Salário para o cargo de Gerente de departamento de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de departamento de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de departamento de marketing

Um Gerente de departamento de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.575,23 e R$ 24.433,88, com a média salarial de R$ 7.775,80 e o salário mediana em R$ 4.805,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de departamento de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.775,80 93.309,59 1.943,95 36,74
1º Quartil 1.575,23 18.902,72 393,81 7,44
Salário Mediana 4.805,00 57.660,00 1.201,25 22,70
3º Quartil 18.634,32 223.611,82 4.658,58 88,05
Teto Salarial 24.433,88 293.206,52 6.108,47 115,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.146 - 27.551 11.800,66 3.145,55 10.500,00 22.746,25 27.550,94
Rio de Janeiro - RJ 2.030 - 25.325 9.555,78 2.030,08 7.000,00 20.908,38 25.324,86
Fortaleza - CE 1.250 - 8.486 3.049,37 1.249,52 2.000,00 7.005,72 8.485,54
Belo Horizonte - MG 1.531 - 14.523 5.265,01 1.531,25 3.586,00 11.990,68 14.523,47
Curitiba - PR 1.836 - 17.101 6.361,22 1.836,09 4.431,32 14.118,65 17.100,93
Barueri - SP 3.208 - 34.707 13.164,82 3.208,47 10.100,00 28.654,74 34.707,49
Campinas - SP 1.760 - 20.926 7.644,61 1.760,12 5.636,00 17.276,45 20.925,75
Recife - PE 1.385 - 10.895 3.949,57 1.385,37 2.500,00 8.995,33 10.895,41
Porto Alegre - RS 1.865 - 17.870 6.392,52 1.864,64 4.000,00 14.753,23 17.869,56
Brasília - DF 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Osasco - SP 3.676 - 28.893 11.530,12 3.675,85 9.000,00 23.854,25 28.892,98
Goiânia - GO 1.386 - 11.880 4.442,85 1.385,52 3.025,00 9.808,30 11.880,10
Salvador - BA 1.589 - 13.669 4.822,39 1.589,29 3.000,00 11.284,95 13.668,67
Florianópolis - SC 2.080 - 11.144 4.995,31 2.079,90 4.285,86 9.200,34 11.143,73
Maringá - PR 1.371 - 7.161 3.022,14 1.371,34 2.236,40 5.911,98 7.160,76
Sorocaba - SP 1.693 - 19.689 6.229,08 1.692,55 2.900,00 16.255,17 19.688,75
Ribeirão Preto - SP 1.557 - 16.846 5.855,89 1.556,97 3.708,00 13.908,09 16.845,90
São Carlos - SP 2.256 - 14.186 5.154,98 2.255,69 3.486,37 11.712,28 14.186,26
Teresina - PI 1.088 - 3.960 1.945,51 1.088,48 1.661,32 3.269,13 3.959,66
Guarulhos - SP 1.692 - 29.895 10.383,42 1.692,08 6.826,54 24.681,31 29.894,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.347 - 26.526 10.539,07 2.347,43 8.709,68 21.899,96 26.525,88
Rio de Janeiro 1.702 - 23.864 8.568,84 1.701,81 6.000,00 19.702,43 23.864,18
Minas Gerais 1.325 - 12.468 4.388,23 1.325,40 2.750,00 10.293,35 12.467,62
Paraná 1.534 - 14.700 5.141,05 1.534,43 3.180,00 12.136,68 14.700,30
Ceará 1.177 - 9.100 3.146,62 1.176,84 1.884,42 7.513,42 9.100,48
Santa Catarina 1.560 - 11.232 4.287,71 1.559,62 3.000,00 9.273,45 11.232,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 14.195 4.986,20 1.542,69 3.000,80 11.719,32 14.194,79
Pernambuco 1.298 - 10.070 3.530,89 1.298,39 2.000,00 8.314,01 10.070,18
Bahia 1.236 - 9.930 3.670,34 1.235,69 2.500,00 8.198,04 9.929,72
Goiás 1.315 - 11.202 4.248,27 1.315,14 3.000,00 9.248,70 11.202,30
Distrito Federal 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Rio Grande do Norte 1.145 - 4.363 2.051,81 1.144,96 1.595,00 3.602,45 4.363,40
Paraíba 1.185 - 15.510 4.422,73 1.184,67 2.000,00 12.804,97 15.509,76
Piauí 1.077 - 3.770 1.848,67 1.076,91 1.503,48 3.112,81 3.770,33
Espírito Santo 1.366 - 10.030 3.822,27 1.365,54 2.500,00 8.280,56 10.029,66
Maranhão 1.152 - 4.755 2.123,50 1.151,99 1.611,99 3.925,85 4.755,10
Pará 1.266 - 8.401 3.172,79 1.266,32 2.200,00 6.935,76 8.400,80
Mato Grosso 1.242 - 9.039 3.459,70 1.241,55 2.145,00 7.462,87 9.039,26
Mato Grosso do Sul 1.225 - 12.768 4.115,68 1.225,47 2.500,00 10.541,39 12.768,05
Sergipe 1.135 - 8.439 3.040,54 1.134,97 2.000,00 6.967,40 8.439,12
Amazonas 1.292 - 13.755 4.754,34 1.292,36 3.045,00 11.356,20 13.754,97
Alagoas 1.258 - 10.694 3.697,67 1.258,23 2.507,00 8.829,33 10.694,35
Rondônia 1.078 - 6.981 2.631,24 1.078,28 1.500,00 5.763,71 6.981,18
Tocantins 1.137 - 4.964 2.469,71 1.136,93 2.427,19 4.097,97 4.963,59
Roraima 1.201 - 18.168 4.992,94 1.200,67 2.600,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.175 - 3.948 1.983,64 1.175,08 1.750,00 3.259,48 3.947,98
Acre 1.129 - 4.973 2.224,55 1.128,60 2.011,00 4.105,34 4.972,51


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de departamento de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • examinar currículos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • mediar conflitos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • autorizar pagamentos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • saber ouvir;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • liderar pessoas;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • negociar com clientes;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • revisar planos;
    • delegar atribuições;
    • dimensionar equipe;
    • analisar cenários;
    • captar recursos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • estabelecer diálogo;
    • entrevistar candidatos;
    • realizar escuta ativa;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • otimizar custos e recursos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • analisar demanda reclamatória;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • monitorar mídias;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • mapear processo de decisão;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • elaborar relatórios;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • agir com empatia;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • gerenciar equipes;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • demonstrar criatividade;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • negociar com partes interessadas;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • checar informações para divulgação;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • formular plano de incentivos;
    • representar empresa publicamente;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • administrar orçamentos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • pesquisar mercado;
    • gerenciar remanejamentos;
    • estabelecer política comercial;
    • avaliar desempenho;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • tomar decisões;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • analisar contexto;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • definir perfis profissionais;
    • monitorar contratos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • realizar campanhas de vendas;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • elaborar orçamentos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • trabalhar em equipe;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • cobrar ações;
    • pensar estrategicamente;
    • analisar demanda do cliente;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • identificar necessidade de recursos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • atender a auditoria interna e externa;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • analisar impacto normativo;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar tendências do mercado;


    Setores que mais contratam Gerente de departamento de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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