Salário para o cargo de Gerente nacional de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente nacional de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente nacional de vendas

Um Gerente nacional de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,13 e R$ 18.266,38, com a média salarial de R$ 6.273,19 e o salário mediana em R$ 2.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente nacional de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.273,19 75.278,26 1.568,30 29,08
1º Quartil 2.064,13 24.769,60 516,03 9,57
Salário Mediana 2.944,50 35.334,00 736,13 13,65
3º Quartil 13.930,72 167.168,67 3.482,68 64,57
Teto Salarial 18.266,38 219.196,58 4.566,60 84,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.499 - 34.714 12.661,12 2.498,81 9.314,50 28.659,77 34.713,57
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 20.162 6.217,29 1.656,75 2.758,80 16.646,15 20.162,32
Barueri - SP 2.106 - 26.875 8.628,76 2.106,22 4.500,00 22.188,53 26.875,41
Belo Horizonte - MG 1.684 - 14.743 4.940,17 1.683,61 2.750,00 12.171,85 14.742,92
Fortaleza - CE 1.532 - 7.829 3.135,99 1.532,35 2.172,50 6.463,76 7.829,10
Campinas - SP 1.744 - 23.763 7.813,72 1.744,05 3.708,00 19.618,93 23.763,04
Curitiba - PR 1.905 - 19.756 6.402,28 1.904,87 3.250,00 16.310,31 19.755,54
Brasília - DF 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Goiânia - GO 1.626 - 14.626 4.751,13 1.625,61 2.500,00 12.075,53 14.626,24
Recife - PE 1.643 - 11.196 3.993,75 1.643,44 2.400,00 9.243,67 11.196,21
Salvador - BA 1.597 - 11.502 4.111,34 1.597,27 2.553,00 9.496,09 11.501,95
Porto Alegre - RS 1.846 - 15.060 5.240,56 1.846,49 3.000,00 12.433,72 15.060,10
Cuiabá - MT 1.565 - 10.796 4.172,02 1.565,05 2.964,00 8.913,16 10.795,89
São Bernardo do Campo - SP 2.280 - 19.668 6.952,58 2.280,49 5.369,00 16.238,04 19.668,00
Ribeirão Preto - SP 2.165 - 20.613 6.687,13 2.165,25 3.300,00 17.017,99 20.612,70
Teresina - PI 1.484 - 5.798 2.444,46 1.484,29 1.618,00 4.787,18 5.798,38
Manaus - AM 1.532 - 10.792 3.726,10 1.531,83 2.083,00 8.910,03 10.792,09
Guarulhos - SP 2.031 - 23.121 7.554,50 2.030,53 3.551,00 19.089,14 23.121,34
Contagem - MG 1.660 - 13.433 4.873,11 1.660,09 3.200,00 11.090,55 13.433,21
São Luís - MA 1.511 - 6.708 2.817,61 1.510,56 2.121,23 5.538,42 6.708,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.132 - 28.903 9.588,60 2.131,77 5.029,00 23.862,39 28.902,84
Minas Gerais 1.583 - 12.340 4.261,05 1.583,20 2.500,00 10.188,15 12.340,19
Rio de Janeiro 1.622 - 16.301 5.128,45 1.621,79 2.500,00 13.457,93 16.300,65
Paraná 1.825 - 14.336 4.825,86 1.824,55 2.618,50 11.835,72 14.335,78
Santa Catarina 1.853 - 12.727 4.549,96 1.852,79 2.721,00 10.507,48 12.726,97
Rio Grande do Sul 1.748 - 12.798 4.499,83 1.747,56 2.600,00 10.566,01 12.797,86
Ceará 1.490 - 7.869 3.103,95 1.489,52 2.118,00 6.497,02 7.869,38
Goiás 1.545 - 13.553 4.461,73 1.545,19 2.500,00 11.189,10 13.552,57
Bahia 1.560 - 10.005 3.721,01 1.559,93 2.500,00 8.260,05 10.004,82
Pernambuco 1.558 - 9.810 3.588,87 1.558,08 2.223,00 8.099,26 9.810,06
Mato Grosso 1.544 - 12.904 4.414,56 1.544,42 2.500,00 10.653,59 12.903,95
Espírito Santo 1.622 - 10.666 3.993,19 1.621,87 2.500,00 8.805,55 10.665,54
Distrito Federal 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Pará 1.510 - 7.828 3.088,54 1.509,79 2.091,00 6.463,12 7.828,32
Maranhão 1.501 - 6.724 2.829,05 1.500,60 2.100,00 5.551,60 6.724,27
Mato Grosso do Sul 1.601 - 10.766 3.881,37 1.600,75 2.316,00 8.888,38 10.765,88
Piauí 1.464 - 5.869 2.450,12 1.464,07 1.618,00 4.845,75 5.869,32
Rio Grande do Norte 1.480 - 5.973 2.697,17 1.479,83 2.118,00 4.931,36 5.973,01
Paraíba 1.490 - 7.628 3.066,77 1.490,08 2.167,50 6.297,73 7.628,00
Amazonas 1.507 - 10.750 3.682,22 1.506,75 2.040,00 8.875,63 10.750,43
Rondônia 1.532 - 7.622 3.084,83 1.532,13 2.300,00 6.292,54 7.621,72
Alagoas 1.513 - 7.043 3.072,01 1.513,16 2.355,74 5.814,70 7.042,94
Sergipe 1.520 - 6.653 2.883,28 1.520,46 2.151,00 5.492,40 6.652,56
Tocantins 1.464 - 8.658 3.305,97 1.463,97 2.160,00 7.147,73 8.657,55
Roraima 1.503 - 4.365 2.247,30 1.503,17 1.800,00 3.604,13 4.365,44
Amapá 1.492 - 6.194 2.693,89 1.492,39 2.000,00 5.113,98 6.194,20
Acre 1.458 - 5.035 2.449,94 1.457,86 2.052,00 4.156,52 5.034,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente nacional de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • administrar conflitos entre partes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • tomar decisões;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • analisar demanda reclamatória;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • cobrar resultados da equipe;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • representar empresa publicamente;
    • demonstrar criatividade;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • captar recursos;
    • liderar pessoas;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • pesquisar mercado;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • pensar estrategicamente;
    • mapear processo de decisão;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerenciar equipes;
    • formular plano de incentivos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • otimizar custos e recursos;
    • realizar escuta ativa;
    • analisar impacto normativo;
    • analisar cenários;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • administrar orçamentos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • cobrar ações;
    • analisar tendências do mercado;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • examinar currículos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • elaborar relatórios;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • revisar planos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • gerenciar remanejamentos;
    • estabelecer política comercial;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • identificar necessidade de recursos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • analisar demanda do cliente;
    • entrevistar candidatos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • autorizar pagamentos;
    • checar informações para divulgação;
    • gerir lucratividade;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • dimensionar equipe;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • agir com empatia;
    • definir perfis profissionais;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • mediar conflitos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • saber ouvir;
    • negociar com partes interessadas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • negociar com clientes;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • avaliar desempenho;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • estabelecer diálogo;
    • monitorar contratos;
    • analisar contexto;
    • monitorar mídias;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • participar da formulação de políticas públicas;


    Setores que mais contratam Gerente nacional de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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