Salário para o cargo de Gerente de comunicação
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de comunicação

Um Gerente de comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.952,66 e R$ 24.205,33, com a média salarial de R$ 7.965,39 e o salário mediana em R$ 5.469,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.965,39 95.584,67 1.991,35 38,27
1º Quartil 1.952,66 23.431,86 488,16 9,38
Salário Mediana 5.469,51 65.634,12 1.367,38 26,28
3º Quartil 18.460,02 221.520,23 4.615,00 88,69
Teto Salarial 24.205,33 290.463,98 6.051,33 116,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.985 - 27.250 10.616,42 2.984,63 8.140,00 22.497,70 27.249,89
Rio de Janeiro - RJ 2.595 - 27.260 10.116,32 2.595,01 7.754,00 22.505,64 27.259,51
Porto Alegre - RS 1.924 - 12.863 5.741,09 1.923,80 5.379,96 10.619,74 12.862,94
Belo Horizonte - MG 1.836 - 17.093 6.168,33 1.836,28 4.481,13 14.112,36 17.093,31
Brasília - DF 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Curitiba - PR 2.045 - 11.415 4.628,39 2.045,41 3.500,00 9.423,94 11.414,56
Barueri - SP 4.398 - 31.565 13.362,99 4.397,90 10.500,00 26.060,08 31.564,75
Fortaleza - CE 1.381 - 6.605 2.980,73 1.380,69 2.630,81 5.452,80 6.604,59
Salvador - BA 1.628 - 19.066 6.422,49 1.627,75 3.960,00 15.740,82 19.065,76
Campinas - SP 1.969 - 26.134 8.392,17 1.968,60 4.310,00 21.576,46 26.134,06
Recife - PE 1.575 - 13.338 4.839,43 1.574,90 3.500,00 11.012,28 13.338,41
Goiânia - GO 1.734 - 18.754 7.385,93 1.734,43 6.096,33 15.483,71 18.754,33
Vitoria - ES 1.737 - 17.533 6.001,77 1.737,43 3.139,07 14.474,98 17.532,54
São José do Rio Preto - SP 2.570 - 10.901 5.811,28 2.569,62 6.100,00 9.000,00 10.901,07
Manaus - AM 1.488 - 8.456 3.458,00 1.488,00 2.096,74 6.981,54 8.456,26
Niterói - RJ 1.958 - 17.472 5.903,80 1.958,01 4.475,00 14.424,71 17.471,64
Campo Grande - MS 1.528 - 11.146 4.105,55 1.527,81 2.500,00 9.202,18 11.145,95
Londrina - PR 1.863 - 6.795 3.197,98 1.862,98 2.171,96 5.610,04 6.795,05
Florianópolis - SC 2.903 - 16.924 6.634,36 2.902,80 4.500,00 13.972,82 16.924,30
Ribeirão Preto - SP 1.423 - 16.710 4.820,70 1.423,00 2.300,00 13.796,24 16.710,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.529 - 26.085 9.827,16 2.528,82 7.070,90 21.535,60 26.084,56
Rio de Janeiro 2.200 - 25.249 9.128,59 2.200,08 6.521,00 20.845,87 25.249,14
Minas Gerais 1.679 - 15.202 5.472,24 1.678,92 3.500,00 12.551,06 15.202,23
Rio Grande do Sul 1.793 - 12.659 5.387,69 1.792,60 4.500,00 10.451,40 12.659,05
Paraná 1.855 - 10.210 4.209,35 1.854,65 3.429,00 8.429,31 10.209,84
Distrito Federal 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Santa Catarina 1.846 - 13.643 5.156,41 1.845,89 3.731,16 11.264,06 13.643,36
Bahia 1.491 - 15.314 5.234,04 1.491,26 3.323,26 12.643,09 15.313,70
Ceará 1.381 - 6.739 2.980,09 1.380,69 2.664,11 5.564,07 6.739,37
Espírito Santo 1.360 - 19.130 6.126,25 1.360,05 3.139,07 15.794,02 19.130,19
Goiás 1.413 - 16.770 6.079,79 1.412,98 4.678,88 13.845,61 16.770,21
Pernambuco 1.697 - 12.713 4.754,23 1.697,21 3.526,11 10.495,65 12.712,65
Mato Grosso 1.256 - 15.420 4.966,71 1.256,47 2.857,00 12.730,60 15.419,68
Maranhão 1.370 - 11.217 3.849,48 1.370,00 2.335,49 9.260,79 11.216,95
Mato Grosso do Sul 1.244 - 9.348 3.483,48 1.244,45 2.500,00 7.718,12 9.348,42
Amazonas 1.440 - 8.103 3.199,75 1.440,00 2.000,00 6.689,58 8.102,62
Pará 1.577 - 13.230 5.124,81 1.576,58 3.213,60 10.922,48 13.229,64
Rio Grande do Norte 1.299 - 8.365 2.826,89 1.299,39 1.650,00 6.905,83 8.364,54
Paraíba 1.185 - 10.935 3.885,32 1.185,00 2.599,47 9.028,09 10.935,10
Sergipe 1.167 - 5.016 2.324,12 1.167,01 1.771,60 4.141,20 5.015,94
Piauí 1.045 - 10.566 3.413,78 1.045,00 2.625,00 8.723,32 10.565,95
Tocantins 1.653 - 4.197 2.781,32 1.653,00 2.878,43 3.465,21 4.197,17
Alagoas 1.071 - 18.168 6.153,96 1.071,43 3.500,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.045 - 17.526 5.747,24 1.045,00 1.500,00 14.469,23 17.525,57
Rondônia 2.500 - 18.382 8.139,57 2.500,00 6.080,75 15.175,92 18.381,53


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de comunicação

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;

  • Atividades

    • analisar demanda do cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • contratar serviços de terceiros;
    • saber ouvir;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • pesquisar mercado;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • estabelecer diálogo;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • tomar decisões;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • avaliar desempenho;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • elaborar orçamentos;
    • analisar tendências do mercado;
    • cobrar resultados da equipe;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • gerir lucratividade;
    • captar recursos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • mediar conflitos;
    • monitorar contratos;
    • entrevistar candidatos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • negociar com clientes;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerenciar equipes;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • estabelecer política comercial;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • analisar demanda reclamatória;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • autorizar pagamentos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • representar empresa publicamente;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • agir com empatia;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • negociar com partes interessadas;
    • checar informações para divulgação;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • realizar escuta ativa;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • examinar currículos;
    • analisar contexto;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • formular plano de incentivos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar criatividade;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • administrar conflitos entre partes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar relatórios;
    • dimensionar equipe;
    • analisar impacto normativo;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • pensar estrategicamente;
    • otimizar custos e recursos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • delegar atribuições;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • identificar necessidade de recursos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • definir perfis profissionais;
    • realizar campanhas de vendas;
    • liderar pessoas;
    • gerenciar remanejamentos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • revisar planos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • analisar cenários;
    • administrar orçamentos;
    • mapear processo de decisão;
    • monitorar mídias;
    • cobrar ações;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;


    Setores que mais contratam Gerente de comunicação no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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