Salário para o cargo de Gerente de área de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de área de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de área de vendas

Um Gerente de área de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de área de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de área de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • analisar cenários;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • analisar contexto;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • definir perfis profissionais;
    • contratar serviços de terceiros;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • mediar conflitos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • mapear processo de decisão;
    • gerenciar equipes;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • planejar campanhas publicitárias;
    • elaborar relatórios;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • elaborar orçamentos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • agir com empatia;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • saber ouvir;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • realizar escuta ativa;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • checar informações para divulgação;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • representar empresa publicamente;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • gerir lucratividade;
    • estabelecer política comercial;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • identificar necessidade de recursos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • liderar pessoas;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • revisar planos;
    • estabelecer diálogo;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar campanhas de vendas;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • otimizar custos e recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • examinar currículos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • gerenciar remanejamentos;
    • avaliar desempenho;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • dimensionar equipe;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • administrar conflitos entre partes;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • negociar com clientes;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • captar recursos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • pensar estrategicamente;
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar flexibilidade;
    • monitorar contratos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • cobrar ações;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • delegar atribuições;
    • administrar orçamentos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • entrevistar candidatos;
    • tomar decisões;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar impacto normativo;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • cobrar resultados da equipe;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar mídias;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • negociar com partes interessadas;
    • pesquisar mercado;


    Setores que mais contratam Gerente de área de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico