Salário para o cargo de Analista de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de mercado

Um Analista de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;

  • Atividades

    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • gerenciar equipes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar criatividade;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • pensar estrategicamente;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar contexto;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • cobrar ações;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • administrar conflitos entre partes;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • autorizar pagamentos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar desempenho;
    • agir com empatia;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • definir perfis profissionais;
    • realizar escuta ativa;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • otimizar custos e recursos;
    • entrevistar candidatos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • elaborar relatórios;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • estabelecer diálogo;
    • pesquisar mercado;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • saber ouvir;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • gerenciar remanejamentos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • representar empresa publicamente;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar campanhas de vendas;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • negociar com partes interessadas;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • negociar com clientes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • analisar impacto normativo;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • delegar atribuições;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • cobrar resultados da equipe;
    • formular plano de incentivos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • gerir lucratividade;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • contratar serviços de terceiros;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • tomar decisões;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • monitorar mídias;
    • trabalhar em equipe;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • liderar pessoas;
    • revisar planos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • administrar orçamentos;
    • analisar tendências do mercado;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • analisar cenários;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • estabelecer política comercial;
    • identificar necessidade de recursos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • analisar demanda reclamatória;
    • realizar campanhas de vendas;
    • dimensionar equipe;
    • mapear processo de decisão;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • captar recursos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • checar informações para divulgação;
    • examinar currículos;
    • monitorar contratos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • mediar conflitos;
    • atender a auditoria interna e externa;


    Setores que mais contratam Analista de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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