Salário para o cargo de Analista de negócios
CBO 1423-30 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de negócios - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de negócios

Um Analista de negócios trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,72 e R$ 11.914,99, com a média salarial de R$ 4.462,41 e o salário mediana em R$ 3.295,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de negócios

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.462,41 53.548,91 1.115,60 21,33
1º Quartil 1.738,72 20.864,64 434,68 8,31
Salário Mediana 3.295,00 39.540,00 823,75 15,75
3º Quartil 9.086,88 109.042,56 2.271,72 43,44
Teto Salarial 11.914,99 142.979,87 2.978,75 56,96


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.946 - 12.949 5.384,93 1.945,71 4.400,00 10.690,78 12.949,00
Rio de Janeiro - RJ 1.877 - 10.033 4.078,47 1.876,72 3.000,00 8.283,13 10.032,77
São Bernardo do Campo - SP 2.112 - 4.800 2.889,92 2.111,75 2.742,85 3.962,76 4.799,81
Curitiba - PR 1.799 - 7.826 3.553,04 1.799,22 2.920,59 6.461,24 7.826,05
Belo Horizonte - MG 1.640 - 10.117 4.198,96 1.639,78 3.240,95 8.352,57 10.116,88
Barueri - SP 2.591 - 13.121 6.093,55 2.590,76 5.300,00 10.832,50 13.120,64
Porto Alegre - RS 1.802 - 9.075 3.936,73 1.802,13 3.000,00 7.492,64 9.075,31
Brasília - DF 2.126 - 13.227 5.844,27 2.126,04 5.145,72 10.920,15 13.226,81
Campinas - SP 1.875 - 10.193 4.341,80 1.874,58 3.500,00 8.415,73 10.193,38
Osasco - SP 2.721 - 12.009 5.443,34 2.721,30 4.208,56 9.914,80 12.009,10
Florianópolis - SC 1.949 - 9.459 4.005,19 1.948,73 3.000,00 7.809,76 9.459,42
Recife - PE 1.377 - 6.052 2.700,71 1.377,46 2.265,00 4.996,43 6.051,83
Goiânia - GO 1.315 - 6.609 2.943,57 1.314,56 2.308,53 5.456,05 6.608,53
Uberlândia - MG 1.621 - 8.317 3.648,27 1.621,26 3.000,00 6.866,81 8.317,29
Fortaleza - CE 1.563 - 8.398 3.433,53 1.562,72 2.375,00 6.933,60 8.398,19
Joinville - SC 1.361 - 8.294 3.346,39 1.361,48 2.500,00 6.847,90 8.294,39
Blumenau - SC 1.686 - 9.221 4.409,17 1.686,02 4.165,18 7.612,75 9.220,80
Salvador - BA 1.682 - 9.582 3.809,46 1.682,34 2.500,00 7.911,22 9.582,30
Santana de Parnaíba - SP 1.051 - 10.509 3.177,25 1.051,00 1.284,35 8.675,98 10.508,61
Ribeirão Preto - SP 1.845 - 6.944 3.351,42 1.845,19 2.832,42 5.732,95 6.943,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.896 - 11.949 4.888,07 1.895,91 3.681,06 9.865,20 11.949,03
Rio de Janeiro 1.857 - 9.823 4.012,05 1.857,35 2.917,79 8.109,85 9.822,90
Minas Gerais 1.578 - 9.848 4.073,54 1.577,99 3.200,00 8.130,55 9.847,97
Paraná 1.632 - 7.740 3.464,98 1.632,05 2.889,03 6.390,35 7.740,18
Santa Catarina 1.600 - 8.580 3.672,21 1.600,29 2.965,74 7.084,04 8.580,40
Rio Grande do Sul 1.674 - 11.973 4.416,22 1.673,80 2.872,80 9.884,60 11.972,52
Distrito Federal 2.126 - 13.227 5.844,27 2.126,04 5.145,72 10.920,15 13.226,81
Goiás 1.295 - 6.981 3.016,88 1.294,92 2.314,08 5.763,85 6.981,35
Pernambuco 1.328 - 6.235 2.721,83 1.327,62 2.238,53 5.147,86 6.235,25
Ceará 1.538 - 8.591 3.505,20 1.538,25 2.500,00 7.092,51 8.590,66
Bahia 1.522 - 8.503 3.497,90 1.521,56 2.500,00 7.020,36 8.503,27
Mato Grosso 1.111 - 6.825 2.839,34 1.111,38 2.265,00 5.634,70 6.824,92
Espírito Santo 1.612 - 11.313 4.303,66 1.611,52 3.000,00 9.340,30 11.313,25
Pará 1.905 - 10.287 4.304,21 1.905,41 3.000,00 8.493,02 10.287,00
Amazonas 1.773 - 9.012 3.914,83 1.772,73 3.000,00 7.440,46 9.012,11
Mato Grosso do Sul 1.582 - 8.734 3.945,54 1.581,76 3.547,99 7.210,51 8.733,58
Paraíba 1.092 - 6.277 2.499,96 1.091,97 2.000,00 5.182,00 6.276,59
Maranhão 1.253 - 9.050 3.702,99 1.253,15 2.877,66 7.471,61 9.049,84
Rio Grande do Norte 1.305 - 5.941 2.666,17 1.304,52 2.293,87 4.905,30 5.941,45
Alagoas 1.373 - 9.750 3.516,44 1.373,43 2.142,29 8.049,86 9.750,23
Sergipe 1.105 - 5.350 2.341,35 1.104,57 1.998,00 4.416,81 5.349,77
Piauí 1.275 - 6.182 2.601,73 1.275,16 1.622,05 5.103,84 6.181,92
Rondônia 1.452 - 12.373 4.245,24 1.452,01 2.400,00 10.215,06 12.372,79
Tocantins 2.006 - 7.876 3.729,92 2.005,50 3.430,99 6.502,53 7.876,05
Amapá 1.200 - 5.448 2.198,83 1.200,00 1.906,06 4.498,10 5.448,23


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de negócios

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • entrevistar candidatos;
    • elaborar relatórios;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • otimizar custos e recursos;
    • trabalhar em equipe;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • monitorar mídias;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • cobrar ações;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • formular plano de incentivos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • detectar expectativas e necessidades;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • gerenciar equipes;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • analisar tendências do mercado;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • dimensionar equipe;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • checar informações para divulgação;
    • analisar cenários;
    • gerir lucratividade;
    • identificar necessidade de recursos;
    • demonstrar criatividade;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • definir perfis profissionais;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • captar recursos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • negociar com clientes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • revisar planos;
    • estabelecer diálogo;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • negociar com partes interessadas;
    • realizar escuta ativa;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • elaborar orçamentos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • analisar demanda do cliente;
    • administrar orçamentos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • mediar conflitos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • contratar serviços de terceiros;
    • agir com empatia;
    • gerenciar remanejamentos;
    • tomar decisões;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • pesquisar mercado;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar contexto;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • analisar demanda reclamatória;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • delegar atribuições;
    • administrar conflitos entre partes;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • estabelecer política comercial;
    • representar empresa publicamente;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • monitorar contratos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • demonstrar flexibilidade;
    • cobrar resultados da equipe;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • avaliar desempenho;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • examinar currículos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar impacto normativo;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • realizar campanhas de vendas;
    • saber ouvir;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • liderar pessoas;
    • pensar estrategicamente;
    • mapear processo de decisão;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;


    Setores que mais contratam Analista de negócios no mercado de trabalho

    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Administração de cartões de crédito
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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