Salário para o cargo de Ombudsman
CBO 1423-40 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Ombudsman - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Ombudsman

Um Ombudsman trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.675,06 e R$ 8.343,72, com a média salarial de R$ 3.196,79 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ombudsman

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.196,79 38.361,44 799,20 16,27
1º Quartil 1.675,06 20.100,67 418,76 8,52
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 11,70
3º Quartil 6.363,28 76.359,32 1.590,82 32,38
Teto Salarial 8.343,72 100.124,63 2.085,93 42,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.941 - 6.587 2.993,56 1.940,87 2.300,00 5.437,93 6.586,58
Belo Horizonte - MG 2.047 - 9.489 4.012,40 2.046,77 2.441,49 7.834,43 9.489,29
Rio de Janeiro - RJ 1.320 - 10.631 3.727,64 1.320,00 2.375,97 8.777,41 10.631,46
Goiânia - GO 1.570 - 5.045 2.790,84 1.569,73 2.612,50 4.164,89 5.044,64
Brasília - DF 1.592 - 10.491 3.324,30 1.591,73 1.700,00 8.661,85 10.491,49
Mogi-Mirim - SP 4.102 - 4.968 4.101,53 4.101,53 4.101,53 4.101,53 4.967,90
Porto Alegre - RS 1.743 - 3.493 2.239,18 1.743,31 2.000,00 2.883,52 3.492,61
Santo André - SP 1.265 - 10.976 3.300,59 1.265,16 1.423,38 9.061,94 10.976,10
Salvador - BA 2.150 - 13.555 4.575,81 2.150,00 2.500,00 11.191,15 13.555,06
Curitiba - PR 1.566 - 16.085 5.360,81 1.565,66 3.570,00 13.279,53 16.084,57
Fortaleza - CE 1.674 - 8.124 3.797,88 1.673,84 3.515,41 6.707,41 8.124,21
Campinas - SP 1.819 - 15.811 4.410,94 1.819,40 2.636,50 13.053,86 15.811,23
Belém - PA 6.495 - 23.639 12.389,76 6.494,62 11.898,24 19.516,31 23.638,74
Recife - PE 1.301 - 3.912 2.086,66 1.301,00 1.843,98 3.230,00 3.912,27
Uberlândia - MG 1.430 - 2.709 1.716,12 1.430,00 1.643,00 2.236,49 2.708,90
Maravilha - SC 1.277 - 1.845 1.460,02 1.276,60 1.500,00 1.523,52 1.845,33
Teixeira de Freitas - BA 1.414 - 2.180 1.490,87 1.413,59 1.413,59 1.800,00 2.180,21
Volta Grande - MG 2.950 - 3.573 2.950,00 2.950,00 2.950,00 2.950,00 3.573,13
Vitoria - ES 2.500 - 7.771 4.481,99 2.500,00 4.224,80 6.416,15 7.771,43
Guarulhos - SP 1.576 - 9.804 4.549,35 1.576,20 4.717,09 8.094,46 9.804,25


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.856 - 7.001 3.075,94 1.856,29 2.300,00 5.779,98 7.000,88
Minas Gerais 1.758 - 8.489 3.620,20 1.757,67 2.437,79 7.008,78 8.489,24
Rio de Janeiro 1.276 - 9.170 3.247,92 1.276,24 2.000,00 7.570,45 9.169,56
Goiás 1.478 - 5.077 2.675,99 1.478,08 2.468,32 4.191,83 5.077,27
Distrito Federal 1.592 - 10.491 3.324,30 1.591,73 1.700,00 8.661,85 10.491,49
Ceará 1.123 - 6.183 2.575,12 1.123,46 1.945,89 5.104,92 6.183,23
Rio Grande do Sul 1.607 - 3.522 2.203,19 1.607,43 1.900,00 2.907,53 3.521,69
Paraná 1.495 - 14.407 4.669,34 1.495,39 1.960,42 11.894,13 14.406,52
Bahia 1.414 - 11.865 3.911,00 1.413,59 2.500,00 9.795,58 11.864,69
Santa Catarina 1.426 - 6.150 2.756,72 1.425,53 2.456,94 5.077,48 6.149,99
Espírito Santo 1.557 - 10.856 4.294,21 1.557,23 3.966,74 8.962,58 10.855,74
Pernambuco 1.301 - 3.912 2.118,03 1.301,00 2.306,24 3.230,00 3.912,27
Pará 6.495 - 23.639 12.389,76 6.494,62 11.898,24 19.516,31 23.638,74


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Ombudsman

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • pesquisar mercado;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • administrar orçamentos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • gerir lucratividade;
    • otimizar custos e recursos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • agir com empatia;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • monitorar contratos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • examinar currículos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • monitorar mídias;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • mediar conflitos;
    • saber ouvir;
    • captar recursos;
    • avaliar desempenho;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar impacto normativo;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • demonstrar flexibilidade;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • realizar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar orçamentos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • representar empresa publicamente;
    • analisar cenários;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • definir perfis profissionais;
    • liderar pessoas;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • revisar planos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • negociar com partes interessadas;
    • gerenciar equipes;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • checar informações para divulgação;
    • negociar com clientes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar demanda do cliente;
    • analisar demanda reclamatória;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • delegar atribuições;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • realizar escuta ativa;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • analisar contexto;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • mapear processo de decisão;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • entrevistar candidatos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • administrar conflitos entre partes;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • cobrar resultados da equipe;
    • estabelecer diálogo;
    • estabelecer política comercial;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • formular plano de incentivos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • elaborar relatórios;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • autorizar pagamentos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • dimensionar equipe;
    • cobrar ações;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • gerenciar remanejamentos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • tomar decisões;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • planejar campanhas de vendas;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar tendências do mercado;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • pensar estrategicamente;


    Setores que mais contratam Ombudsman no mercado de trabalho

    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Administração pública em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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