Salário para o cargo de Analista de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de mercado

Um Analista de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • pesquisar mercado;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar mídias;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • agir com empatia;
    • avaliar desempenho;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • analisar demanda do cliente;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • cobrar ações;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • analisar demanda reclamatória;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerir lucratividade;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • realizar escuta ativa;
    • monitorar contratos;
    • analisar cenários;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • definir perfis profissionais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pensar estrategicamente;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • elaborar relatórios;
    • checar informações para divulgação;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • analisar contexto;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • negociar com partes interessadas;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • revisar planos;
    • representar empresa publicamente;
    • cobrar resultados da equipe;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • administrar conflitos entre partes;
    • tomar decisões;
    • examinar currículos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • administrar orçamentos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • delegar atribuições;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • planejar campanhas de vendas;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • gerenciar equipes;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • mapear processo de decisão;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • otimizar custos e recursos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • elaborar orçamentos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar tendências do mercado;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • mediar conflitos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • formular plano de incentivos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • entrevistar candidatos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • estabelecer política comercial;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • autorizar pagamentos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • identificar necessidade de recursos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • liderar pessoas;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • saber ouvir;
    • captar recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • negociar com clientes;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • dimensionar equipe;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • contratar serviços de terceiros;
    • analisar impacto normativo;
    • estabelecer diálogo;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;


    Setores que mais contratam Analista de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo