Salário para o cargo de Relações públicas
CBO 1423-25 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Relações públicas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Relações públicas

Um Relações públicas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.380,12 e R$ 10.601,86, com a média salarial de R$ 3.828,31 e o salário mediana em R$ 2.747,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Relações públicas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.828,31 45.939,78 957,08 18,26
1º Quartil 1.380,12 16.561,44 345,03 6,58
Salário Mediana 2.747,79 32.973,42 686,95 13,10
3º Quartil 8.085,43 97.025,22 2.021,36 38,55
Teto Salarial 10.601,86 127.222,38 2.650,47 50,55


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.967 - 12.423 5.138,45 1.967,39 4.068,31 10.256,88 12.423,44
Belo Horizonte - MG 1.719 - 10.169 4.368,96 1.719,43 3.582,48 8.395,22 10.168,54
Rio de Janeiro - RJ 1.435 - 12.497 4.790,69 1.435,28 3.473,65 10.317,94 12.497,40
Curitiba - PR 1.377 - 5.818 2.674,25 1.377,34 2.200,00 4.803,58 5.818,24
Brasília - DF 1.329 - 10.573 4.077,87 1.328,51 3.331,52 8.729,39 10.573,30
Goiânia - GO 1.155 - 5.926 2.544,05 1.155,36 2.000,00 4.892,72 5.926,21
Porto Alegre - RS 1.455 - 8.010 3.408,24 1.454,53 2.500,00 6.613,22 8.010,13
Campinas - SP 1.421 - 7.245 3.142,12 1.420,76 2.663,32 5.981,89 7.245,44
Maringá - PR 1.229 - 4.201 2.038,44 1.229,25 1.609,25 3.468,19 4.200,78
Salvador - BA 1.214 - 7.148 3.162,78 1.214,41 2.684,80 5.901,45 7.148,02
Anápolis - GO 1.109 - 4.759 2.410,77 1.108,64 2.521,14 3.929,34 4.759,33
Londrina - PR 1.504 - 4.579 2.243,32 1.503,75 1.775,00 3.780,27 4.578,78
Vitoria - ES 1.347 - 7.277 2.887,27 1.347,29 2.028,02 6.008,17 7.277,28
Florianópolis - SC 1.539 - 6.670 3.354,57 1.539,03 3.472,66 5.506,72 6.669,90
Mata de São Joao - BA 1.952 - 2.574 2.045,00 1.951,64 2.050,64 2.125,18 2.574,08
Guarulhos - SP 1.378 - 9.433 3.911,01 1.378,33 3.833,11 7.787,99 9.433,04
Fortaleza - CE 1.154 - 4.214 1.938,25 1.154,10 1.413,50 3.479,31 4.214,24
Recife - PE 1.188 - 6.531 2.330,77 1.188,33 1.419,50 5.392,41 6.531,45
Criciúma - SC 1.337 - 2.385 1.510,67 1.336,67 1.380,00 1.969,14 2.385,09
Nova Lima - MG 2.788 - 13.265 6.960,70 2.788,33 7.120,91 10.951,30 13.264,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.603 - 11.348 4.534,79 1.602,92 3.500,00 9.369,06 11.348,08
Paraná 1.304 - 5.371 2.452,55 1.304,17 1.900,00 4.434,48 5.371,17
Minas Gerais 1.509 - 10.562 4.361,74 1.509,09 3.470,00 8.720,35 10.562,35
Rio de Janeiro 1.314 - 11.678 4.314,10 1.314,39 3.000,00 9.641,80 11.678,44
Rio Grande do Sul 1.278 - 6.310 2.682,38 1.277,58 2.085,00 5.209,43 6.309,82
Santa Catarina 1.381 - 5.186 2.403,22 1.381,20 2.000,00 4.281,94 5.186,41
Goiás 1.141 - 5.371 2.481,46 1.141,30 2.124,83 4.434,58 5.371,29
Bahia 1.226 - 5.846 2.519,34 1.226,22 1.976,10 4.826,48 5.845,98
Distrito Federal 1.329 - 10.573 4.077,87 1.328,51 3.331,52 8.729,39 10.573,30
Espírito Santo 1.340 - 9.031 3.463,20 1.339,72 2.468,70 7.456,22 9.031,19
Pernambuco 1.153 - 7.221 2.619,40 1.152,85 1.469,50 5.961,45 7.220,68
Ceará 1.127 - 7.664 2.654,52 1.126,82 1.575,00 6.327,73 7.664,34
Pará 1.460 - 10.419 4.092,25 1.459,72 2.500,00 8.602,25 10.419,30
Mato Grosso 1.189 - 6.777 2.606,98 1.188,90 1.711,00 5.595,36 6.777,27
Mato Grosso do Sul 1.208 - 8.241 3.146,98 1.208,48 2.256,65 6.803,50 8.240,60
Rio Grande do Norte 1.068 - 8.156 2.918,25 1.068,25 1.600,00 6.733,97 8.156,39
Amazonas 1.219 - 5.101 2.476,73 1.218,75 1.900,00 4.211,25 5.100,80
Maranhão 1.073 - 10.644 4.425,08 1.072,50 4.250,00 8.787,50 10.643,68
Rondônia 1.185 - 4.902 2.286,00 1.185,00 1.718,12 4.047,50 4.902,45
Paraíba 1.155 - 2.422 1.526,79 1.155,00 1.412,12 2.000,00 2.422,46
Sergipe 1.100 - 2.786 1.590,39 1.100,00 1.500,00 2.300,00 2.785,83
Alagoas 1.070 - 7.041 2.122,46 1.070,00 1.476,00 5.812,77 7.040,60


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Relações públicas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • analisar cenários;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • elaborar orçamentos;
    • checar informações para divulgação;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • entrevistar candidatos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar demanda reclamatória;
    • liderar pessoas;
    • gerenciar equipes;
    • contratar serviços de terceiros;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • negociar com clientes;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • autorizar pagamentos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • identificar necessidade de recursos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • gerir lucratividade;
    • tomar decisões;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • cobrar ações;
    • examinar currículos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • cobrar resultados da equipe;
    • avaliar desempenho;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • otimizar custos e recursos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • estabelecer diálogo;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • pesquisar mercado;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar campanhas de vendas;
    • mapear processo de decisão;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • mediar conflitos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • monitorar contratos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • agir com empatia;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • analisar tendências do mercado;
    • captar recursos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • administrar conflitos entre partes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • definir perfis profissionais;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • analisar contexto;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • administrar orçamentos;
    • estabelecer política comercial;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • delegar atribuições;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • saber ouvir;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • pensar estrategicamente;
    • analisar impacto normativo;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • realizar escuta ativa;
    • negociar com partes interessadas;
    • gerenciar remanejamentos;
    • revisar planos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • representar empresa publicamente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dimensionar equipe;
    • monitorar mídias;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;


    Setores que mais contratam Relações públicas no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Holdings de instituições não-financeiras




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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