Salário para o cargo de Gerente de relações institucionais
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de relações institucionais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de relações institucionais

Um Gerente de relações institucionais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.952,66 e R$ 24.205,33, com a média salarial de R$ 7.965,39 e o salário mediana em R$ 5.469,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de relações institucionais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.965,39 95.584,67 1.991,35 38,27
1º Quartil 1.952,66 23.431,86 488,16 9,38
Salário Mediana 5.469,51 65.634,12 1.367,38 26,28
3º Quartil 18.460,02 221.520,23 4.615,00 88,69
Teto Salarial 24.205,33 290.463,98 6.051,33 116,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.985 - 27.250 10.616,42 2.984,63 8.140,00 22.497,70 27.249,89
Rio de Janeiro - RJ 2.595 - 27.260 10.116,32 2.595,01 7.754,00 22.505,64 27.259,51
Porto Alegre - RS 1.924 - 12.863 5.741,09 1.923,80 5.379,96 10.619,74 12.862,94
Belo Horizonte - MG 1.836 - 17.093 6.168,33 1.836,28 4.481,13 14.112,36 17.093,31
Brasília - DF 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Curitiba - PR 2.045 - 11.415 4.628,39 2.045,41 3.500,00 9.423,94 11.414,56
Barueri - SP 4.398 - 31.565 13.362,99 4.397,90 10.500,00 26.060,08 31.564,75
Fortaleza - CE 1.381 - 6.605 2.980,73 1.380,69 2.630,81 5.452,80 6.604,59
Salvador - BA 1.628 - 19.066 6.422,49 1.627,75 3.960,00 15.740,82 19.065,76
Campinas - SP 1.969 - 26.134 8.392,17 1.968,60 4.310,00 21.576,46 26.134,06
Recife - PE 1.575 - 13.338 4.839,43 1.574,90 3.500,00 11.012,28 13.338,41
Goiânia - GO 1.734 - 18.754 7.385,93 1.734,43 6.096,33 15.483,71 18.754,33
Vitoria - ES 1.737 - 17.533 6.001,77 1.737,43 3.139,07 14.474,98 17.532,54
São José do Rio Preto - SP 2.570 - 10.901 5.811,28 2.569,62 6.100,00 9.000,00 10.901,07
Manaus - AM 1.488 - 8.456 3.458,00 1.488,00 2.096,74 6.981,54 8.456,26
Niterói - RJ 1.958 - 17.472 5.903,80 1.958,01 4.475,00 14.424,71 17.471,64
Campo Grande - MS 1.528 - 11.146 4.105,55 1.527,81 2.500,00 9.202,18 11.145,95
Londrina - PR 1.863 - 6.795 3.197,98 1.862,98 2.171,96 5.610,04 6.795,05
Florianópolis - SC 2.903 - 16.924 6.634,36 2.902,80 4.500,00 13.972,82 16.924,30
Ribeirão Preto - SP 1.423 - 16.710 4.820,70 1.423,00 2.300,00 13.796,24 16.710,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.529 - 26.085 9.827,16 2.528,82 7.070,90 21.535,60 26.084,56
Rio de Janeiro 2.200 - 25.249 9.128,59 2.200,08 6.521,00 20.845,87 25.249,14
Minas Gerais 1.679 - 15.202 5.472,24 1.678,92 3.500,00 12.551,06 15.202,23
Rio Grande do Sul 1.793 - 12.659 5.387,69 1.792,60 4.500,00 10.451,40 12.659,05
Paraná 1.855 - 10.210 4.209,35 1.854,65 3.429,00 8.429,31 10.209,84
Distrito Federal 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Santa Catarina 1.846 - 13.643 5.156,41 1.845,89 3.731,16 11.264,06 13.643,36
Bahia 1.491 - 15.314 5.234,04 1.491,26 3.323,26 12.643,09 15.313,70
Ceará 1.381 - 6.739 2.980,09 1.380,69 2.664,11 5.564,07 6.739,37
Espírito Santo 1.360 - 19.130 6.126,25 1.360,05 3.139,07 15.794,02 19.130,19
Goiás 1.413 - 16.770 6.079,79 1.412,98 4.678,88 13.845,61 16.770,21
Pernambuco 1.697 - 12.713 4.754,23 1.697,21 3.526,11 10.495,65 12.712,65
Mato Grosso 1.256 - 15.420 4.966,71 1.256,47 2.857,00 12.730,60 15.419,68
Maranhão 1.370 - 11.217 3.849,48 1.370,00 2.335,49 9.260,79 11.216,95
Mato Grosso do Sul 1.244 - 9.348 3.483,48 1.244,45 2.500,00 7.718,12 9.348,42
Amazonas 1.440 - 8.103 3.199,75 1.440,00 2.000,00 6.689,58 8.102,62
Pará 1.577 - 13.230 5.124,81 1.576,58 3.213,60 10.922,48 13.229,64
Rio Grande do Norte 1.299 - 8.365 2.826,89 1.299,39 1.650,00 6.905,83 8.364,54
Paraíba 1.185 - 10.935 3.885,32 1.185,00 2.599,47 9.028,09 10.935,10
Sergipe 1.167 - 5.016 2.324,12 1.167,01 1.771,60 4.141,20 5.015,94
Piauí 1.045 - 10.566 3.413,78 1.045,00 2.625,00 8.723,32 10.565,95
Tocantins 1.653 - 4.197 2.781,32 1.653,00 2.878,43 3.465,21 4.197,17
Alagoas 1.071 - 18.168 6.153,96 1.071,43 3.500,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.045 - 17.526 5.747,24 1.045,00 1.500,00 14.469,23 17.525,57
Rondônia 2.500 - 18.382 8.139,57 2.500,00 6.080,75 15.175,92 18.381,53


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de relações institucionais

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • analisar demanda reclamatória;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar campanhas de vendas;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • elaborar orçamentos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar impacto normativo;
    • examinar currículos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • realizar escuta ativa;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • negociar com partes interessadas;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • otimizar custos e recursos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • autorizar pagamentos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • cobrar ações;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • gerenciar remanejamentos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • cobrar resultados da equipe;
    • pensar estrategicamente;
    • gerir lucratividade;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • estabelecer diálogo;
    • elaborar relatórios;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • gerenciar equipes;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • captar recursos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • analisar contexto;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • definir perfis profissionais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • liderar pessoas;
    • realizar campanhas de vendas;
    • demonstrar criatividade;
    • representar empresa publicamente;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • mapear processo de decisão;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • pesquisar mercado;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • administrar orçamentos;
    • monitorar mídias;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • revisar planos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • estabelecer política comercial;
    • analisar tendências do mercado;
    • mediar conflitos;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • checar informações para divulgação;
    • avaliar desempenho;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • tomar decisões;
    • monitorar contratos;
    • analisar cenários;
    • delegar atribuições;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • administrar conflitos entre partes;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • negociar com clientes;
    • saber ouvir;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar demanda do cliente;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • identificar necessidade de recursos;
    • agir com empatia;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • dimensionar equipe;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • formular plano de incentivos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • dar retorno aos públicos (feedback);


    Setores que mais contratam Gerente de relações institucionais no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico

    Salário para o cargo de Diretor de leasing
    Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Diretor de leasing