Salário para o cargo de Gerente de comunicação
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de comunicação

Um Gerente de comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.952,66 e R$ 24.205,33, com a média salarial de R$ 7.965,39 e o salário mediana em R$ 5.469,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.965,39 95.584,67 1.991,35 38,27
1º Quartil 1.952,66 23.431,86 488,16 9,38
Salário Mediana 5.469,51 65.634,12 1.367,38 26,28
3º Quartil 18.460,02 221.520,23 4.615,00 88,69
Teto Salarial 24.205,33 290.463,98 6.051,33 116,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.985 - 27.250 10.616,42 2.984,63 8.140,00 22.497,70 27.249,89
Rio de Janeiro - RJ 2.595 - 27.260 10.116,32 2.595,01 7.754,00 22.505,64 27.259,51
Porto Alegre - RS 1.924 - 12.863 5.741,09 1.923,80 5.379,96 10.619,74 12.862,94
Belo Horizonte - MG 1.836 - 17.093 6.168,33 1.836,28 4.481,13 14.112,36 17.093,31
Brasília - DF 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Curitiba - PR 2.045 - 11.415 4.628,39 2.045,41 3.500,00 9.423,94 11.414,56
Barueri - SP 4.398 - 31.565 13.362,99 4.397,90 10.500,00 26.060,08 31.564,75
Fortaleza - CE 1.381 - 6.605 2.980,73 1.380,69 2.630,81 5.452,80 6.604,59
Salvador - BA 1.628 - 19.066 6.422,49 1.627,75 3.960,00 15.740,82 19.065,76
Campinas - SP 1.969 - 26.134 8.392,17 1.968,60 4.310,00 21.576,46 26.134,06
Recife - PE 1.575 - 13.338 4.839,43 1.574,90 3.500,00 11.012,28 13.338,41
Goiânia - GO 1.734 - 18.754 7.385,93 1.734,43 6.096,33 15.483,71 18.754,33
Vitoria - ES 1.737 - 17.533 6.001,77 1.737,43 3.139,07 14.474,98 17.532,54
São José do Rio Preto - SP 2.570 - 10.901 5.811,28 2.569,62 6.100,00 9.000,00 10.901,07
Manaus - AM 1.488 - 8.456 3.458,00 1.488,00 2.096,74 6.981,54 8.456,26
Niterói - RJ 1.958 - 17.472 5.903,80 1.958,01 4.475,00 14.424,71 17.471,64
Campo Grande - MS 1.528 - 11.146 4.105,55 1.527,81 2.500,00 9.202,18 11.145,95
Londrina - PR 1.863 - 6.795 3.197,98 1.862,98 2.171,96 5.610,04 6.795,05
Florianópolis - SC 2.903 - 16.924 6.634,36 2.902,80 4.500,00 13.972,82 16.924,30
Ribeirão Preto - SP 1.423 - 16.710 4.820,70 1.423,00 2.300,00 13.796,24 16.710,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.529 - 26.085 9.827,16 2.528,82 7.070,90 21.535,60 26.084,56
Rio de Janeiro 2.200 - 25.249 9.128,59 2.200,08 6.521,00 20.845,87 25.249,14
Minas Gerais 1.679 - 15.202 5.472,24 1.678,92 3.500,00 12.551,06 15.202,23
Rio Grande do Sul 1.793 - 12.659 5.387,69 1.792,60 4.500,00 10.451,40 12.659,05
Paraná 1.855 - 10.210 4.209,35 1.854,65 3.429,00 8.429,31 10.209,84
Distrito Federal 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Santa Catarina 1.846 - 13.643 5.156,41 1.845,89 3.731,16 11.264,06 13.643,36
Bahia 1.491 - 15.314 5.234,04 1.491,26 3.323,26 12.643,09 15.313,70
Ceará 1.381 - 6.739 2.980,09 1.380,69 2.664,11 5.564,07 6.739,37
Espírito Santo 1.360 - 19.130 6.126,25 1.360,05 3.139,07 15.794,02 19.130,19
Goiás 1.413 - 16.770 6.079,79 1.412,98 4.678,88 13.845,61 16.770,21
Pernambuco 1.697 - 12.713 4.754,23 1.697,21 3.526,11 10.495,65 12.712,65
Mato Grosso 1.256 - 15.420 4.966,71 1.256,47 2.857,00 12.730,60 15.419,68
Maranhão 1.370 - 11.217 3.849,48 1.370,00 2.335,49 9.260,79 11.216,95
Mato Grosso do Sul 1.244 - 9.348 3.483,48 1.244,45 2.500,00 7.718,12 9.348,42
Amazonas 1.440 - 8.103 3.199,75 1.440,00 2.000,00 6.689,58 8.102,62
Pará 1.577 - 13.230 5.124,81 1.576,58 3.213,60 10.922,48 13.229,64
Rio Grande do Norte 1.299 - 8.365 2.826,89 1.299,39 1.650,00 6.905,83 8.364,54
Paraíba 1.185 - 10.935 3.885,32 1.185,00 2.599,47 9.028,09 10.935,10
Sergipe 1.167 - 5.016 2.324,12 1.167,01 1.771,60 4.141,20 5.015,94
Piauí 1.045 - 10.566 3.413,78 1.045,00 2.625,00 8.723,32 10.565,95
Tocantins 1.653 - 4.197 2.781,32 1.653,00 2.878,43 3.465,21 4.197,17
Alagoas 1.071 - 18.168 6.153,96 1.071,43 3.500,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.045 - 17.526 5.747,24 1.045,00 1.500,00 14.469,23 17.525,57
Rondônia 2.500 - 18.382 8.139,57 2.500,00 6.080,75 15.175,92 18.381,53


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de comunicação

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar cenários;
    • analisar contexto;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • analisar demanda do cliente;
    • realizar escuta ativa;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar demanda reclamatória;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • planejar campanhas de vendas;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • mediar conflitos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • administrar orçamentos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • checar informações para divulgação;
    • identificar necessidade de recursos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • mapear processo de decisão;
    • pesquisar mercado;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • representar empresa publicamente;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • elaborar relatórios;
    • revisar planos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • estabelecer política comercial;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • gerir lucratividade;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar impacto normativo;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • captar recursos;
    • analisar tendências do mercado;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • otimizar custos e recursos;
    • entrevistar candidatos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • trabalhar em equipe;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • realizar campanhas de vendas;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • agir com empatia;
    • negociar com partes interessadas;
    • tomar decisões;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar orçamentos;
    • delegar atribuições;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • negociar com clientes;
    • examinar currículos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • cobrar ações;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • administrar conflitos entre partes;
    • cobrar resultados da equipe;
    • avaliar desempenho;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • contratar serviços de terceiros;
    • saber ouvir;
    • estabelecer diálogo;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • dimensionar equipe;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • gerenciar remanejamentos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • monitorar mídias;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • monitorar contratos;
    • gerenciar equipes;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • formular plano de incentivos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • pensar estrategicamente;
    • negociar condições e prioridades de projetos;


    Setores que mais contratam Gerente de comunicação no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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