Salário para o cargo de Gerente de relações institucionais
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de relações institucionais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de relações institucionais

Um Gerente de relações institucionais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.965,94 e R$ 21.155,73, com a média salarial de R$ 7.965,39 e o salário mediana em R$ 5.469,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de relações institucionais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.965,39 95.584,67 1.991,35 38,27
1º Quartil 2.965,94 35.591,32 741,49 14,25
Salário Mediana 5.469,51 65.634,12 1.367,38 26,28
3º Quartil 16.134,27 193.611,20 4.033,57 77,52
Teto Salarial 21.155,73 253.868,82 5.288,93 101,64


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.985 - 27.250 10.616,42 2.984,63 8.140,00 22.497,70 27.249,89
Rio de Janeiro - RJ 2.595 - 27.260 10.116,32 2.595,01 7.754,00 22.505,64 27.259,51
Porto Alegre - RS 1.924 - 12.863 5.741,09 1.923,80 5.379,96 10.619,74 12.862,94
Belo Horizonte - MG 1.836 - 17.093 6.168,33 1.836,28 4.481,13 14.112,36 17.093,31
Brasília - DF 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Curitiba - PR 2.045 - 11.415 4.628,39 2.045,41 3.500,00 9.423,94 11.414,56
Barueri - SP 4.398 - 31.565 13.362,99 4.397,90 10.500,00 26.060,08 31.564,75
Fortaleza - CE 1.381 - 6.605 2.980,73 1.380,69 2.630,81 5.452,80 6.604,59
Salvador - BA 1.628 - 19.066 6.422,49 1.627,75 3.960,00 15.740,82 19.065,76
Campinas - SP 1.969 - 26.134 8.392,17 1.968,60 4.310,00 21.576,46 26.134,06
Recife - PE 1.575 - 13.338 4.839,43 1.574,90 3.500,00 11.012,28 13.338,41
Goiânia - GO 1.734 - 18.754 7.385,93 1.734,43 6.096,33 15.483,71 18.754,33
Vitoria - ES 1.737 - 17.533 6.001,77 1.737,43 3.139,07 14.474,98 17.532,54
São José do Rio Preto - SP 2.570 - 10.901 5.811,28 2.569,62 6.100,00 9.000,00 10.901,07
Manaus - AM 1.488 - 8.456 3.458,00 1.488,00 2.096,74 6.981,54 8.456,26
Niterói - RJ 1.958 - 17.472 5.903,80 1.958,01 4.475,00 14.424,71 17.471,64
Campo Grande - MS 1.528 - 11.146 4.105,55 1.527,81 2.500,00 9.202,18 11.145,95
Londrina - PR 1.863 - 6.795 3.197,98 1.862,98 2.171,96 5.610,04 6.795,05
Ribeirão Preto - SP 1.423 - 16.710 4.820,70 1.423,00 2.300,00 13.796,24 16.710,42
Florianópolis - SC 2.903 - 16.924 6.634,36 2.902,80 4.500,00 13.972,82 16.924,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.529 - 26.085 9.827,16 2.528,82 7.070,90 21.535,60 26.084,56
Rio de Janeiro 2.200 - 25.249 9.128,59 2.200,08 6.521,00 20.845,87 25.249,14
Minas Gerais 1.679 - 15.202 5.472,24 1.678,92 3.500,00 12.551,06 15.202,23
Rio Grande do Sul 1.793 - 12.659 5.387,69 1.792,60 4.500,00 10.451,40 12.659,05
Paraná 1.855 - 10.210 4.209,35 1.854,65 3.429,00 8.429,31 10.209,84
Distrito Federal 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Santa Catarina 1.846 - 13.643 5.156,41 1.845,89 3.731,16 11.264,06 13.643,36
Bahia 1.491 - 15.314 5.234,04 1.491,26 3.323,26 12.643,09 15.313,70
Ceará 1.381 - 6.739 2.980,09 1.380,69 2.664,11 5.564,07 6.739,37
Espírito Santo 1.360 - 19.130 6.126,25 1.360,05 3.139,07 15.794,02 19.130,19
Goiás 1.413 - 16.770 6.079,79 1.412,98 4.678,88 13.845,61 16.770,21
Pernambuco 1.697 - 12.713 4.754,23 1.697,21 3.526,11 10.495,65 12.712,65
Mato Grosso 1.256 - 15.420 4.966,71 1.256,47 2.857,00 12.730,60 15.419,68
Maranhão 1.370 - 11.217 3.849,48 1.370,00 2.335,49 9.260,79 11.216,95
Mato Grosso do Sul 1.244 - 9.348 3.483,48 1.244,45 2.500,00 7.718,12 9.348,42
Amazonas 1.440 - 8.103 3.199,75 1.440,00 2.000,00 6.689,58 8.102,62
Pará 1.577 - 13.230 5.124,81 1.576,58 3.213,60 10.922,48 13.229,64
Rio Grande do Norte 1.299 - 8.365 2.826,89 1.299,39 1.650,00 6.905,83 8.364,54
Paraíba 1.185 - 10.935 3.885,32 1.185,00 2.599,47 9.028,09 10.935,10
Sergipe 1.167 - 5.016 2.324,12 1.167,01 1.771,60 4.141,20 5.015,94
Tocantins 1.653 - 4.197 2.781,32 1.653,00 2.878,43 3.465,21 4.197,17
Piauí 1.045 - 10.566 3.413,78 1.045,00 2.625,00 8.723,32 10.565,95
Alagoas 1.071 - 18.168 6.153,96 1.071,43 3.500,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.045 - 17.526 5.747,24 1.045,00 1.500,00 14.469,23 17.525,57
Rondônia 2.500 - 18.382 8.139,57 2.500,00 6.080,75 15.175,92 18.381,53


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de relações institucionais

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;

  • Atividades

    • examinar currículos;
    • avaliar desempenho;
    • planejar campanhas de vendas;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • mediar conflitos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • elaborar relatórios;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • entrevistar candidatos;
    • mapear processo de decisão;
    • elaborar orçamentos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • checar informações para divulgação;
    • administrar conflitos entre partes;
    • otimizar custos e recursos;
    • tomar decisões;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • formular plano de incentivos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • dimensionar equipe;
    • monitorar mídias;
    • estabelecer política comercial;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • definir perfis profissionais;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • analisar demanda reclamatória;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • autorizar pagamentos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • negociar com partes interessadas;
    • monitorar contratos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • representar empresa publicamente;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • pensar estrategicamente;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • gerir lucratividade;
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar flexibilidade;
    • realizar campanhas de vendas;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • revisar planos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • liderar pessoas;
    • captar recursos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • analisar impacto normativo;
    • cobrar ações;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • saber ouvir;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • analisar demanda do cliente;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • realizar escuta ativa;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • negociar com clientes;
    • analisar cenários;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • analisar contexto;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • administrar orçamentos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • pesquisar mercado;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • gerenciar equipes;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar criatividade;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • agir com empatia;
    • delegar atribuições;
    • identificar necessidade de recursos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar capacidade de organização;


    Setores que mais contratam Gerente de relações institucionais no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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