Salário para o cargo de Gerente de comunicação corporativa
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de comunicação corporativa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de comunicação corporativa

Um Gerente de comunicação corporativa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.952,66 e R$ 24.205,33, com a média salarial de R$ 7.965,39 e o salário mediana em R$ 5.469,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de comunicação corporativa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.965,39 95.584,67 1.991,35 38,27
1º Quartil 1.952,66 23.431,86 488,16 9,38
Salário Mediana 5.469,51 65.634,12 1.367,38 26,28
3º Quartil 18.460,02 221.520,23 4.615,00 88,69
Teto Salarial 24.205,33 290.463,98 6.051,33 116,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.985 - 27.250 10.616,42 2.984,63 8.140,00 22.497,70 27.249,89
Rio de Janeiro - RJ 2.595 - 27.260 10.116,32 2.595,01 7.754,00 22.505,64 27.259,51
Porto Alegre - RS 1.924 - 12.863 5.741,09 1.923,80 5.379,96 10.619,74 12.862,94
Belo Horizonte - MG 1.836 - 17.093 6.168,33 1.836,28 4.481,13 14.112,36 17.093,31
Brasília - DF 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Curitiba - PR 2.045 - 11.415 4.628,39 2.045,41 3.500,00 9.423,94 11.414,56
Barueri - SP 4.398 - 31.565 13.362,99 4.397,90 10.500,00 26.060,08 31.564,75
Fortaleza - CE 1.381 - 6.605 2.980,73 1.380,69 2.630,81 5.452,80 6.604,59
Salvador - BA 1.628 - 19.066 6.422,49 1.627,75 3.960,00 15.740,82 19.065,76
Campinas - SP 1.969 - 26.134 8.392,17 1.968,60 4.310,00 21.576,46 26.134,06
Recife - PE 1.575 - 13.338 4.839,43 1.574,90 3.500,00 11.012,28 13.338,41
Goiânia - GO 1.734 - 18.754 7.385,93 1.734,43 6.096,33 15.483,71 18.754,33
Vitoria - ES 1.737 - 17.533 6.001,77 1.737,43 3.139,07 14.474,98 17.532,54
São José do Rio Preto - SP 2.570 - 10.901 5.811,28 2.569,62 6.100,00 9.000,00 10.901,07
Manaus - AM 1.488 - 8.456 3.458,00 1.488,00 2.096,74 6.981,54 8.456,26
Niterói - RJ 1.958 - 17.472 5.903,80 1.958,01 4.475,00 14.424,71 17.471,64
Campo Grande - MS 1.528 - 11.146 4.105,55 1.527,81 2.500,00 9.202,18 11.145,95
Londrina - PR 1.863 - 6.795 3.197,98 1.862,98 2.171,96 5.610,04 6.795,05
Florianópolis - SC 2.903 - 16.924 6.634,36 2.902,80 4.500,00 13.972,82 16.924,30
Ribeirão Preto - SP 1.423 - 16.710 4.820,70 1.423,00 2.300,00 13.796,24 16.710,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.529 - 26.085 9.827,16 2.528,82 7.070,90 21.535,60 26.084,56
Rio de Janeiro 2.200 - 25.249 9.128,59 2.200,08 6.521,00 20.845,87 25.249,14
Minas Gerais 1.679 - 15.202 5.472,24 1.678,92 3.500,00 12.551,06 15.202,23
Rio Grande do Sul 1.793 - 12.659 5.387,69 1.792,60 4.500,00 10.451,40 12.659,05
Paraná 1.855 - 10.210 4.209,35 1.854,65 3.429,00 8.429,31 10.209,84
Distrito Federal 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Santa Catarina 1.846 - 13.643 5.156,41 1.845,89 3.731,16 11.264,06 13.643,36
Bahia 1.491 - 15.314 5.234,04 1.491,26 3.323,26 12.643,09 15.313,70
Ceará 1.381 - 6.739 2.980,09 1.380,69 2.664,11 5.564,07 6.739,37
Espírito Santo 1.360 - 19.130 6.126,25 1.360,05 3.139,07 15.794,02 19.130,19
Goiás 1.413 - 16.770 6.079,79 1.412,98 4.678,88 13.845,61 16.770,21
Pernambuco 1.697 - 12.713 4.754,23 1.697,21 3.526,11 10.495,65 12.712,65
Mato Grosso 1.256 - 15.420 4.966,71 1.256,47 2.857,00 12.730,60 15.419,68
Maranhão 1.370 - 11.217 3.849,48 1.370,00 2.335,49 9.260,79 11.216,95
Mato Grosso do Sul 1.244 - 9.348 3.483,48 1.244,45 2.500,00 7.718,12 9.348,42
Amazonas 1.440 - 8.103 3.199,75 1.440,00 2.000,00 6.689,58 8.102,62
Pará 1.577 - 13.230 5.124,81 1.576,58 3.213,60 10.922,48 13.229,64
Rio Grande do Norte 1.299 - 8.365 2.826,89 1.299,39 1.650,00 6.905,83 8.364,54
Paraíba 1.185 - 10.935 3.885,32 1.185,00 2.599,47 9.028,09 10.935,10
Sergipe 1.167 - 5.016 2.324,12 1.167,01 1.771,60 4.141,20 5.015,94
Piauí 1.045 - 10.566 3.413,78 1.045,00 2.625,00 8.723,32 10.565,95
Tocantins 1.653 - 4.197 2.781,32 1.653,00 2.878,43 3.465,21 4.197,17
Alagoas 1.071 - 18.168 6.153,96 1.071,43 3.500,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.045 - 17.526 5.747,24 1.045,00 1.500,00 14.469,23 17.525,57
Rondônia 2.500 - 18.382 8.139,57 2.500,00 6.080,75 15.175,92 18.381,53


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de comunicação corporativa

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • formular plano de incentivos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • otimizar custos e recursos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • demonstrar criatividade;
    • revisar planos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • analisar impacto normativo;
    • identificar necessidade de recursos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • gerenciar remanejamentos;
    • saber ouvir;
    • examinar currículos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • tomar decisões;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • monitorar contratos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • administrar orçamentos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • definir perfis profissionais;
    • realizar campanhas de vendas;
    • agir com empatia;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • analisar tendências do mercado;
    • cobrar resultados da equipe;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • administrar conflitos entre partes;
    • delegar atribuições;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • estabelecer política comercial;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar demanda do cliente;
    • cobrar ações;
    • contratar serviços de terceiros;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • negociar com partes interessadas;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • negociar com clientes;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • realizar escuta ativa;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • liderar pessoas;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • gerenciar equipes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar mídias;
    • pesquisar mercado;
    • captar recursos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • planejar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar contexto;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • representar empresa publicamente;
    • mediar conflitos;
    • analisar cenários;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • gerir lucratividade;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • pensar estrategicamente;
    • avaliar desempenho;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • dimensionar equipe;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • checar informações para divulgação;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • autorizar pagamentos;
    • elaborar orçamentos;
    • estabelecer diálogo;
    • mapear processo de decisão;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • trabalhar em equipe;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;


    Setores que mais contratam Gerente de comunicação corporativa no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista