Salário para o cargo de Analista de marketing
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de marketing

Um Analista de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;

  • Atividades

    • analisar contexto;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • delegar atribuições;
    • dimensionar equipe;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • realizar escuta ativa;
    • autorizar pagamentos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • pensar estrategicamente;
    • negociar com partes interessadas;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • analisar demanda do cliente;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • negociar com clientes;
    • representar empresa publicamente;
    • monitorar mídias;
    • checar informações para divulgação;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • otimizar custos e recursos;
    • avaliar desempenho;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • realizar campanhas de vendas;
    • elaborar relatórios;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • monitorar contratos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • mediar conflitos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • cobrar resultados da equipe;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • cobrar ações;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar criatividade;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar tendências do mercado;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • gerenciar remanejamentos;
    • analisar impacto normativo;
    • elaborar orçamentos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar cenários;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • gerenciar equipes;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • liderar pessoas;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • mapear processo de decisão;
    • administrar orçamentos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • listar atividades de cargos / funções;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • contratar serviços de terceiros;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • identificar necessidade de recursos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • gerir lucratividade;
    • agir com empatia;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer política comercial;
    • formular plano de incentivos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • tomar decisões;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • examinar currículos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • estabelecer diálogo;
    • revisar planos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • analisar demanda reclamatória;
    • captar recursos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • saber ouvir;
    • planejar campanhas de vendas;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • entrevistar candidatos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;


    Setores que mais contratam Analista de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social