Salário para o cargo de Gerente de área de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de área de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de área de vendas

Um Gerente de área de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de área de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de área de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • pensar estrategicamente;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar alternativas de soluções;
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • elaborar relatórios;
    • mediar conflitos;
    • elaborar orçamentos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • cobrar resultados da equipe;
    • otimizar custos e recursos;
    • delegar atribuições;
    • planejar campanhas de vendas;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • representar empresa publicamente;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • avaliar desempenho;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar cenários;
    • demonstrar flexibilidade;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • analisar impacto normativo;
    • analisar contexto;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar contratos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • cobrar ações;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • trabalhar em equipe;
    • tomar decisões;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • definir perfis profissionais;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • revisar planos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • planejar campanhas publicitárias;
    • captar recursos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • agir com empatia;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • negociar com partes interessadas;
    • estabelecer diálogo;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • identificar necessidade de recursos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • checar informações para divulgação;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • formular plano de incentivos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • autorizar pagamentos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • saber ouvir;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • examinar currículos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • mapear processo de decisão;
    • realizar campanhas de vendas;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • pesquisar mercado;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • analisar tendências do mercado;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • negociar com clientes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • realizar escuta ativa;
    • estabelecer política comercial;
    • monitorar mídias;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • entrevistar candidatos;
    • gerir lucratividade;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • gerenciar equipes;
    • gerenciar remanejamentos;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;


    Setores que mais contratam Gerente de área de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: