Salário para o cargo de Ombudsman
CBO 1423-40 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Ombudsman - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Ombudsman

Um Ombudsman trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.675,06 e R$ 8.343,72, com a média salarial de R$ 3.196,79 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ombudsman

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.196,79 38.361,44 799,20 16,27
1º Quartil 1.675,06 20.100,67 418,76 8,52
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 11,70
3º Quartil 6.363,28 76.359,32 1.590,82 32,38
Teto Salarial 8.343,72 100.124,63 2.085,93 42,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.941 - 6.587 2.993,56 1.940,87 2.300,00 5.437,93 6.586,58
Belo Horizonte - MG 2.047 - 9.489 4.012,40 2.046,77 2.441,49 7.834,43 9.489,29
Rio de Janeiro - RJ 1.320 - 10.631 3.727,64 1.320,00 2.375,97 8.777,41 10.631,46
Goiânia - GO 1.570 - 5.045 2.790,84 1.569,73 2.612,50 4.164,89 5.044,64
Brasília - DF 1.592 - 10.491 3.324,30 1.591,73 1.700,00 8.661,85 10.491,49
Mogi-Mirim - SP 4.102 - 4.968 4.101,53 4.101,53 4.101,53 4.101,53 4.967,90
Porto Alegre - RS 1.743 - 3.493 2.239,18 1.743,31 2.000,00 2.883,52 3.492,61
Santo André - SP 1.265 - 10.976 3.300,59 1.265,16 1.423,38 9.061,94 10.976,10
Salvador - BA 2.150 - 13.555 4.575,81 2.150,00 2.500,00 11.191,15 13.555,06
Curitiba - PR 1.566 - 16.085 5.360,81 1.565,66 3.570,00 13.279,53 16.084,57
Fortaleza - CE 1.674 - 8.124 3.797,88 1.673,84 3.515,41 6.707,41 8.124,21
Campinas - SP 1.819 - 15.811 4.410,94 1.819,40 2.636,50 13.053,86 15.811,23
Belém - PA 6.495 - 23.639 12.389,76 6.494,62 11.898,24 19.516,31 23.638,74
Recife - PE 1.301 - 3.912 2.086,66 1.301,00 1.843,98 3.230,00 3.912,27
Uberlândia - MG 1.430 - 2.709 1.716,12 1.430,00 1.643,00 2.236,49 2.708,90
Maravilha - SC 1.277 - 1.845 1.460,02 1.276,60 1.500,00 1.523,52 1.845,33
Teixeira de Freitas - BA 1.414 - 2.180 1.490,87 1.413,59 1.413,59 1.800,00 2.180,21
Volta Grande - MG 2.950 - 3.573 2.950,00 2.950,00 2.950,00 2.950,00 3.573,13
Vitoria - ES 2.500 - 7.771 4.481,99 2.500,00 4.224,80 6.416,15 7.771,43
Guarulhos - SP 1.576 - 9.804 4.549,35 1.576,20 4.717,09 8.094,46 9.804,25


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.856 - 7.001 3.075,94 1.856,29 2.300,00 5.779,98 7.000,88
Minas Gerais 1.758 - 8.489 3.620,20 1.757,67 2.437,79 7.008,78 8.489,24
Rio de Janeiro 1.276 - 9.170 3.247,92 1.276,24 2.000,00 7.570,45 9.169,56
Goiás 1.478 - 5.077 2.675,99 1.478,08 2.468,32 4.191,83 5.077,27
Distrito Federal 1.592 - 10.491 3.324,30 1.591,73 1.700,00 8.661,85 10.491,49
Ceará 1.123 - 6.183 2.575,12 1.123,46 1.945,89 5.104,92 6.183,23
Rio Grande do Sul 1.607 - 3.522 2.203,19 1.607,43 1.900,00 2.907,53 3.521,69
Paraná 1.495 - 14.407 4.669,34 1.495,39 1.960,42 11.894,13 14.406,52
Bahia 1.414 - 11.865 3.911,00 1.413,59 2.500,00 9.795,58 11.864,69
Santa Catarina 1.426 - 6.150 2.756,72 1.425,53 2.456,94 5.077,48 6.149,99
Espírito Santo 1.557 - 10.856 4.294,21 1.557,23 3.966,74 8.962,58 10.855,74
Pernambuco 1.301 - 3.912 2.118,03 1.301,00 2.306,24 3.230,00 3.912,27
Pará 6.495 - 23.639 12.389,76 6.494,62 11.898,24 19.516,31 23.638,74


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Ombudsman

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • pesquisar mercado;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • negociar com clientes;
    • administrar orçamentos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • analisar impacto normativo;
    • elaborar relatórios;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • gerir lucratividade;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar alternativas de soluções;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • dimensionar equipe;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • cobrar resultados da equipe;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • analisar demanda do cliente;
    • saber ouvir;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • cobrar ações;
    • tomar decisões;
    • elaborar orçamentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • entrevistar candidatos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • revisar planos;
    • delegar atribuições;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • demonstrar criatividade;
    • realizar campanhas de vendas;
    • checar informações para divulgação;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • trabalhar em equipe;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • avaliar desempenho;
    • representar empresa publicamente;
    • realizar escuta ativa;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • demonstrar flexibilidade;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • captar recursos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar contratos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • pensar estrategicamente;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • analisar cenários;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • mapear processo de decisão;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • administrar conflitos entre partes;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • analisar tendências do mercado;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • estabelecer política comercial;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • liderar pessoas;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • identificar necessidade de recursos;
    • otimizar custos e recursos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • gerenciar remanejamentos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • gerenciar equipes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar demanda reclamatória;
    • negociar com partes interessadas;
    • analisar contexto;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • definir perfis profissionais;
    • agir com empatia;
    • planejar campanhas de vendas;
    • autorizar pagamentos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • mediar conflitos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • estabelecer diálogo;
    • formular plano de incentivos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • examinar currículos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • monitorar mídias;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);


    Setores que mais contratam Ombudsman no mercado de trabalho

    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Administração pública em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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