Salário para o cargo de Gerente nacional de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente nacional de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente nacional de vendas

Um Gerente nacional de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente nacional de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente nacional de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • negociar com partes interessadas;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • monitorar contratos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • contratar serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar demanda do cliente;
    • liderar pessoas;
    • checar informações para divulgação;
    • cobrar resultados da equipe;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • gerenciar remanejamentos;
    • elaborar relatórios;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • demonstrar criatividade;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • mediar conflitos;
    • representar empresa publicamente;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • negociar com clientes;
    • entrevistar candidatos;
    • revisar planos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar cenários;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • identificar necessidade de recursos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • monitorar mídias;
    • administrar orçamentos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • gerir lucratividade;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • otimizar custos e recursos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • gerenciar equipes;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • cobrar ações;
    • examinar currículos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • dimensionar equipe;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • realizar escuta ativa;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • pesquisar mercado;
    • analisar impacto normativo;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • mapear processo de decisão;
    • realizar campanhas de vendas;
    • avaliar desempenho;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • saber ouvir;
    • pensar estrategicamente;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • captar recursos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • delegar atribuições;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • autorizar pagamentos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • tomar decisões;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • definir perfis profissionais;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • estabelecer diálogo;
    • agir com empatia;
    • estabelecer política comercial;
    • trabalhar em equipe;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • administrar conflitos entre partes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar campanhas de vendas;
    • analisar contexto;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar tendências do mercado;


    Setores que mais contratam Gerente nacional de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua