Salário para o cargo de Gerente nacional de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente nacional de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente nacional de vendas

Um Gerente nacional de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente nacional de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente nacional de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;

  • Atividades

    • administrar conflitos entre partes;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • gerenciar equipes;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • revisar planos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • delegar atribuições;
    • elaborar orçamentos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • pensar estrategicamente;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • avaliar desempenho;
    • elaborar relatórios;
    • gerenciar remanejamentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar demanda do cliente;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • mediar conflitos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar contratos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • captar recursos;
    • mapear processo de decisão;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • representar empresa publicamente;
    • analisar impacto normativo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • estabelecer política comercial;
    • entrevistar candidatos;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • planejar campanhas de vendas;
    • pesquisar mercado;
    • formular plano de incentivos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar contexto;
    • negociar com clientes;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • negociar com partes interessadas;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • cobrar ações;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • autorizar pagamentos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • monitorar mídias;
    • analisar cenários;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • saber ouvir;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • gerir lucratividade;
    • liderar pessoas;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • realizar campanhas de vendas;
    • analisar demanda reclamatória;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • agir com empatia;
    • checar informações para divulgação;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • cobrar resultados da equipe;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • contratar serviços de terceiros;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • dimensionar equipe;
    • tomar decisões;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • examinar currículos;
    • otimizar custos e recursos;
    • analisar tendências do mercado;
    • administrar orçamentos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • realizar escuta ativa;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • estabelecer diálogo;


    Setores que mais contratam Gerente nacional de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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