Salário para o cargo de Analista de negócios
CBO 1423-30 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de negócios - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de negócios

Um Analista de negócios trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.235,95 e R$ 10.598,28, com a média salarial de R$ 4.462,41 e o salário mediana em R$ 3.295,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de negócios

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.462,41 53.548,91 1.115,60 21,33
1º Quartil 2.235,95 26.831,36 558,99 10,69
Salário Mediana 3.295,00 39.540,00 823,75 15,75
3º Quartil 8.082,70 96.992,45 2.020,68 38,64
Teto Salarial 10.598,28 127.179,41 2.649,57 50,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.946 - 12.949 5.384,93 1.945,71 4.400,00 10.690,78 12.949,00
Rio de Janeiro - RJ 1.877 - 10.033 4.078,47 1.876,72 3.000,00 8.283,13 10.032,77
São Bernardo do Campo - SP 2.112 - 4.800 2.889,92 2.111,75 2.742,85 3.962,76 4.799,81
Curitiba - PR 1.799 - 7.826 3.553,04 1.799,22 2.920,59 6.461,24 7.826,05
Belo Horizonte - MG 1.640 - 10.117 4.198,96 1.639,78 3.240,95 8.352,57 10.116,88
Barueri - SP 2.591 - 13.121 6.093,55 2.590,76 5.300,00 10.832,50 13.120,64
Porto Alegre - RS 1.802 - 9.075 3.936,73 1.802,13 3.000,00 7.492,64 9.075,31
Brasília - DF 2.126 - 13.227 5.844,27 2.126,04 5.145,72 10.920,15 13.226,81
Campinas - SP 1.875 - 10.193 4.341,80 1.874,58 3.500,00 8.415,73 10.193,38
Osasco - SP 2.721 - 12.009 5.443,34 2.721,30 4.208,56 9.914,80 12.009,10
Florianópolis - SC 1.949 - 9.459 4.005,19 1.948,73 3.000,00 7.809,76 9.459,42
Recife - PE 1.377 - 6.052 2.700,71 1.377,46 2.265,00 4.996,43 6.051,83
Goiânia - GO 1.315 - 6.609 2.943,57 1.314,56 2.308,53 5.456,05 6.608,53
Uberlândia - MG 1.621 - 8.317 3.648,27 1.621,26 3.000,00 6.866,81 8.317,29
Fortaleza - CE 1.563 - 8.398 3.433,53 1.562,72 2.375,00 6.933,60 8.398,19
Joinville - SC 1.361 - 8.294 3.346,39 1.361,48 2.500,00 6.847,90 8.294,39
Blumenau - SC 1.686 - 9.221 4.409,17 1.686,02 4.165,18 7.612,75 9.220,80
Salvador - BA 1.682 - 9.582 3.809,46 1.682,34 2.500,00 7.911,22 9.582,30
Santana de Parnaíba - SP 1.051 - 10.509 3.177,25 1.051,00 1.284,35 8.675,98 10.508,61
Ribeirão Preto - SP 1.845 - 6.944 3.351,42 1.845,19 2.832,42 5.732,95 6.943,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.896 - 11.949 4.888,07 1.895,91 3.681,06 9.865,20 11.949,03
Rio de Janeiro 1.857 - 9.823 4.012,05 1.857,35 2.917,79 8.109,85 9.822,90
Minas Gerais 1.578 - 9.848 4.073,54 1.577,99 3.200,00 8.130,55 9.847,97
Paraná 1.632 - 7.740 3.464,98 1.632,05 2.889,03 6.390,35 7.740,18
Santa Catarina 1.600 - 8.580 3.672,21 1.600,29 2.965,74 7.084,04 8.580,40
Rio Grande do Sul 1.674 - 11.973 4.416,22 1.673,80 2.872,80 9.884,60 11.972,52
Distrito Federal 2.126 - 13.227 5.844,27 2.126,04 5.145,72 10.920,15 13.226,81
Goiás 1.295 - 6.981 3.016,88 1.294,92 2.314,08 5.763,85 6.981,35
Pernambuco 1.328 - 6.235 2.721,83 1.327,62 2.238,53 5.147,86 6.235,25
Ceará 1.538 - 8.591 3.505,20 1.538,25 2.500,00 7.092,51 8.590,66
Bahia 1.522 - 8.503 3.497,90 1.521,56 2.500,00 7.020,36 8.503,27
Mato Grosso 1.111 - 6.825 2.839,34 1.111,38 2.265,00 5.634,70 6.824,92
Espírito Santo 1.612 - 11.313 4.303,66 1.611,52 3.000,00 9.340,30 11.313,25
Pará 1.905 - 10.287 4.304,21 1.905,41 3.000,00 8.493,02 10.287,00
Amazonas 1.773 - 9.012 3.914,83 1.772,73 3.000,00 7.440,46 9.012,11
Mato Grosso do Sul 1.582 - 8.734 3.945,54 1.581,76 3.547,99 7.210,51 8.733,58
Paraíba 1.092 - 6.277 2.499,96 1.091,97 2.000,00 5.182,00 6.276,59
Maranhão 1.253 - 9.050 3.702,99 1.253,15 2.877,66 7.471,61 9.049,84
Rio Grande do Norte 1.305 - 5.941 2.666,17 1.304,52 2.293,87 4.905,30 5.941,45
Alagoas 1.373 - 9.750 3.516,44 1.373,43 2.142,29 8.049,86 9.750,23
Sergipe 1.105 - 5.350 2.341,35 1.104,57 1.998,00 4.416,81 5.349,77
Piauí 1.275 - 6.182 2.601,73 1.275,16 1.622,05 5.103,84 6.181,92
Rondônia 1.452 - 12.373 4.245,24 1.452,01 2.400,00 10.215,06 12.372,79
Tocantins 2.006 - 7.876 3.729,92 2.005,50 3.430,99 6.502,53 7.876,05
Amapá 1.200 - 5.448 2.198,83 1.200,00 1.906,06 4.498,10 5.448,23


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de negócios

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de negociação;
    • mediar conflitos;
    • delegar atribuições;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar impacto normativo;
    • revisar planos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • demonstrar criatividade;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • elaborar orçamentos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar tendências do mercado;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • elaborar relatórios;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • pensar estrategicamente;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • dimensionar equipe;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • definir perfis profissionais;
    • agir com empatia;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • monitorar contratos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • formular plano de incentivos;
    • negociar com partes interessadas;
    • mapear processo de decisão;
    • gerenciar equipes;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • estabelecer diálogo;
    • checar informações para divulgação;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • examinar currículos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • captar recursos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • analisar contexto;
    • negociar com clientes;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • analisar demanda do cliente;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • planejar campanhas de vendas;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • identificar necessidade de recursos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • cobrar ações;
    • realizar campanhas de vendas;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • saber ouvir;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • tomar decisões;
    • analisar cenários;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • avaliar desempenho;
    • realizar escuta ativa;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • gerir lucratividade;
    • administrar conflitos entre partes;
    • otimizar custos e recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • liderar pessoas;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerenciar remanejamentos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • entrevistar candidatos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • monitorar mídias;
    • representar empresa publicamente;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • contratar serviços de terceiros;
    • administrar orçamentos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • estabelecer política comercial;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • autorizar pagamentos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;


    Setores que mais contratam Analista de negócios no mercado de trabalho

    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Administração de cartões de crédito
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista