Salário para o cargo de Analista de marketing
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de marketing

Um Analista de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • atuar em processo de decisão politica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • estabelecer diálogo;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar cenários;
    • elaborar orçamentos;
    • saber ouvir;
    • gerenciar remanejamentos;
    • entrevistar candidatos;
    • negociar com clientes;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • captar recursos;
    • agir com empatia;
    • realizar escuta ativa;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • realizar campanhas de vendas;
    • cobrar ações;
    • monitorar mídias;
    • analisar impacto normativo;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerir lucratividade;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • contratar serviços de terceiros;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • dimensionar equipe;
    • representar empresa publicamente;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • cobrar resultados da equipe;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • delegar atribuições;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • pesquisar mercado;
    • planejar campanhas de vendas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • pensar estrategicamente;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • tomar decisões;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • checar informações para divulgação;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • avaliar desempenho;
    • otimizar custos e recursos;
    • definir perfis profissionais;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • detectar expectativas e necessidades;
    • demonstrar criatividade;
    • administrar orçamentos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar contexto;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • elaborar relatórios;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • negociar com partes interessadas;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • estabelecer política comercial;
    • monitorar contratos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • mapear processo de decisão;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • analisar demanda do cliente;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar tendências do mercado;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • revisar planos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • mediar conflitos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • liderar pessoas;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • administrar conflitos entre partes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • analisar demanda reclamatória;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • examinar currículos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • identificar necessidade de recursos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • formular plano de incentivos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • autorizar pagamentos;
    • gerenciar equipes;


    Setores que mais contratam Analista de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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