Salário para o cargo de Gerente de departamento de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de departamento de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de departamento de marketing

Um Gerente de departamento de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.575,23 e R$ 24.433,88, com a média salarial de R$ 7.775,80 e o salário mediana em R$ 4.805,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de departamento de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.775,80 93.309,59 1.943,95 36,74
1º Quartil 1.575,23 18.902,72 393,81 7,44
Salário Mediana 4.805,00 57.660,00 1.201,25 22,70
3º Quartil 18.634,32 223.611,82 4.658,58 88,05
Teto Salarial 24.433,88 293.206,52 6.108,47 115,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.146 - 27.551 11.800,66 3.145,55 10.500,00 22.746,25 27.550,94
Rio de Janeiro - RJ 2.030 - 25.325 9.555,78 2.030,08 7.000,00 20.908,38 25.324,86
Fortaleza - CE 1.250 - 8.486 3.049,37 1.249,52 2.000,00 7.005,72 8.485,54
Belo Horizonte - MG 1.531 - 14.523 5.265,01 1.531,25 3.586,00 11.990,68 14.523,47
Curitiba - PR 1.836 - 17.101 6.361,22 1.836,09 4.431,32 14.118,65 17.100,93
Barueri - SP 3.208 - 34.707 13.164,82 3.208,47 10.100,00 28.654,74 34.707,49
Campinas - SP 1.760 - 20.926 7.644,61 1.760,12 5.636,00 17.276,45 20.925,75
Recife - PE 1.385 - 10.895 3.949,57 1.385,37 2.500,00 8.995,33 10.895,41
Porto Alegre - RS 1.865 - 17.870 6.392,52 1.864,64 4.000,00 14.753,23 17.869,56
Brasília - DF 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Osasco - SP 3.676 - 28.893 11.530,12 3.675,85 9.000,00 23.854,25 28.892,98
Goiânia - GO 1.386 - 11.880 4.442,85 1.385,52 3.025,00 9.808,30 11.880,10
Salvador - BA 1.589 - 13.669 4.822,39 1.589,29 3.000,00 11.284,95 13.668,67
Florianópolis - SC 2.080 - 11.144 4.995,31 2.079,90 4.285,86 9.200,34 11.143,73
Maringá - PR 1.371 - 7.161 3.022,14 1.371,34 2.236,40 5.911,98 7.160,76
Sorocaba - SP 1.693 - 19.689 6.229,08 1.692,55 2.900,00 16.255,17 19.688,75
Ribeirão Preto - SP 1.557 - 16.846 5.855,89 1.556,97 3.708,00 13.908,09 16.845,90
São Carlos - SP 2.256 - 14.186 5.154,98 2.255,69 3.486,37 11.712,28 14.186,26
Teresina - PI 1.088 - 3.960 1.945,51 1.088,48 1.661,32 3.269,13 3.959,66
Guarulhos - SP 1.692 - 29.895 10.383,42 1.692,08 6.826,54 24.681,31 29.894,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.347 - 26.526 10.539,07 2.347,43 8.709,68 21.899,96 26.525,88
Rio de Janeiro 1.702 - 23.864 8.568,84 1.701,81 6.000,00 19.702,43 23.864,18
Minas Gerais 1.325 - 12.468 4.388,23 1.325,40 2.750,00 10.293,35 12.467,62
Paraná 1.534 - 14.700 5.141,05 1.534,43 3.180,00 12.136,68 14.700,30
Ceará 1.177 - 9.100 3.146,62 1.176,84 1.884,42 7.513,42 9.100,48
Santa Catarina 1.560 - 11.232 4.287,71 1.559,62 3.000,00 9.273,45 11.232,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 14.195 4.986,20 1.542,69 3.000,80 11.719,32 14.194,79
Pernambuco 1.298 - 10.070 3.530,89 1.298,39 2.000,00 8.314,01 10.070,18
Bahia 1.236 - 9.930 3.670,34 1.235,69 2.500,00 8.198,04 9.929,72
Goiás 1.315 - 11.202 4.248,27 1.315,14 3.000,00 9.248,70 11.202,30
Distrito Federal 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Rio Grande do Norte 1.145 - 4.363 2.051,81 1.144,96 1.595,00 3.602,45 4.363,40
Paraíba 1.185 - 15.510 4.422,73 1.184,67 2.000,00 12.804,97 15.509,76
Piauí 1.077 - 3.770 1.848,67 1.076,91 1.503,48 3.112,81 3.770,33
Espírito Santo 1.366 - 10.030 3.822,27 1.365,54 2.500,00 8.280,56 10.029,66
Maranhão 1.152 - 4.755 2.123,50 1.151,99 1.611,99 3.925,85 4.755,10
Pará 1.266 - 8.401 3.172,79 1.266,32 2.200,00 6.935,76 8.400,80
Mato Grosso 1.242 - 9.039 3.459,70 1.241,55 2.145,00 7.462,87 9.039,26
Mato Grosso do Sul 1.225 - 12.768 4.115,68 1.225,47 2.500,00 10.541,39 12.768,05
Sergipe 1.135 - 8.439 3.040,54 1.134,97 2.000,00 6.967,40 8.439,12
Amazonas 1.292 - 13.755 4.754,34 1.292,36 3.045,00 11.356,20 13.754,97
Alagoas 1.258 - 10.694 3.697,67 1.258,23 2.507,00 8.829,33 10.694,35
Rondônia 1.078 - 6.981 2.631,24 1.078,28 1.500,00 5.763,71 6.981,18
Tocantins 1.137 - 4.964 2.469,71 1.136,93 2.427,19 4.097,97 4.963,59
Roraima 1.201 - 18.168 4.992,94 1.200,67 2.600,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.175 - 3.948 1.983,64 1.175,08 1.750,00 3.259,48 3.947,98
Acre 1.129 - 4.973 2.224,55 1.128,60 2.011,00 4.105,34 4.972,51


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de departamento de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • saber ouvir;
    • analisar impacto normativo;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • pensar estrategicamente;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • representar empresa publicamente;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • identificar necessidade de recursos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • pesquisar mercado;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • checar informações para divulgação;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • dimensionar equipe;
    • negociar com clientes;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • revisar planos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • analisar cenários;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • monitorar contratos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • avaliar desempenho;
    • monitorar mídias;
    • realizar escuta ativa;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • captar recursos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • cobrar resultados da equipe;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • estabelecer diálogo;
    • gerir lucratividade;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • administrar orçamentos;
    • analisar contexto;
    • formular plano de incentivos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • entrevistar candidatos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • autorizar pagamentos;
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar demanda do cliente;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • mapear processo de decisão;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • tomar decisões;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • delegar atribuições;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • agir com empatia;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer política comercial;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • mediar conflitos;
    • otimizar custos e recursos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • gerenciar remanejamentos;
    • liderar pessoas;
    • cobrar ações;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • contratar serviços de terceiros;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • definir perfis profissionais;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • gerenciar equipes;
    • examinar currículos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • administrar conflitos entre partes;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • elaborar relatórios;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • negociar com partes interessadas;
    • realizar campanhas de vendas;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar risco regulatório/normativo;


    Setores que mais contratam Gerente de departamento de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico