Salário para o cargo de Analista de negócios
CBO 1423-30 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de negócios - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de negócios

Um Analista de negócios trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,72 e R$ 11.914,99, com a média salarial de R$ 4.462,41 e o salário mediana em R$ 3.295,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de negócios

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.462,41 53.548,91 1.115,60 21,33
1º Quartil 1.738,72 20.864,64 434,68 8,31
Salário Mediana 3.295,00 39.540,00 823,75 15,75
3º Quartil 9.086,88 109.042,56 2.271,72 43,44
Teto Salarial 11.914,99 142.979,87 2.978,75 56,96


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.946 - 12.949 5.384,93 1.945,71 4.400,00 10.690,78 12.949,00
Rio de Janeiro - RJ 1.877 - 10.033 4.078,47 1.876,72 3.000,00 8.283,13 10.032,77
São Bernardo do Campo - SP 2.112 - 4.800 2.889,92 2.111,75 2.742,85 3.962,76 4.799,81
Curitiba - PR 1.799 - 7.826 3.553,04 1.799,22 2.920,59 6.461,24 7.826,05
Belo Horizonte - MG 1.640 - 10.117 4.198,96 1.639,78 3.240,95 8.352,57 10.116,88
Barueri - SP 2.591 - 13.121 6.093,55 2.590,76 5.300,00 10.832,50 13.120,64
Porto Alegre - RS 1.802 - 9.075 3.936,73 1.802,13 3.000,00 7.492,64 9.075,31
Brasília - DF 2.126 - 13.227 5.844,27 2.126,04 5.145,72 10.920,15 13.226,81
Campinas - SP 1.875 - 10.193 4.341,80 1.874,58 3.500,00 8.415,73 10.193,38
Osasco - SP 2.721 - 12.009 5.443,34 2.721,30 4.208,56 9.914,80 12.009,10
Florianópolis - SC 1.949 - 9.459 4.005,19 1.948,73 3.000,00 7.809,76 9.459,42
Recife - PE 1.377 - 6.052 2.700,71 1.377,46 2.265,00 4.996,43 6.051,83
Goiânia - GO 1.315 - 6.609 2.943,57 1.314,56 2.308,53 5.456,05 6.608,53
Uberlândia - MG 1.621 - 8.317 3.648,27 1.621,26 3.000,00 6.866,81 8.317,29
Fortaleza - CE 1.563 - 8.398 3.433,53 1.562,72 2.375,00 6.933,60 8.398,19
Joinville - SC 1.361 - 8.294 3.346,39 1.361,48 2.500,00 6.847,90 8.294,39
Blumenau - SC 1.686 - 9.221 4.409,17 1.686,02 4.165,18 7.612,75 9.220,80
Salvador - BA 1.682 - 9.582 3.809,46 1.682,34 2.500,00 7.911,22 9.582,30
Santana de Parnaíba - SP 1.051 - 10.509 3.177,25 1.051,00 1.284,35 8.675,98 10.508,61
Ribeirão Preto - SP 1.845 - 6.944 3.351,42 1.845,19 2.832,42 5.732,95 6.943,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.896 - 11.949 4.888,07 1.895,91 3.681,06 9.865,20 11.949,03
Rio de Janeiro 1.857 - 9.823 4.012,05 1.857,35 2.917,79 8.109,85 9.822,90
Minas Gerais 1.578 - 9.848 4.073,54 1.577,99 3.200,00 8.130,55 9.847,97
Paraná 1.632 - 7.740 3.464,98 1.632,05 2.889,03 6.390,35 7.740,18
Santa Catarina 1.600 - 8.580 3.672,21 1.600,29 2.965,74 7.084,04 8.580,40
Rio Grande do Sul 1.674 - 11.973 4.416,22 1.673,80 2.872,80 9.884,60 11.972,52
Distrito Federal 2.126 - 13.227 5.844,27 2.126,04 5.145,72 10.920,15 13.226,81
Goiás 1.295 - 6.981 3.016,88 1.294,92 2.314,08 5.763,85 6.981,35
Pernambuco 1.328 - 6.235 2.721,83 1.327,62 2.238,53 5.147,86 6.235,25
Ceará 1.538 - 8.591 3.505,20 1.538,25 2.500,00 7.092,51 8.590,66
Bahia 1.522 - 8.503 3.497,90 1.521,56 2.500,00 7.020,36 8.503,27
Mato Grosso 1.111 - 6.825 2.839,34 1.111,38 2.265,00 5.634,70 6.824,92
Espírito Santo 1.612 - 11.313 4.303,66 1.611,52 3.000,00 9.340,30 11.313,25
Pará 1.905 - 10.287 4.304,21 1.905,41 3.000,00 8.493,02 10.287,00
Amazonas 1.773 - 9.012 3.914,83 1.772,73 3.000,00 7.440,46 9.012,11
Mato Grosso do Sul 1.582 - 8.734 3.945,54 1.581,76 3.547,99 7.210,51 8.733,58
Paraíba 1.092 - 6.277 2.499,96 1.091,97 2.000,00 5.182,00 6.276,59
Maranhão 1.253 - 9.050 3.702,99 1.253,15 2.877,66 7.471,61 9.049,84
Rio Grande do Norte 1.305 - 5.941 2.666,17 1.304,52 2.293,87 4.905,30 5.941,45
Alagoas 1.373 - 9.750 3.516,44 1.373,43 2.142,29 8.049,86 9.750,23
Sergipe 1.105 - 5.350 2.341,35 1.104,57 1.998,00 4.416,81 5.349,77
Piauí 1.275 - 6.182 2.601,73 1.275,16 1.622,05 5.103,84 6.181,92
Rondônia 1.452 - 12.373 4.245,24 1.452,01 2.400,00 10.215,06 12.372,79
Tocantins 2.006 - 7.876 3.729,92 2.005,50 3.430,99 6.502,53 7.876,05
Amapá 1.200 - 5.448 2.198,83 1.200,00 1.906,06 4.498,10 5.448,23


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de negócios

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • gerir lucratividade;
    • delegar atribuições;
    • elaborar orçamentos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • revisar planos;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • avaliar desempenho;
    • contratar serviços de terceiros;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • negociar com partes interessadas;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • administrar conflitos entre partes;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • identificar necessidade de recursos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • agir com empatia;
    • pesquisar mercado;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar relatórios;
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • cobrar resultados da equipe;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • analisar contexto;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • gerenciar equipes;
    • analisar cenários;
    • planejar campanhas de vendas;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • analisar impacto normativo;
    • realizar escuta ativa;
    • mediar conflitos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • gerenciar remanejamentos;
    • formular plano de incentivos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • entrevistar candidatos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • saber ouvir;
    • dimensionar equipe;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • definir perfis profissionais;
    • negociar com clientes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • examinar currículos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • checar informações para divulgação;
    • representar empresa publicamente;
    • analisar demanda do cliente;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • estabelecer política comercial;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • mapear processo de decisão;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • otimizar custos e recursos;
    • monitorar contratos;
    • captar recursos;
    • estabelecer diálogo;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • administrar orçamentos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • realizar campanhas de vendas;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • avaliar alternativas de soluções;
    • pensar estrategicamente;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar mídias;
    • tomar decisões;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • cobrar ações;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • liderar pessoas;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar demanda reclamatória;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • demonstrar flexibilidade;


    Setores que mais contratam Analista de negócios no mercado de trabalho

    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Administração de cartões de crédito
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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