Salário para o cargo de Gerente de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de vendas

Um Gerente de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • identificar necessidade de recursos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar contexto;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • definir perfis profissionais;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar mídias;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • mapear processo de decisão;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • representar empresa publicamente;
    • negociar com clientes;
    • revisar planos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • negociar com partes interessadas;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • administrar conflitos entre partes;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • contratar serviços de terceiros;
    • trabalhar em equipe;
    • pensar estrategicamente;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • checar informações para divulgação;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • analisar tendências do mercado;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • liderar pessoas;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • otimizar custos e recursos;
    • analisar cenários;
    • saber ouvir;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar contratos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • autorizar pagamentos;
    • elaborar relatórios;
    • delegar atribuições;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • cobrar ações;
    • planejar campanhas de vendas;
    • administrar orçamentos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar demanda do cliente;
    • elaborar orçamentos;
    • formular plano de incentivos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • entrevistar candidatos;
    • gerenciar equipes;
    • avaliar desempenho;
    • estabelecer diálogo;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • gerir lucratividade;
    • tomar decisões;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • mediar conflitos;
    • realizar escuta ativa;
    • captar recursos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • examinar currículos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • pesquisar mercado;
    • agir com empatia;
    • estabelecer política comercial;
    • analisar impacto normativo;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • dimensionar equipe;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);


    Setores que mais contratam Gerente de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo