;
    • revisar planos;
    • pensar estrategicamente;
    • planejar campanhas de vendas;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • examinar currículos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • liderar pessoas;
    • negociar com partes interessadas;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar orçamentos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;


    Setores que mais contratam Gerente de comunicação corporativa no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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